Sempre Alerta Eletrônico - 1ª Edição - Fevereiro de 2014
 
 
 
Escoteiros do Brasil
TERRA: CONSTRUINDO O MUNDO QUE QUEREMOS
 
www.escoteiros.org.br

Grupo Padrão 2013/2014

Confira o resultado do Grupo Padrão nas categorias ouro, prata e bronze.


Enamar 2014

Com o objetivo de promover o intercâmbio de ideias e experiências entre os participantes e discutir rumos para a Modalidade do Mar em nível nacional, será realizado nos dias 22 e 23 de fevereiro o Encontro Nacional da Modalidade do Mar.

O evento terá como sede a Casa do Marinheiro, no Rio de Janeiro e será aberto para Pioneiros, Escotistas e Dirigentes vinculados aos Grupos Escoteiros do Mar do Brasil. Clique aqui para saber mais.


Cursos CF1 e CF2

Estão abertas até o dia 4 de maio as inscrições para os cursos de formadores Nível I (CF-1) e Nível II (CF-2).

Este ano os cursos serão realizados na cidade de São Paulo/SP, no Campo Escola da Região Escoteira de São Paulo, entre os dias 19 e 22 de junho.

Clique aqui para saber mais.


XI Romaria Escoteira Nacional

No dia 6 de abril ocorrerá a XI Romaria Escoteira Nacional. A atividade, que ocorrerá no Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, será um momento forte de oração e reflexão, no qual se exercitará também a confraternização.

Clique aqui para saber mais.


Brasileira é nomeada coordenadora da Rede Interamericana de Comunicação

A atual Diretora Nacional Adjunta de Imagem e Comunicação dos Escoteiros do Brasil, Patricia Diniz, foi nomeada coordenadora da Rede Escoteira Interamericana de Comunicação durante a última reunião do Comitê Escoteiro Interamericano (CSI), realizada nos dias 17 e 18 de janeiro de 2014, no Panamá.

Ela fará parte do Núcleo Coordenador junto com Steve Kent, membro do CSI; Iliene Corsen e Tiago Carvalho, membros da Rede Interamericana de Jovens; e o Executivo do Escritório Escoteiro Mundial - Região Interamericana. O principal objetivo é cumprir as metas trienais do Plano Regional, aprovados pela Conferência Interamericana, até a próxima Conferência que será realizada em Houston, nos EUA, em 2017.

A brasileira fará a sua primeira participação como coordenadora da Rede na Reunião Subregional do Cone Sul da Rede de Comunicações, que ocorrerá de 21 a 23 de fevereiro, em Montevidéu, capital do Uruguai.

Clique aqui para saber mais.


Viajar com os amigos ficou mais divertido e barato

Junte seus amigos e arrume suas malas! Com o convênio entre a TAM e os Escoteiros do Brasil, você está a um voo das atividades nacionais.

Para grupos acima de 10 pessoas, viajando no mesmo voo, a TAM oferece descontos de até 30%.

Para aproveitar, basta enviar um e-mail para [email protected] e informar o número de pessoas, destino e período da viagem. O desconto varia de acordo com o período, destino, antecedência da compra e etc.

Você que vai viajar em menos de 9 pessoas também pode aproveitar os descontos oferecidos no “Meu Sigue”, na área “Convênios”.

Não fique fora dessa e aproveite as vantagens!


23º Jamboree Escoteiro Mundial

Com o evento cada vez mais próximo, vale a pena ir se programando para participar. Até agora já são 180 escoteiros brasileiros inscritos para o 23º Jamboree Escoteiro Mundial, que será em Yamaguchi, no Japão. As inscrições estarão abertas até 14 de março de 2015. Clique aqui para saber mais.

 
Mensagem da Diretoria Executiva Nacional

Estimados Irmãos Escoteiros e Irmãs Escoteiras,
2013 foi um ano especial para os Escoteiros do Brasil. Ultrapassamos a marca dos 80 mil associados e atingimos o maior efetivo registrado na história da instituição. Este crescimento é resultado do esforço coletivo de voluntários de todo o País: Lobinhas, Lobinhos, Escoteiras, Escoteiros, Guias, Seniores, Pioneiras, Pioneiros, Escotistas e Dirigentes que fazem boas atividades e diariamente ajudam a construir um mundo melhor.

O ano de 2014 será muito especial, não somente pelo aniversário de 90 anos da União dos Escoteiros do Brasil, mas também porque se verifica em todo o País, um clima generalizado de otimismo em relação ao Movimento Escoteiro.

Muitas novidades têm surgido: o lançamento de novas publicações, a consolidação do projeto do novo vestuário - concebido com o objetivo de modernizar a imagem da instituição, novos distintivos, o novo POR, novos convênios, projetos de expansão do Movimento Escoteiro, o II Moot Scout Interamericano - a maior atividade para Pioneiros já realizada no Brasil, que contou com a participação de mais de 1.300 pessoas vindas de vários países, e muitas outras.

Entre as novidades, destaca-se a implementação do Programa de Proteção Infantojuvenil, que busca assegurar que todos os adultos do Movimento Escoteiro sejam capacitados para prevenir e reprimir abusos. De acordo com o novo Programa, os novos associados com mais de 18 anos necessitam realizar um “Curso de Proteção Infantojuvenil”, oferecido no formato de ensino a distância, gratuitamente pelos Escoteiros do Brasil. Aos que irão renovar os registros em 2014, o curso torna-se obrigatório a partir de 2015.

Também vem aí o VI Jamboree Nacional Escoteiro, que será realizado em Parnamirim, região metropolitana de Natal/RN, e que já conta com um grande número de inscritos.

A Direção Executiva Nacional deseja a todos os integrantes do Movimento Escoteiro um ótimo reinício das atividades, belas aventuras, boas ações, muitas amizades, aprendizado e alegria.

Sempre Alerta!

Diretoria Executiva Nacional

 
II Moot Scout Interamericano

Cerca de 1.300 escoteiros de mais de 13 países das Américas passaram um fim de ano inesquecível no II Moot Scout Interamericano, no Rio Grande do Sul. Em um clima de confraternização e fraternidade escoteira, eles se uniram para mudar a realidade de oito comunidades em quatro cidades gaúchas. Ao todo, foram 20 mil horas de serviço ao próximo e incontáveis experiências que os participantes levaram para a vida toda.

Clique aqui e confira o que rolou no II Moot Scout Interamericano.
 
XX Congresso Escoteiro Nacional

Belo Horizonte será a capital escoteira no Brasil entre os dias 1 e 4 de maio. É que ocorrerão neste período o XX Congresso Escoteiro Nacional, XXI Assembleia Escoteira Nacional da UEB e XIX Fórum Nacional de Jovens Líderes dos Escoteiros do Brasil. As inscrições para participar estarão abertas até 15 de abril. Clique aqui para saber mais.

Caso queira conhecer um pouco mais sobre a cidade-sede do evento, confira o blog produzido pela Região Escoteira de Minas Gerais clicando aqui.

 
VI Jamboree Nacional Escoteiro

Já são mais de 2.000 escoteiros inscritos para participar do VI Jamboree Nacional Escoteiro, que será realizado de 11 a 16 de janeiro de 2015 em Parnamirim, município da região metropolitana de Natal/RN. Saiba como garantir a sua inscrição clicando aqui.

 
12º Fórum Mundial de Jovens e 40ª Conferência Escoteira Mundial

De 11 a 15 de agosto, a Eslovênia será a sede da 40ª Conferência Escoteira Mundial, o mais importante evento para adultos do Movimento Escoteiro.

Ocorrerá também o 12º Fórum Mundial de Jovens, de 4 a 7 de agosto. O Fórum é um instrumento educacional de suporte ao processo de desenvolvimento da participação juvenil.

Processo seletivo

Os Escoteiros do Brasil têm a oportunidade de enviar ao 12º Fórum Mundial cinco jovens, sendo dois delegados e três observadores com idade superior a 18 e inferior a 26 anos até o dia 4 de agosto de 2014, buscando atender ao balanço de gêneros. Esses jovens assumirão a responsabilidade de também integrar a delegação brasileira na 40ª Conferência Escoteira Mundial.  Cada participante arcará com todo o custo do evento (inscrições, hospedagens, alimentação fora dos eventos oficiais, taxa dos Escoteiros do Brasil, seguro de viagem e passagens).

Os interessados poderão se candidatar até o dia 15 de fevereiro clicando aqui.

Clique aqui para saber mais sobre os eventos.

 
Copa dos Escoteiros do Mar

Os escoteiros da modalidade do mar deverão marcar na agenda a Copa dos Escoteiros do Mar, que será de 22 a 28 de junho, nos Estados Unidos.

Pela primeira vez o Brasil enviará uma equipe com mais de uma guarnição de Escoteiros do Mar. Os selecionados para a guarnição 1 foram Arthur e Patrícia Baez, do Grupo de Escoteiros do Mar Suboficial Amélio Azevedo Marques (90º /RJ) e para a guarnição 2, Hideyuki Umezawa Rodrigues e Rodolfo Constantinio Bordenouski  do Grupo de Escoteiros do Mar Amigo Velho (16º /PR). O chefe de contingente será Henrique Afolter.

A regata recebe o nome de Willian I. Koch International Sea Scout Cup e será realizada no Long Beach Yacht Club, na Califórnia.

Clique aqui para saber mais.

 
Escoteiros do Brasil apoiam o Programa Mãos Que Ajudam

Escoteiros poderão somar forças com os voluntários que atuam na iniciativa Mãos que Ajudam, da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Uma das ações propostas é a colaboração no programa “Mãos que Ajudam o Meio Ambiente”.

De acordo com o vice-presidente da Diretoria Executiva Nacional dos Escoteiros do Brasil, Rafael Macedo, o objetivo da Igreja de Jesus Cristo e do Programa Mãos que Ajudam é muito próximo do nosso. “Queremos fortalecer indivíduos e tornar a sociedade um melhor lugar para se viver. Sem dúvida será uma honra estar ao lado do Mãos que Ajudam e da Igreja”. Clique aqui para saber mais.

 
ENRI traça plano de trabalho

Nos dias 8 e 9 de fevereiro, a Equipe Nacional de Relações Internacionais se reuniu em Curitiba para definir o plano de trabalho da área até 2016. Também fizeram parte da pauta do encontro, os próximos eventos internacionais (Jamboree Mundial do Japão e Conferência Mundial na Eslovênia), rotinas internas e outros procedimentos da Equipe.

Em breve, a Equipe Internacional comunicará as linhas gerais do plano de ação e deverá se reunir novamente no Congresso Nacional Escoteiro, que ocorrerá no mês de maio, em Belo Horizonte.

 
ENIC se reúne com profissionais de comunicação do Escritório Nacional

No dia 18 de janeiro, foi realizada pela primeira vez uma reunião da Equipe Nacional de Imagem e Comunicação com os profissionais de comunicação do Escritório Nacional. O objetivo era incentivar a sinergia entre os times e realizar uma avaliação de 2013 e o planejamento das atividades para 2014.

O encontro ocorreu na sede do Grupo Escoteiro Newton Braga, em Guarulhos, São Paulo.

 
 
Loja Escoteira Nacional
 
Quer receber o Sempre Alerta Eletrônico? Preencha abaixo e faça parte ou indique um amigo!

Email:


 | 

Você está recebendo esta mensagem por fazer parte do cadastro da União dos Escoteiros do Brasil.