Sempre Alerta Eletrônico - 6ª Edição - Julho de 2013
 
 
 
Escoteiros do Brasil
Água: O Mundo que queremos
 
www.escoteiros.org.br

Escritório Nacional recebe visita de Bureau Mundial
O diretor global de desenvolvimento organizacional do Bureau Mundial, David Berg, conheceu entre os dias 29 e 31 de julho as instalações do Escritório Nacional na companhia do membro do Comitê Mundial, Oscar Palmquist. Recepcionados pelo secretário geral dos Escoteiros do Brasil, David Ortolan, os representantes da Organização Mundial puderam conferir os trabalhos realizados pelos Escoteiros do Brasil.

2º SCOUT’S FIELD DAY

O Scout’s Field Day teve sua data remarcada para o dia 17 de agosto. Após a atividade, por um período de 6 meses, os participantes que prestarem exames do Serviço de Radioamador e forem aprovados, participarão do sorteio de alguns equipamentos de rádio, doados por radioamadores ou adquiridos pela Equipe Nacional de Radioescotismo dos Escoteiros do Brasil. Para mais informações, clique aqui.


Curso de Formadores – Nível 1

A Diretoria Nacional de Métodos Educativos, por meio da Equipe Nacional de Gestão de Adultos, com o apoio da Região Escoteira de Santa Catarina, realizou o Curso de Formadores – Nível 1 em Florianópolis/SC. A atividade foi realizada de 30 de maio a 2 de junho e contou com 43 participantes dos estados do Maranhão, Paraná, Paraíba, Piauí, Amapá, Santa Catarina, Goiás, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Ceará.


Edital de seleção e financiamento de Projetos Escoteiros
Os Escoteiros do Brasil tornaram público, no dia 28 de junho, o resultado do edital de seleção e financiamento de Projetos Escoteiros 1/2013. O projeto selecionado para receber o incentivo é: Biblioteca Anita Caetano de Moraes, que será coordenado pelo Grupo Escoteiro Polivalente - 3/GO. O objetivo do projeto é criar um ambiente agradável e integrado à biblioteca da escola e atrair o interesse das crianças para a leitura. Esta ação visa beneficiar crianças e jovens entre 6 e 10 anos, estudantes da Escola Estadual Illidia Maria Perillo Caiado, localizada na cidade de Mossâmedes/GO. A análise técnica-financeira dos projetos participantes foi realizada por uma banca de jurados composta por: Marco Aurélio Romeu Fernandes e Renato Bini (DEN), Márcio Albuquerque (CAN) e Marcos Carvalho (Diretoria de Métodos Educativos).

XXV Conferência Escoteira Interamericana

O prazo para as inscrições para a XXV Conferência Escoteira Interamericana será até 15 de julho via Meu SIGUE. O evento será realizado em Buenos Aires, na Argentina, de 16 a 21 de setembro.

No dia 3 de agosto (sábado), será́ realizada uma reunião presencial de toda a delegação em Curitiba. Aqueles que não puderem participar presencialmente, deverão entrar em contato por meio do e-mail [email protected]. Para mais informações, clique aqui.

Eleições

Para as eleições do Comitê Interamericano para o período de 2013 a 2019, os Escoteiros do Brasil apoiam o brasileiro Ricardo Stuber, nosso atual comissário internacional desde 2010.

Ricardo ingressou no Movimento Escoteiro como membro juvenil em 1997. Foi membro juvenil, escotista e dirigente de Unidade Escoteira Local; coordenador da Rede Nacional de Jovens Líderes; coordenador da Rede Interamericana de Jovens; comissário internacional adjunto (2007-2010) e vice-presidente do Comitê Organizador da Conferência Escoteira Mundial e do Fórum Mundial de Jovens Líderes no Brasil. É membro do Conselho da Fundação Escoteira Interamericana, coordenador da Comunidade do Escotismo Lusófono (OENs de Língua Portuguesa) e, desde 2010, é Comissário Internacional dos Escoteiros do Brasil.

Participou das duas últimas Conferências Escoteiras Interamericanas, três Conferências Escoteira Mundiais, três Cimeiras Escoteiras Interamericanas, um Jamboree Escoteiro Panamericano, um Moot Escoteiro Panamericano, quatro Jamborees Escoteiros Mundiais, três Fóruns Mundiais de Jovens, um Moot Escoteiro Mundial  e do Congresso Científico Mundial.

Para conhecer um pouco mais sobre suas propostas, acesse a página da candidatura clicando aqui ou a fanpage do Facebook clicando aqui.


13ª Aventura Sênior Nacional
13ª AVENTURA SÊNIOR NACIONAL
Confira as novidades sobre a 13ª Aventura Sênior Nacional no boletim 4.

14º Moot Escoteiro Mundial

O 14º Moot Escoteiro Mundial é o principal evento mundial para pioneiros e jovens adultos. Com um contingente de 163 brasileiros, o evento será realizado no Awakamenj Mino Base Camp, Quebec, Canadá, de 08 a 18 de agosto. A partir dos próximos dias, vocês poderão seguir o dia-a-dia do Contingente Brasileiro por meio do blog do contingente. Para acessar, clique aqui.


Mudanças no SIGUE

Para aperfeiçoar a transmissão de informações dentro do SIGUE e aumentar a velocidade de acesso, no final do mês de junho, fizemos uma mudança no servidor do SIGUE. Desde o início do mês de julho estamos monitorando o SIGUE e refazendo alguns procedimentos. Neste período, ele tem apresentado instabilidade e problemas temporários. Para agilizar a resolução destes problemas, solicitamos que caso os usuários tenham alguma dificuldade de acesso, nos avisem por meio do e-mail [email protected]. Se possível, favor enviar no e-mail um “print screen” da tela com a mensagem de erro.


1º Congresso Mundial Escoteiro de Educação
A Organização Mundial do Movimento Escoteiro realizará o 1º Congresso Mundial Escoteiro de Educação, de 22 a 24 de novembro, em Hong Kong. O Escotismo brasileiro marcará presença neste evento, por meio do qual a Organização Mundial do Movimento Escoteiro (OMME) pretende reforçar a posição educativa do Escotismo, e analisar seu lugar na sociedade de hoje e, mais significativamente, no futuro. As inscrições dos brasileiros devem ser feitas através do Meu SIGUE, até dia  31 de agosto. Para mais informações, clique aqui.
 
Informações sobre o novo vestuário

É com grande alegria que informamos que o novo vestuário escoteiro já está disponível para pré-venda!  A vestimenta foi criada de acordo com as expectativas de nossos jovens, traduzindo o espírito escoteiro, jovem e aventureiro.

Além de contar com peças modernas e bem elaboradas, o novo vestuário permite que o Grupo Escoteiro escolha entre as 21 combinações possíveis. Escoteiros de todo o Brasil já podem adquirir o novo vestuário escoteiro na Loja Escoteira Nacional, por meio do Meu SIGUE.

O presidente dos Escoteiros do Brasil, Marco Aurélio Romeu Fernandes, escreveu uma carta aos associados a respeito do novo vestuário escoteiro. Ela conta também com uma tabela de preços que compara os valores do novo vestuário com os custos do traje e do uniforme. Para ler, clique aqui.

O início das distribuições será em agosto deste ano. Confira o catálogo com os novos itens e seus respectivos valores clicando aqui.

 
Aniversário do Caio Vianna Martins

No dia 13 de julho, Caio Vianna Martins, comemoraria 90 anos. Grande exemplo para o  Escotismo brasileiro, a história dele nos inspira valentia e é um exemplo de auxílio ao próximo.

Na noite de 19 de dezembro de 1938, o escoteiro Caio Vianna Martins, aos 15 anos de idade, estava com seu destino traçado, semelhante aos grandes heróis da história. Ao retornar de uma excursão de seu Grupo Escoteiro, o trem em que viajava se chocou com a locomotiva que vinha na direção contrária. Muitos vagões descarrilharam, outros engavetaram e alguns se levantaram.

O monitor Caio recebeu forte pancada na região lombar, sofrendo esmagamento das víceras e hemorragia interna. Retirado do vagão pelos companheiros e recolhido ao vagão leito, Caio Martins parecia dar sinais de estar melhor.

Pouco depois quando seria levado para Barbacena e notando que um enfermeiro se aproximava com a maca, ele olhou ao redor e viu que havia outros feridos mais necessitados. Encarando o enfermeiro disse: "Não. Há muitos feridos aí. Deixe-me que irei só. Um Escoteiro caminha com as próprias pernas". Acompanhado dos amigos, seguiu andando, para a cidade. O esforço que fez, porém, foi muito grande. Ao chegar ao hotel deu alguns passos para depois saírem golfadas de sangue de sua boca, em consequência da hemorragia interna que sofreu. Levado para a Santa Casa veio a falecer às duas horas do dia 20 na presença de seus pais. Foi sepultado no cemitério de Bonfim, zona norte de Belo Horizonte, junto do Escoteiro Gerson e do Lobinho Hélio Marcos.
 
XXII MutEco

Com o objetivo de motivar o protagonismo de crianças e jovens do Escotismo em sua comunidade, os Escoteiros do Brasil realizarão, até o dia 7 de julho, o XXII Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica (MutEco), onde tem sido promovidas diversas atividades relacionadas ao consumo consciente dos recursos hídricos. Uma delas incentiva a população a economizar água por meio da avaliação de seus hábitos: foram confeccionados blocos de mensagens para que os membros do Escotismo possam alertar pessoas que desperdiçam água e parabenizar os que já a utilizam de maneira consciente. Fique atento para o prazo de postagem do relatório no SIGUE Administrativo. A atividade deverá ser postada até o dia 11 de agosto no sistema.

Saiba como solicitar o distintivo do XXII MutEco clicando aqui.

Algumas ações

No dia 8 de junho, 24 Grupos Escoteiros participaram de uma varredura ecológica no Horto do Fonseca e no Jardim Botânico, em Niterói/RJ. Os participantes do evento, entre eles 484 escoteiros, recolheram aproximadamente quatrocentos quilos de lixo. Para saber mais como foi, clique aqui.

Em Campo Grande/MS e Macaé/RJ, importantes ações de conservação e conscientização foram realizadas, ganhando destaque na região. Ambas resultaram em matérias produzidas pela Rede Globo. Clique aqui para conferir as matérias.

 
Escoteiros do Brasil no Facebook
Os Escoteiros do Brasil tem movimentado sua página no Facebook com postagens sobre datas comemorativas, notícias do universo escoteiro, divulgação de especialidades para os jovens e dicas em geral. No Dia do Sênior, por exemplo,  foi divulgado um trecho da Canção Sênior e no Dia dos Namorados foi ensinado um nó em formato de coração.  Para conhecer a página no Facebook, clique aqui.
 
Escotismo Amazônico

O presidente da Região Escoteira da Amazônia, Lindomar Faustino, e o gerente de crescimento do Escritório Nacional, Manoel Salles, foram até a região do Alto Solimões, para iniciar as atividades do projeto Escotismo Amazônico. Patrocinado pelo Banco da Amazônia, a iniciativa tem por objetivo o fortalecimento do Escotismo na região, por meio da oferta de ações de educação continuada e estímulo ao protagonismo.

Para chegar na região de Alto Solimões, foi necessário viajar por 2h30 de avião da cidade de Manaus até o município de Tabatinga e navegar mais 40 minutos de barco até chegar a Benjamin Constant. Mas o esforço valeu a pena: participaram seis Grupos Escoteiros, sendo dois de Benjamin Constant, dois de Tabatinga, um de Atalaia do Norte e um de São Paulo de Olivença.

 
Escotismo no RN recebe homenagem por seus 96 anos
O presidente dos Escoteiros do Brasil, Marco Aurélio Romeu, participou da sessão solene em homenagem aos 96 anos de atuação do Movimento Escoteiro no Rio Grande do Norte, que ocorreu na Assembleia Legislativa do Estado, na quarta-feira, 26 de junho. Também prestigiaram o evento outros líderes dos Escoteiros do Brasil, como o presidente do Conselho de Administração Nacional, Márcio Albuquerque, o secretário-geral, David Ortolan e o diretor-presidente da Região Escoteira do Paraná, José Mário Moraes e Silva. Saiba mais sobre como foi o evento clicando aqui.
 
Convênio da TAM com os Escoteiros do Brasil

Para comprar passagens aéreas com descontos, por meio do convênio dos Escoteiros do Brasil com a TAM, o associado deverá acessar o “Meu SIGUE”.

No “Meu SIGUE”, na área convênios, haverá o link para comprar diretamente no site da companhia aérea. O sistema indicará o valor já com o desconto para os Escoteiros do Brasil. O titular poderá pesquisar e comprar até nove passagens aéreas para adultos simultaneamente.

O desconto não é válido para crianças menores de 11 anos. Para não perder o valor especial nas passagens para adultos, a compra deverá ser efetuada separadamente.
 
OASIS+Escoteiros

O projeto OASIS+Escoteiros, que tem como objetivo realizar um curso de empreendedorismo social para 30 jovens escoteiros que querem mudar o mundo, está em busca de apoio para viabilizar este projeto. Se a meta de doações for atingida até 9 de julho você receberá uma recompensa especial! Caso contrário, seu dinheiro será devolvido. Saiba mais clicando aqui.

 
II Moot Scout Interamericano

O II Moot Scout Interamericano é a maior e mais importante atividade dedicada ao Ramo Pioneiro de todas as Américas. O evento contabilizou até o início de julho a inscrição de 158 brasileiros, sendo 114 pioneiros e pioneiras.  Também já temos a confirmação de participantes da Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Libéria, Mexico e Uruguai. 

Em sua segunda edição, o evento será realizado de 27 de dezembro de 2013 a 4 de janeiro de 2014 no Rio Grande do Sul. Participam do Moot pioneiros e pioneiras e adultos conforme as Regras de Participação. Clique aqui para saber mais.
 
Jornada Mundial da Juventude 2013
Foi lançado no dia 6 de junho o Lenço Escoteiro da Jornada Mundial da Juventude 2013, que ocorrerá em julho, no Rio de Janeiro. O Lenço Escoteiro da JMJ representa a bandeira do Vaticano encimada pelos símbolos do escotismo mundial e o da JMJ-Rio-2013.

O lenço da JMJ poderá ser adquirido na Região Escoteira do Rio de Janeiro. Saiba como foi o lançamento clicando aqui.

 
VI Concurso de Fotografia dos Escoteiros do Brasil

O VI Concurso de Fotografia é uma iniciativa dos Escoteiros do Brasil, aberto à participação de qualquer pessoa associada à União dos Escoteiros do Brasil, fotógrafo amador ou profissional. O objetivo deste concurso consiste em estimular, reconhecer e divulgar imagens criadas por fotógrafos que encontram no Movimento Escoteiro a inspiração de sua criatividade.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 10 de novembro. Para mais informações, clique aqui.
 
23º Jamboree Escoteiro Mundial

O tema do 23° Jamboree Mundial é Wa, um símbolo Kanji com muitos significados: ele pode significar harmonia, união, amizade e paz. Wa também quer dizer Japão. Saiba mais clicando aqui.

 
 
 
Loja Escoteira Nacional
 
Quer receber o Sempre Alerta Eletrônico? Preencha abaixo e faça parte ou indique um amigo!

Email:


 | 

Você está recebendo esta mensagem por fazer parte do cadastro da União dos Escoteiros do Brasil.