Sempre Alerta Eletrônico - 8ª Edição - Setembro de 2013
 
 
 
Escoteiros do Brasil
Água: O Mundo que queremos
 
www.escoteiros.org.br

Pacto Escoteiro

Já está disponível no site dos Escoteiros do Brasil o Pacto Escoteiro: uma proposta dos Escoteiros do Brasil para apresentar o Escotismo e suas principais características e necessidades, com o objetivo de permitir o engajamento de lideranças políticas em prol do Movimento Escoteiro. Clique aqui para saber mais.


Grande Jogo Naval

Com o tema “Navio Pirata”, será realizado nos dias 28 e 29 de setembro de 2013 o Grande Jogo Naval, que tem como base a avaliação dos conhecimentos técnicos de marinharia, aliado ao planejamento que todas as guarnições terão que desenvolver.

Os Grupos Escoteiros terão até o dia 30 de setembro para enviar o Relatório Simplificado de Atividade, contendo fotografias do evento por meio do SIGUE.

Clique aqui para saber mais.


Escoteiros do Brasil aderem à “Rede Não Bata, Eduque”

Além da Política Institucional de Proteção de Crianças e Jovens, os Escoteiros do Brasil reforçaram seu compromisso com os bons tratos para com o público infanto-juvenil aderindo à “Rede Não Bata, Eduque”. A ação conta com a campanha “Não Bata, Eduque”,  uma iniciativa que tem como objetivo desenvolver ações de mobilização social promovendo uma reflexão sobre o uso dos castigos físicos e humilhantes.

Saiba mais clicando aqui.


56º Jota / 17º Joti

Que tal reservar os dias 10 e 11 de outubro para se divertir e conhecer pessoas de Grupos Escoteiros de diversas partes do mundo? Participando do 17º Jamboree on the Internet (Joti) e do 56º Jamboree on the Air (Jota), é possível realizar várias atividades desafiantes.

O Jamboree on the Air (Jota), reúne os participantes que usam o rádio para se comunicarem e fazerem algumas tarefas. O Jamboree on the Air (Jota) é uma oportunidade para que os escoteiros possam conhecer e operar estações de radioamador, de modo a despertar seu interesse e até ingressar no radioamadorismo. Esse trabalho foi reconhecido pelo Governo Brasileiro, que hoje autoriza as unidades escoteiras locais a pedir seu indicativo de estação, usando o CNPJ do Grupo ou Região.

Em sua última edição, o Jota contou com aproximadamente 14 mil participantes de cinco países. No Brasil, escoteiros de 24 estados e do Distrito Federal viveram essa experiência.

Você já ouviu falar do Scout Joti Challenge? É uma ótima oportunidade de participar do Jambore on the Internet (Joti). Assim como todos os Jamborees, o Joti tem atividades prévias a serem feitas e o Scout Joti Challenge é uma forma de realizá-las: é promovida uma espécie de gincana, onde são abordados temas e atividades variadas – essa maneira de fazer o Joti é a que mais faz sucesso no Brasil e conta com o maior número de participantes.

O Joti é o evento oficial da Organização Mundial do Escotismo (WOSM) desde 1996. Este encontro mundial de escoteiros, que ocorre anualmente no terceiro final de semana de outubro, inicia na sexta-feira à noite (horário local) e termina no domingo por volta das 12h (horário local). Ele conta ainda com o Scoutlink, onde os participantes entram em salas de bate papo e podem conhecer muitas pessoas de diversos lugares do mundo. Caso não saibam outra língua, também é possível conversar com o pessoal do seu país. Outro jogo realizado é o Jampuz.

Escolheu em qual vai participar? Se ainda não, entre na página do SJC no Facebook (www.fb.com/ScoutJotiChallenge) e acompanhe as novidades sobre a atividade. Em breve, serão lançadas as pré-tarefas.

As inscrições já estão abertas. Entre no site jotajoti.org e faça a sua inscrição.


VI Concurso de Fotografia dos Escoteiros do Brasil

Fez ótimos cliques durante uma atividade escoteira? Então participe do VI Concurso de Fotografia dos Escoteiros do Brasil. Todos os associados dos Escoteiros do Brasil podem se inscrever. As fotos devem ser enviadas até o dia 10 de novembro. Confira o regulamento clicando aqui.


Entrevista com Adriana Frony, mãe do escoteiro Matheus

A fluminense radicada em Brasília, Adriana Frony, tem constatado que seu filho, Matheus, 14 anos, tem recolhido elementos positivos desde que começou a participar do Escotismo como Lobinho, aos 7 anos.

Além das boas notas na escola, Adriana tem percebido que o  senso de justiça do filho tem se fortalecido ao longo dos anos. “Ele presa por ser leal aos amigos e trabalha em prol de atividades comunitárias. Imagino que será um cidadão ativo e participativo em sua comunidade”, projeta a mãe.

Para Adriana, ser mãe de um escoteiro é acreditar no futuro. “É saber que estamos fazendo a nossa parte. Trabalhamos com jovens que no futuro próximo serão os adultos que poderão fazer a diferença na sociedade. Sou suspeita para falar, pois participo do Movimento Escoteiro há 30 anos e acredito em nossa instituição”, ressalta.


9º Encontro Nordeste de Escotistas e Dirigentes

Será realizado em Maceió/AL,  nos dias 11, 12 e 13 de outubro, o 9º Encontro Nordeste de Escotistas e Dirigentes (Ened), que tem como objetivo traçar de forma coletiva um Plano Estratégico para o Nordeste, visando o fortalecimento das Regiões e dos Grupos Escoteiros, a capacitação de adultos e o incremento do efetivo.

Também serão discutidos procedimentos que contribuam para que a Região Nordeste participe mais ativamente dos Escoteiros do Brasil no contexto nacional. Saiba mais informações no boletim 1.


Quer receber o Sempre Alerta Eletrônico?
Preencha abaixo e faça parte ou indique um amigo!
Email:

 | 

Você está recebendo esta mensagem por fazer parte do cadastro da União dos Escoteiros do Brasil.
 
II Moot Scout Interamericano

Têm planos para o Ano Novo? Já pensou em passar a virada com jovens de toda a América? Corra que ainda dá tempo! Terminam no dia 9 de setembro as inscrições para o II Moot Scout Interamericano. Elas devem ser feitas pelo sistema MEU SIGUE, dentro das condições definidas nos boletins. A ficha de inscrição deverá ser assinada e enviada ao Escritório Nacional (para [email protected]) até o dia 20 de setembro de 2013. Saiba mais clicando aqui.

Para quem já garantiu presença:

Para aqueles que já estão inscritos, as informações sobre chegada no evento, equipe internacional de serviço, local, entre outras, podem ser conferidas no boletim 3. Clique aqui para ler.

 
XXV Conferência Escoteira Interamericana

Começa, no dia 16 de setembro, a XXV Conferência Escoteira Interamericana em Buenos Aires, Argentina. O Brasil contará com um contingente recorde, formado por 41 brasileiros que compartilharão experiências, ideias e estratégias para o desenvolvimento do Escotismo em toda a Região Interamericana. Em agosto, a delegação esteve reunida em Curitiba, para discutir o posicionamento dos Escoteiros do Brasil sobre os principais pontos e políticas que serão discutidas e votadas durante a Conferência.

Os Escoteiros do Brasil contam com um candidato para o Comitê Escoteiro Interamericano: Ricardo Stuber.

Atual Comissário Internacional dos Escoteiros do Brasil, Ricardo tem contribuído ativamente no Movimento Escoteiro, participando de eventos internacionais, conferências, cimeiras e reuniões nos últimos três anos. Conheça mais sobre sua trajetória clicando aqui.

Para saber mais sobre a XXV Conferência Escoteira Interamericana, clique aqui.

 
Bate-papo com Marco Romeu, presidente da DEN

Gaúcho de Pelotas, nosso entrevistado deste mês é o presidente dos Escoteiros do Brasil, Marco Aurélio Romeu Fernandes. Pai da Lobinha Luisa, de 10 anos e da Escoteira Daniela, de 14 anos, é casado com Simone. Boa parte do seu tempo é dedicado ao Escotismo, seja como presidente da Diretoria Executiva Nacional ou no Grupo Escoteiro Humaitá-Sul, 30/RS. Quando sobra um tempinho, gosta de ler, estar com a família, caminhar, ouvir música, e como um bom gaúcho, tomar chimarrão e fazer churrasco! Conheça um pouco mais sobre Marco Romeu:

Como foi sua trajetória no Escotismo?

Comecei minha jornada escoteira com a Promessa em 28/8/1976. Naquele dia, fiz a promessa e saímos para participar do I ELO (naquela oportunidade, apenas realizado no Rio Grande do Sul). Creio que fui um Escoteiro dedicado. Fui monitor da Patrulha Elefante e conquistei a Lis de Ouro. Na Tropa Sênior, vivenciei bons momentos com meus companheiros. Não tive a oportunidade de ser Pioneiro, eis que cedo, e pela necessidade do Grupo, assumi a Chefia da Tropa Escoteira. Como escotista, atuei em todos os Ramos. Como dirigente, fui Chefe de Grupo aos 22 anos, auxiliei a Diretoria Regional na coordenação dos Distritos Escoteiros, integrei o Conselho de Administração Nacional por dois mandatos, tendo sido seu presidente em dois anos e, ainda, exerci a Vice-Presidência da Diretoria Executiva Nacional nos 4 anos da gestão do companheiro Rubem Tadeu.

Qual foi o momento mais marcante durante essa trajetória?

Muitos foram os momentos marcantes nesta jornada. Não há como esquecer do frio nos acampamentos; da comida nem tão saborosa que tivemos que comer; do cansaço das jornadas; da primeira vez que fizemos um rapel ou uma tirolesa; das jangadagens; das canoagens; dos grandes acampamentos; etc. Mas, é claro, não há como deixar de ser o momento mais marcante aquele que hoje vivemos, ou seja, a oportunidade de servir os Escoteiros do Brasil, tendo a honra de ser seu Presidente. Afinal, depois de 36 anos vivendo tudo o que o Escotismo nos proporciona, poder retribuir um pouco trabalhando para que possamos continuar firmes nesta trajetória, como diz a propaganda “não tem preço”!

Em que o Escotismo mais transformou a sua vida?

Todos têm defeitos, manias e chatices. Mas acredito que ter vivido sempre em um ambiente fraterno, cujos valores estão sempre em evidência, influenciou decisivamente em minha formação. Tento orientar minhas condutas sempre naquilo que está previsto em nossa Lei e Promessa. Tento fazer sempre o meu Melhor Possível para vivenciar cada um dos valores ali referidos. Além disso, não há como esquecer toda a gama de habilidades que aprendemos como jovens escoteiros. As dificuldades e os desafios nos fazem crescer e as adversidades vividas em um acampamento com chuva, ou o desafio de um grande jogo, nos trazem ensinamentos para a vida toda.

Já passou por algum momento no Escotismo em que você teve a oportunidade de se superar, enfrentando um importante desafio?

Sim. Quando realizávamos uma atividade no Canyon do Itaimbezinho, nos Aparados da Serra, no Rio Grande do Sul. Estávamos percorrendo o local, tendo saído do Parque, em Cambará do Sul/RS em direção à Praia Grande/SC. No meio do percurso começou a chover, não muito forte, mas o suficiente para que o rio que corta o Canyon subisse e nos deixasse com muita apreensão. Não tínhamos como retornar e precisamos subir a encosta e aguardar o nível baixar. Ficamos a noite toda nos revezando e monitorando o nível do rio. Foi uma experiência na qual pude perceber a necessidade de preparação, do planejamento, do controle emocional e das técnicas para enfrentar as adversidades. No final, transcorreu tudo bem e concluímos a atividade.

Como é ser presidente da Diretoria Executiva Nacional? Como essa participação colabora com sua trajetória de vida?

É um grande desafio, pois é preciso conseguir convergir energias de várias direções em uma única; conviver com as diferenças para construir o desejado, observando a capacidade de obter de cada um, voluntário ou profissional, o que de melhor de si tem para dar a fim de construirmos este projeto coletivo. O aprendizado é imenso. Os caminhos que percorremos são, às vezes, difíceis, mas a certeza de que a missão vale a pena nos dá energia.

Como presidente da DEN, como você vislumbra o Movimento Escoteiro no Brasil para daqui a 10 anos?

Vejo o Escotismo no Brasil cada vez mais sólido, atuante e sendo referência na educação de crianças e jovens. Temos adultos voluntários altamente capazes e comprometidos. Temos uma equipe profissional que está se estruturando sinergicamente em nível nacional e regional. Temos um Programa Educativo de qualidade e que pode, sim, fazer a diferença. Conseguimos ultrapassar um período de turbulência e a autoestima de todos é grande. Minha visão de futuro para daqui a dez anos é que seremos mais, melhores e mais fortes. Quero chegar lá e poder dizer, como em outra oportunidade ouvi, que se tivesse que ver este espetáculo novamente, com certeza, compraria o ingresso!

 
Vídeo: Como chegamos até aqui?

Os Escoteiros do Brasil prepararam um vídeo que traça, de maneira resumida, a trajetória de ascensão do Escotismo no País. De acordo com notícias publicadas no site da instituição, o Movimento Escoteiro tem atraído e retido cada vez mais associados no Movimento Escoteiro, resultado de um esforço coletivo que tem como objetivo oferecer um Escotismo de qualidade para adultos e jovens.

Clique aqui para conferir o vídeo.

 
Plano de Crescimento e Expansão dos Escoteiros do Brasil

Que tal levar o Escotismo para a vida de milhares jovens, transmitindo os valores de uma cultura de paz, tão necessária para o mundo em que vivemos?

Para que este sonho se torne realidade, o planejamento é algo indispensável, em especial porque estamos levando o Escotismo para um país com dimensões continentais.

Percebendo esta realidade, os Escoteiros do Brasil criaram o Plano de Crescimento e Expansão (PCE) que deverá ser adotado como um instrumento de motivação e orientação para as ações a serem praticadas nos Grupos Escoteiros, Regiões Escoteiras e Direção Nacional no período de 2013 a 2016.

Clique aqui para conferir.

 
15º Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária

O 15º Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária começa no dia 7 de setembro, então aproveite para tirar suas dúvidas na entrevista com o coordenador do MutCom, Winder Garcia, publicada no site do Mutirão. Clique aqui para ler.

 
Divulgação do Elo

Já está disponível no site dos Escoteiros do Brasil o Programa de Atividades do XXV Escoteiros Locais em Operação (ELO), que auxiliará os Grupos Escoteiros a realizaram ações localmente. Clique aqui para conferir.

 
Palavra de escoteira

Este mês a conversa é com a Bruna Andrade, que é Guia do 19º GE São José, que fica em Montes Claros/MG.

Ela conheceu o Movimento Escoteiro por meio dos primos mais velhos, que já participavam do Escotismo. Junto com o tio, foram eles que levaram Bruna para sua primeira atividade, onde começou a participar como Lobinha.

O que você mais gosta no Escotismo?

O que mais me chamou a atenção no Movimento é que o Escotismo proporciona ao jovem um olhar abrangente sobre o mundo por meio das atividades e uma preocupação e responsabilidade com o próximo e com a sociedade por meio do cumprimento das leis. Diante de uma sociedade cada vez mais carente de valores, o Movimento vem para formar os jovens para a vida em sociedade.

O que faz de interessante?

O contato direto e conhecimento da natureza, os mutirões sociais e ambientais foram ações realizadas ao longo dos meus anos de Movimento que acho interessantíssimas. Além da formação da criança e do jovem no aspecto mental, físico e como cidadão engajado.

Qual é a atividade que você participou e que mais gostou? Por quê?

É complicado escolher uma só atividade, mas acredito que o meu primeiro Jamboree Nacional (Foz do Iguaçu/2009) foi uma das melhores, pois ali percebi o quão grande era este Movimento mais que centenário e tive a oportunidade de conhecer irmãos escoteiros de todo o Brasil, compartilhando experiências de Movimento que, desde então, tento trazer para o meu Grupo a cada nova atividade.

 
Escoteiros do Brasil está no Facebook.
 
 
Loja Escoteira Nacional