Sempre Alerta Eletrônico - 4ª Edição - Maio de 2014
 
 
 
Escoteiros do Brasil
TERRA: CONSTRUINDO O MUNDO QUE QUEREMOS
 
www.escoteiros.org.br
 

23º Jamboree Escoteiro Mundial

Ainda dá tempo de participar do 23º Jamboree Mundial Escoteiro! Ele ocorrerá de 28 de julho a 8 de agosto de 2015, em Yamaguchi, no Japão.

Para mais informações clique aqui.


ENIC lança manual para aprimorar sites das UEL's

A Equipe Nacional de Imagem e Comunicação lançou em abril o manual “Como planejar, manter e aprimorar o site de sua UEL”, com dicas que vão de como proteger informações pessoais a como planejar o desenvolvimento do site.

Clique aqui para conferir.


XXIII Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica

Você sabia que aqueles que enviarem um vídeo de até cinco minutos sobre discussões a respeito da Carta da Terra, durante uma atividade do XXIII Muteco, concorrem a kits de camisetas, bonés e utensílios escoteiros?

Essa será uma das ações que farão parte do XXIII Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica, maior atividade ecológica dos Escoteiros do Brasil, que será realizado de 31 de maio a 12 de julho.

Clique aqui para saber mais.


Equipe Nacional de Imagem e Comunicação tem novos integrantes

Depois de um período de seleção, a Equipe Nacional de Imagem e Comunicação (ENIC) está de cara nova, com integrantes de vários pontos do País. Eles atuarão nas áreas de gestão, projetos especiais, relações públicas, tecnologia, propriedade da marca e criatividade.

Quer conhecer esse novo time? Então clique aqui.


Brincar é importante! Seu grupo escoteiro pode participar da Semana Mundial do Brincar

A Semana Mundial do Brincar (SMB) é uma grande mobilização, que ocorre em vários países para sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar e a essência da infância. Entre 25 e 31 de maio, diversas organizações vão se unir com o objetivo de mostrar que o brincar é fundamental para a construção de uma infância digna. Nós, escoteiros, não podemos ficar de fora dessa!

Para participar o seu grupo deve definir uma atividade que contribua para alertar a sociedade sobre a importância do brincar. A atividade deve ser aberta para a participação de toda comunidade. Com isso definido, basta mandar o descritivo das ações para a Aliança pela Infância clicando aqui. O material deve ser enviado até o dia 12 de maio.

Não se esqueça de tirar fotos no dia e depois mandar um relatório pra gente. Todas as ações são importantes para que toda criança possa brincar bastante durante sua infância.


Equipe lança novos materiais de Curso

A Diretoria Nacional de Métodos Educativos - Equipe Nacional de Gestão de Adultos lançou no último Congresso Escoteiro Nacional, em Belo Horizonte/MG, os novos materiais do curso Preliminar e curso Básico Escotista. Em breve estarão disponíveis apostilas do curso Avançado Escotista.

Clique aqui para conferir os novos materiais.


XX Congresso Escoteiro Nacional

Entre os dias 1 e 4 de maio, Belo Horizonte/MG sediou o XX Congresso Escoteiro Nacional dos Escoteiros do Brasil. O evento reuniu 260 participantes, de 23 Regiões Escoteiras, com objetivo de realizar debates sobre a proposta educativa e o futuro da organização, que atualmente conta com mais de 83 mil associados.
Além da troca de experiências entre os congressistas das diversas partes do País, o XX Congresso reuniu outras duas grandes atividades, a XXI Assembleia Escoteira Nacional e o XIX Fórum Nacional de Jovens Líderes dos Escoteiros do Brasil.

Uma das definições realizadas durante a Assembleia Nacional foi a escolha de Mato Grosso do Sul como a região-sede para o Congresso Escoteiro Nacional de 2016. No ano que vem, este evento será realizado em São Paulo/SP.

Durante a sessão solene foram apresentadas as boas práticas de 2013 presentes no Relatório Anual, o vídeo comemorativo dos 90 anos da União dos Escoteiros do Brasil (UEB), e a certificação concedida pela Société Générale de Surveillance (SGS) e pela  Organização Mundial do Movimento Escoteiro (OMME) quanto à qualidade da gestão e das práticas escoteiras realizadas pela organização.

Durante a solenidade também ocorreu a homenagem aos ex-presidentes da instituição. Eles receberam uma placa de agradecimento como uma das ações comemorativas aos 90 anos da UEB.

O Congresso também recebeu a palestra magna “Eficiência Energética Humana” de Guto Zafalon, na qual os participantes puderam de forma descontraída aprender sobre formas de aumentar a qualidade das atividades realizadas, e como atitudes simples podem melhorar o humor e o dia a dia institucional.

Ao todo foram realizadas mais de 20 palestras, encontros e oficinas, onde os participantes puderam discutir as propostas educativas e ampliar os conhecimentos sobre as ações da organização Escoteiros do Brasil.

Lançamentos
O XX Congresso Escoteiro Nacional também foi palco de lançamentos importantes para os Escoteiros do Brasil, como os materiais voltados para o Sistema de Formação de Adultos (Linha Escotista), além do Guia Prático do Monitor, Fichas de Reuniões Especiais e o livro Orientando-se.

Relatório anual
Remetendo a um livro de patrulha, o relatório anual de 2013 tem como objetivo compartilhar as realizações alcançadas nas mais diversas áreas de atuação do Escotismo brasileiro, tais como: desenvolvimento institucional, educação, comunitária, cultural e meio ambiente. O relatório também mostra dados evolutivos comparando o ano de 2013 aos anos anteriores, além do parecer da comissão fiscal, do balanço patrimonial e a demonstração do exercício de 2013. Clique aqui para conferir o vídeo e a versão digital.

 
Dia do Escoteiro é comemorado em diversas partes do País

A semana do dia 23 de abril foi cercada de homenagens de norte a sul do País. Uma delas foi no programa Encontro com Fátima Bernardes, na Rede Globo, onde foram mostradas histórias e práticas do Escotismo. Durante o quadro, o lenço escoteiro foi entregue para Fátima, que o usou até o encerramento.

Os Escoteiros também foram homenageados em instituições de norte a sul do País, como nas câmaras municipais de Manaus/AM, Recife/PE, Goiânia/GO e de Taubaté/SP.

Os Escoteiros do Brasil homenagearam seus associados pelos canais de comunicação da instituição, incentivando o compartilhamento de suas rotinas como escoteiros. Eles deveriam postar uma “selfie” (autorretrato tirado de uma câmera digital ou celular), mostrando a alegria de ser escoteiro no Facebook utilizando a hashtag #diaescoteiro. A ação foi um sucesso, gerando mais de três mil compartilhamentos na mídia social.

 
Equipe Nacional de Crescimento se reúne em Curitiba/PR

Nos dias 12 e 13 de abril foi realizado no Escritório Nacional dos Escoteiros do Brasil, em Curitiba/PR, a primeira reunião presencial da Equipe Nacional de Crescimento.

Durante estes dois dias a ENC revisou os processos de trabalho, organizou internamente a distribuição de tarefas e preparou o Seminário de Crescimento que aconteceu no Congresso Escoteiro Nacional.

Clique aqui para saber mais.

 
12º Fórum Mundial de Jovens e 40ª Conferência Escoteira Mundial

Quer ficar por dentro dos preparativos para o 12º Fórum Mundial de Jovens e para a 40ª Conferência Escoteira Mundial, que ocorrerão em agosto, na Eslovênia?

Clique aqui e saiba mais.

 
VI Jamboree Nacional Escoteiro

Faça companhia aos quase 3.000 escoteiros que já se inscreveram para participar do VI Jamboree Nacional Escoteiro, que ocorrerá de 11 a 16 de janeiro de 2015, em Parnamirim/RN.

Quer participar? Então clique aqui e saiba como se inscrever.

Aqueles que estiverem com o pagamento das parcelas em atraso, sugerimos que sejam quitadas assim que possível para garantir sua participação e otimizar a organização das atividades.

 
Escoteiros do Brasil firma parceria com Reciclecel

Os Escoteiros do Brasil firmaram uma parceria com a Reciclecel, uma empresa socioambiental com sede em Curitiba e abrangência nacional. A parceria foca a campanha de conscientização ambiental através da coleta e reciclagem de celulares sem uso, chamada “Doe seu celular”.

Estima-se que existam mais de 150 milhões celulares parados nas gavetas, e infelizmente apenas 2% destes aparelhos são reciclados. Os danos ao meio ambiente são imensuráveis, caso esse lixo eletrônico seja descartado incorretamente. Por isso, os Escoteiros do Brasil vão ajudar a conscientização da população e irão ajudar a recolher os celulares parados nas gavetas em todo país.

Ao participar da campanha, os associados também poderão contribuir com o MUTECO!

Clique aqui e saiba mais.

 
Concurso para logo do JOTA-JOTI 2014

Estão abertas as inscrições para o concurso mundial para concepção do logotipo do JOTA-JOTI 2014, que será utilizado na correspondência oficial, em sites oficiais e será o distintivo da atividade.

A data limite para inscrições é 15 de maio, e o vencedor será anunciado em junho de 2014. A premiação para a competição do logotipo é patrocinada pela Loja Escoteira Mundial.

Clique aqui para participar.

 
 
Loja Escoteira Nacional
 
Quer receber o Sempre Alerta Eletrônico? Clique aqui e inscreva-se.

Você está recebendo esta mensagem por fazer parte do cadastro da União dos Escoteiros do Brasil.