Sempre Alerta Eletrônico - 2ª Edição - Março de 2014
 
 
 
Escoteiros do Brasil
TERRA: CONSTRUINDO O MUNDO QUE QUEREMOS
 
www.escoteiros.org.br
 

Comissão estatuinte

A comissão estatuinte indicada pelo Conselho de Administração Nacional (CAN) agradece a todos que enviaram suas contribuições para a formulação de uma nova versão do estatuto da União dos Escoteiros do Brasil, que será apresentada na XXI Assembleia Escoteira Nacional.


23º Jamboree Escoteiro Mundial

353 brasileiros de 18 regiões escoteiras já estão se preparando para viverem grandes experiências em Yamaguchi, no Japão. É que eles participarão do 23º Jamboree Escoteiro Mundial, que ocorrerá de 28 de julho a 8 de agosto de 2015.
Ficou com vontade de participar? Então confira mais informações clicando aqui.


XXIII Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica

Já está disponível no site dos Escoteiros do Brasil o programa para o XXIII Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica.
Neste ano, o tema do evento acompanhará o dos Escoteiros do Brasil “Terra, o mundo que queremos” e será realizado de 31 de maio a 12 de julho.
Clique aqui para mais informações.


Brasileiro integra equipe internacional do Jota-Joti 2014

O membro da coordenação do Joti no Brasil, Pedro Salomão, foi escolhido para fazer parte do time principal de coordenação do JOTA-JOTI de 2014composto por sete pessoas.
A seleção foi promovida pelo Escritório Mundial (WSB), em conjunto com o coordenador mundial do Jota-Joti, Richard Middlekoop.

A equipe será responsável pelo planejamento, execução e avaliação da atividade em nível mundial, além de pensar no futuro da atividade, tornando-a cada vez mais atual a atrativa.


Equipe Nacional de Relações Institucionais desenha o caminho de trabalho para os próximos anos

Nos dias 15 e 16 de março a Equipe Nacional de Relações Institucionais (ENRInst) reuniu-se em Curitiba para avaliar o trabalho que vem realizando e traçar metas para o próximo ano. A equipe, coordenada por Carla Neves, é composta por membros de São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Ceará e Paraná.


Cursos de formadores – níveis I e II

Estão abertas as inscrições para os cursos de formadores Nível I (CF-1) e Nível II (CF-2), para membros dos Escoteiros do Brasil devidamente qualificados a participar.
Este ano os cursos serão realizados na cidade de São Paulo/SP, no Campo Escola da Região Escoteira de São Paulo, entre os dias 19 e 22 de junho de 2014 sob a direção dos formadores Carmen Barreira (CF-1) e Alessandro Garcia Vieira (CF-2).

As inscrições vão até 4 de maio, mas até o dia 21 de abril elas estão com um desconto especial. Clique aqui para saber mais.

Grande Jogo Naval

Esta edição do Grande Jogo Naval terá como tema “O Polvo Marinho”, homenageando os 120 anos de nascimento de um dos pilares do Escotismo do Mar brasileiro, o estimado Chefe Gelmirez de Mello (vulgo Polvo Marinho), que participou da fundação do 10º Grupo de Escoteiros do Mar em 1915, da Federação Brasileira de Escoteiros do Mar em 1921, e da União dos Escoteiros do Brasil em 1924.

A atividade está prevista para ocorrer nos dias 20 e 21 de setembro, mas as regiões escoteiras e  grupos escoteiros do Mar que necessitarem utilizar outras datas poderão fazê-lo desde que não conflite com outras atividades nacionais ou regionais. Clique aqui para saber mais.

 

23 de abril – Dia do Escoteiro

Mais do que aventuras, ser escoteiro é sempre estar pronto para lutar com muita coragem e determinação por um mundo melhor.
É por isso que o fundador do Escotismo, Baden-Powell, escolheu essa data: é uma homenagem a Jorge da Capadócia (São Jorge), que lutou contra o mal e, simbolicamente, é mostrado vencendo o dragão.
De acordo com B-P, os escoteiros devem seguir este exemplo. "Esta é exatamente a maneira pela qual um escoteiro deve enfrentar um perigo ou uma dificuldade, por maior os mais assustadora que pareça. Se enfrentar a situação ousada e confiantemente, usando toda a sua força para superá-la, a probabilidade é que se saia bem”, afirmou.
Neste 23 de abril, escoteiros de todo o mundo estarão reunidos para celebrar essa data. Por isso, convidamos os escoteiros brasileiros para refletirem sobre como devem utilizar a Lei e a Promessa Escoteira para contribuírem ainda mais na construção de um mundo melhor. Aproveitamos também para parabenizá-los pela dedicação e pela bravura de lutar contra adversidades do nosso mundo contemporâneo, com muito otimismo e certeza de que uma sociedade mais ativa e ética só depende de cada um de nós.

 
Novo representante no Conanda

A Organização Mundial do Movimento Escoteiro (OMME) vem buscando exemplos e boas práticas de Escotismo em todo o mundo, com o objetivo de reconhecer os avanços alcançados pelas organizações escoteiras nacionais. Para que esses exemplos fossem recolhidos da forma mais fidedigna possível, contratou a empresa Société Générale de Surveillance (SGS) (http://www.sgsgroup.com.br/), líder mundial em inspeção, verificação, testes e certificação. É reconhecida como referência mundial em qualidade e integridade. Com mais de 80 mil funcionários, opera uma rede com mais de 1.650 escritórios e laboratórios no mundo todo.
Como resultado de um excelente trabalho executado ao longo dos anos nos níveis locais, regionais e nacional, os Escoteiros do Brasil ficaram acima da média exigida pela SGS, o que satisfatoriamente certifica as boas práticas de gestão institucional e a qualidade do Escotismo que vem sendo praticado no País.


Clique aqui apara mais informações sobre a certificação.
 
Novo representante no Conanda

Os Escoteiros do Brasil contam com um novo representante no Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda): Francisco Siqueira, que é vinculado à Região Escoteira do Distrito Federal, procurador federal e atua na área da infância e adolescência junto à Funai.
Francisco fez sua promessa escoteira em 1998, como Sênior, no Grupo Escoteiro São Félix - 84/PR e atualmente é Chefe da Tropa Sênior do Grupo Escoteiro Bernardo Sayão - 14/DF.
No nível regional, já fez parte da Equipe Regional Pioneira (2003) e do Núcleo Regional de Jovens Líderes como comunicador (2005) e coordenador (2006/2007). Desde 2013 atua como Coordenador Regional do Ramo Sênior.

No nível nacional, foi coordenador do Núcleo Nacional de Jovens (2007/2009), sendo representante da Rede de Jovens no Conselho de Administração Nacional (2008/2009). Fez parte da Comissão de Ética e Disciplina Nacional (2009/2013), colaborou na coordenação dos mutirões nacionais de ação comunitária de 2007 e 2008. Desde o final do ano passado faz parte da Equipe Nacional de Relações Internacionais.

 
XX Congresso Escoteiro Nacional

Falta menos de um mês para o XX Congresso Escoteiro Nacional, que contará com a XXI Assembleia Escoteira Nacional e o XIX Fórum Nacional de Jovens Líderes dos Escoteiros do Brasil e ocorrerá de 1 a 4 de maio em Belo Horizonte/MG.


Clique aqui para conferir a programação e ficar por dentro do que vai ocorrer neste importante momento da família escoteira.
 
VI Jamboree Nacional Escoteiro

A organização do evento está em um trabalho intenso para o VI Jamboree Nacional Escoteiro, em janeiro de 2015. Até agora já são 2.500 inscritos que poderão curtir as belezas do Nordeste com escoteiros de todo o Brasil.
E as novidades não param por aí: os módulos do evento já foram divulgados. Clique aqui para conferir.

 
40ª Conferência Escoteira Mundial e 12º Fórum Mundial de Jovens

Os jovens selecionados para compor a delegação brasileira que irá para o 12º Fórum Mundial de Jovens, que ocorrerá de 4 a 7 de agosto em Rogla e para a 40ª Conferência Escoteira Mundial, que ocorrerá de 11 a 15 de agosto em Ljubliana, ambos na Eslovênia, serão: Mariana Bastos, Mariana Massaro, Tiago Carvalho, Thaís Carvalho e Wildson Caldeira.

 
HoHo World Cup 2014

Que tal receber escoteiros do mundo inteiro na sua casa? Vai até o dia 15 de abril o processo seletivo para o Home Hospitality (HoHo) para a Copa do Mundo de Futebol de 2014 nas 12 cidades-sede do campeonato.
Clique aqui para saber mais.

 
 

Haco reforça interesse em parceria com Escoteiros do Brasil

No dia 14 de fevereiro, o presidente da Haco, Alberto Conrad Lowndes e representantes da área comercial da empresa, vieram até Curitiba para conhecer a sede nacional dos Escoteiros do Brasil, onde participaram de uma reunião com o secretário geral da instituição, David Ortolan e funcionários do Escritório Nacional e saíram de lá encantados. Clique aqui para saber como foi.

 

 
 
Loja Escoteira Nacional
 
Quer receber o Sempre Alerta Eletrônico? Preencha abaixo e faça parte ou indique um amigo!

Email:


 | 

Você está recebendo esta mensagem por fazer parte do cadastro da União dos Escoteiros do Brasil.