Sempre Alerta Eletrônico - 9ª Edição - Setembro de 2012
 
 
 
 
www.escoteiros.org.br


Agenda Parlamentar da UEB em Brasilia/DF
(David Ortolan – Secretário Geral e Daniel Hackbart – Assessor Jurídico – dos Escoteiros do Brasil, em visita ao gabinete da Deputada Federal Rosane Ferreira – PT/PR)
Por iniciativa da DEN, representantes do Escritório Nacional dos Escoteiros do Brasil iniciaram uma agenda mensal de relacionamento parlamentar no Congresso Federal desde o último mês de agosto. Neste atribulado período de eleições e de projetos de lei em tramitação que são de nosso interesse, é importante sabermos acerca dos parlamentares que nos apoiam institucionalmente, bem como, quais desses políticos tem interesse em destinar recursos para nossos projetos de abrangência nacional e regional. Por isso, gostaríamos que as Regiões Escoteiras nos indicassem quem são os representantes do povo do seu Estado que apoiam e carregam a bandeira do escotismo, dentre Deputados Federais e Senadores. Com isso, pretendemos fortalecer a União Parlamentar Escoteira do Brasil e, por consequência, a própria União dos Escoteiros do Brasil que, com a adequada representatividade política, só tem a ganhar. Informações de nomes, partidos e contatos desses parlamentares podem ser enviadas para o e-mail: [email protected].

I Encontro Nacional de Atualização de Formadores
A Diretoria Nacional de Métodos Educativos, por intermédio da Equipe Nacional de Gestão de Adultos e com o apoio da Região Escoteira de São Paulo, oferecerá entre os dias 12 e 14 de outubro o I Encontro Nacional de Atualização de Formadores. O evento será realizado no Campo Escola do Jaraguá e estima a participação de formadores de várias partes do país. O Encontro oferecerá conteúdo atualizado, voltado à padronização da linguagem e dos procedimentos preconizados pelas Diretrizes Nacionais de Gestão de Adultos, sendo, portanto, estrategicamente indispensável para o fortalecimento e crescimento da UEB. As inscrições vão até o dia 16 de setembro. Clique aqui e acesse informações sobre o evento.

2º Encontro Nacional de Comunicação Escoteira
O Encontro tem como objetivo reunir comunicadores escoteiros de todo o Brasil para que, em um fraterno ambiente, ocorram capacitações, debates e consultas. Esta ação faz parte da estratégia nacional de comunicação que visa o crescimento do Escotismo nacional. O Encontro que será promovido pela Equipe Nacional de Imagem e Comunicação acontecerá entre os dias 28 e 30 de setembro na Região Escoteira do Distrito Federal. Mais informações, clique aqui.

Menos de 125 dias para o JamCam da Colômbia

Será o 14º. Jamboree e o 1º. Camporee Interamericano a ser realizado na capital da Colômbia, na cidade de Bogotá. Esse evento será um oportunidade única para encontrar jovens de todo continente Americano: do extremo norte do Canadá até o sul da Argentina e do Chile. Um total de 21 Associações Escoteiras já confirmaram presença nesse Jamboree que promete ser inesquecível. A Colômbia, hoje, é um país transformado, muito mais seguro. Um país privilegiado por uma vasta biodiversidade, além da diversidade geográfica e cultural. Desde picos nevados à densa floresta amazônica preservada, até o sol e o mar caribenhos. O prazo para inscrições se encerra em 9 de outubro de 2012. Para maiores informações consulte: www.escoteiros.org.br e www.facebook.com/BrasilnoJamCam


Grupo Padrão 2012/2013 – Participe!
A Certificação de Grupo Padrão é um reconhecimento anual para os Grupos Escoteiros que alcancem um padrão mínimo de qualidade nas áreas de Administração, Crescimento de Efetivo, Formação de Adultos, Aplicação do Método Escoteiro, Participação na Comunidade, Divulgação do Movimento Escoteiro e Realização de Atividades. Já está disponível no site dos Escoteiros do Brasil o informativo do processo 2012/2013. O prazo final para envio dos documentos é dia 31 de janeiro de 2013. Clique aqui e confira o informativo.

Prêmio Aurélio Azevedo Marques
O "Prêmio Aurélio Azevedo Marques" visa estimular o crescimento dos efetivos registrados nos Grupos Escoteiros, reconhecendo o trabalho realizado pelos Dirigentes, Escotistas e Membros Juvenis. Poderão participar todos os Grupos Escoteiros devidamente registrados na UEB. Grupos Escoteiros com ano de fundação posterior a 2009 (2010 e 2011), serão avaliados de acordo com critérios proporcionais aos anos de atividade. Grupos Escoteiros fundados em 2012 só poderão participar a partir de 2013. O prazo para o envio da inscrição é dia 17 de dezembro de 2012. Clique aqui e confira o informativo do Prêmio.

Pernambuco será sede do XIX Congresso Escoteiro Nacional
A Direção Nacional, com o apoio da Região Escoteira do Pernambuco, já está trabalhando nos preparativos do próximo Congresso Escoteiro Nacional. O evento acontecerá na cidade de Recife, entre os dias 26 e 28 de abril com o tema "O mundo que queremos!". As atividades terão início na manhã do dia 26 e a primeira sessão da Assembleia está prevista para acontecer no período da tarde deste dia. Em breve serão divulgadas mais informações sobre o evento por meio do site Escoteiros do Brasil.

Quer receber o Sempre Alerta Eletrônico?
Preencha abaixo e faça parte ou indique um amigo!
Email:

 | 

Você está recebendo esta mensagem por fazer parte do cadastro da União dos Escoteiros do Brasil.

A União dos Escoteiros do Brasil não aprova o envio de e-mails indesejados. Para deixar de receber mensagens, responda a este email alterando o título para "RETIRAR DA LISTA", e incluindo o endereço que deve ser retirado.

 
O MutCom é para todos!
O Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária – MutCom, em sua 14ª edição, vem com o slogan PARA TODOS!

Durante todo o mês de setembro os escoteiros estarão na rua, mostrando à comunidade o que é ser um escoteiro, que atividades eles fazem e porque é legal fazer parte desta turma.

14º Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária
Com muita vontade, os escoteiros também estão dispostos a encontrar e fazer parcerias com organizações que queiram, como eles, fazer boas ações.

O Mutirão Nacional Escoteiro, realizado desde 1999, já trabalhou temas como: combate às drogas (Limpo de Corpo e Alma), inclusão (Escotismo é Inclusão), saúde bucal (Sorriso Alerta), incentivo à leitura (Ler é o que Pega) e, mais recentemente, práticas de alimentação saudáveis, econômicas, ambiental e socialmente conscientes (Alimente essa Ação), tema do ano passado.

Mais informações: www.mutcomescoteiro.com

 
MutPio Nacional 2012 - Você precisa desta experiência na sua vida Pioneira.
O XXV Mutirão Nacional Pioneiro está chegando. O maior evento nacional do Ramo Pioneiro vai ocorrer entre os dias 15 e 18 de novembro, em São Paulo/SP, e o tema é "Um mundo em uma cidade", referência à grande diversidade de culturas e povos na maior cidade do país.
O evento vai juntar pioneiros, pioneiras e mestres de todas as partes do Brasil para trabalharem juntos em prol de comunidades, na periferia, promovendo reflorestamentos, reforma de centros comunitários, praças, hortas, uma biblioteca e um mutirão médico. O evento é uma ótima oportunidade para conhecer a diversidade que há em São Paulo, do centro à periferia.

Mas o Mutirão Nacional Pioneiro não é só trabalho! Os pioneiros e pioneiras vão poder conhecer a história e os pontos turísticos de São Paulo, através de atividades envolvendo mapas e missões pelos pontos turístico, Noite da Pizza, apresentação de bandas paulistas, e um passeio turístico noturno pelo centro.

As inscrições ainda podem ser feitas e ainda existem algumas vagas para Equipe de Serviço.

A equipe de organização está empenhada em oferecer um evento que marque a vivência pioneira de todos os Pioneiros, Pioneiras e Mestres. Mais informações clique aqui.

 
Encontro Nacional de Jovens
A Rede Nacional de Jovens promoverá, nos dias 12 a 14 de outubro, o Encontro Nacional de Jovens, em Natal/RN, sob a temática "Planejando o Futuro". O Boletim 1, contendo as informações de inscrição, já está no site http://rededejovens.org.br e os Núcleos Regionais já estão se movimentando para participar.

Evento já tradicional da Rede Nacional de Jovens, o Encontro é o espaço onde jovens escoteiros de todo o Brasil se reúnem para pensarem a própria Rede, o Escotismo e a atuação jovem nesse processo. O que é planejamento, o planejamento estratégico dos Escoteiros do Brasil e temas da atualidade propostos pela própria Rede estão na pauta para discussão e crescimento.

Informe-se e participe! A Rede de Jovens é aberta a todos os escoteiros com idade entre 18 e 26 anos e tem sido um espaço fantástico de experiências e aprendizado.
 
Escoteiros do Brasil e Secretarias do Estado do RN promoveram o "I Seminário Educação do Ser: Um enfoque holístico pedagógico", em Natal/RN
I Seminário "Educação do Ser: Um enfoque holístico pedagógico", foi promovido pela União dos Escoteiros do Brasil – Região Rio Grande do Norte e as Secretarias de Estado da Saúde Pública (Sesap) e da Educação (Seec).
Além de promover debates acerca da Educação do Século XXI, Educação complementar, Ética, Saúde, Cidadania, Juventude, Tecnologias e Diversidades, o evento também foi palco da comemoração dos cinco anos de implantação do projeto de educação complementar "Escotismo nas Escolas Estaduais".

O evento reuniu educadores, gestores e profissionais de saúde que discutiram assuntos diversos como: ética, saúde, cidadania, juventude, tecnologias, diversidade e reforma da educação. O evento contou com a participação da governadora, Rosalba Ciarlinido; Secretária Estadual de Educação, Betania Ramalho; Secretário de Estado da Saúde Pública, Isaú Gerino; a Deputada Federal, Fátima Bezerra; o Deputado Estadual, Antônio Jácome; o Diretor Presidente da União dos Escoteiros do Brasil, Marco Aurélio Romeu Fernandes; o Presidente União dos Escoteiros do Brasil – Região Rio Grande do Norte, Carlos Pinto e outras autoridades.

 
Voto Como Vamos - Uma atividade dos Escoteiros do Brasil para o voto consciente
No dia 07 de outubro, 140 milhões de brasileiros irão fazer parte de mais um momento fundamental na democracia do País, a eleição para Prefeitos e Vereadores nos mais de cinco mil munícipios de norte a sul do Brasil.
Para que os jovens possam participar das eleições, sabendo a importância do seu papel e do voto consciente, os Escoteiros do Brasil desenvolveram a atividade “Voto como Vamos”. O objetivo é que os seniores, guias e pioneiros realizem uma atividade de conscientização política propiciando um debate apartidário e de incentivo ao voto responsável.

A atividade é inspirada no "Porto Alegre como Vamos"’, um movimento criado pela sociedade civil que acredita em uma relação diferente com a política, fugindo dos tradicionais programas de televisão e pesquisas eleitorais. A proposta da atividade escoteira vem ao encontro com o objetivo do movimento, discutir propostas e temas de relevância política e conhecer melhor os candidatos.

A preparação para o "Voto como Vamos"’ começa com o vídeo “Você sabe o que faz um Vereador?” (www.vimeo.com/44025139) e após a realização de um debate politico na Tropa e no Clã Pioneiro.

As sugestões de atividades para os jovens são várias, entre elas:

  • conhecer os candidatos que representam o que você quer
  • comparar as propostas dos políticos que estão concorrendo
  • debater sobre assuntos como: educação, meio ambiente, segurança, mobilidade urbana, cultura e lazer, economia, entre outros.

Todas as sugestões visam ajudar na escolha do melhor candidato que vai nos representar nos próximos quatro anos. Seguindo o que Baden-Powell nos falou no livro ‘Caminhos para o Sucesso’, um escoteiro deve “se tornar eficiente para ser capaz de assumir esta responsabilidade, e jogar, na sua posição, o grande jogo da Cidadania”.

 
Play the Call + Escoteiros do Brasil
E o jogo continua!

Os Escoteiros do Brasil estão convidados a colocar a mão na massa em mais uma ação ambiental em todas as cidades do país. De uma maneira rápida, grátis e divertida, o Play the Call convida a todos para deixarem seus carros em casa e curtirem o movimento viva o verde, celebrando a chegada da primavera e a preservação do meio ambiente.

Durante a Semana da Mobilidade, de 16 a 22 de setembro, vamos trazer a natureza para dentro das nossas cidades, melhorar a qualidade de vida da população e deixar o carro em casa, apostando em diferentes meios de mobilidade como bicicleta, skate, patins, transporte público ou até mesmo em jornada para ir ao trabalho e escola.

No período prévio à atividade será disponibilizado material explicativo para a realização das ações. Portanto, se o seu Grupo gosta de fazer a diferença e ajudar na preservação ambiental, durante o mês de setembro plante árvores e desenvolva atividades com os jovens, família e comunidade próxima ao grupo, relacionadas ao tema PLANTIO + MOBILIDADE. 

Play the Call e Escoteiros do Brasil, juntos na Semana Viva o Verde, de 16 a 22 de setembro de 2012. Clique aqui e acesse mais informações.

 
Pacto Escoteiro - Uma ferramenta de compromisso político com o Movimento Escoteiro para os candidatos nas Eleições de 2012
Estamos chegando a mais uma eleição para Prefeitos e Vereadores no Brasil. Momento de extrema importância para o desenvolvimento dos municípios nos próximos quatro anos. Os candidatos estão entrando diariamente em nossas casas por meio de propagandas, ou os vemos nas ruas, em panfletos ou cartazes, todos acabamos nos envolvendo com as eleições.
Porém, mais do que conhecer o nome e o número dos candidatos, é necessário conhecer os seus Planos de Governo, suas propostas para melhorar a cidade onde vivemos.

O Movimento Escoteiro, sendo o maior movimento educacional para jovens do mundo, sabe da importância de debater a política como um instrumento de desenvolvimento social e educativo. Para isso, os Escoteiros do Brasil criaram o Pacto Escoteiro. Um documento que tem como objetivo apresentar as características e necessidades do Movimento e assim permitir o engajamento de forças políticas em prol do Escotismo.

O documento destina-se aos candidatos a prefeitos e vereadores das eleições municipais de 2012, para que conheçam e incorporem em suas plataformas eleitorais as demandas do Escotismo. Além disso, procura-se fazer um levantamento da força política dos escoteiros em nosso país.

O Escotismo é um movimento educativo, não se envolve em questões politico-partidárias, porém, os princípios escoteiros orientam as opções políticas pessoais de seus membros, formando cidadãos responsáveis, participantes, engajados e atentos à realidade política da sua comunidade.

O Pacto Escoteiro propõe a todos os candidatos que o assinarem, em caso de eleitos, assumir o compromisso de apoiar politicamente os Escoteiros do Brasil, implementando as propostas seguintes:
1. MANTER POSTURA E CONDUTA ÉTICA
2. FORTALECER A EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL
3. APOIAR O JOVEM NA TOMADA DE DECISÃO
4. APOIAR POLITICAMENTE DEMANDAS E PROJETOS ESCOTEIROS
5. AUXILIAR NA INSERÇÃO EM CONSELHOS DE GOVERNANÇA
6. COLABORAR COM A DIVULGAÇÃO DO MOVIMENTO ESCOTEIRO

Assim que assinado, este documento deve ser enviado para [email protected], juntamente com uma foto do momento da assinatura e os dados de contato do candidato e do Grupo Escoteiro. Clique aqui e confira o documento.

 
8º Encontro Nordeste de Escotistas e Dirigentes – ENED
Salvador sediará, entre os dias 7 e 9 de setembro, o 8º Encontro Nordeste de Escotistas e Dirigentes – ENED. Este encontro é um momento de congregação e discussões entre todos os adultos responsáveis pelo Movimento Escoteiro no Nordeste, proporcionando a troca de experiências e aquisição de novos conhecimentos. Confira a programação do evento e outras informações clicando aqui.
 
Voluntários para o módulo “TRILHAS” na Jornada Mundial da Juventude-2013
A Coordenação da JMJ-2013 solicita o apoio voluntário para o módulo “Trilhas”. Este módulo será coordenado e desenvolvido pelos escoteiros e faz parte da programação oficial do evento. Os voluntários que desejam ajudar na aplicação do módulo “Trilhas” devem acessar o Boletim 3, que contém informações de como se candidatar. Clique aqui e confira os boletins.