Sempre Alerta Eletrônico - 2ª Edição - Março de 2013
 
 
 
 
www.escoteiros.org.br

XIX Congresso Escoteiro Nacional vem aí....
XIX CONGRESSO ESCOTEIRO NACIONAL
Recife se prepara para receber os irmãos escoteiros entre os dias 26 e 28 de abril. O evento acontecerá no Mar Hotel Recife, localizado na praia da Boa Viagem, próximo ao Aeroporto Intenacional dos Guararapes e terá como tema “O Mundo que queremos”. Ainda dá tempo de você efetuar a sua inscrição. Clique aqui e confira a programação e outras informações do evento.

IV Feira de Projetos Escoteiros inscrições até 22 de março!
IV Feira Nacional de Projetos Escoteiros
Que tal compartilhar a experiência com outros irmãos Escoteiros? Até o dia 22 de março o Escritório Nacional dos Escoteiros do Brasil receberá inscrições de iniciativas de Grupos Escoteiros ou Regiões que colaboram para o fortalecimento de nossa instituição, o crescimento do efetivo e o reconhecimento junto à comunidade local. Os projetos selecionados para a IV Feira Nacional de Projetos Escoteiros permanecerão expostos durante o XIX Congresso Escoteiro Nacional, entre os dias 26 e 28 de abril de 2013, em Recife – PE. Clique aqui e confira como participar.

Concurso de Projetos Escoteiros – inscrições abertas!
 EDITAL DE SELEÇÃO E FINANCIAMENTO DE PROJETOS ESCOTEIROS
Os Escoteiros do Brasil receberão, até o dia 31 de maio, inscrições para o Edital - seleção e financiamento de projetos escoteiros. O edital prevê o financiamento para novas ações ou em desenvolvimento nas áreas de Crescimento e Expansão do Escotismo Brasileiro, Meio Ambiente e Sustentabilidade, e Ações Sociais. Clique aqui e confira o edital.

Grupo Padrão 2012/2013
Resultado Final - Grupo Padrão 2012/2013 Revisado
Encontra-se divulgado desde o dia 1º de março o resultado final do Grupo Padrão 2012/2013. Este ano houve a participação de 168 Grupos Escoteiros de 19 Regiões Escoteiras. Entre os concorrentes foram classificados 18 Grupos Escoteiros no Padrão Bronze, 56 Grupos Escoteiros no Padrão Prata e 94 Grupos Escoteiros no Padrão Ouro. Os distintivos deverão ser adquiridos até o dia 28 de março de 2013 no e-mail [email protected] . Os troféus serão enviados para as Regiões Escoteiras. Clique aqui e confira a lista completa do resultado.

VI Concurso de Fotografia dos Escoteiros do Brasil – Inscrições abertas!
Estão abertas até o dia 10 de novembro as inscrições da sexta edição do Concurso de Fotografia dos Escoteiros do Brasil, que tem como tema "O mundo que queremos".

A participação no concurso é individual e podem participar todos os associados, membro juvenil ou adulto, dentro das seguintes CATEGORIAS:

1. Categoria Lobinho, para crianças registradas na UEB como Lobinhos ou Lobinhas;
2. Categoria Escoteiro, para jovens registrados na UEB como Escoteiros ou Escoteiras;
3. Categoria Sênior, para jovens registrados na UEB como Seniores ou Guias;
4. Categoria Pioneiro, para jovens registrados na UEB como Pioneiros ou Pioneiras; e
5. Categoria Adulto, para adultos registrados na UEB como Escotistas ou Dirigentes.

Participe e incentive as crianças e os jovens do seu Grupo Escoteiro a participar também! O Edital completo você confere no site Escoteiros do Brasil. Clique aqui.


II Moot Interamericano
2° Moot Scout Interamericano
Rio Grande do Sul sediará entre os dias 27/12/2013 a 04/01/2014 o II Moot Interamericano. O evento acontecerá no Parque Osório, na cidade de Tramandaí. As inscrições vão até o dia 20 de setembro e devem ser realizadas pelo MEU SIGUE. Clique aqui e confira mais informações sobre o evento.

Participe da 13.ª Aventura Sênior Nacional
13ª AVENTURA SÊNIOR NACIONAL
Entre os dias 14 e 18 de julho de 2013 venha para Pirenópolis/GO, participar da 13.ª Aventura Sênior Nacional.  O evento tem por tema Desbravando o Cerrado, e proporcionará aos participantes uma oportunidade única para compartilhar, viver uma aventura e desfrutar da cidade e das cachoeiras. As inscrições estão abertas até o dia 15 de maio pelo MEU SIGUE. Mais informações, clique aqui.
 
8 de março - Dia Internacional da Mulher
8 de março – Dia Internacional da Mulher
 
Efetivo dos Escoteiros do Brasil cresceu mais de dez por cento em 2012
Com 76.676 membros registrados em 2012, nossa organização alcançou o maior efetivo da sua história, com um crescimento de mais de 10% em relação ao ano anterior, que pode ser atribuído a soma de esforços em todos os níveis da instituição - Grupos Escoteiros, Regiões Escoteiras e Direção Nacional - e dedicação de dirigentes e escotistas motivados por uma mesma visão estratégica.

Sobre este resultado, o Diretor Presidente, Marco Romeu, concluiu: "Fruto do trabalho dedicado de cada um de seus integrantes, em seus diversos níveis de atuação, temos a tranquilidade de dizer, sim, estamos no caminho certo!"

 
Escotismo pode virar disciplina curricular nas escolas
A honra, o trabalho em equipe e a vida ao ar livre – bases do Movimento Escoteiro – podem virar disciplina optativa nas escolas de todo o Brasil. A proposta foi levada ao Ministério da Educação (MEC) pelo deputado Rogério Peninha Mendonça (PMDB/SC), no dia 21 de fevereiro. Escotismo pode virar disciplina curricular nas escolas
Participaram da audiência, o Secretário Geral da União dos Escoteiros do Brasil, David Ortolan, e o Diretor de Comunicação, Márcio Albuquerque e o assessor do Ministro da Educação, Leandro Cerqueira. Peninha solicitou que o MEC reconheça o Escotismo como “Educação Complementar” e o coloque no hall de exercícios contemplados pelo Programa Mais Educação. Através dele, atividades como artes marciais, bandas escolares e aulas de artesanato são oferecidas no contraturno do aluno. “O estudante passa sete horas na escola, recebe alimentação e desenvolve aptidões que fogem do que habitualmente é exigido nos colégios”, explicou Peninha. Para o mês de março, uma audiência está prevista com o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante. A ideia é tratar de questões técnicas, que viabilizem o projeto. “A intenção é muito boa, estou convicto que o MEC vai abraçar a causa”, concluiu o assessor do Ministro, Leandro Cerqueira. Clique aqui e leia a matéria na íntegra.
 
Escoteiros têm desconto na compra de passagens aéreas na TAM
Os Escoteiros do Brasil e a TAM  acabam de firmar parceria, proporcionando aos jovens e adultos do Movimento Escoteiro condições diferenciadas na compra de passagens aéreas em voos operados pela companhia. Através do site www.tam.com.br/vendascorporativas, você pode pesquisar voos, reservar e comprar passagens aéreas em até 48 horas, com assento garantido e tarifa sem alterações, reduzindo custos com remarcação e reembolso. Convênios TAM
Além disso, o titular pode adicionar até 4 acompanhantes adultos na reserva.  Clique aqui e confira.
 
Concurso #bpmeuamigo
Resultado do concurso #bpmeuamigo
Em comemoração ao Dia do Fundador (22 de fevereiro), data em que celebramos o aniversário de Baden-Powell, foi lançado um desafio através do Facebook, propondo que os Escoteiros do Brasil usassem sua criatividade para  contar como eles enxergavam Baden-Powell, como ele era, o que gostava de fazer, de comer, quais eram suas manias. Clique aqui e confira as postagens mais curtidas. Acesse e curta a página dos Escoteiros do Brasil no facebook https://www.facebook.com/EscoteirosDoBrasilOficial  para receber em primeira mão as novidades do Escotismo no Brasil.
 
JMJ – 2013
Escoteiros irão guiar os peregrinos por famosas trilhas durante a Jornada Mundial da Juventude. Além de contemplarem as belas paisagens, os grupos terão momentos de oração e visitas a capelas e igrejas ao longo dos trajetos. Para isso, neste último sábado os escoteiros se dividiram na tarefa de limpeza de nove trilhas. Limpeza de trilha e missa com Dom Orani prepara os escoteiros para a JMJ
Foi celebrada uma missa no final da tarde do dia 2, na Igreja da Candelária, no Centro da cidade.

A cerimônia foi presidida por Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro e presidente do Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude. Ele agradeceu a todos os lobinhos e escoteiros que, durante toda a manhã desse mesmo dia, estiveram ocupados limpando trilhas para caminhadas ecológicas que os peregrinos poderão fazer durante a JMJ. Durante a missa, o arcebispo falou de sua alegria em contar com o apoio dos Escoteiros do Brasil. “Estamos muito felizes com essa preparação. Nós temos vários treinamentos que temos feito em preparação para a Jornada Mundial da Juventude, e o dia de hoje é mais um que colocamos nas mãos de Deus”. Clique aqui e leia a matéria na íntegra.

 
Escoteiros do Brasil participam de reunião para definir estrutura do CONANDA
Na penúltima semana de fevereiro ocorreu a reunião inaugural da nova composição do CONANDA -  Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, para deliberar sobre estrutura e projetos, e que contou com a participação dos Escoteiros do Brasil, representados pelo Secretário Geral, David Ortolan. Escoteiros do Brasil participam de reunião para definir estrutura do CONANDA
Dentro do CONANDA os Escoteiros do Brasil contribuirão na "Comissão de Direitos Humanos e de Ação Parlamentar do CONANDA".

Durante os dias que estiveram reunidos, os membros do CONANDA participaram de um Seminário sobre “A participação Social na Política de Direitos Humanos”, contando, entre os palestrantes, com a Ministra da Secretaria de Direitos Humanos – Maria do Rosário, com o Frei Leonardo Boff, além de outros convidados. O principal trabalho dos conselheiros foi centrado na Oficina de Planejamento Estratégico do CONANDA, que direcionará as ações para este próximo período do Conselho.

 
Reunião com a Organização Mundial em Paris
Entre os dias 26 de fevereiro e 2 de março, associações escoteiras estiveram reunidas em Paris, França. A reunião aconteceu a convite da WOSM e da Fundação Escoteira Mundial, para discutir construção de condições básicas de desenvolvimento de organizações “Capacity Building”. Reunião com a Organização Mundial
Houve explanação de algumas associações sobre suas experiências na área de crescimento, possibilitando discussão e aprendizado entre os participantes.

O Secretário Geral da WOSM, Scott Teare, recebeu os participantes e coordenou todo o evento, facilitando os momentos de apresentação e relatando o planejamento da WOSM para seu período inicial à frente da organização.

A reunião contou com a presença do Presidente, Siegfreied Waiser, e do Diretor Executivo Adjunto, Mark Knippenberg, ambos da Fundação Escoteira Mundial, e de associações de Hong Kong, Guatemala, Angola, Suécia, México, África do Sul, Inglaterra, Austrália e muitas outras.

Durante o encontro a WOSM e a Fundação Escoteira Mundial apresentaram aos representantes das associações nacionais os próximos passos da Organização Mundial sendo que um dos tópicos abordados foi sobre o processo de mudança da sede do Escritório Mundial, que hoje está situado em Genebra, Suíça.

 
Escoteiros do Brasil visitaram Jamboree Nacional do Chile
A Associación de Guias y Scouts de Chile promoveu o seu 8o Jamboree Nacional, entre 27 de janeiro e 3 de fevereiro, em Picarquín, com 10 mil e setecentos participantes e sob o tema: Uma Missão, Muitas Aventuras! Escoteiros do Brasil visitaram Jamboree Nacional do Chile
Os Escoteiros do Brasil, representados pelo Secretário Geral, David Ortolan, e pelo Gerente de Métodos Educativos, Luiz Cesar Horn, puderam acompanhar as atividades e conhecer algumas novas experiências na organização de eventos, dentre as quais o sistema denominado "educação por pares", em que os jovens dos Ramos "Maiores" (equivalente aos nossos Ramos Sênior e Pioneiro), formados em equipes de quatro pessoas, trabalharam na aplicação das atividades para os jovens do Ramo Escoteiro. O modelo, que já vem sendo aplicado em outros países, como a Inglaterra, mostrou-se um sucesso, com resultados totalmente positivos.

Também foi interessante constatar  o elevado número de organizações, governamentais e não governamentais, que apoiaram o Jamboree, mantendo oficinas no espaço denominado "Ágora" (assim eram chamadas as praças centrais da Grécia antiga), que se apresentava dentro do mesmo conceito das Aldeias Globais que usamos nos Jamborees no Brasil.

Os representes brasileiros aproveitaram o evento para divulgar o II Moot Interamericano, apresentando material no estande da área internacional da AGSC e promovendo apresentações e conversas com jovens interessados. Também foram realizadas reuniões, sobre o Moot Interamericano, com o Diretor Regional do Escritório Escoteiro Interamericano - Raul Sanchez Vaca, bem como com comissários internacionais e dirigentes da Argentina, Uruguai e Peru.

 
Escoteiros salvam idoso perdido na Voçoroca
Os escoteiros do Grupo Escoteiro Encanto das Matas, de Mogi Mirim, resgataram Akio Maeda, de 67 anos, que estava desaparecido desde a manhã do dia 22 de fevereiro, quando caiu de uma ribanceira de cerca de 15 metros de altura no local conhecido como Voçoroca. Escoteiros salvam idoso perdido na Voçoroca
De acordo com o chefe dos escoteiros, Alexandre Salzani, que também é coordenador operacional da Brigada de Incêndio de Mogi Mirim, na manhã do dia 23 os brigadistas foram ao local para procurar o idoso, mas por falta de mais dados sobre o caso e outras ocorrências a serem atendidas, foram embora. Os escoteiros permaneceram no local procurando pelo homem e o encontraram na base de um barranco. Com a queda, Maeda acabou fraturando dois dedos da mão, estava com hipotermia e desidratado.

Os escoteiros atenderam à vítima, construíram uma maca improvisada e com cordas conseguiram içar o homem para a parte mais alta da Voçoroca. Os bombeiros foram acionados e compareceram ao local com ambulância para levar Maeda até a Santa Casa de Misericórdia, onde ele passou por exames e foi medicado. Desde o momento em que os escoteiros encontraram Maeda, por volta de 15h, o socorro levou cerca de 30 minutos.

Os jovens que participaram do resgate já tinham treinamento de primeiros socorros, mas nunca haviam salvado alguém perdido na mata. “Se esse homem passasse mais uma noite na Voçoroca, não sei se ele resistiria devido ao frio e a desidratação”, afirma Salzani.

 
 
Quer receber o Sempre Alerta Eletrônico? Preencha abaixo e faça parte ou indique um amigo!

Email:


 | 

Você está recebendo esta mensagem por fazer parte do cadastro da União dos Escoteiros do Brasil.
 
Loja Escoteira Nacional