Sempre Alerta Eletrônico - 10ª Edição - Novembro de 2013
 
 
 
Escoteiros do Brasil
Água: O Mundo que queremos
 
www.escoteiros.org.br

Elo Nacional 2013

A data limite para aquisição dos distintivos do Elo 2013 é 30 de novembro. Saiba como fazer a solicitação para o seu Grupo Escoteiro clicando aqui.


Pacto Escoteiro

Em outubro, os Escoteiros do Brasil tiveram a oportunidade de entregar o Pacto Escoteiro para a presidente Dilma Rousseff, que recebeu o documento para análise.

Em Recife, o vereador Jayme Asfora e o secretário-executivo dos Direitos dos Animais, Rodrigo Vidal, assinaram o Pacto Escoteiro, se tornando os mais novos membros da União Parlamentar Escoteira do Brasil.

Em Pernambuco, também assinaram o Pacto o deputado estadual Pedro Serafim Neto e o deputado federal Zacarias Vilharba.

O prefeito de Itapira/SP, José Natalino Paganini  e dez vereadores do município: Carlos Alberto Sartori, Juliano Feliciano, Pedro Tadeu Stringuetti, Rafael Donizete Lopes, Marcos Paulo da Silva, Mauricio Cassimiro de Lima, Décio da Rocha Carvalho, Cesar Augusto da Silva, Joilson Batista Militão Da Silva e Luiz Machado também firmaram o compromisso, passando a integrar a UPEB.

Quem também assinou o Pacto foi o vereador de Salvador Marco Prisco Caldas Machado (Soldado Prisco).


Escoteiros do Brasil firmam parceria com portal Rede Social

Os Escoteiros do Brasil firmaram parceria com o portal Rede Social, que comercializa itens que vão de roupas a eletrônicos com preços acessíveis.

O site, administrado pela importadora Link, apresenta uma proposta social inovadora: o comprador pode destinar uma parte do valor da compra para diversas instituições, e uma delas são os Escoteiros do Brasil. Clique aqui para saber mais.


Representantes brasileiros no Interamerican Leadership Trainning

Clique aqui para conhecer um pouco mais sobre os representantes brasileiros no Interamerican Leadership Trainning, Mariana Massaro e Henrique Glasmeyer. Eles participarão de um treinamento de liderança oferecido pelo Programa Mensageiros da Paz, com apoio da Associação Nacional Estadounidense (Boy Scouts of America) e da Região Interamericana.


Novo site dos Mensageiros da Paz no Brasil

Conheça o novo site dos Mensageiros da Paz no Brasil. Nele é possível conferir os projetos e as novidades do programa, além de compartilhar as suas iniciativas. Clique aqui para conferir.


Escoteiros do Brasil visitam sede nacional da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

Representantes dos Escoteiros do Brasil visitaram a sede nacional da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em São Paulo,  em comemoração aos 100 anos de parceria da instituição religiosa com o Movimento Escoteiro nos Estados Unidos. Clique aqui para saber mais.


Novas parcerias

A credencial dos Escoteiros do Brasil é garantia de descontos especiais! Os associados podem aproveitar preços diferenciados em cursos de diversas áreas, tais como: idiomas, informática, profissionalizantes, além de cursos de graduação e pós-graduação presenciais e a distância. Os valores também são válidos para funcionários dos níveis nacional, regional e local. Conheça abaixo um pouco mais sobre as vantagens oferecidas aos Escoteiros do Brasil:

Grupo UNINTER

O Grupo Uninter oferecerá cursos de graduação e pós-graduação na modalidade EAD e na modalidade presencial, 10% de desconto sobre o valor líquido das mensalidades dos cursos (exclusivo para pagamento em dia). No momento da matrícula, o associado dos Escoteiros do Brasil terá que apresentar carteira de associado (em vigor) e a carta de convênio disponibilizada no site dos Escoteiros do Brasil. Já o funcionário dos Escoteiros do Brasil precisará apresentar o contracheque (holerite) e a carta de convênio para realizar a matrícula. Clique aqui para saber mais.

Grupo MULTI BRASIL

Que tal ter descontos nos cursos de idiomas Wizard, Skill, Yázigi, Smartzschool e nos profissionalizantes SOS, Microlins e People?

A MULTI BRASIL, holding que administra os cursos acima, disponibilizará, por intermédio de suas unidades franqueadas, aos empregados, estagiários e associados dos Escoteiros do Brasil, cursos de idiomas, com um desconto de 20% (vinte por cento) no valor de tabela da mensalidade do curso. Clique aqui para saber mais.


Inscrições abertas para representante brasileiro no 6º International Scout Gathering

Jovens do sexo masculino, com idade entre 18 e 26 anos incompletos, poderão viver experiências inesquecíveis durante o 6º Internacional Scout Gathering, que ocorrerá nos Emirados de Sharjah, capital da cultura islâmica em 2014.

O objetivo do encontro é fortalecer os laços de amizade e fraternidade entre os participantes, incentivar o jovem representante a trocar conhecimentos culturais, familiarizar-se com a cultura islâmica, incentivar a tolerância e a coexistência entre os povos e apresentar os pontos turísticos e históricos do Emirado de Sharjah.

Clique aqui para saber mais.


Escoteiros do Brasil participam de mutirão do Limpa Brasil - Let´s do it

Os Escoteiros do Brasil e o Limpa Brasil - Let´s do it, realizaram sua primeira ação em conjunto, resultado da parceria firmada em 2013. A ação ocorreu no Parque Olhos D´Água, em Brasília, no sábado (26/10). Clique aqui para conferir como ela aconteceu.

 
89 anos da União dos Escoteiros do Brasil Mensagem do Diretor Presidente

Passamos por mais um aniversário da União dos Escoteiros do Brasil. Neste mês de novembro completaremos 89 anos da criação desta instituição que, por orientação de nosso fundador Baden-Powell, veio para reunir todos os Escoteiros do Brasil.

Fruto do trabalho dedicado e comprometido de milhares de voluntários espalhados por todo este grande país, temos vivido bons momentos nestes últimos anos.

Há poucos dias ultrapassamos a marca de 80 mil associados. O maior efetivo registrado da história de nossa instituição.

Em nosso Congresso Nacional realizado em Recife, no mês de abril, foi lançado o novo vestuário dos Escoteiros doo Brasil, que tem sido um sucesso e a procura por sua aquisição tem superado até as expectativas mais otimistas.

O plano de crescimento que se encontra no início de sua implantação, pensado para o período 2013 – 2016, contempla uma série de iniciativas que se farão sentir em todos os níveis.

Cada vez mais conseguimos desenvolver um trabalho sinérgico com as Regiões Escoteiras, buscando ampliar o trabalho de apoio a cada um dos mais de 1.100 Grupos Escoteiros. Reuniões setoriais utilizando meios que a tecnologia nos oferece (Skype), e reuniões do Conselho Consultivo, com um formato diferenciado e mais amplo, tem permitido a construção de uma estratégia convergente de atuação.

É claro que ainda temos muito a fazer. Os 90 anos se aproximam e nos colocam frente a desafios cada dia maiores. Porém, estamos certos que as ações implementadas nos permitirão atingir os objetivos fixados no planejamento estratégico da instituição, e com isto faremos a diferença para colaborar na construção de um mundo melhor.

Como disse Exupéry,  o futuro não é um lugar onde estamos indo, mas um lugar que estamos criando. O caminho para ele não é encontrado, mas construído, e o ato de fazê-lo muda tanto o realizador quando o destino.

E para esta jornada, conclamo a todos os associados dos Escoteiros do Brasil! Vamos construir nosso caminho. Vamos percorrer juntos esta jornada e oferecer a prática do Escotismo a cada vez mais crianças e jovens brasileiros.

Marco Aurélio Romeu Fernandes
Diretor-Presidente
União dos Escoteiros do Brasil

 
XIX Congresso Escoteiro Nacional

Já está disponível o boletim 1 do XIX Congresso Escoteiro Nacional, que será realizado de 1 a 4 de maio de 2014 em Belo Horizonte, Minas Gerais. Na ocasião, também serão promovidos o XIX Fórum Nacional de Jovens Líderes e a XXI Assembleia Escoteira Nacional. Clique aqui para saber mais.

 
23º Jamboree Escoteiro Mundial

De 28 de julho a 8 de agosto de 2015, será realizado em Yamaguchi, no Japão, o 23º Jamboree Escoteiro Mundial.

Os escoteiros que desejarem participar podem conferir informações sobre a programação, taxas e local do evento clicando aqui.

 
VI Concurso de Fotografia dos Escoteiros do Brasil

Ainda dá tempo de participar do VI Concurso de Fotografias e ajudar seu Grupo Escoteiro a conseguir pontos para o Grupo Padrão: envie imagens que sejam de acordo com o tema “O mundo que queremos” até o dia 10 de novembro. Clique aqui para mais informações.

 
Encontro Nacional de Jovens

O Encontro Nacional de Jovens, tradicional evento que reúne jovens de todo o País para desenvolver diversos trabalhos de capacitação, colaboração e transformação, será realizado nos dias 7 e 8 de dezembro de 2013, em São Paulo. Promovido pelos Escoteiros do Brasil e realizado pela Rede Nacional de Jovens, o evento terá como tema “O mundo que queremos! O mundo que queremos para a Rede, para o Escotismo, para nossas vidas!”. Clique aqui para saber mais informações.

 
II Moot Scout Interamericano

Os participantes do II Moot Scout Interamericano já podem escolher a sua rota.  O evento, que será realizado de 27 de dezembro de 2013 a 4 de janeiro de 2014 no Parque de Rodeio Jorge Dariva, em Osório/RS, contará com rotas nas cidades de Cachoeirinha, Porto Alegre, Caxias do Sul e Três Coroas, onde também ocorrerão trabalhos comunitários.

Outro ponto alto do evento será a virada do ano, onde os participantes poderão comemorar a chegada de 2014 na companhia de escoteiros de diversas partes do mundo.

Clique aqui para conhecer um pouco mais sobre as rotas.

 
Conheça os novos distintivos dos Escoteiros do Brasil

Os Escoteiros do Brasil apresentaram novos distintivos. Para chegar a estes formatos, foram realizados diversos testes no vestuário e nos uniformes. Alguns são novos e outros foram redesenhados e redimensionados para que todos possam utilizar distintivos modernos, produzidos com materiais de alta qualidade e que combinem com todas as opções de vestimenta escoteira! Clique aqui para conferir.

 
WOSM lança site interativo

A Organização Mundial do Movimento Escoteiro (OMME) repaginou seu portal, que passa a contar com vários elementos interativos, como recursos de mídias sociais. Clique aqui para saber mais.

 
Reconhecimento da Longevidade

Os Grupos Escoteiros reúnem em suas histórias desafios, realizações e muitas atividades que ajudam a escrever a história do Escotismo. É por isso que Grupos Escoteiros com 25, 50, 75 e 100 anos podem receber reconhecimento especial!

Confira a resolução 04/2013 que cria o Troféu Reconhecimento pela Longevidade:
http://bit.ly/HolbH7

Acesse o Manual de Reconhecimento e Uso das Condecorações e Recompensas atualizado:
http://bit.ly/HtjFTw

 
Outubro Rosa

Para contribuir na conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama, os Escoteiros do Brasil aderiram à campanha “Outubro Rosa”, iluminando com a cor rosa a fachada do Escritório Nacional e divulgando no site e no Facebook da instituição durante todo o mês de outubro. Clique aqui para saber mais sobre a campanha.

 
VI Jamboree Nacional Escoteiro

Fique por dentro das informações básicas para participar do VI Jamboree Nacional Escoteiro, que será em Parnamirim, município da região metropolitana de Natal/RN, de 11 a 16 de janeiro de 2015: clique aqui para conferir o boletim 1 do evento.

 
Escoteiros participam da IV Conferência Nacional pelo Meio Ambiente

Os Escoteiros do Brasil participaram da IV Conferência Nacional pelo Meio Ambiente, que ocorreu entre os dias 24 e 27 de outubro, em Brasília. Com o tema "Vamos cuidar do Brasil", o evento tratou de aspectos que ajudam a contribuir para a implementação da Lei 12.305/2010, que visa qualificar o poder público, o setor privado, a sociedade civil, as cooperativas de catadores e os cidadãos em geral no trato para com a geração e manejo dos resíduos sólidos.

Clique aqui para saber mais sobre o evento.

 
 
 
Loja Escoteira Nacional
 
Quer receber o Sempre Alerta Eletrônico? Preencha abaixo e faça parte ou indique um amigo!

Email:


 | 

Você está recebendo esta mensagem por fazer parte do cadastro da União dos Escoteiros do Brasil.