Sempre Alerta Eletrônico - 9ª Edição - Outubro de 2014
 
 
 
Escoteiros do Brasil
TERRA: CONSTRUINDO O MUNDO QUE QUEREMOS
 
www.escoteiros.org.br

57º Jota e 18º Joti

Separe os dias 18 e 19 de outubro para conhecer e se divertir com escoteiros do mundo todo no 57º Jota e no 18º Joti. O fim de semana será repleto de atividades que acontecerão nas duas modalidades do evento: pelo rádio amador ou via internet.

A preparação para o Joti já está em pleno vapor com as pré-tarefas que estão sendo divulgadas. Acompanhe a página do Scout Joti Challenge aqui e complete as atividades disponíveis.

Clique aqui para saber mais sobre o Jamboree on the Air (Jota) e o Jamboree on the Internet (Joti).


23º Jamboree Mundial Escoteiro

Junte-se aos 557 inscritos no 23º Jamboree Mundial Escoteiro, que acontece entre os dias 28 de julho e 8 de agosto de 2015. Yamaguchi, no Japão, vai ser palco do encontro que reunirá escoteiros do mundo todo.

As inscrições podem ser feitas até 30 de março de 2015, data final para regularização dos pagamentos. Participe.

Clique aqui e saiba mais.


Escoteiros do Brasil aderem ao “Outubro Rosa

A fachada do Escritório Nacional dos Escoteiros do Brasil vai passar o mês de outubro iluminada com a cor rosa, participando da ação de conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama. O movimento “Outubro Rosa” acontece em todo o mundo como um entendimento universal que atenta para a saúde feminina, alertando a população sobre a importância de fazer o autoexame.


IV Mutirão Nacional de Doação de Sangue

Durante o mês de novembro acontecerá o IV Mutirão Nacional de Doação de Sangue em todo o país. A ação quer conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de sangue e incentivá-las a fazer disto um hábito.

Serão disponibilizadas fichas de atividades para auxiliar os grupos escoteiros na realização do evento. Reúna seu grupo e organize um calendário. Além disso, é importante cadastrar a participação do grupo no SIGUE, garantindo o certificado individual.

Para mais informações, clique aqui.


Escoteiros do Brasil tem novo Coordenador Nacional da Modalidade do Ar

Vlamir Pereira, escotista do Grupo Escoteiro do Ar Marechal Eduardo Gomes (132°/SP), da cidade de São José dos Campos – SP, é o novo Coordenador Nacional da Modalidade do Ar.

Vlamir substitui Luiz Salgado Klaes, que desempenhou com destaque esta função nos últimos anos, e a quem os Escoteiros do Brasil registram a gratidão pelo excelente trabalho realizado.

Para saber mais, clique aqui.


VII Concurso de Fotografia dos Escoteiros do Brasil

Para participar do VII Concurso de Fotografia só é preciso duas coisas: ser apaixonado pelo Escotismo e gostar de tirar fotos. Registre tudo, atividades, reuniões, o sorriso estampado no rosto dos jovens, e envie suas fotografias pelo link disponível no site dos Escoteiros do Brasil.

A premiação acontece por categoria, mas todo o conteúdo enviado para o Concurso de Fotografia poderá ser utilizado nos materiais oficiais da Instituição. Participe, ainda dá tempo. As inscrições acontecem até 16 de novembro e, a partir deste ano, as fotos só podem ser enviadas pelo link disponível no site.

Clique aqui e confira o regulamento.


Colabore com a regulamentação da lei de parcerias entre organizações e o poder público

A Secretaria-Geral da Presidência da República lançou consulta pública para que membros da sociedade colaborem com a elaboração do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, decreto que regula as parcerias estabelecidas entre o Poder Público e as entidades. Os nomes dos colaboradores que tiverem suas ideias integradas aos documentos oficiais serão divulgados a fim de garantir transparência neste processo.

Clique aqui para saber mais.


Grande Jogo Naval

O Grande Jogo Naval aconteceu nos dias 20 e 21 de setembro, em todo o país. Cerca de 450 jovens, de diversos Grupos Escoteiros do Mar, participaram das atividades. Os grupos que ainda não registraram as ações no SIGUE, têm até o dia 10 de outubro para enviar relatórios e fotos do que foi realizado, garantindo o cerificado de participação.

Os distintivos do Grande Jogo Naval podem ser adquiridos até a mesma data, 10 de outubro.

Clique aqui e confira as instruções para adquirir o distintivo.


Escoteiros do Brasil publicam documento mundial sobre espiritualidade

O documento da Organização Mundial que traz normas para aplicação dos temas ligados à religião ganhou uma versão traduzida. As Diretrizes para o Desenvolvimento Espiritual e Religioso vão ajudar os grupos escoteiros a trabalhar o tema de uma forma mais eficiente, além de esclarecer dúvidas e nortear as atividades desenvolvidas.

Clique aqui e acesse o documento, disponível para download.


Brasileira ganha concurso do design da camiseta do Escotismo Mundial

A escotista Camila Matos Selemem, do Grupo Escoteiro Rio Grande da Serra (128°/SP), é a vencedora do concurso que escolheu o design de um escoteiro para a camiseta que será vendida na Loja Escoteira Mundial. O desenho da brasileira vai estampar o peito de escoteiros em países do mundo todo.

Saiba mais clicando aqui.

 
VI Jamboree Nacional Escoteiro

Saiu o Boletim 3 do Jamboree, com o detalhamento de funções da Equipe de Serviço, número de vagas e informações sobre horários de chegada e saída e carga diária de trabalho. É importante que todos os inscritos registrem três áreas de sua preferência até o dia 10 de outubro, prazo em que se encerram as inscrições. Está disponível no Meu SIGUE um vídeo que auxilia na escolha das funções.

Além disso, é fundamental manter atualizados seus dados bancários e seu e-mail para contato, já que todas as informações sobre o evento se darão por esse canal.

As inscrições, envio das fichas de autorização e os pagamentos devem ser feitos até o dia 10 de outubro. As transferências de inscrição tem prazo até o dia 11 de outubro.

Não fique de fora. Saiba mais clicando aqui.

 
Canal oficial do VI Jamboree Nacional Escoteiro no Facebook

Não perca nenhuma informação sobre o VI Jamboree Nacional Escoteiro: acompanhe a fanpage oficial no Facebook, que traz todas as notícias sobre o evento. Além disso, lá são divulgadas curiosidades do Rio Grande do Norte, vídeos dos principais pontos turísticos da região, dicas para a viagem, etc.

O Caco, mascote do Jamboree 2015, foi apresentado neste canal e teve seu nome escolhido diretamente pelos seguidores.

O lagarto ainda vai aprontar muito antes do evento, acompanhe a página e fique por dentro das aventuras de Caco. Acesse e curta clicando aqui.

 
16º Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária

Já estão acontecendo as atividades do 16º Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária, que nesta edição tem como tema “Viver a Melhor Idade”. O site oficial do MutCom traz diversas fichas com sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas junto à comunidade, dando especial atenção aos idosos.

O Mutirão vai até o dia 14 de outubro. Reúna seu grupo, planeje as atividades e compartilhe experiências com as pessoas que têm tanto a ensinar. Depois é só registrar as ações realizadas no SIGUE, juntamente com fotos e vídeos

Confira mais informações e as fichas de atividades clicando aqui.

 
Formação da Equipe Nacional de Mobilização de Recursos

Com o objetivo de ampliar as ações dos setores de mobilização de recursos do Grupo de Trabalho Nacional e do Escritório Nacional, foi formada uma equipe que atuará, de forma voluntária, na execução e captação de possíveis parceiros.

Os eleitos para formar a Equipe Nacional de Mobilização de Recursos são: Celso Menezes (SC), Fernando Brodeschi (PR), Alexandre Canatella (SP), Marcos Le Pera (SP), Sérgio dos Santos Silva (PE), Marcela Braga da Silva Ferreira (DF), Martha Gabriela de Mello (RS), Rodrigo Góes Moreira (SP), Marcos Silva Gonçalves (RS) e Bráulio André Dantas da Silva (RN).

Saiba mais clicando aqui.

 
Encontro Nacional de Jovens Líderes

Será realizado nos dias 22 e 23 de novembro de 2014, em Brasília-DF, o Encontro Nacional de Jovens Líderes, tradicional evento da Rede que reúne jovens de todo o país com o objetivo de desenvolver diversos trabalhos de capacitação, colaboração e transformação.

Os participantes serão convidados a assumir papéis importantes em debates que permeiam não só assuntos institucionais, mas que também envolvem sua posição na sociedade.

Confira os requisitos para participação clicando aqui.

 
IV Rover Moot Peru Oxapampa

Entre os dias 27 de dezembro e 3 de janeiro de 2015, acontecerá o IV Rover Moot Peru Oxapampa. Como participantes, os jovens devem ser nascidos entre 27/12/1987 e 3/1/1994, e para integrar a Equipe Internacional de Serviço é necessário ter pelo menos 21 anos.

O contingente brasileiro será formado por no máximo 15 participantes, entre jovens e Equipe Internacional de Serviço. A escolha dos associados acontecerá pela ordem de envio das inscrições e pagamento da taxa.

Saiba mais clicando aqui.

 
Coopere com o projeto “Compartilhando Boas Ideias”

O projeto “Compartilhando Boas Ideias” quer receber a sua sugestão de atividade para aprimorar as reuniões de Seção. A troca de experiências bem sucedidas vai enriquecer os encontros dos grupos escoteiros e ajudar os escotistas que estão iniciando nessa tarefa. As propostas que de alguma maneira forem incluídas, irão concorrer a um kit de literatura do respectivo Ramo.

Você pode encaminhar a sua sugestão até o dia 31 de janeiro de 2015. O lançamento do material deve acontecer no 21º Congresso Escoteiro Nacional, de 18 a 21 de abril de 2015, em São Paulo.

Saiba mais clicando aqui.

 
Abertas as postulações para sediar o Jamboree Nacional 2018
As Regiões interessadas em sediar o VII Jamboree Nacional Escoteiro, em 2018, podem enviar suas postulações até o dia 20 de outubro. A ficha de inscrição deve conter informações sobre o local, dados geográficos, climáticos, entre outros.

Os locais pré-selecionados receberão a visita de uma equipe indicada pela Diretoria Executiva Nacional, que irá avaliar as condições do sede proposta.

Clique aqui para conferir o edital.

 
3º Encontro Nacional de Comunicação Escoteira

No último fim de semana do mês de setembro, aconteceu em São Paulo o 3º Encontro Nacional de Comunicação Escoteira, com o objetivo de discutir propostas e construir um plano de comunicação ainda mais efetivo para o Movimento Escoteiro. O evento reuniu 35 participantes, entre a Equipe Nacional de Imagem e Comunicação, voluntários das Regiões e profissionais do Escritório Nacional.

Saiba mais clicando aqui.

 
Encontros Regionais do Norte e Nordeste

Os encontros regionais do Norte e do Nordeste reuniram profissionais das Regiões Escoteiras, dirigentes, escotistas, pioneiros, representantes do Escritório Nacional e da Diretoria Executiva Nacional (DEN) para debater questões que visam o crescimento do Movimento Escoteiro.

Com a presença do presidente da DEN, Marco Aurélio Romeu Fernandes, o 2º Encontro de Dirigentes e Escotistas do Norte (EDEN) esclareceu dúvidas e reuniu sugestões para que o trabalho dos voluntários seja ainda mais efetivo.

Já o 10º Encontro Nordeste de Escotistas e Dirigentes (ENED), contou com a presença do 2º vice-presidente da DEN, Rafael Macedo, e apresentou o cenário atual do Escotismo na região e os desafios a serem enfrentados, buscando aproximar o programa da realidade dos jovens.

 
Equipe Nacional de Programa realiza reunião em Curitiba

A Equipe Nacional de Atualização do Programa Educativo (ENAP) realizou uma reunião nos dias 27 e 28 de setembro, em Curitiba, para traçar metas e definir ações que contribuam para atualizar e facilitar o acesso aos conteúdos do programa educativo.

Na ocasião foram analisadas as ações já realizadas, avaliado o alcance das metas definidas no Planejamento Estratégico, definidos os parâmetros para elaboração de guias, modelos de reuniões, além de outros tópicos relacionados à aplicação do Programa.

Saiba mais clicando aqui.

 
Trabalhe com o Comitê Escoteiro Mundial

Para atingir o objetivo de tornar o Movimento Escoteiro o maior movimento educacional de jovens do mundo, foi adotado um plano ambicioso para o triênio 2014-2017 e, para que isso aconteça, O Comitê Escoteiro Mundial precisa de reforços: seja voluntário nesse processo.

As postulações podem ser feitas até o dia 20 de outubro. Confira mais informações e o documento explicativo clicando aqui.

 
Escoteiros do Brasil fazem visita ao Acre visando fortalecer o movimento local

Entre os dias 25 e 28 de setembro, representantes do nível nacional estiveram no Acre para discutir ações que promovam o Escotismo na Região e fortaleçam os grupos escoteiros locais. Entre as atividades previstas, aconteceram palestras para os escoteiros acreanos e a visita ao Grupo Escoteiro Marechal Cândido Rondon (6°/AC).

Clique aqui e saiba mais.

 
 
Loja Escoteira Nacional
 
Quer receber o Sempre Alerta Eletrônico? Clique aqui e inscreva-se.

Você está recebendo esta mensagem por fazer parte do cadastro da União dos Escoteiros do Brasil.