Sempre Alerta Eletrônico - 5ª Edição - Junho de 2013
 
 
 
Escoteiros do Brasil
Água: O Mundo que queremos
 
www.escoteiros.org.br

Concurso do Logo para o Jota-Joti 2013
Estão abertas as inscrições para o concurso do logotipo que será utilizado no JOTA-JOTI de 2013. Com o tema “Let´s share” (“Vamos compartilhar”, em tradução livre), os interessados deverão enviar o logotipo até o dia 16 de junho na página do concurso no Facebook. Clique aqui para mais informações.

Blocos de alerta para o XXII MutEco
Com o objetivo de motivar o protagonismo de crianças e jovens do Escotismo em sua comunidade, os Escoteiros do Brasil realizarão, até o dia 7 de julho, o XXII Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica (MutEco), onde serão promovidas diversas atividades relacionadas ao consumo consciente dos recursos hídricos. Uma delas incentivará a população a economizar água por meio da avaliação de seus hábitos: foram confeccionados blocos de alerta para que os membros do Escotismo possam avisar pessoas que desperdiçam água e parabenizar os que já a utilizam de maneira consciente. Clique aqui para mais informações.

2º Scout’s Field Day será dia 17 de agosto
O Scout’s Field Day teve sua data remarcada para o dia 17 de agosto. O evento será uma atividade prática de radioamadorismo, oferecida aos jovens e adultos, com o objetivo de mostrar como se faz a montagem e operação de uma estação de radioamador no “campo”. Para mais informações, acesse aqui.

VI Concurso de Fotografia
Aberto à participação de qualquer pessoa associada aos Escoteiros do Brasil, fotógrafo amador ou profissional. Com inscrições até 10 de novembro, o objetivo deste concurso consiste em estimular, reconhecer e divulgar imagens criadas por fotógrafos que encontram no Movimento Escoteiro a inspiração de sua criatividade. Confira o regulamento aqui.

Jornada Mundial da Juventude
Fique por dentro das novidades da participação dos Escoteiros do Brasil na Jornada Mundial da Juventude 2013 no site oficial dos Escoteiros do Brasil para o evento. Clique aqui para acessar.

13ª Aventura Sênior Nacional
Confira o que levar para o evento no Boletim 2, clicando aqui.

14th World Scout Moot
Nesta edição do evento, a delegação dos Escoteiros do Brasil contou com um dos maiores números de inscritos desde o primeiro World Scout Moot: serão 260 brasileiros reunidos no Canadá. Aqueles que perderam as inscrições, ainda podem se inscrever para o II Moot Scout Interamericano. Aproveitem!

“Rede em Ação”
A Rede Nacional de Jovens lançou a edição número 10 do “Rede em Ação”. O leitor poderá conferir notícias sobre o Fórum Nacional, Conferência Interamericana, Muteco, equipes nacionais, renovação do Núcleo Nacional, gerente de comunicação, entre outras.

Confira o informativo clicando aqui.


Vídeo do relatório anual 2012
Assista o vídeo do relatório anual dos Escoteiros do Brasil clicando aqui.

XXV Conferência Escoteira Interamericana
O principal evento das Américas ocorrerá em Buenos Aires, na Argentina, de 16 a 21 de setembro. Essa é uma oportunidade excelente para conhecermos a realidade do escotismo nos outros países das três Américas! Qualquer pioneiro, escotista ou dirigente devidamente registrado pode participar, fazendo sua inscrição por meio do MEU SIGUE. Mais informações clique aqui.

Processo de seleção para o 4º Fórum Interamericano de Jovens
Ainda restam duas vagas para observadores. Os jovens interessados em participar nesta função deverão entrar em contato com o coordenador da seleção, Felipe de Paulo, por meio do e-mail [email protected] até o dia 15 de junho, que, em conjunto com o Comissário Internacional, decidirá a respeito.

Saiba mais sobre o evento clicando aqui.

 
Escotismo no Brasil completa 103 anos

Parabenizamos todos os escotistas brasileiros por mais um ano de conquistas! Temos muito mais do que 103 motivos para comemorar.

Em franca expansão, o Escotismo no Brasil tem desempenhado papel importante na formação de jovens de norte a sul do país, por meio de um programa atualizado aplicado pelo Método Escoteiro.

Será que nesta mesma data, em 1910, os fundadores do “Centro de Boys Scouts do Brasil” já podiam prever que com pouco mais de 100 anos iriamos contar com 57.877 jovens e 18.800 adultos voluntários? E que teríamos participação em conselhos juvenis espalhados por todo o país, ajudando a escrever a história do Brasil?

O Encouraçado "Minas Gerais", navio onde estava embarcada a maioria dos militares interessados em trazer para o Brasil o Movimento Escoteiro, chegou ao Rio de Janeiro em 17 de abril de 1910. No dia 14 de junho do mesmo ano, reuniram-se, formalmente, todos interessados pelo escotismo e embarcados nos navios que haviam chegado ao Brasil. Naquele local foi oficialmente fundado o Centro de Boys Scouts do Brasil.

Cabe a nós, desde então, continuar a expandir este movimento de paz para todas as crianças e jovens. Parabéns a todos nós!

 
11 de junho - Dia do Escoteiro do Mar

Dia 11 de junho foi escolhido, na década de 20, como o Dia do Escoteiro do Mar no nosso país, em homenagem à Marinha Brasileira, pois foi em 11 de junho de 1865 que travou-se a famosa Batalha Naval do Riachuelo, cuja vitória brasileira definiu os rumos da "Guerra do Paraguai".

No confronto, que ocorreu no Rio Paraná, o Brasil saiu vitorioso porque era justamente no setor naval que o país era mais preparado.

Os Escoteiros do Brasil felicitam os Escoteiros do Mar por mais um ano de plena atividade.

 
18 de junho - Dia do Sênior
No dia 18 de junho, é comemorado o Dia do Sênior. Esta data foi escolhida em razão do nascimento de João Ribeiro dos Santos, que fundou, na década de 40, a primeira tropa sênior. O grande exemplo dado por ele ao longo de sua vida foi servir. Servir ao próximo, à comunidade, ao País, realizando ações desprendidas de interesse que não fosse atender ao próximo. Disciplinado e firme nos Princípios Escoteiros foi um exemplo, sendo também profundamente atualizado e integrado nos novos tempos sem, entretanto, perder os objetivos da missão escoteira.
Tinha muitas vezes tiradas espirituosas como esta que ocorreu num dia do ano de 1967, em que Diretores da cúpula da UEB questionavam os cabelos longos de quatro jovens escoteiros que apareciam numa foto de propaganda escoteira. “Eu me preocupo com o que os jovens têm dentro da cabeça e não fora dela”, disse ele.

Em 2012, foram contabilizados 9.239 seniores adquirindo competências para a vida e ajudando a construir um mundo melhor!

 
Dia do Pioneiro - 29 de junho
Dia 29 de junho foi definido como Dia do Pioneiro por ser o dia consagrado a Paulo de Tarso, patrono deste Ramo, justamente por ser um exemplo de decisão na escolha do bom caminho diante das encruzilhadas da vida, e por ser capaz de assumir projetos para crescer como pessoa e mudar o mundo em que vivia. Juntamente com Simão Pedro e Tiago, ele foi um dos mais proeminentes líderes do nascente cristianismo. A conversão de Paulo mudou radicalmente o curso de sua vida. Com suas atividades missionárias e obras, Paulo acabou transformando as crenças religiosas e a filosofia de toda a região da bacia do Mediterrâneo.
Em 2012, os pioneiros somavam 3.054 no Brasil, elaborando seus projetos de vida e servindo à comunidade com base nos valores da Promessa e da Lei Escoteira.
 
Escoteiros do Brasil firmam parceria nacional com ACM

A Associação Cristã dos Moços (ACM) é a nova parceira nacional dos Escoteiros do Brasil. O objetivo da aliança é promover ações em conjunto, possibilitando a expansão dos Escoteiros do Brasil e da ACM no país, desenvolver atividades de mobilização dos associados e ações estratégicas de defesa de direitos.

Nos próximos dias, as Regiões Escoteiras serão informadas sobre como deverá ser o contato entre as Unidades Escoteiras Locais, as Regiões Escoteiras e as unidades da ACM, bem como as possibilidades de ações com a instituição.

Esta parceria vinha sendo esperada, tanto pelos Escoteiros do Brasil quanto pela ACM. As duas instituições já haviam realizado ações pontuais. A expectativa é que estas atividades sejam ampliadas e desenvolvidas com envolvimento de todos os níveis das organizações.

Na foto, representantes das estruturas executivas dos Escoteiros do Brasil e da Associação Cristã dos Moços.

 
23º Jamboree Escoteiro Mundial
23º JAMBOREE ESCOTEIRO MUNDIAL
O próximo Jamboree será realizado em Kirara-hama, localizada na província de Yamaguchi, no Japão. Mais informações clique aqui.
 
Doações para o Escotismo
Atendendo às solicitações de associados e simpatizantes do Escotismo, os Escoteiros do Brasil lançaram uma ferramenta para doações on-line com o objetivo de proporcionar o crescimento, desenvolvimento e expansão do Escotismo. Por meio de um ambiente totalmente seguro, poderão ser feitas doações de qualquer valor com cartões de débito, crédito e boleto bancário.
Não é necessário ser participante do Movimento Escoteiro para realizar as contribuições.

O valor das doações será destinado ao apoio dos Grupos Escoteiros de todo o Brasil, bem como na sustentação dos eventos anuais do Escotismo, como os Mutirões Nacionais de Ação Comunitária, Ação Ecológica, JOTA e JOTI, entre outros eventos que mobilizam escotistas e comunidades, realizando ações sociais, culturais, recreativas e de meio ambiente.

Para colaborar com o desenvolvimento do Escotismo fazendo sua doação clique aqui.

 
II Moot Scout Interamericano
Foi lançado um teaser com informações sobre o evento. Clique aqui para conferir.

Escoteiros do Brasil apresentam II Moot para o prefeito de Cachoeirinha/RS em uma reunião com as autoridades do município, que será uma das cidades-sede do evento.

 
Curso de profissionais escoteiros
Terminam no dia 15 de junho as inscrições para o curso de profissionais escoteiros, voltado para membros da equipe profissional das Regiões Escoteiras, que será realizado de 5 a 7 de julho. O objetivo deste curso é oferecer aos profissionais escoteiros uma visão mais ampla da estrutura da instituição, bem como de seus processos internos, capacitando-os para que exerçam suas funções de maneira eficiente e integrada regional e nacionalmente.

Saiba mais sobre o curso clicando aqui.

 
Relatório de 10 anos da Rede Nacional de Jovens Líderes
No XIX Congresso Nacional Escoteiro, em Recife/PE, a Rede Nacional de Jovens Líderes apresentou seu "Relatório de 10 Anos da Rede". O conteúdo apresenta uma cronologia completa de sua história, reflexões e avaliações sobre a execução de seus objetivos na promoção da participação e empoderamento juvenil. Para mais informações, clique aqui.
 
Projeto Oasis
O projeto OASIS+Escoteiros, que tem como objetivo realizar um curso de empreendedorismo social para 30 jovens escoteiros que querem mudar o mundo, está em busca de apoio para viabilizar este projeto. Para mais informações, clique aqui.
 
 
Loja Escoteira Nacional
 
Quer receber o Sempre Alerta Eletrônico? Preencha abaixo e faça parte ou indique um amigo!

Email:


 | 

Você está recebendo esta mensagem por fazer parte do cadastro da União dos Escoteiros do Brasil.