Sempre Alerta Eletrônico - 7ª Edição - Agosto de 2014
 
 
 
Escoteiros do Brasil
TERRA: CONSTRUINDO O MUNDO QUE QUEREMOS
 
www.escoteiros.org.br

23º Jamboree Mundial Escoteiro

As inscrições para o 23º Jamboree Mundial Escoteiro ainda estão abertas. O evento acontece em Yamaguchi, no Japão, entre os dias 28 de julho e 8 de agosto de 2015 e já conta com mais de 500 brasileiros inscritos.

Para mais informações sobre o Jamboree Mundial, acompanhe o canal oficial dos Escoteiros do Brasil no Facebook clicando aqui, o blog oficial do evento aqui, e aqui a página do Jamboree Mundial no Facebook.

Confira aqui os boletins e saiba mais.


VII Concurso de Fotografia dos Escoteiros do Brasil

Até o dia 16 de novembro, associados aos Escoteiros do Brasil podem fazer sua inscrição no VII Concurso de Fotografia. Não precisa ser profissional para participar, basta ter uma câmera em mãos e se divertir retratando o Movimento Escoteiro.

Confira o regulamento aqui e se inscreva no site dos Escoteiros do Brasil.


Grande Jogo Naval 2014

Com o tema “120 anos do Polvo Marinho”, o Grande Jogo Naval de 2014 acontecerá nos dias 20 e 21 de setembro e homenageia o Chefe Gelmirez de Mello, nome importante do Escotismo do Mar brasileiro. A atividade vai avaliar os conhecimentos técnicos de marinharia, além de proporcionar momentos de experiência e diversão aos jovens.

Os Grupos Escoteiros do Mar devem cadastrar as atividades realizadas, junto com fotografias do evento, até o dia 10 de outubro, por meio do SIGUE Administrativo.


IV Mutirão Nacional de Doação de Sangue

Em novembro, especialmente no último fim de semana, acontece o IV Mutirão Nacional de Doação de Sangue. A iniciativa acontece como uma forma de confraternização nacional, criando consciência sobre a importância desta ação e, principalmente, incentivando o hábito da doação de sangue.

Em breve vão ser divulgadas fichas de atividades que poderão ser realizadas pelos escoteiros no Mutirão. Clique aqui e saiba mais.


Escritório Nacional tem vagas para estágio

O Escritório Nacional tem três vagas para estágio remunerado, em Curitiba. As vagas ofertadas são para as áreas de Design, Web Design e Crescimento/Projetos, com carga horária de meio período, de segunda a sexta-feira.

Clique aqui para saber os requisitos.


16º Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária

Já está no ar o site do 16º Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária. O tema deste ano é “Viver a Melhor Idade”, e o objetivo é promover atividades com os idosos, compartilhando seus conhecimentos, experiências e também suas histórias.

No novo portal do MutCom estão disponíveis diversas fichas de atividades, assim como notícias, orientações sobre preenchimento de relatórios e pedidos de distintivos.

Clique aqui e acesse o site oficial.


Reembolso aos membros da Equipe Internacional de Serviço do II Moot Scout

A organização do II Moot Scout efetuará, a partir de agosto, o reembolso aos membros da Equipe Internacional de Serviço que compuseram o Contingente Brasileiro. A organização solicita que os membros confirmem os dados bancários informados no momento da inscrição, até o dia 10/8 por meio do “Meu SIGUE”.

A conta informada deve ser obrigatoriamente corrente ou poupança. Nos casos em que o titular da conta não seja o participante, é preciso enviar os seguintes dados: nome completo do participante, nome completo do titular da conta, CPF do titular da conta, banco, agência, nº e tipo da conta (corrente ou poupança) para o e-mail [email protected].

Caso o depósito não seja realizado na primeira tentativa (que ocorrerá a partir do dia 11/8) em função de erro no fornecimento dos dados bancários, o valor da taxa de transferência bancária será descontado do valor do repasse.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o e-mail [email protected].


Seleção dos representantes brasileiros para o Interamerican Leadership Training

Os Escoteiros do Brasil estão selecionando dois representantes para o Interamerican Leadership Training (Programa de Liderança Interamericana). Um menino e uma menina, com idades entre 18 e 26 anos, terão a oportunidade de se desenvolver e aprimorar sua capacidade de liderança, tornando-se um futuro apoio de sua Organização Escoteira Nacional.

O evento será voltado a práticas de solução de conflitos, comunicação efetiva e reflexão pessoal, entre outros. Além disso, será uma oportunidade para os participantes se envolverem com o projeto Mensageiros da Paz. As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de agosto.

Saiba mais sobre o Programa e como se inscrever, clicando aqui.

 
1º de agosto – Dia do Acampamento de Brownsea

Em 1º de agosto, escoteiros do mundo todo se reúnem para comemorar o início do Acampamento de Brownsea, relembrando a atividade que marcou o começo do Movimento Escoteiro. Na ocasião, Baden-Powell reuniu 20 jovens na ilha de Brownsea, na Inglaterra, e ensinou as técnicas básicas do Escotismo, iniciando o que viria a se tornar o maior movimento de educação não formal do mundo.

Hoje, o Movimento Escoteiro é reconhecido por seu método educativo, que proporciona aos jovens das mais diferentes culturas e credos a oportunidade de crescer e se desenvolver, atuando ativamente em suas comunidades e contribuindo na construção de um mundo melhor.

Clique aqui e confira nossa lembrança a esta data.

 
6 de agosto – Dia do Escotista

Nesta data, prestamos nossa homenagem a todos aqueles que dedicam seu tempo para auxiliar no desenvolvimento de nossas crianças e jovens, acreditando em um mundo mais justo e fraterno. No Brasil, são mais de 20.300 adultos que acreditam que a atuação dos jovens na sociedade pode ajudar a educar para a paz.

O dia 6 de agosto foi escolhido para representar os Escotistas porque, na mesma data em 1920, ao final do I Jamboree Mundial, em Olympia, Baden-Powell foi aclamado por uma manifestação espontânea de milhares de jovens de vários países como Chefe Escoteiro do Mundo.

 
Escoteiros do Brasil mantém cadeira no Conjuve

Em eleição realizada no dia 23 de julho, os Escoteiros do Brasil renovaram sua participação no Conselho Nacional de Juventude para a cadeira de Meio Ambiente – espaço ocupado pela Instituição desde a criação do Conjuve, em 2005. A assembleia contou com a participação de 159 entidades da sociedade civil e definiu os integrantes para o próximo biênio.

No primeiro fim de semana do mês de agosto aconteceu a escolha do novo representante dos Escoteiros do Brasil para o período 2014/2016. Rafael Matias vai dar seguimento aos trabalhos que vinham sendo desenvolvidos no Conselho.

Saiba mais clicando aqui.

 
VI Jamboree Nacional Escoteiro

Com o tema “O mundo que queremos”, o VI Jamboree Nacional Escoteiro quer provar que é possível somar esforços e diminuir fronteiras, aproximando pessoas de diferentes culturas e crenças em uma convivência harmônica e justa. Natal é o local escolhido para sediar esse momento, planejado cuidadosamente para se tornar inesquecível.

As inscrições para o Jamboree Nacional Escoteiro continuam abertas. Até o dia 10 de outubro você pode confirmar sua presença, pelo Meu SIGUE. Além disso, na plataforma é possível comprar sua passagem com preços especiais, oferecidos pela TAM - companhia aérea oficial do evento.

Saiba como se inscrever clicando aqui.

 
12.º Fórum Mundial de Jovens e 40.ª Conferência Escoteira Mundial

Chegou a hora da Eslovênia sediar o 12.º Fórum Mundial de Jovens e a 40.ª Conferência Escoteira Mundial. Para os 27 brasileiros que viajaram para o evento, Rogla e Ljubljana serão palco de encontro e importantes decisões.

Além do contingente, o Brasil também conta com Fernando Brodeschi como candidato a membro do Comitê Mundial.

Acompanhe em tempo real a movimentação na Eslovênia clicando aqui.

 
Escoteiros do Brasil recebem novas adesões ao Pacto Escoteiro e avançam com as parcerias com organizações nacionais

Nos dias 3 e 4 de junho, os Escoteiros do Brasil fizeram uma visita a políticos em Brasília, e garantiram a adesão do deputado federal Alex Canziani Silveira (PTB/PR) e do senador Humberto Costa (PT/PE) ao Pacto Escoteiro.

Na mesma ocasião, foi realizada uma reunião com representantes do Ministério da Educação, com o intuito de conceber projetos dos Escoteiros do Brasil em união com o MEC. Também foram negociadas parcerias institucionais com organizações de nível nacional, como os Maristas, Salesianos e a FENABB.

Saiba mais clicando aqui e acompanhe aqui a página da União Parlamentar Escoteira do Brasil.

 
XXIII Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica

As atividades do XXIII Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica se encerraram no dia 13 de julho, após 43 dias de realização. Com o tema “Terra: o mundo que queremos”, foram realizadas diversas atividades relacionadas aos cuidados com o meio ambiente e reciclagem.

No total, 493 Unidades Escoteiras Locais participaram do MutEco, o que representa 17.641 associados envolvidos e cerca de 88 mil pessoas impactadas pela ação.

Clique aqui e confira o passo a passo para adquirir os distintivos.

 
Canal oficial dos Escoteiros do Brasil no Facebook

Os Escoteiros do Brasil tem desenvolvido um conteúdo especial para divulgação em seu canal oficial no Facebook. Semanalmente são publicadas dicas sobre as funcionalidades do sistema SIGUE, além de Especialidades, dicas escoteiras, regras do POR, entre outros. O principal objetivo é aproximar-se dos associados, esclarecer dúvidas, oferecer ideias práticas e interessantes em um canal de comunicação fácil e rápido.

Clique aqui, confira e siga o canal oficial dos Escoteiros do Brasil no Facebook.

 
Encontros Regionais do Norte e Nordeste

Em setembro, acontecerão dois encontros que visam discutir o atual cenário e os desafios das regiões no Escotismo: o 10º Encontro Nordeste de Escotistas e Dirigentes e o 2º Encontro de Dirigentes e Escotistas do Norte. Em atenção à programação definida, os dois eventos contarão com a presença do nível nacional.

O ENED será realizado em Aracaju-SE entre 12 e 14 de setembro, e tem como principal objetivo discutir aspectos da prática escoteira buscando uma maneira de aproximar o programa da realidade dos jovens. Clique aqui para saber mais.

Já o EDEN, que acontece nos dias 20 e 21 de setembro em Manaus-AM, pretende definir ações e estratégias para a atuação do Movimento Escoteiro no Norte. Além disso, contará com discussões em torno das necessidades da região e sugestões sobre o desenvolvimento do trabalho voluntário. Para mais informações, clique aqui.

 
3º Encontro Nacional de Comunicação Escoteira
Entre 26 e 28 de setembro, acontecerá o 3º Encontro Nacional de Comunicação Escoteira, na cidade de São Paulo. O evento tem como objetivo promover a troca de ideias a fim de aprimorar a estratégia nacional de comunicação para o crescimento do Escotismo.

As inscrições acontecem até o dia 31 de agosto e cada Região pode enviar até dois representantes.

Para mais informações, clique aqui.

 
 
Loja Escoteira Nacional
 
Quer receber o Sempre Alerta Eletrônico? Clique aqui e inscreva-se.

Você está recebendo esta mensagem por fazer parte do cadastro da União dos Escoteiros do Brasil.