Sempre Alerta Eletrônico - 6ª Edição - Julho de 2014
 
 
 
Escoteiros do Brasil
TERRA: CONSTRUINDO O MUNDO QUE QUEREMOS
 
www.escoteiros.org.br

VII Concurso de Fotografia

Com objetivo de estimular, reconhecer e divulgar imagens produzidas por fotógrafos atuantes no Movimento Escoteiro, o VII Concurso de Fotografia dos Escoteiros do Brasil está em andamento.

Qualquer associado dos Escoteiros do Brasil pode participar, independente de ser um fotógrafo profissional ou amador. O tema dessa edição do Concurso é “Vida em Equipe”, o que possibilita que os candidatos retratem nas fotografias a inspiração que encontram no Movimento Escoteiro.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas até 16 de novembro, mas atenção, neste ano elas só podem ser efetuadas por meio do link no site institucional. Clique aqui, confira o regulamento e saiba como se inscrever.


23.º Jamboree Mundial

Mais de 460 escoteiros brasileiros já fizeram sua inscrição para o 23.º Jamboree Mundial, que acontece de 28 de julho a 8 de agosto de 2015, em Yamaguchi, no Japão. Durante as duas semanas do evento mais de 30 mil pessoas estarão presentes, compartilhando experiências e conhecimentos.

O Boletim 2 do Jamboree Mundial está disponível aqui, com mais informações sobre o local, funções para a Equipe internacional de Serviço e o curso de proteção infantil direcionado aos adultos que estarão no evento.

Quem precisar regularizar o pagamento deve entrar em contato com a gerência de eventos pelo e-mail [email protected].


Escoteiros do Brasil lançam Protocolo de Relacionamento Político

Os Escoteiros do Brasil, por meio da Equipe Nacional de Relações Institucionais, lançaram o Protocolo de Relacionamento Político dos Escoteiros do Brasil. O documento ilustra as diferenças entre política e partidarismo e aponta caminhos para que os grupos escoteiros estabeleçam contatos positivos com líderes políticos de suas localidades.

O principal objetivo é auxiliar os grupos escoteiros para que eles possam assumir um papel protagonista em suas comunidades, em conjunto com os poderes legislativo e executivo.

O Protocolo ainda apresenta a União Parlamentar Escoteira do Brasil, formada por parlamentares que firmaram compromisso com os valores do Movimento Escoteiro, e o documento que formaliza esse acordo.

Confira todas as informações do Protocolo aqui.


Concurso vai escolher o design para a camiseta do Escotismo Mundial 2014

Que tal ser o responsável pela criação de uma camiseta temática, vendida para escoteiros do mundo todo?

A Organização Mundial do Movimento Escoteiro lançou um concurso que vai escolher o design dessa peça, comercializada pelo site da Loja Escoteira Mundial. “Criando um Mundo Melhor” é o tema que deve servir de inspiração para refletir a experiência escoteira e a sensação de pertencer a um movimento global.

As inscrições vão até 13 de julho. Confira as regras e saiba como participar clicando aqui.


Disponíveis fichas de atividades para sua seção

Já estão disponíveis as fichas de atividades para a sua seção. Com o objetivo de auxiliar os escotistas no desenvolvimento das tarefas, os documentos têm recomendações específicas para cada Ramo.

Acesse o menu “Ideias e Documentos “ no SIGUE Administrativo e confira.

 
Jamboree Nacional Escoteiro 2015

Junte-se aos mais de 3,5 mil inscritos para o VI Jamboree Nacional, que acontece entre os dias 11 e 16 de janeiro, em Parnamirim/RN, realizando sua inscrição por meio do “Meu Sigue”. Lá você pode escolher a melhor forma de pagamento e aproveitar as condições especiais para a compra de passagens pela TAM, companhia aérea oficial do evento.

No site dos Escoteiros do Brasil já está disponível o Boletim 2, que apresenta todo o programa de atividades. São dez módulos diferentes, dividindo as oficinas em várias áreas distintas. Clique aqui para saber quais são.

Clique aqui e saiba mais sobre o Jamboree Nacional.

Para a regularização dos pagamentos, os interessados devem entrar em contato com a gerência de eventos pelo e-mail [email protected].

 
XXIII MutEco e compra de distintivos

Em andamento desde 31 de maio, o Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica 2014 (MutEco) acontece até 13 de julho. O evento propõe atividades como palestras que abordam os cuidados com o meio ambiente em praças, visitas a estações de tratamento de água e esgoto, e incentivo à reciclagem.

Há também a proposta de discussões sobre a Carta da Terra, documento elaborado por centenas de pessoas de diversos países sobre educação ambiental, onde escoteiros de todo o Brasil poderão fazer um vídeo de no máximo cinco minutos com a sua discussão, concorrendo a kits de camisetas, bonés e utensílios escoteiros.

Clique aqui e saiba mais sobre o MutEco e como enviar seu vídeo.

Os distintivos ainda estão à venda e os Grupos Escoteiros interessados podem efetuar os pedidos até 7 de agosto por meio do sistema SIGUE Administrativo. Clique aqui e confira o passo a passo para adquirir os distintivos.

 
Acampamento comemorativo aos 100 anos do Escotismo do estado de São Paulo

Entre os dias 19 e 22 de junho, representantes da Diretoria Nacional visitaram o Acampamento do Centenário do Escotismo Paulista, em Barretos/SP. O evento reuniu cerca de 2 mil participantes, entre jovens e adultos voluntários e, na ocasião, foi entregue ao parque uma placa comemorativa aos 100 anos do Movimento Escoteiro no Estado e ao apoio local.

O Parque do Peão de Barretos ainda passou por uma avaliação da equipe técnica nacional, tendo em vista a realização de futuros eventos.

Clique aqui para saber mais.

 
Curso para formadores

Entre os dias 19 e 22 de junho, os Escoteiros do Brasil realizaram em São Paulo, simultaneamente, três Cursos de Formadores. Com duas turmas para o CF1 e uma para o CF2, o evento reuniu 77 participantes vindos de 15 Regiões Escoteiras.

Saiba mais clicando aqui.

 
12.º Fórum Mundial de Jovens e 40.ª Conferência Escoteira Mundial

Para 27 brasileiros, está chegando a hora de fazer as malas rumo à 40.ª Conferência Escoteira Mundial. Alguns dias antes ainda acontece o 12.º Fórum Mundial de Jovens, também na Eslovênia.

A última edição da Conferência aconteceu no Brasil, na cidade de Curitiba, e reuniu um total de 952 pessoas, vindas de 119 países.

Saiba mais sobre os eventos que acontecem em agosto, nas cidades de Ljubliana e Rogla clicando aqui.

 
Resultado da seleção ao 17º International Youth Gathering

Concluindo a primeira etapa do cronograma, foi encerrado o processo de seleção ao 17.º International Youth Gathering for Cultural Exchange. Depois de receber nove aplicações, o comitê de seleção dos Escoteiros do Brasil escolheu como representante o jovem Lucas Cruvinel Nascimento, do Grupo Escoteiro Arara Azul (15/GO).

O encontro acontece entre 28 de agosto e 6 de setembro deste ano, na cidade do Cairo, no Egito.

Se antecipando a possíveis eventualidades, o comitê já apontou outros quatro nomes suplentes: Matheus Lenza Silva, também do G.E. Arara Azul (15/GO); Caio Angarten, do G.E. Indaiá (235/SP); Rodrigo Luiz Kienen, do G.E. Dom Orione (112/PR); e Rafael Monteiro Marzullo, do G.E. Almirante Tamandaré (46/SP).

Para saber mais, clique aqui.

 
Proteja nossas crianças e adolescentes

Os Escoteiros do Brasil apoiam a Campanha Nacional pelos Direitos da Criança e do Adolescente por acreditar na necessidade de uma estratégia de conscientização mais abrangente sobre exploração sexual nessa faixa etária.

Iniciativa do Ministério do Turismo em parceria com a Secretaria Nacional de Direitos Humanos, a ação tem como lema “Não desvie o olhar. Fique Atento. Denuncie”. A campanha, agora permanente, vai abordar questões relativas aos direitos fundamentais dos jovens, focando na necessidade de proteção.

Conheça a campanha clicando aqui, participe e divulgue.

 
O novo POR já está disponível

A nova edição do POR, documento de Princípios, Organizações & Regras dos Escoteiros do Brasil, já está à venda. A obra contém algumas alterações em relação à anterior, conforme as aprovações do Conselho de Administração Nacional.

O POR pode ser adquirido na Loja Escoteira Nacional, pelo site http://www.lojaescoteiranacional.com.br/.

A versão digital está disponível para download gratuito no site dos Escoteiros do Brasil. Clique aqui e confira.

 
 
Loja Escoteira Nacional
 
Quer receber o Sempre Alerta Eletrônico? Clique aqui e inscreva-se.

Você está recebendo esta mensagem por fazer parte do cadastro da União dos Escoteiros do Brasil.