Sempre Alerta Eletrônico - 8ª Edição - Setembro de 2013
 
 
 
Escoteiros do Brasil
Água: O Mundo que queremos
 
www.escoteiros.org.br

Equipe Nacional de Relações Internacionais
Alteração da Liderança da Equipe Nacional de Relações Internacionais

Em face da recente eleição de Ricardo Stuber para o Comitê Escoteiro Interamericano, a Equipe Internacional contou com algumas mudanças.

Felipe de Paulo foi nomeado pela Diretoria Executiva Nacional como Comissário Internacional e coordenador da Equipe de Relações Internacionais. Clique aqui para conhecer um pouco da trajetória do novo comissário.

Nova equipe

A Equipe Internacional iniciou seu processo de restruturação, convocando todos os associados dos Escoteiros do Brasil a se candidatarem para integrar a Equipe, uma vez observadas as informações contidas no edital de convocação. Para acessar, clique aqui.

Avaliação

Com o objetivo de desenhar o novo planejamento estratégico da Política de Relações Internacionais dos Escoteiros do Brasil, a Equipe Internacional conta com a participação de todos os associados para que opinem sobre os rumos da área. Para preencher a ficha de avaliação, clique aqui.


Brasileira recebe a mais alta condecoração escoteira das Américas
Brasileira recebe a mais alta condecoração escoteira das Américas

Na última Conferência Escoteira Interamericana, realizada no final de setembro em Buenos Aires, foi anunciada a lista com os sete novos condecorados pelo Comitê Interamericano com a medalha "Juventud de las Américas", e a brasileira Melissa Martins Casagrande estava entre eles.

A medalha foi criada em 1972 para homenagear aquelas pessoas que contribuíram de maneira destacada em benefício da juventude da Região Interamericana. Clique aqui para saber mais.


Redução da maioridade penal
Posicionamento dos Escoteiros do Brasil sobre Proposta de Emenda Constitucional que propõe a “Redução da Maioridade Penal”.

Conheça o posicionamento dos Escoteiros do Brasil em relação à proposta de emenda constitucional que propõe a “redução da maioridade penal” no país. Clique aqui para conferir.


Pacto Escoteiro

No mês de setembro, mais políticos aderiram ao Pacto Escoteiro, uma proposta dos Escoteiros do Brasil para apresentar o Escotismo, suas principais características e necessidades, com o objetivo de permitir o engajamento de forças políticas em prol do Movimento Escoteiro.

Os novos participantes são a vice-prefeita e secretária de Assistência Social de Lençóis/BA, Sibélia Neves Viana, o vereador de Santos/SP Sandoval Soares e os deputados federais Peninha (SC) e Otávio Leite (RJ).


Abaixo assinado
Participe do abaixo assinado para permitir atividades escoteiras em locais públicos

Já pensou em realizar uma atividade escoteira em locais públicos sem passar por grandes burocracias? Existe um Projeto de Lei no Congresso Nacional - o Projeto de Lei nº 1.050/2007, oriundo da Câmara dos Deputados, que defende essa conquista para o Escotismo brasileiro.

Também tramita no Congresso o Projeto de Lei 7.532/10, que institui o Dia Nacional do Escotismo, que será celebrado no dia 23 de abril.

Para reforçar estas causas, foi organizado um abaixo assinado. Clique aqui para saber como participar.


Concurso de fotografia
VI CONCURSO DE FOTOGRAFIA DOS ESCOTEIROS DO BRASIL

Se você conhece alguém que tenha feito ótimos cliques de atividades escoteiras, não deixe de avisá-lo sobre o VI Concurso de Fotografia dos Escoteiros do Brasil! As inscrições irão até o dia 10 de novembro. Clique aqui para saber mais.


Distintivo do Elo
Distintivo do Elo

Os pedidos de distintivos para o Elo 2013 vão até o dia 30 de novembro. Saiba como fazer a solicitação para o seu Grupo Escoteiro clicando aqui.


Mensageiros da Paz é o novo patrocinador do projeto Escotismo Amazônico

O programa Mensageiros da Paz, da Organização Mundial do Movimento Escoteiro (OMME), liberou recursos que permitirão a continuidade do projeto Escotismo Amazônico, fortalecendo as ações já iniciadas pelo patrocínio do Banco da Amazônia por um período de mais três anos. Clique aqui para saber mais.

 
Número de escoteiros em setembro ultrapassa o total de 2012
Número de escoteiros em setembro ultrapassa o total de 2012

O Escotismo está cada vez mais em alta no Brasil! De acordo com o relatório do censo simplificado, que toma como base o Sistema de Registro Escoteiro, ultrapassamos a marca de 76.953 de 2012, alcançando, ainda em setembro deste ano, 77.717 escoteiros no Brasil. Clique aqui para saber mais.

 
Dia do Lobinho – 4 de outubro
Dia do Lobinho – 4 de outubro

4 de outubro é o dia daqueles que compartilham a Lei da Jângal, participam dos "Grandes Uivos" e se despedem com um "Caça Livre": os Lobinhos! A data faz referência ao dia consagrado a Francisco de Assis, adotado pelo Fundador como patrono do Ramo Lobinho por  ter uma vida dedicada à paz e a natureza, e por seu reconhecido amor aos animais. Uma imagem muito conhecida é a de Francisco conversando com um lobo.

A denominação "lobinho" foi escolhida por Baden-Powell quando resolveu usar o Livro da Jângal como marco simbólico deste Ramo, com seus diversos personagens, possibilitando que as crianças possam, com a imaginação e criatividade que possuem, viver um ambiente cheio de atividades atraentes e divertidas.

 
Ricardo Stuber é eleito para o Comitê Escoteiro Interamericano
Ricardo Stuber é eleito para o Comitê Escoteiro Interamericano

O Comissário Internacional dos Escoteiros do Brasil, Ricardo Stuber, foi o candidato mais votado para assumir umas das cadeiras do Comitê Escoteiro Interamericano, onde cumprirá um mandato de seis anos. Junto com ele, foram eleitos representantes do México, Equador, Argentina e Guiana. Ricardo Stuber ocupará a 2ª vice-presidência do Comitê Escoteiro Interamericano. Para saber mais, clique aqui.

 
56º JOTA/17º JOTI
56º JOTA/17º JOTI

56º Jamboree no Ar (JOTA)

O 56º Jamboree no Ar (JOTA), que será realizado de 18 a 20 de outubro, está com inscrições abertas e conta com novidades em seu regulamento: esta edição privilegiará ainda mais os contatos dos jovens, com o diferencial de que os Grupos Escoteiros serão estimulados a participar de novos desafios. Eles terão a oportunidade de conquistar diplomas de participação nos níveis bronze, prata, ouro e diamante. Serão várias tarefas prévias, tarefas durante o JOTA e também após sua realização. Todas elas estarão voltadas a fortalecer a divulgação do Escotismo no meio radioamador e o radioamadorismo no meio Escoteiro. Para saber mais, clique aqui.

17º Jamboree na Internet (JOTI)

O Jamboree na Internet (JOTI) é um encontro mundial de escoteiros na internet, que ocorre anualmente no terceiro fim de semana de outubro.

Em sua 17ª edição, o evento conta com mais de dois mil inscritos e ainda permite novas inscrições. Clique aqui para saber mais.

 
II Moot Scout Interamericano

De 6 a 8 de setembro, o diretor regional, Raúl Sánchez e o diretor de programa, Mauricio Veayra, do Escritório Mundial - Região Interamericana, junto com a comissão organizadora, visitaram o local do II Moot Scout Interamericano para acompanhar os preparativos do evento e participar de reuniões, ficando muito satisfeitos com tudo o que encontraram.

 
Jamboree Nacional em Natal/RN
VI Jamboree Nacional Escoteiro 2015

Fique por dentro das informações básicas para participar do VI Jamboree Nacional Escoteiro, que será em Parnamirim, município da região metropolitana de Natal/RN, de 11 a 16 de janeiro de 2015. Clique aqui para ler o boletim 1.

 
Rede Nacional de Jovens
#compartilhepalavras

Com o objetivo de arrecadar e distribuir livros para crianças, jovens e adultos,  compartilhar o conhecimento que a leitura proporciona e  incentivar a solidariedade, a Rede Nacional de Jovens lançou no dia 6 de setembro a campanha #compartilhepalavras! Conheça mais sobre a ação clicando aqui.

 
Processo de seleção e preparação dos representantes brasileiros para a Interamerican Leadership Training
Processo de seleção e preparação dos representantes brasileiros para a Interamerican Leadership Training

Os Escoteiros do Brasil tem a oportunidade de enviar, jovens com idade entre 18 e 26 anos incompletos ao Curso Inaugural de Liderança da Região Interamericana, promovido pela Boys Scout of America. O treinamento pretende capacitar os jovens participantes nas práticas de liderança e torná-los futuros apoios das suas Organizações Escoteiras Nacionais. A delegação brasileira conta com 2 vagas. Clique aqui para saber mais.

 
15º Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária (MutCom)
15º Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária (MutCom)

Os Grupos Escoteiros poderão enviar os relatórios das atividades do 15º MutCom até o dia 13 de outubro pelo Sigue Administrativo. No site do Mutirão é possível conferir o passo-a-passo para preencher o documento. Clique aqui para conferir.

Já os distintivos poderão ser solicitados até o dia 20 de outubro. Clique aqui para saber como solicitar.

 
Escoteiros do Brasil está no Facebook.
 
 
Loja Escoteira Nacional
 
Quer receber o Sempre Alerta Eletrônico? Preencha abaixo e faça parte ou indique um amigo!

Email:


 | 

Você está recebendo esta mensagem por fazer parte do cadastro da União dos Escoteiros do Brasil.