Caso não visualize esse email adequadamente clique no link: Sempre Alerta Eletrônico - 1ª Edição - Fevereiro de 2013
 
Sempre Alerta Eletrônico - 1ª Edição - Fevereiro de 2013
 
 
 
 
www.escoteiros.org.br

Contingente do Brasil no 14º Moot Mundial bate recorde!
14º Moot Mundial – Canadá
Superando todas as previsões o Contingente do Brasil para Moot já alcançou 127 brasileiros. Se você ainda não fez a sua inscrição, não perca tempo! O 14º Moot Mundial acontecerá de 8 a 18 de Agosto de 2013 no Canadá. Se você tem entre 18 e 25 anos de idade esta pode ser sua oportunidade de participar de um evento mundial, com jovens de várias partes do mundo e em um país de natureza exuberante. A experiência de participar de um Moot Mundial é única. Confira no site Escoteiros do Brasil os boletins informativos.

Clique aqui e confira no site dos Escoteiros do Brasil os boletins informativos.


XIX Congresso Escoteiro Nacional
Congresso Escoteiro Nacional 2013 – “O mundo que queremos.”
Entre os dias 26 e 28 de abril será realizado na cidade de Recife o XIX Congresso Escoteiro Nacional. Foi divulgado recentemente o edital de convocação da  XX Reunião Ordinária da Assembleia Nacional da União dos Escoteiros do Brasil, a Programação do XIX Congresso Escoteiro Nacional, o boletim 2 do Fórum de Jovens e o Formulário de Proposta de Candidatura para as Regiões Escoteiras que desejam sediar o Congresso Escoteiro Nacional em 2015. Confira estes documentos no site Escoteiros do Brasil – www.escoteiros.org.br.

Desenvolveu um bom projeto? Compartilhe seu sucesso na Feira Nacional de Projetos Escoteiros
 IV Feira Nacional de Projetos Escoteiros
Compartilhe experiências de sucesso do seu Grupo Escoteiro entre os membros do Movimento Escoteiro. É de suma importância a troca de experiência com iniciativas que colaboram para o fortalecimento de nossa instituição, o crescimento de seu efetivo e o reconhecimento junto à comunidade local. Os trabalhos devem ser enviados até o dia 22 de março de 2013 para o e-mail [email protected] ou para a sede do Escritório Nacional. Os projetos selecionados para a IV Feira Nacional de Projetos Escoteiros permanecerão expostos durante o XIX Congresso Escoteiro Nacional, entre os dias 26 e 28 de abril de 2013, em Recife – PE. Clique aqui e confira como participar.

Escoteiros do Brasil contrata profissionais para compor equipe do Escritório Nacional
Escoteiros do Brasil contrata profissionais para compor equipe do Escritório Nacional
Escoteiros do Brasil está selecionando profissionais para atuar no Escritório Nacional, em Curitiba/PR. As vagas são para Gerente de Programa e Analista de Comunicação. Os requisitos para concorrer a vaga de Gerente de Programa são: Superior completo, preferencialmente em Pedagogia ou Psicologia; Inglês e/ou Espanhol fluentes; Conhecimento em informática que viabilize a produção de materiais didáticos e institucionais; Desejável experiência na área de educação; Possuir formação Escoteira - Nível Avançado de Formação. Para concorrer a vaga de Analista de Comunicação o candidato deverá possuir: Superior completo em Comunicação Social ( Publicidade; Relações Públicas ou Jornalismo), desejável pós-graduação em áreas correlatas; experiência em comunicação integrada (apresentar portfólio); Conhecimentos em logística e contratação de prestadores de serviço. Necessário ter excelente capacidade de redação e revisão de textos. Fluência em inglês e/ou espanhol; Informática: Conhecimento em mídias sociais e web 2.0. Interessados devem enviar o currículo vitae a/c de Daiani no e-mail [email protected] ou ligar para 41 3306-2530. Mais informações Clique aqui.

PLAY THE CALL - VAI ENCARAR?
PLAY THE CALL - VAI ENCARAR?
E se construir o mundo dos nossos sonhos pudesse ser rápido, divertido e sem botar a mão no bolso? O Play The Call é um game global que desafia crianças e jovens a mobilizar 2 bilhões de pessoas nos próximos 4 anos para salvar o mundo de verdade. A principal ferramenta do jogo é a internet e o mundo real é o tabuleiro.

Serão lançadas missões de ação real. Missões impossíveis! A tarefa dos jogadores é realizá-las e compartilhar os resultados (textos, vídeos e fotos) em suas redes para inspirar novas ações. Como numa grande gincana, crianças e jovens de todas as idades vão convocar/mobilizar parentes, amigos e vizinhos para ajuda-las a cumprir as missões de forma rápida, divertida e sem botar a mão no bolso. Embelezar ruas e praças, restaurar praias e rios, replantar florestas, cultivar a alegria e a paz nas escolas e reviver o senso de comunidade. Participe acessando www.playthecall.com/ ou www.facebook.com/playthecall/info.

 
NOSSOS DEVERES PARA COM O PRÓXIMO
Uma mensagem de início de ano, regra geral, deve ser alegre, motivacional, mobilizadora.

Porém, nosso primeiro contato neste ano de 2013 dá-se em um momento de muita tristeza, e ainda impactados pela tragédia ocorrida na cidade de Santa Maria, na qual mais de duas centenas de jovens perderam a vida em face da convergência de uma série de erros, omissões, ilicitudes e descaso com a vida humana.

Um ano que temos como lema de nossa associação “ÁGUA: O MUNDO QUE QUEREMOS” e que nos faz refletir acerca do papel de cada um de nós na construção de uma sociedade verdadeiramente justa, fraterna e ambientalmente sustentável.

Os olhares que podemos direcionar a estas questões podem partir de diversos ângulos.

De um lado, quando lembramos as já notórias circunstâncias que determinaram as mortes em Santa Maria, podemos facilmente perceber que se os responsáveis pela organização do evento (e aí incluímos tanto os particulares como o poder público) houvessem pautado sua atuação pela Promessa Escoteira, provavelmente a tragédia não teria ocorrido.

Digo isto partindo, simplesmente, da ideia de que todo Escoteiro deve cumprir seus deveres para com o próximo. E o que significa isto? Deve atuar sempre considerando pensar no próximo como destinatário de suas ações. E que tudo deve fazer para que o melhor seja ofertado ao nosso próximo. No caso, a segurança, o respeito à integridade física, um local apropriado para a diversão, livre de riscos e com condições para receber um elevado público, por exemplo.

Se agissem pensando no próximo, não teria ocorrido a liberação irregular de alvarás; não teria sido colocado revestimento acústico mais barato, porém inflamável; não teriam sido utilizados fogos de artifícios próprios para ambiente externo, em detrimento do adequado para o ambiente interno (eis que este mais caro); não se teria permitido a superlotação de pessoas, etc.

Da mesma forma, se todos fossem “obedientes e disciplinados”, a legislação aplicável teria sido respeitada e, por consequência e provavelmente, a tragédia não teria ocorrido (ao menos não na proporção absurda que se abateu).

Digo isto, para lembrar a cada um de nós qual deve ser nosso real desejo quando buscamos viver orientados pelos princípios da Lei e da Promessa Escoteira.

Muitas vezes a percepção da relevância do Escotismo é esquecida por muitos ou, ainda, não percebida pela maioria.

Houvesse a prática efetiva dos valores referidos, seríamos poupados de iniciar o ano com mais esta tragédia nacional, que caracteriza o descaso, o “jeitinho brasileiro”, o ganho fácil, o agir como que se nada tivesse consequência ...

Nesta linha, voltamos ao nosso lema: O Mundo que queremos! Este ano, com foco na água.

O que queremos? Um mundo mais fraterno? Um mundo mais justo? Um mundo ambientalmente sustentável? Um mundo no qual as regras sejam cumpridas e os direitos de todos respeitados?

E estamos trabalhando para isto?

Façamos uma pausa para reflexão e um compromisso para a ação.

Vamos realmente contribuir para a construção de um mundo melhor.

Parece-me que a missão é singela. Basta que vivamos de forma plena e sincera nossos valores e que possamos oferecer a prática do Escotismo (e, portanto, seus valores) a um número cada vez maior de crianças e jovens brasileiros.

Mas devemos oferecer um Escotismo verdadeiro, no qual se vivencie e pratique a Promessa e Lei tal como as conhecemos. E que o atuar de cada um, e de todos, esteja permanentemente pautado por estes valores.

Atuação esta que deve ser assim conduzida em todos os cenários de nossas vidas. Inclusive, e principalmente, dentro de nossa associação.

Acaso consigamos isto, sem dúvida, estaremos ajudando a construir um mundo melhor: O MUNDO QUE QUEREMOS!

Marco Aurélio Romeu Fernandes

Presidente da União dos Escoteiros do Brasil

 
14º JAMBOREE INTERAMERICANO
A Associação Escoteira da Colômbia, celebrando o Centenário do Movimento Escoteiro em seu país foi responsável pela realização do evento que teve por tema “O REDESCOBRIMENTO DA AMÉRICA”. Os participantes do evento viveram e conheceram a diversidade cultural da Colômbia. O evento aconteceu entre os dias 4 e 11 de janeiro no Parque La Florida, cidade de Bogotá. 14º JAMBOREE INTERAMERICANO

O Contingente Brasileiro foi representado composto com 212 participantes e coordenado pelos membros da Comissão Nacional de Relações Internacionais, Jonathan Govier (SP) e Lia Kaori Nishizawa (DF).

Confira as fotos do evento na página do Contingente Brasileiro no facebook http://www.facebook.com/BrasilnoJamCam e pelo blog http://www.brasilnacolombia.blogspot.com.br/

14º JAMBOREE INTERAMERICANO  14º JAMBOREE INTERAMERICANO
 
Escoteiros do Brasil lança edital de Projetos para Grupos Escoteiros
Os ESCOTEIROS DO BRASIL estão com edital de seleção e financiamento de projetos escoteiros aberto. As ações devem atender uma ou mais áreas de: Crescimento e Expansão do Escotismo Brasileiro, Meio Ambiente e Sustentabilidade, e Ações Sociais. EDITAL DE SELEÇÃO E FINANCIAMENTO DE PROJETOS ESCOTEIROS
O edital contempla projetos novos ou em desenvolvimento pelas UEL – Unidades Escoteiras Locais, com ou sem apoio ou parcerias com outras Organizações e que visem o fortalecimento e/ou crescimento de ações do Escotismo Brasileiro. O orçamento total deste edital é de R$ 5.000,00, para financiamento de propostas de duas UEL distintas, cada uma de uma Região Escoteira distinta. As propostas deverão ser enviadas por meio de correio eletrônico  [email protected]   ou postal para o endereço da sede do Escritório Nacional da União dos Escoteiros do Brasil, com data limite até 31 de maio de 2013. Confira o edital completo e o formulário para envio da proposta no site Escoteiros do Brasil. Clique aqui
 
Certificado de participação no Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária – 2012 no “Meu SIGUE”
O certificado de participação no Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária – 2012 já esta disponível para impressão/download no “Meu SIGUE” de cada participante. Acesse o “Meu SIGUE” e clique no botão “Calendário de atividades”. Encontre o Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária e clique no ícone da coluna certificado. Em breve será disponibilizado o Certificado de Eficiência Comunitária para Grupos Escoteiros por meio do SIGUE Administrativo. 14º Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária
 
Participe da Aventura Sênior Nacional
Entre os dias 14 e 18 de julho acontecerá a 13ª Aventura Sênior Nacional na cidade de Pirinópolis, Goiás. Com o tema “Desbravando o Cerrado” o evento promete proporcionar aos participantes uma oportunidade única para compartilhar, viver uma aventura e desfrutar da cidade e das cachoeiras de Pirenópolis. Confira o boletim 1 e descubra como você pode participar desta aventura. Clique aqui. Participe da Aventura Sênior Nacional
 
II Moot Interamericano será um sucesso!
A organização do II Moot Interamericano, que acontecerá no Rio Grande do Sul entre os dias 27 de dezembro de 2013 e 4 de janeiro de 2014, está bastante evoluída.  As rotas, que receberão os participantes nos primeiros dias - em Porto Alegre, Cachoeirinha, Três Coroas e Caxias do Sul - já estão com local, programa e estrutura definidos, com as respectivas equipes em processo de preparação dos detalhes. II Moot Interamericano será um sucesso!
Também os preparativos no Parque Osório, onde acontecerá o acampamento base, estão bem adiantados, especialmente nas questões de alimentação e saúde.

O Boletim 2 para o Contingente Brasileiro, que acaba de ser publicado, apresenta os requisitos para a inscrição de membros da Equipe Internacional de Serviço, que será composta por escotistas brasileiros e estrangeiros, que dedicarão seus esforços para oferecermos aos Pioneiros e Pioneiras um evento inesquecível.

Nas últimas semanas o Comitê Organizador do Moot esteve em contato com lideranças de várias associações escoteiras, promovendo a participação do evento, dentre as quais já se destacam os interesses  das Associações Escoteiras da Argentina e do Chile, que prometem participação com um significativo efetivo.

Clique aqui e confira no site dos Escoteiros do Brasil os boletins informativos.

 
Recesso do Carnaval
Escritório Nacional e Loja Escoteira Nacional estarão em recesso de carnaval a partir do dia 11/2/2013, voltando suas atividades normais em 14/2/2013. Escritório Nacional emendará feriado de Carnaval
 
Vaga para Diretor Geral de Comunicação e Marketing no Escritório Mundial
O Escritório Mundial do Movimento Escoteiro está com uma vaga aberta para a função de Diretor Geral de Comunicação e Marketing. O prazo para as postulações é dia 18 de fevereiro de 2013. Clique aqui e confira detalhes sobre a vaga. Vaga para Diretor Geral de Comunicação e Marketing no Escritório Mundial
 
Quer receber o Sempre Alerta Eletrônico?
Preencha abaixo e faça parte ou indique um amigo!

Email:



 - 


Você está recebendo esta mensagem por fazer parte do cadastro da União dos Escoteiros do Brasil.
 
 
Loja Escoteira Nacional