Sempre Alerta Eletrônico - 10ª Edição - Novembro de 2014
 
 
 
Escoteiros do Brasil
TERRA: CONSTRUINDO O MUNDO QUE QUEREMOS
 
www.escoteiros.org.br

IV Mutirão Nacional de Doação de Sangue

Com o objetivo de conscientizar e incentivar a população sobre a importância de ser um doador, vai acontecer durante todo o mês de novembro o IV Mutirão Nacional de Doação de Sangue. As fichas de atividade, com sugestões de ações que podem ser realizadas, estão disponíveis aqui.

Os Grupos Escoteiros devem realizar a inscrição das atividades no SIGUE para garantir seu certificado de participação.

Para saber mais, confira aqui os boletins do evento ou acesse o site oficial aqui.


23º Jamboree Mundial Escoteiro

Os inscritos no maior evento escoteiro do mundo que ainda não compraram suas passagens têm informações importantes para considerar na hora de definir sua viagem. Confira o Boletim 3 e fique por dentro de todas as novidades do 23º Jamboree Mundial Escoteiro, que acontece em Yamaguchi, no Japão, entre 28 de julho e 8 de agosto de 2015.

Clique aqui e saiba mais.


Escoteiros do Brasil têm projeto aprovado na Lei de Incentivo à Cultura

Os Escoteiros do Brasil deram um importante passo na promoção do Escotismo ao conseguir aprovar um projeto na Lei de Incentivo à Cultura, também chamada de Lei Rouanet. A Gincana Cultural Nacional Escoteira é uma atividade de mobilização, voltada à integração e colaboração com a sociedade, para promoção e difusão cultural. A proposta é que ela seja realizada em outubro de 2015 e 2016, em todas as cidades abrangidas por grupos escoteiros.

Após a aprovação do projeto, agora vem a fase de captação de recursos para que se torne viável sua realização. A Equipe de Mobilização de Recursos do Escritório Nacional está em busca de apoiadores e investidores para que, por meio da doação de parte do Imposto de Renda, seja possível alcançar o valor proposto.

Para saber mais sobre o projeto ou saber como doar, clique aqui.


57° Jota e 18° Joti reúnem mais de 20 mil participantes no Brasil

O Jamboree on the Air (Jota) e o Jamboree on the Internet (Joti) reuniram mais de 20 mil participantes no Brasil durante os dois dias em que foram realizados, em 18 e 19 de outubro. Com diversas atividades programadas especificamente para cada um dos eventos, nossos jovens puderam se comunicar e se divertir com escoteiros do mundo todo.

No Brasil, o Jota contou com a participação de grupos escoteiros de 23 regiões, fazendo contatos entre si e, em grande número, com grupos do exterior. Além disso, pela primeira vez, a Estação Oficial do Bureau Mundial (HB9S) foi recebida diretamente: os operadores se disponibilizaram a falar com todas as estações brasileiras que estavam ativas no Jota.

Já o Joti, em sua 18ª edição, contabilizou 106 bases de todos os estados brasileiros. Com a facilidade de interação simultânea da internet, foram realizadas 36 tarefas e propostas mais de 500 novas especialidades.

Clique aqui e saiba mais.


Rabino Alexandre Leone assume a representação de Rabino Capelão Nacional

O rabino Alexandre Leone foi convidado pela Equipe Nacional de Espiritualidade para representar os Escoteiros do Brasil diante da comunidade judaica e, no último dia 25, aconteceu a cerimônia de nomeação do rabino Capelão Nacional, em São Paulo.

O convite aconteceu impulsionado pelo fato de seu grande interesse em atividades relacionadas a educação de adultos, jovens e crianças.

Clique aqui e saiba mais.


Equipe Nacional de Mobilização de Recursos faz sua primeira reunião

A recém-formada Equipe Nacional de Mobilização de Recursos (Emob) fez sua primeira reunião no dia 18, no Escritório Nacional, em Curitiba. O principal objetivo foi elaborar o Plano de Mobilização para 2015, visando tornar o Escotismo financeiramente sustentável, aproximando a Instituição de diferentes empresas e dando suporte para as áreas estratégicas do Movimento Escoteiro no Brasil.

Quer trabalhar com a Emob? Clique aqui para saber mais.

 
União dos Escoteiros do Brasil comemoram 90 anos

No dia 4 de novembro, a União dos Escoteiros do Brasil comemorou 90 anos de existência, relembrando fatos que culminaram com a fundação da organização por meio de uma ação especial no canal oficial dos Escoteiros do Brasil no Facebook. Em comemoração à essa história, foi lançado o livro “A União – A história da chegada do Escotismo ao Brasil e dos 90 anos da UEB”, de Antonio Boulanger, que conta com riqueza de detalhes toda a nossa caminhada – ele pode ser adquirido pelo site da Loja Escoteira Nacional. Veja mais clicando aqui.

O presidente dos Escoteiros do Brasil, Marco Aurélio Romeu Fernandes, preparou uma mensagem à todos que fazem, diariamente, o seu melhor para que este Movimento continue crescendo e auxiliando no desenvolvimento de nossos jovens. Confira:

“Neste mês de novembro vivemos um importante momento dos Escoteiros do Brasil.

Há 90 anos, fruto do envolvimento e trabalho de muitos, surgia a União dos Escoteiros do Brasil. Já naquela época percebia-se a importância da convergência de esforços, sinergia de ações e constante comprometimento para que o Escotismo no Brasil pudesse se ampliar e servir como efetivo instrumento para colaborar na formação de nossa juventude.

As então associações escoteiras existentes se irmanaram em face da orientação da ainda recente Organização Mundial do Movimento Escoteiro e, principalmente, de nosso fundador Robert Baden-Powell. Mostrando desprendimento e abnegação, percebendo os ganhos que teriam ao trabalhar em uma única associação, buscaram vencer diferenças e juntas trilhar nos anos que viriam.

É claro que nesta jornada temos vivido momentos de alegria, de satisfação, de realização e, de outro lado, outros não tão bons. Mas é esta riqueza que nos faz crescer. A partir de nossas diferenças, nossas angústias e nosso desejo de fazermos sempre o Melhor Possível, é que temos conseguido consolidar nossa instituição e, vencidas as adversidades, continuar nossos avanços. Passados estes anos podemos afirmar que a atitude visionária de nossos fundadores valeu a pena!

A cada dia que passa percebemos uma associação madura, que se renova e cresce sem esquecer sua origem. Que busca em sua história os ensinamentos necessários para que esteja em sintonia com nossa juventude e nossa sociedade contemporânea. Uma associação capaz de reinventar-se sustentada em seus valores, em sua história, e reconhecendo o esforço de todos aqueles que a ela se dedicaram e a ajudaram a ser aquela que representa OS ESCOTEIROS DO BRASIL.

Parabéns a todos nós. Um feliz aniversário.

Parabéns à UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL.”

 
VI Jamboree Nacional Escoteiro

Está inscrito para o VI Jamboree Nacional Escoteiro que acontece em Parnamirim, região metropolitana de Natal? Então é importante clicar aqui e conferir com atenção o Boletim 4, divulgado recentemente – ele traz todas as informações sobre abertura e fechamento do campo, horários para visitas, tipos de alimentação, e muito mais.

O canal oficial do Jamboree no Facebook é outro ponto para ficar de olho: é aqui que são divulgadas as novidades sobre o evento em primeira mão. Os produtos oficiais do Jamboree já estão à venda e você pode conferir todos eles acessando a Loja Escoteira Nacional ou a fanpage. Clique aqui.

 
Campanha Compartilhe Sorrisos promove arrecadação de brinquedos para a Apae

A Rede Nacional de Jovens Líderes está promovendo a campanha #compartilhesorrisos, que tem como objetivo arrecadar brinquedos para realizar doações para as crianças atendidas pela Apae em todo o Brasil.

Leve essa iniciativa para o seu grupo escoteiro: separe uma caixa, identifique-a com o cartaz da campanha que está disponível para download, e divulgue para o maior número de pessoas possível. Depois de juntar todas as doações, é só entrar em contato com a Apae da sua cidade e combinar um dia para se divertir com as crianças e fazer a entrega dos brinquedos.

Para saber mais clique aqui.

 
Últimos dias de inscrição para o VII Concurso de Fotografia dos Escoteiros do Brasil

Quem ainda não se inscreveu no VII Concurso de Fotografia dos Escoteiros do Brasil ainda tem a chance de garantir sua participação: as inscrições acontecem até 16 de novembro. Não precisa ser profissional para participar, basta amar o Movimento Escoteiro e gostar de fazer uns cliques.

A partir deste ano, as fotos só podem ser enviadas por este link. Confira o regulamento clicando aqui, e divirta-se. Sua foto pode integrar os materiais oficiais da instituição!

 
16º Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária e compra de distintivos

A edição deste ano do Mutirão Nacional de Ação Comunitária aconteceu de 13 de setembro a 14 de outubro, e contou com a participação de 439 grupo escoteiros de todo o país. Isso contabiliza mais de 16 mil associados envolvidos e cerca de 69 mil beneficiados com as atividades. O tema “Viver a melhor idade” incentivou os jovens a partilharem momentos e histórias com os que têm tanto a ensinar.

Atenção: foi prorrogado o prazo para a compra de distintivos do MutCom: é possível fazer o pedido até o dia 14 de novembro, por meio do SIGUE. Aproveite!

 
Curitiba sedia o II Encontro de Profissionais Escoteiros

Durante os dias 9, 10 e 11 de outubro, foi realizado o II Encontro de Profissionais Escoteiros em Curitiba. Com a presença do presidente da Diretoria Executiva Nacional, Marco Aurélio Romeu Fernandes, participaram um total de 42 pessoas de diferentes Regiões – 37 profissionais e cinco voluntários representando Escritórios em que ainda não há atuação de profissionais.

Durante o Encontro, os participantes puderam conhecer a infraestrutura do Escritório Nacional, assim como o funcionamento das diferentes áreas em um bate-papo com os profissionais. A troca de experiências enriqueceu o evento, possibilitando que se conhecesse a realidade do Movimento Escoteiro em diferentes regiões do país, sendo possível aplicar ações para tornar mais eficaz os trabalhos.

Saiba mais clicando aqui.

 
Encontro Nacional de Jovens Líderes

O já tradicional Encontro Nacional de Jovens Líderes está quase chegando: nos dias 22 e 23 de novembro, os jovens inscritos por suas Regiões Escoteiras terão a oportunidade de debater assuntos relevantes para a instituição e analisar a sua atuação na comunidade.

Cada Região pôde inscrever até quatro escoteiros para o evento que acontecerá em Brasília e que vai oferecer discussões sobre capacitação, colaboração e transformação.

Quer saber mais? Clique aqui e confira os boletins.

 
Participe do “Guerreiro sem Armas” e faça parte de uma rede de empreendedores sociais

Assim como os escoteiros, o Instituto Elos também busca construir um mundo melhor por meio dos jovens. O programa de treinamento do Elos chama-se "Guerreiros Sem Armas". Hoje, mais de 340 jovens de 31 países formam uma rede de empreendedores sociais que atuam localmente para transformar suas comunidades, tal qual os escoteiros. E a próxima edição do Guerreiros Sem Armas já tem data: 6 de julho a 6 de agosto de 2015.

Se você se sente chamado a dar um primeiro passo, inscreva-se já no Caminho do Sim! A jornada está apenas começando.

Saiba mais clicando aqui.

 
 
Loja Escoteira Nacional
 
Quer receber o Sempre Alerta Eletrônico? Clique aqui e inscreva-se.

Você está recebendo esta mensagem por fazer parte do cadastro da União dos Escoteiros do Brasil.