Sempre Alerta Eletrônico - 11ª Edição - Dezembro de 2013
 
 
 
Escoteiros do Brasil
Água: O Mundo que queremos
 
www.escoteiros.org.br

Curso de proteção infantojuvenil

Já está disponível o curso de proteção infantojuvenil em EaD, que tem como objetivo alertar sobre os cuidados necessários para garantir a segurança de nossas crianças, adolescentes e jovens.

Os associados a partir de 18 anos necessitam realizar o curso para registrar-se (inclusão) na instituição em 2014. Os que irão apenas renovar os registros escoteiros em 2014, deverão, durante o ano de 2014, realizar o curso, habilitando-se para a renovação em 2015.

Para saber mais sobre o curso de Proteção Infantojuvenil clique aqui.


II Moot Scout Interamericano

Falta menos de um mês para o II Moot Scout Interamericano, que será uma oportunidade de reunir Pioneiros das Américas para atividades inesquecíveis. O evento, que será realizado de 27 de dezembro a 4 de janeiro, em Osório/RS, reunirá delegações da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, El Salvador, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Aqueles que não participarem do II Moot poderão acompanhar o evento em nossos canais nas mídias sociais e no site oficial do evento, que pode ser acessado clicando aqui!


Conheça a Papo Reto, revista dos Escoteiros do Brasil sobre prevenção às drogas

Os Escoteiros do Brasil prepararam a revista “Papo Reto”, que tem como objetivo conscientizar o público jovem a respeito da prevenção ao consumo de drogas.

Clique aqui para conferir.


Prêmio Aurélio Azevedo Marques 2013

A edição do Prêmio Aurélio Azevedo Marques de 2013 conta com algumas novidades. As Unidades Escoteiras Locais com ano de fundação até 2010 participarão automaticamente, sendo necessária apenas a atualização de seus dados relacionados ao crescimento qualitativo, até o dia 31 de dezembro, no SIGUE Administrativo.

Unidades Escoteiras Locais fundadas a partir de 2011 não poderão participar ainda. As fundadas no ano de 2011 só poderão participar em 2014.

Todas as Unidades Escoteiras Locais que cumprirem os critérios classificatórios de sua categoria receberão um certificado de participação. Aquelas que tiverem as melhores pontuações de suas categorias receberão o Troféu Destaque.

Clique aqui pra saber mais.


Escoteiros recepcionam Rei da Suécia
Escoteiros foram até a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba, no dia 12 de novembro, para recepcionar o rei da Suécia, Carl XVI Gustaf, durante Missão Real Sueca de Tecnologia. Para saber como foi, clique aqui.

Concurso de Fotografia

Conheça as inscrições homologadas para o Concurso de Fotografia dos Escoteiros do Brasil clicando aqui.


6º Internacional Scout Gathering

O representante brasileiro no 6º Internacional Scout Gathering será o catarinense Tiago Carvalho, do Grupo Escoteiro Leões de Blumenau (32º/SC). Para saber mais sobre o evento clique aqui.


Revisão do Estatuto da UEB

Os associados podem apresentar sugestões para a revisão do Estatuto da instituição, por meio de seu site, até o dia 15 de janeiro de 2014. Elas serão apreciadas pela Comissão Estatuinte, encarregada de fazer as análises de alternativas e apresentar uma proposta à Assembleia Nacional, que se reunirá em maio de 2014. Clique aqui para saber como participar.


Calendário de funcionamento do Escritório Nacional no período de final de ano

Em razão das festividades de final de ano, o Escritório Nacional estará de férias coletivas até o dia 5 de janeiro, incluindo a Loja Escoteira Nacional. Clique aqui para saber mais.


Encontro Nacional de Jovens

Nos dias 7 e 8 de dezembro, ocorreu na Associação Cristã dos Moços, em São Paulo, o Encontro Nacional de Jovens dos Escoteiros do Brasil.

Os membros da Rede Nacional de Jovens foram convidados a assumirem papéis importantes em debates que permeiam não só assuntos de instituição, mas que também envolvem a posição do jovem na sociedade.

Clique aqui para saber mais.


Escoteiros do Brasil participam da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

De 23 a 28 de novembro, ocorreu a IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, em Luziânia/GO. O evento foi promovido pelo Ministério da Educação, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente.

Os Escoteiros do Brasil foram convidados pelo M. M. ambiente e estiveram representados na Conferência pelos escotistas Marcus Vinicius de Souza Nogueira (SC), Tarcilla Parreira Fleury (GO), Reinaldo Araújo (DF) e Vitor Augusto (Gerente de Programa Educativo do Escritório Nacional), que aplicaram a oficina de “Energia” para os participantes, que tiveram a oportunidade de construir um fogão solar e um aquecedor solar.

Clique aqui pra saber como foi a Conferência.

 
TERRA: CONSTRUINDO O MUNDO QUE QUEREMOS
TERRA: CONSTRUINDO O MUNDO QUE QUEREMOS

Este será o tema anual de 2014 dos Escoteiros do Brasil, que servirá como norte para a instituição no desenvolvimento de suas atividades durante o ano.

Para que um mundo melhor seja edificado, se faz necessário mudanças de pensamentos e atitudes, que proporcionarão melhores condições de vida para todos.

Clique aqui para saber mais sobre o tema.

 
Dia Internacional do Voluntário – 5 de dezembro

Em comemoração ao Dia Internacional do Voluntariado, os Escoteiros do Brasil fizeram uma homenagem aos seus mais de 18 mil adultos voluntários, que dia após dia colaboram na construção de um mundo melhor. Clique aqui para saber mais.

 
Lançamento do POR
Lançamento do POR

Após um período de consulta aos associados e reavaliação de conteúdo, foi publicada a nova versão do POR (Princípios, Organização e Regras), que reúne as alterações aprovadas pelo Conselho de Administração Nacional até sua reunião ordinária realizada em agosto de 2013.

Clique aqui para conferir.

 
Entrevista com Renato Cesar Amorim - Presidente da Região Escoteira de Pernambuco

O entrevistado deste mês é o presidente da Região Escoteira de Pernambuco, Renato Cesar Amorim. Não contente em ser pai de 6 filhos, o comerciante de 40 anos, também é o chefe da família escoteira pernambucana, que comemora um crescimento de 23,97% de seu efetivo em relação ao ano passado, antes mesmo do ano ter acabado. Conheça um pouco mais da trajetória de Renato:

Como foi seu ingresso no Escotismo?
Sempre fiz parte da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e lá tinha contato com um material que falava do Escotismo nos EUA, que me gerava muito interesse. Como em 1984 não existia Grupo Escoteiro na minha Igreja, comecei a participar do Grupo Escoteiro da Igreja Messiânica Mundial, onde comecei como Lobinho, aos 10 anos. Hoje sou diretor-presidente do Grupo Escoteiro do Ar Miguel Arraes de Alencar (45º/PE).

Qual foi o momento mais marcante da sua trajetória no Escotismo?
Foi quando participei do projeto Irmãos Aventura, em 1989. Pude percorrer todos os estados brasileiros durante 43 dias falando sobre Escotismo e ecologia em escolas públicas, parques e instituições.

Em que o Escotismo mais transformou a sua vida?
Os ensinamentos do Escotismo sempre me ajudaram a encaminhar a minha vida, eles foram realmente importantes.

Como é ser presidente da Região Escoteira de Pernambuco?
É um desafio muito grande, não pensava que o fardo ia ser tão pesado. Mas estamos alcançando grandes conquistas, inserindo os Escoteiros na sociedade. Com o apoio de entidades e lideranças governamentais chegaremos aos 100 mil!

A que se deve o crescimento do Escotismo em seu estado, uma vez que os dados de 2013 ainda nem fecharam, mas já revelam um crescimento de 23,97% do efetivo em relação a 2012?
O primeiro passo foi rever o sistema de isentos, mantendo realmente quem precisava dessa ajuda. Essas contribuições possibilitaram que realizássemos atividades atraentes e de qualidade para que nossos jovens tenham cada vez mais vontade de participar. Também investimos na capacitação de nossos adultos voluntários, oferecendo mais cursos.

Uma outra grande conquista da Região é que vários Grupos Escoteiros voltaram a ser filiados da União dos Escoteiros do Brasil.

Ações como essas nos fazem comemorar com mais alegria ainda os 100 anos do Escotismo em Pernambuco, que será em 2014.

Como presidente da Região Escoteira de Pernambuco, como você vislumbra o Movimento Escoteiro no Brasil para daqui a 10 anos?
Estamos percorrendo um caminho muito promissor: nossa comunicação está inovadora e jovial, basta ver o novo vestuário e a nossa identidade visual. Também contamos com administradores talentosos que têm feito toda a diferença, além de iniciativas como o Pacto Escoteiro, que é um avanço para o Escotismo. Penso que se os líderes governamentais passarem a dar mais atenção ao Escotismo, nós teremos uma trajetória muito positiva, até porque, o melhor método de educação do mundo nós já temos.
 
Novas resoluções

A última reunião do ano do Conselho Nacional de Administração, realizado nos dias 23 e 24 de novembro em Brasília/DF, resultou na promulgação de seis resoluções que tratam de temas como proteção infantojuvenil, mudança de distintivos, requisito para ingresso e permanência do adulto no Movimento Escoteiro, prática do Escotismo, atividades nacionais e registro anual. Saiba um pouco mais sobre elas abaixo:

Prática do Escotismo
A resolução n.º 05/2013 disciplina a prática do Escotismo no Brasil e os requisitos para reconhecimento das Unidades Escoteiras Locais (UEL´s) e Regiões Escoteiras. Entre os temas tratados pela resolução estão a concessão de isenções de pagamento da contribuição anual de associados, requisitos para que os Grupos Escoteiros recebam o  “Certificado de Autorização de Funcionamento Anual”, etc. Clique aqui para acessar.

Registro anual
Tratando sobre as regras para o registro anual 2014, a resolução n.º 06/2013 determina os procedimentos para registro institucional e valores da contribuição anual para o ano de 2014. Para acessar, clique aqui.

Regulamentação do período de transição diante da mudança de distintivos
De acordo com a resolução n.º 07/2013, o prazo para todos os associados substituírem os distintivos alterados, no vestuário e uniforme escoteiro, será de até 31 de julho de 2015. Para conferir a resolução, clique aqui.

Atividades nacionais
A resolução n.º 08/2013 regulamenta a realização das atividades nacionais e uma de suas determinações é de que a responsabilidade em realizar estas atividades é do nível nacional da União dos Escoteiros do Brasil, por intermédio da Diretoria Executiva Nacional, podendo haver delegação ou parceria com os níveis Regionais, para as etapas de planejamento e execução.

Clique aqui para conhecer mais sobre a resolução.

Curso de proteção infantojuvenil se torna obrigatório
A resolução n.º 09/2013 do Conselho de Administração Nacional determina a obrigatoriedade de participação no curso de proteção infantojuvenil para inclusão e renovação de registro escoteiro. A medida integra a Política de Proteção Infantojuvenil da instituição. Cliquei aqui para conferir a resolução.

Requisito para ingresso e permanência do adulto no Movimento Escoteiro
A resolução n.º 10/2013 apresenta as condições para ingresso e permanência no Movimento Escoteiro, e define os documentos a serem solicitados. As exigências serão imediatamente aplicadas aos adultos que ingressarem na instituição em 2014. Aos adultos já vinculados até 2013, as exigências referidas deverão ser atendidas no decorrer do ano de 2014, sendo requisitos para a renovação do registro institucional para o ano de 2015. Clique aqui para conferir a resolução.

 
MutEco 2013: análise da água

Os Grupos Escoteiros que receberam kits de análise de água devem postar o resultado da qualidade de cursos d´água da sua região e preencher seus dados no site do World Water Monitoring Day (Wwmd). A data limite para postagem de dados é 31 de dezembro. Clique aqui para saber mais.

 
23º Jamboree Escoteiro Mundial

O 23º Jamboree Escoteiro Mundial, que será realizado no Japão, de 28 de julho a 8 de agosto de 2015, já conta com mais de 100 inscritos brasileiros. Para discutir aspectos referentes ao planejamento, a equipe organizadora da delegação brasileira se reuniu em São Paulo no último fim de semana de novembro. Clique aqui para saber mais informações sobre o evento.

 
Jamboree no Brasil

O Rio Grande do Norte vai ser o estado escoteiro em janeiro de 2015! Já são mais de 1.550 inscritos para viver essa grande aventura. Clique aqui e saiba como participar.

 
XX Congresso Escoteiro Nacional

Em breve, o boletim 2 trará mais opções de hospedagem com preços especiais para o XX Congresso Escoteiro Nacional.

 
Escotismo Amazônico

Nos dias 8 e 9 de novembro a Região Escoteira do Amazonas promoveu atividades, voltadas para a comunidade, nos municípios de Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte.

Enquanto as atividades com a comunidade ocorriam, a direção regional com o apoio do Escritório Nacional realizou, nos dias 9 e 10 de novembro, os cursos de formação dos níveis Preliminar e Básico, em Benjamin Constant. Os cursos contaram com a presença do conselheiro nacional e membro da Equipe Nacional de Formação, Altamiro Vilhena, do diretor-presidente da Região Escoteira do Amazonas, Lindomar Faustino, do gerente de programa do Escritório Nacional, Vitor Augusto Gay e integrantes da Equipe Regional de Formação.

As ações fizeram parte do projeto Escotismo Amazônico, que com financiamento do Programa Mensageiros da Paz e do Banco da Amazônica, tem como objetivo ajudar 600 crianças e jovens que vivem em situação de pobreza no Alto Solimões, no Amazonas.

Clique aqui para saber mais.

 
 
Loja Escoteira Nacional
 
Quer receber o Sempre Alerta Eletrônico? Preencha abaixo e faça parte ou indique um amigo!

Email:


 | 

Você está recebendo esta mensagem por fazer parte do cadastro da União dos Escoteiros do Brasil.