Sempre Alerta Eletrônico - 4ª Edição - Maio de 2013
 
 
 
Escoteiros do Brasil
Água: O Mundo que queremos
 
www.escoteiros.org.br

Concurso Projetos Escoteiros, últimos dias!
Edital de seleção e financiamento de Projetos Escoteiros é publicado
Os Escoteiros do Brasil querem financiar projetos novos ou em desenvolvimento das Unidades Escoteiras Locais, com ou sem apoio ou parcerias com outras organizações e que visem o fortalecimento e/ou crescimento de ações do Escotismo Brasileiro. Se a sua Unidade tem um projeto que faz a diferença, envie até 31 de maio. Confira o edital clicando aqui.

Jornada Mundial da Juventude 2013
Quer ser voluntário, mas ainda não sabe onde ficar? No site oficial dos Escoteiros do Brasil para a Jornada Mundial da Juventude, você poderá pesquisar lugares para aproveitar a hospitalidade escoteira. Confira aqui.

13ª Aventura Sênior Nacional
13ª AVENTURA SÊNIOR NACIONAL
Os participantes da Aventura Sênior Nacional 2013 serão divididos em quatro subcampos, cujas denominações serão de árvores frutíferas do Centro-Oeste. Cada subcampo terá sua programação. Fique atento: as inscrições terminam dia 15 de maio. Clique aqui para mais informações no Boletim 2.

Capacitação de Formadores Nível 1
A Diretoria Nacional de Métodos Educativos, por meio da Equipe Nacional de Gestão de Adultos, com o apoio da Região Escoteira de Santa Catarina abriu inscrições para todos os membros dos Escoteiros do Brasil, devidamente qualificados a participar da Capacitação de Formadores – Nível 1. Clique aqui para mais informações no site dos Escoteiros do Brasil.

25º Conferência Escoteira Interamericana
A cidade de Buenos Aires, na Argentina, sediará entre os dias 16 e 21 de setembro a 25º Conferência Escoteira Interamericana. A participação brasileira na Conferência será organizada por meio do Escritório Nacional e terá como chefe de delegação o comissário internacional, Ricardo Stuber. Saiba como participar, clicando aqui.

Presidentes eleitos nas Assembleias Regionais
Confira no site dos Escoteiros do Brasil os presidentes eleitos pelas Assembleias Regionais para o triênio 2013/2016. Clique aqui.

14º Moot Escoteiro Mundial
14º Moot Mundial – Canadá
Vai para o 14º Moot Escoteiro Mundial? Então conheça as dicas de viagem para o Canadá no Boletim 3, clicando aqui.

Programa "Mensageiros da Paz" da OMME é patrocinador do projeto "Um olhar inclusivo"
Com início de suas atividades em março/abril deste ano, está sendo realizada no bairro de Imaruí, em Itajaí (SC), a iniciativa que tem o objetivo de promover atividades que desenvolvam a autonomia e a autoestima de crianças carentes com deficiência, além de proporcionar experiências educacionais em grupo; integrar a comunidade, incentivando a cidadania e a autonomia de seus moradores; capacitar voluntários e cuidadores para realizarem práticas inclusivas baseadas no Método Escoteiro; promover ações que visem o crescimento intelectual, pessoal e social das crianças e jovens; e disseminar a metodologia do projeto para outros estados do país. Para mais informações sobre o projeto, clique aqui.
 
XIX Congresso Escoteiro Nacional

Entre os dias 26 e 28 de abril, foi realizado o XIX Congresso Escoteiro Nacional, em Recife/PE. Fizeram parte da programação, atividades como a XX Assembleia Escoteira Nacional, o XVIII Fórum Nacional de Jovens, a apresentação do Plano de Crescimento e Expansão dos Escoteiros do Brasil, trabalhos sobre o programa Mensageiros da Paz e a Feira de Projetos. Foi assinado termo de parceria com a WWF para atuações futuras em prol do meio ambiente. Confira abaixo um resumo de algumas novidades do Congresso. Para mais informações, acesse aqui a matéria no site dos Escoteiros do Brasil.

Jamboree 2015 será em Natal/RN

O Jamboree Nacional Escoteiro, previsto para janeiro de 2015, será sediado em Natal/RN. A divulgação ocorreu durante o XIX Congresso Escoteiro Nacional. Nos próximos meses serão divulgadas mais informações sobre o evento. Clique aqui para conferir o vídeo do próximo Jamboree.

Resultado da eleição para o CAN, CFN e CED

Durante a XX Assembleia Escoteira Nacional, foi realizada a eleição dos novos componentes do Conselho de Administração Nacional (CAN), da Comissão Fiscal Nacional (CFN) e da Comissão de Ética e Disciplina (CED) para o período de 2013 a 2017, para titulares e 2013 a 2015, para suplentes. Clique aqui para conhecer os eleitos.

Prestação de contas e relatório anual de 2012

Na XX Assembleia Escoteira Nacional foram aprovados o relatório anual de 2012 e a prestação de contas. O objetivo do material é compartilhar as realizações alcançadas no ano anterior em diversas áreas do Escotismo brasileiro. Clique aqui para ler o relatório anual de 2012.

Política de Proteção à Infância

Foi lançado durante o Congresso, o "Programa de Proteção Infantil" dos Escoteiros do Brasil, que oferecerá a pais, dirigentes e escotistas materiais impressos e on-line com orientações sobre bullying, cuidados nas redes sociais, etc. Os manuais para pais e escotistas com orientações sobre como proteger e prevenir abusos estão disponíveis para download no site dos Escoteiros do Brasil. Também poderão ser encontrados no mesmo endereço, a cartilha e a ficha técnica sobre bullying.

Novo vestuário escoteiro

Durante o XIX Congresso Escoteiro Nacional, foi lançado o novo vestuário Escoteiro. Confira no site dos Escoteiros do Brasil o vídeo e mais detalhes sobre o novo vestuário. Clique aqui.

Relatório de 10 anos da Rede Nacional de Jovens

A Rede Nacional de Jovens apresentou seu "Relatório de 10 Anos da Rede". O conteúdo apresenta uma cronologia completa de sua história, reflexões e avaliações sobre a execução de seus objetivos na promoção da participação e empoderamento juvenil. Clique aqui e confira mais informações no site dos Escoteiros do Brasil.

Lançamentos de livros para escotistas e dirigentes

Os participantes do Congresso puderam prestigiar os lançamentos dos livros "Escotismo e valores", "Padrões de atividades escoteiras" e o "Manual de Cerimônias Escoteiras". Os materiais, que têm como objetivo instrumentalizar escotistas e dirigentes, poderão ser encontrados na Loja Escoteira Nacional.

 
Política de Proteção à Infância
Os Escoteiros do Brasil, enquanto instituição de referência em educação não-formal para crianças e jovens, entende como de fundamental importância a capacitação de seus voluntários para não apenas para evitar, mas também reconhecer e agir de forma apropriada diante de situações de abusos e maus tratos. Por isso, contam com uma regulamentação que norteia as ações contra as posturas inadequadas.
Qualquer suspeita de que alguma criança ou adolescente corra riscos ou tenha sido objeto de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, deve ser imediatamente investigada com o auxílio das autoridades e poderes competentes, atendendo os preceitos das leis brasileiras.

Durante o XIX Congresso Escoteiro Nacional, foi apresentado o conjunto de instrumentos que formam o “Programa de Proteção Infantil”, que oferecerá a pais, dirigentes e escotistas materiais impressos e on-line disponíveis para download no site dos Escoteiros do Brasil, com orientações sobre bullying, cuidados nas redes sociais, etc. Para facilitar a identificação dos materiais, foi produzido um selo com o nome do programa que estará nas capas das publicações. Os voluntários adultos contarão também com um curso obrigatório em plataforma EaD sobre como devem ser suas atuações no Movimento Escoteiro, abordando procedimentos corretos para prevenir ou agir diante de situações envolvendo a integridade de crianças e jovens.

A instituição também se faz presente nos Conselho Nacional da Criança e do Adolescente (Conanda) e no Conselho Nacional da Juventude (Conjuve), contribuindo na elaboração de políticas para a garantia de direitos de crianças, adolescentes e jovens.

Clique aqui para conhecer os materiais.

 
 
Escotismo catarinense comemora centenário
No final de semana de 22 a 24 de março, em Florianópolis, os escoteiros de Santa Catarina realizaram uma série de eventos para comemorar o Centenário do Escotismo no estado, registrado em 1913, na cidade de Blumenau. No dia 22, sexta-feira, foi inaugurada a nova sede da Região Escoteira de Santa Catarina, que abriga o Escritório Regional e espaços para uso de eventos e reuniões. Já nos dias 23 e 24 ocorreu o Congresso Escoteiro Regional, que contou com um recorde de público: aproximadamente 400 participantes de 61 Grupos Escoteiros - o maior realizado até o momento. Veja as fotos clicando aqui.

 
2º Moot Scout Interamericano
O 2º Moot Scout Interamericano é a maior e mais importante atividade dedicada ao Ramo Pioneiro de todas as Américas. A segunda edição do evento ocorrerá de 27 de dezembro de 2013 a 4 de janeiro de 2014, no Rio Grande do Sul. Participam do Moot jovens escoteiros de 18 a 21 anos e adultos conforme as Regras de Participação. Não deixe para a última hora: a data limite para recebimento das fichas de inscrição pelo Escritório Nacional é dia 20 de setembro. Clique aqui para mais informações.
 
Concurso #orgulhoescoteiro
Para comemorar o Dia do Escoteiro, 23 de abril, foi criado o concurso #orgulhoescoteiro. Os escoteiros deveriam mostrar o #orgulhoescoteiro em suas atividades diárias usando o lenço, camiseta, broche, traje, boné ou aquela jaqueta legal do Grupo Escoteiro. As 10 fotos mais divertidas, criativas e inusitadas foram escolhidas por uma comissão julgadora e postadas no site dos Escoteiros do Brasil para serem votadas pelo público até meia noite do dia 8 de maio. A foto mais votada ganhará um fleece da coleção de inverno dos Escoteiros do Brasil, e a segunda e terceira colocadas levam um kit de itens da Loja Escoteira Nacional. Clique aqui para votar.
 
23º Jamboree Escoteiro Mundial
23º JAMBOREE ESCOTEIRO MUNDIAL
Entre no clima do 23º Jamboree Escoteiro Mundial, que será realizado no Japão, assistindo o clipe promocional. Clique aqui para assistir.
 
Projeto "Escotismo amazônico" recebe financiamento
Alinhado com o programa "Mensageiros da Paz" da OMME – Organização Mundial do Movimento Escoteiro, o projeto "Escotismo Amazônico" conseguiu financiamento do Banco da Amazônia por intermédio do Escritório Nacional dos Escoteiros do Brasil. O objetivo da iniciativa é ajudar 600 crianças e jovens que vivem em situação de pobreza no Alto Solimões, no Amazonas. Conheça mais sobre o projeto clicando aqui.
 
 
 
Loja Escoteira Nacional
 
Quer receber o Sempre Alerta Eletrônico? Preencha abaixo e faça parte ou indique um amigo!

Email:


 | 

Você está recebendo esta mensagem por fazer parte do cadastro da União dos Escoteiros do Brasil.