Sempre Alerta Eletrônico - 12ª Edição - Dezembro de 2012
 
 
 
 
www.escoteiros.org.br

 


Escoteiro de Indaiatuba recebe a Medalha de Valor Caio Viana Martins
Escoteiro de Indaiatuba recebe a Medalha de Valor Caio Viana Martins
Em uma cerimônia emocionante realizada no dia 24 de novembro de 2012, o Escoteiro João Victor de Campos, do Grupo Escoteiro Indaiá/SP (235/SP), recebeu da Direção Executiva Nacional a Medalha de Valor Caio Viana Martins. A referida medalha é outorgada pelo Conselho de Administração Nacional da União dos Escoteiros do Brasil aos associados para premiar atos de valor, salvamento, entre outros que demonstrem coragem e heroísmo.

João Victor recebeu a medalha como reconhecimento ao ato de coragem e bravura por ter salvo seu irmão, na época com 1 ano de idade, que estava se afogando na piscina de sua casa. Para evitar a morte do irmão, João Victor precisou de muita calma e da lembrança do curso de primeiros socorros realizado no Grupo Escoteiro Indaiá.

O salvamento ocorreu no mês de abril. O garoto lembra que estava na sala de casa, junto com a mãe e o irmão do meio, Pedro. De repente a mãe sente falta da criança de 1 ano e pediu para que João Victor o procurasse. "Quando olhei pela janela, vi os pés do Thiago na piscina. Saí correndo e vi que ele estava boiando, já com a cabeça afundando", lembra.

Sem pensar duas vezes, o garoto pulou na água, conseguiu pegar a criança e a tirou da piscina. A mãe, a dona de casa Claudinéia Silva de Campos, de 30 anos, conta que Thiago estava gelado, todo roxo e com a barriga cheia d'água.

A partir daí João Victor pediu que a mãe desse o irmão em seu colo, o colocou no chão e começou a fazer exercícios de primeiros socorros, aprendido durante um acampamento escoteiro e conseguiu reanimar o irmão.

Para saber mais dessa bonita história, clique aqui


Visita de Bispo e Delegados Internacionais da CICE ao CCME
Visita de Bispo e Delegados Internacionais da CICE ao CCME
Por ocasião do 2º Encontro de Delegados Internacionais Rumo a JMJ-2013,  o CCME - Centro Cultural do Movimento Escoteiro - no Rio de Janeiro,  recebeu a visita do Monsenhor Xavier Nouell, Bispo Espanhol, que também é uma liderança escoteira.  Monsenhor Xavier, que foi escoteiro por muitos anos no seminário, abriu grupos em paróquias e participou da equipe de formação em sua localidade.

Durante a visita, que aconteceu no dia 3 e também contou a presença dos delegados da CICE (Conferência Internacional Católica de Escotismo) Andre Torricelli F. Da Rosa, do Brasil, e  Diego Saez, da Argentina, foram apresentadas as instalações do CCME e sua biblioteca com rica e diversificada literatura, inclusive com livros sobre o Escotismo Católico brasileiro e internacional.

O CCME será a casa de referência para os escoteiros de todo o mundo durante a JMJ-2013, no Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho do próximo ano.


Vaga para Analista de Captação/ Mobilização de Recursos
Vaga para Analista de Captação/ Mobilização de Recursos
A União dos Escoteiros do Brasil está selecionando profissional para atuar como Analista de Captação / Mobilização de Recursos, no Escritório Nacional, em Curitiba.

Confira detalhes sobre a vaga e como se candidatar clicando aqui


XIX Congresso Escoteiro Nacional
Em abril de 2013 a União dos Escoteiros do Brasil realizará o XIX Congresso Escoteiro Nacional, a XX Assembleia Escoteira Nacional e o XVIII Fórum Nacional de Jovens, na cidade do Recife/PE. Além do boletim 1, encontra-se disponível no site dos Escoteiros do Brasil a lista de hotéis com os respectivos valores diferenciados para os participantes do evento. Clique aqui e confira a lista.

Nota dos Escoteiros do Brasil sobre processos judiciais
A União dos Escoteiros do Brasil, nos últimos anos, tem enfrentado grande proliferação de associações que, de forma clandestina, afirmam-se praticantes do escotismo. Com tal conduta, em claro desrespeito à legislação brasileira, fazem uso de expressões típicas tradicionalmente utilizadas pela UEB.

Tratam-se de marcas com registro no órgão brasileiro oficial, responsável pelo depósito e registro de marcas - Instituto Nacional de Propriedade Intelectual - INPI. Incluem-se nessas marcas as palavras e expressões: escoteiro, escotismo, escotista, scout, sênior, guia, pioneiro, lobinho e jamboree nacional escoteiro, entre outras.

Há, atualmente, quatro processos em trâmite em todo o Brasil. Um, ainda muito no início, no Rio Grande do Norte, em face do “Grupo Escoteiro Tenente Everaldo”; um outro igualmente no início, em face dos “Escoteiros Florestais”; e outros dois já em andamento e com ganho de liminar pela UEB. Nosso processo mais antigo, em face da denominada “Associação Escoteira Baden Powell – AEBP”, encontra-se em fase recursal (apelação). A sentença proferida pelo Juiz de primeira instância não nos foi favorável. No entanto, com o recebimento da apelação pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina, a liminar outrora deferida passou a ter pleno vigor e, atualmente, aguarda julgamento. Já o outro processo, em face da “Federação dos Escoteiros Tradicionais – FET”, em Brasília, igualmente possui a concessão de liminar em favor da UEB. Temos, com isso, a proibição judicial tanto da AEBP quanto da FET do uso de quaisquer das marcas registradas em nome da UEB, inclusive e principalmente o nome "Escoteiro".

Infelizmente ambas associações não têm respeitado a decisão judicial e providências estão sendo adotadas.

A Direção Nacional tem clara sua responsabilidade em coibir o uso indevido da expressão “escoteiro” por aqueles que, fora da instituição regular e legalmente autorizada a sua prática no Brasil, põem em risco nossa história e respeitabilidade.


Calendário de funcionamento do Escritório Nacional no período de fim de ano
A Diretoria Executiva Nacional informa a todos os seus associados os horários de funcionamento do Escritório Nacional e da Loja Escoteira Nacional durante o período de de fim de ano.

Escritório Nacional

  • Expediente normal até dia 21 de dezembro de 2012;
  • Início das férias coletivas em 26 de dezembro de 2012;
  • Retorno ao expediente normal em 7 de janeiro de 2013.
Loja Escoteira Nacional
  • Os pedidos realizados e efetivamente pagos até 18 de dezembro de 2012, serão despachados até o dia 20 de dezembro de 2012;
  • Os pedidos realizados e pagos após o dia 18 de dezembro de 2012, serão despachados somente após retorno das férias coletivas, em 7 de janeiro de 2013.

 
5 de dezembro - Dia Internacional do Voluntariado
 
Escoteiros do Brasil apresentam Escritório Nacional
Escoteiros do Brasil apresentam Escritório Nacional

No dia 10 de novembro, aproveitando as reuniões do CAN e do Conselho Consultivo que se realizavam em Curitiba, a Diretoria Executiva Nacional fez a apresentação da sede nacional dos Escoteiros do Brasil aos dirigentes nacionais e autoridades, homenageando os membros das diretorias que participaram do esforço de sua construção e adequação.

O evento contou com a presença do Diretor-Geral Brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Miguel Samek; do Prefeito eleito de Curitiba, Gustavo Fruet; da Vice-Prefeita eleita, Mirian Gonçalves; da Deputada Federal Rosane Ferreira; e de vários Conselheiros Nacionais e Presidentes de Regiões Escoteiras.

O diretor presidente da UEB, Marco Aurélio Romeu Fernandes, juntamente com o diretor vice-presidente Rafael Macedo e o presidente do CAN, Ivan Nascimento, fizeram entrega da medalha Cruz de São Jorge ao diretor geral da Itaipu, Jorge Samek, concedida em agradecimento ao seu constante apoio aos Escoteiros do Brasil.

No ato foi inaugurado, na Galeria dos Ex-Presidentes da UEB, o retrato de Paulo Salamuni, que exerceu mandato entre 2002 e 2009, e em cuja administração o prédio foi adquirido e reformado, bem como o retrato de Rubem Tadeu, que exerceu mandato como presidente de 2009 a 2012, período em que as obras foram terminadas e o Escritório Nacional instalado.

Como registro histórico uma placa foi fixada na sede nacional, constando as diretorias executivas que participaram do esforço de oferecer aos Escoteiros do Brasil uma sede digna e bem instalada.

 
Rede Nacional de Jovens abraça a campanha Papai Noel dos Correios
Rede Nacional de Jovens abraça a campanha Papai Noel dos Correios

A Rede Nacional de Jovens abraçou a campanha Papai Noel dos Correios, como iniciativa social que desafiou os jovens líderes a adotarem ao menos 40 cartas de crianças que, de outra forma, não tem como ganhar presentes nesta data, dada as dificuldades financeiras de suas famílias. Divulgada por e-mail, Facebook e Twitter, a campanha já recebeu a adesão de muitos escoteiros, inclusive alguns que já tinham por hábito realizar essa boa ação de Natal em anos anteriores. Em outra frente, a Rede está se mobilizando para colaborar também voluntariamente com algumas agências dos Correios que, sem estrutura para atender a demanda de serviço da campanha, necessita de ajuda para organizar e cadastrar as milhares de cartas que chegam. As datas de entrega dos presentes e os locais para adoção das cartas em sua cidade, podem ser acessados pelo link http://virou.gr/10UGCE3

 
Escoteiros do Brasil no Fórum Mundial da Juventude
Representando todos os jovens do Brasil, por meio do Conselho Nacional da Juventude, os Escoteiros do Brasil irão participar do Fórum Global da Juventude. Um evento da ONU que vai ocorrer de 4 a 6 de dezembro, na Indonésia. A participação virtual pode ser feita no site do evento. Escoteiros do Brasil no Fórum Mundial da Juventude
O ano está quase acabando, mas ainda há tempo dos Escoteiros do Brasil participarem de mais um evento da ONU representando os interesses de todos os jovens do país. Será o Fórum Global da Juventude, que irá ocorrer entre os dias 4 e 6 de dezembro, na cidade de Bali, na Indonésia. O jovem Áquila Paz da Rosa, que representa os Escoteiros do Brasil no CONJUVE - Conselho Nacional da Juventude, foi o escolhido pelo Conselho para que represente não apenas os 70 mil escoteiros, mas todos os jovens do Brasil.

Os delegados de cada país irão discutir temas como vida saudável, educação, emprego, sexualidade e família, civismo e, após, encaminhar um documento que será entregue na Assembleia Geral das Nações Unidas, com as demandas da juventude mundial. Isso tudo para garantir que os jovens sejam ouvidos e participem do processo de definição das metas de um futuro mais justo e igualitário em todas as regiões do planeta.

Todos os Escoteiros do Brasil podem participar virtualmente. Os requisitos são ter entre 14 e 30 anos e inscrever-se no site www.icpdyouth.org, uma plataforma virtual e global, onde serão coletadas informações e opiniões de jovens do mundo todo.

A participação dos Escoteiros do Brasil no evento começou quando a Secretaria Nacional da Juventude indicou o escoteiro Áquila para representar o Brasil no evento. O Conselho Nacional de Juventude é o órgão do Governo Federal responsável pela elaboração e fiscalização das políticas públicas de juventude em todo o território nacional. Os Escoteiros do Brasil participam desde a sua criação, em 2005, e tem vaga na cadeira de Meio Ambiente, graças às suas iniciativas de educação socioambiental, como os Mutirões Nacionais de Ação Ecológica e de Ação Comunitária. Segundo Áquila, “ocuparmos espaços de discussão de políticas é de suma importância para o futuro do escotismo, pois é nesses lugares que as políticas são debatidas e a voz dos escoteiros deve estar presente”.

Esse não é o primeiro evento da ONU que os Escoteiros do Brasil participam em 2012. Em junho ocorreu a Rio+20 com uma delegação escoteira muito bem representada por Diretores Executivos, membros do Escritório Nacional e jovens de 18 a 26 anos escolhidos em um processo de seleção da instituição. Em fevereiro de 2013, a Pioneira Thais Lacerda representará a instituição em outro evento da ONU em Viena, Áustria. Participar em eventos internacionais sobre a discussão de políticas da juventude é um dos meios de demonstrar a importância do Movimento Escoteiro na educação de jovens. “Os Escoteiros do Brasil tem tomado uma posição ativa em eventos internacionais, principalmente os realizados pelo Sistema ONU. Acredito que temos muito para aprender participando desses eventos, tanto em quesitos como organização, sistematização das discussões, quanto pela relevância dos assuntos discutidos, que muitas vezes também deveríamos discutir internamente”, explica Áquila.

O protagonismo juvenil é essencial para criar o interesse dos jovens na participação de eventos como esse e na discussão de temas políticos e sociais. É importante também que os escotistas estejam sempre informados e motivados a contribuir com as iniciativas dos Escoteiros do Brasil. “Existem muitas atividades que podem atrair os jovens, como o Jogo Democrático em cada seção e a realização de Fóruns de Jovens em cada grupo, mostrando que a voz e o protagonismo juvenil são fatores importantes no Movimento Escoteiro. A voz dos jovens tem sido cada vez mais ouvida, inclusive dentro do escotismo por meio de diversos espaços, eventos e redes. O Fórum Global de Juventude vai ser uma ótima oportunidade de se discutir temas importantes para as pessoas do mundo todo e a participação de escoteiros brasileiros é uma grande representação de força e maturidade”, resume Áquila sobre a sua participação no Fórum.

Evento: Fórum Global da Juventude
Data: Dias 4 a 6 de dezembro de 2012
Local: Bali, Indonésia
Como participar: Inscrição gratuita pelo site www.icpdyouth.org

Sobre o representante: Áquila Paz da Rosa tem 22 anos, no Movimento Escoteiro desde 1999, sendo lobinho, escoteiro, sênior e pioneiro no Grupo Escoteiro Anhanguera, em Sapucaia do Sul – RS. Atualmente faz parte da Equipe Nacional de Relações Institucionais e é o representante dos Escoteiros do Brasil no Conselho Nacional da Juventude. Mora em Porto Alegre e é estudante de Relações Públicas.

 
Escoteiros do Brasil no ONG Brasil
O evento reúne mais de 500 ONGs e os Escoteiros do Brasil estarão presentes falando sobre o meio ambiente. Um encontro de ONGs, Institutos, Fundações e entidades civis a ser realizado entre os dias 6 e 8 de dezembro, no Expo Center Norte, na cidade de São Paulo. Leve sua Tropa, seu Clã e participe com o Grupo Escoteiro.

Com o tema “A fórmula escoteira para um mundo sustentável” os Escoteiros do Brasil irão palestrar no ONG Brasil. A apresentação ocorrerá no dia 7/12 (sexta-feira), dentro do Ciclo de Palestras "Sustentabilidades e Desenvolvimento" (Sessão 3 - Sala Vila Maria), das 9h às 12h35. O palestrante será Daniel Franco, membro da Equipe Nacional de Relações Institucionais.

Escoteiros do Brasil no ONG Brasil
A participação no evento é gratuita e todos os escoteiros podem participar. Faça a sua inscrição pelo site www.ongbrasil.com.br e o credenciamento já pode ser feito antecipadamente para evitar filas. Mais informações, clique aqui
 
Escoteiros do Brasil, participe do Play The Call

Play The Call é um game global que nos desafia a mobilizar dois bilhões de pessoas nos próximos quatro anos para salvar o mundo de verdade. Vai encarar?

Sua principal ferramenta será a internet, e o seu tabuleiro é o mundo real! Serão lançadas missões que terão de ser realizadas no mundo real. Missões impossíveis! 

A tarefa dos jogadores é realizá-las e compartilhar os resultados (através de textos, vídeos e fotos) em suas redes para comprovar sua realização e inspirar novas ações.

Como numa grande gincana global, crianças e jovens de todas as idades vão convocar parentes, amigos e vizinhos para ajudá-las a cumprir as missões, que devem ser feitas de forma rápida, divertida e sem botar a mão no bolso. Embelezar ruas e praças, restaurar praias e rios, replantar florestas, cultivar a alegria e a paz nas escolas e até reviver o senso de comunidade são algumas dessas tarefas.

Imaginem o que faria Baden-Powell se tivesse em suas mãos o poder da internet e o amor pela natureza e pela humanidade que carregava em seu coração. Qual seria o poder e o alcance do seu CHAMADO, hoje?

Os Escoteiros do Brasil são os primeiros grandes parceiros oficiais do Play The Call e foram convocados para ecoar e liderar “o chamado”, que convida famílias, amigos, vizinhos e sociedade para construir, agora, o mundo dos sonhos.

À meia-noite do dia 21 de dezembro de 2012, o jogo será lançado. O dia do Fim do Mundo Maia. Que tal se, neste limiar do tempo, tocarmos nosso Kudu e declararmos:

“Este velho mundo acabou! Vamos construir juntos o mundo dos nossos sonhos!”  Escoteiros do Brasil, esteja alerta! E... Play The Call!

Bem-vindo à maior aventura de nossas vidas...

 
Escoteiros do Brasil farão parte do CONANDA
Escoteiros do Brasil farão parte do CONANDA

Em assembleia realizada no dia 28, em Brasília, os Escoteiros do Brasil foram eleitos para ocupar uma suplência no CONANDA - Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, para o mandato 2013/2014 (http://www.direitosdacrianca.org.br/). A última vez que a UEB havia participado desse espaço ocorreu na década de 90, quando já obteve a titularidade e também foi entidade suplente no Conselho.

Os Escoteiros do Brasil, que passaram pelo processo de habilitação como candidato, foram representados pelo Secretário Geral da instituição, David Ortolan, acompanhado do Gerente de Métodos Educativos, Luiz Cesar Horn, e pela dirigente do DF, Carmen Barreira, angariando apoio no processo eleitoral e também aproveitaram a oportunidade para manter contato com várias outras entidades que atuam com crianças e adolescentes, muitas delas interessadas em compartilhar experiências com os Escoteiros do Brasil e, também, em promover parcerias e atividades comuns.

O CONANDA é um importante espaço de discussão e coordenado pela Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, e é formado por representantes de entidades civis e do governo, discutindo e trabalhando nas políticas e ações estratégicas para garantir os direitos das crianças e adolescentes.

Para esse período de início da gestão o Secretário Geral representará os Escoteiros do Brasil no Conselho.

 
Quer receber o Sempre Alerta Eletrônico?
Preencha abaixo e faça parte ou indique um amigo!

Email:



 - 


Você está recebendo esta mensagem por fazer parte do cadastro da União dos Escoteiros do Brasil.
 
 
Loja Escoteira Nacional