Sempre Alerta Eletrônico - 1ª Edição - Fevereiro de 2015
 
 
 
Escoteiros do Brasil
TERRA: CONSTRUINDO O MUNDO QUE QUEREMOS
 
www.escoteiros.org.br

Grande Jogo Naval 2015

O Grande Jogo Naval de 2015 faz referência a um tema antigo e relevante ao Escotismo: a construção de navios. Com o tema “Carpinteiro Naval”, todas as atividades desenvolvidas utilizarão como base os conhecimentos técnicos da marinharia, possibilitando que os escoteiros envolvidos vivenciem a história naval.

Foram estabelecidos no calendário nacional os dias 19 e 20 de setembro de 2015 para a realização das atividades. Caso seja necessário, as Regiões Escoteiras e GEMAR’es poderão eleger outra data, desde que não conflite com outras atividades nacionais ou regionais.

Para acessar o Boletim, clique aqui.


Equipe do Escritório Nacional passa por semana de planejamento estratégico

A fim de elevar a qualidade do trabalho oferecido interna e externamente, aumentar a produtividade e estabelecer metas e projetos a serem executados, a equipe do Escritório Nacional passou por uma semana de planejamento estratégico entre os dias 2 e 6 de fevereiro.

Durante esse período, alguns setores tiveram atendimento parcial - os horários de atendimento do EN não foram alterados.


Expediente do Escritório Nacional durante o carnaval

O Escritório Nacional terá recesso durante o carnaval, encerrando seu expediente na sexta-feira, 13 de fevereiro, às 18h, retornando às atividades na quinta-feira, 19 de fevereiro, às 08h30.

 
VI Jamboree Nacional Escoteiro: nosso muito obrigado

Parnamirim, na região metropolitana de Natal (RN), reuniu mais de 4,4 mil pessoas no maior evento escoteiro do País: o VI Jamboree Nacional. Durante os cinco dias do evento, escoteiros de todo o Brasil puderam vivenciar o grande espírito de fraternidade desse nosso movimento centenário.

Entre os dias 11 e 16 de janeiro, reforçamos antigas amizades, criamos novos laços, celebramos a vida, a juventude, a diversidade, e fortalecemos nossa crença de viver em um ambiente mais justo, solidário e de paz entre as diferentes culturas.

Compartilhando este momento único conosco, também estiveram presentes amigos escoteiros do Chile, Portugal e Estados Unidos, dividindo suas culturas, costumes e conhecimentos. Maior delegação estrangeira no Jamboree, os chilenos ainda registraram seu nome nessa história ao nos presentear com uma apresentação durante a cerimônia de encerramento.

Os números oficiais do VI Jamboree Nacional ajudam a medir o sucesso do nosso evento: foram servidas 115 mil refeições e 45 mil frutas, contamos com uma equipe de 1,1 mil voluntários e 120 terceirizados. Foram instaladas 500 tomadas de energia elétrica, 1,7 mil m² de Madeirite, 5 km de ripas, além de 170 banheiros e 170 chuveiros.

O espírito de união cercou o Parque Aristófanes Fernandes, espaço que tornou tudo isso possível. Aprendemos muito e pudemos tirar valiosas lições que servirão de inspiração para que o próximo Jamboree, em Barretos (SP), seja ainda mais especial, além de inesquecível. Nossa expectativa é que os números oficiais fiquem pequenos diante do nosso próximo desafio, em 2018.

A sensação de missão cumprida se mistura com a gratidão que sentimos por todos os participantes e envolvidos nessa aventura. Assim como diz nossa Canção da Despedida, “Não é mais que um até logo; Não é mais que um breve adeus; Bem cedo junto ao fogo tornaremos a nos ver”. Muito obrigado e até breve.

Quer conferir o material exclusivo do Jamboree? Clique aqui para ver os vídeos, aqui para acessar o Diário do Calango e aqui para ver as fotos oficiais.

 
21º Congresso Nacional Escoteiro

São Bernardo do Campo (SP) sediará o 21º Congresso Nacional Escoteiro entre os dias 18 e 21 de abril. Em paralelo também acontecem a 79ª Reunião do Conselho de Administração Nacional, a Reunião do Conselho Consultivo, o 20º Fórum Nacional de Jovens Líderes e a 22ª Reunião Ordinária da Assembleia Nacional.

Estão programados workshops, debates e oficinas, além de passeios culturais pela Região paulista.

O Boletim 1 traz datas de inscrição, taxas e muitas outras informações. Clique aqui e confira.

 
Resultado do Prêmio Aurélio Azevedo Marques

O Prêmio Aurélio Azevedo Marques tem como objetivo estimular o crescimento do Movimento Escoteiro no País, reconhecendo o trabalho dos dirigentes, escotistas e membros juvenis na divulgação do Escotismo. Um dos principais critérios de avaliação leva em conta o número do efetivo registrado nas Unidades Escoteiras Locais. Clique aqui e confira os Grupos Escoteiros que receberam o Troféu Destaque nas categorias A, B e C e os grupos premiados.

 
Confira o resultado do Grupo Padrão

Chegou a hora de conhecer o resultado do Grupo Padrão 2014/2015. O prêmio é uma forma de reconhecimento anual para as Unidades Escoteiras Locais que alcancem um padrão mínimo de qualidade nas áreas de Administração, Formação de Adultos, Aplicação do Método Escoteiro, Participação na Comunidade, Divulgação do Movimento Escoteiro e Avaliação de Atividades.

Clique aqui e confira.

 
 
Loja Escoteira Nacional
 
Quer receber o Sempre Alerta Eletrônico? Clique aqui e inscreva-se.

Você está recebendo esta mensagem por fazer parte do cadastro da União dos Escoteiros do Brasil.