Sempre Alerta Eletrônico - 8ª Edição - Agosto de 2012
 
 
 
 
www.escoteiros.org.br


V Jamboree Nacional – Várias Origens, um só país
V JAMBOREE NACIONAL ESCOTEIRO
Rio de Janeiro foi contagiado pela fraternidade escoteira entre os dias 15 e 20 de julho.

O evento contou com a participação de 4720 participantes vindos de diversos estados: RR, AP, AM, PA, TO, MT,RO,DF,GO,MS,SP,PR,SC, RS, MA, PI, CE,RN, PB, PE, AL, SE, BA, MG, ES, RJ e dos países: Paraguai, França, México e Colombia.

Além de reencontros, novas amizades, alegria, aprendizado e muita fraternidade escoteira, o jamboree proporcionou aos jovens uma programação recheada de diversão, ritmo, samba, cultura e belas imagens da cidade do Rio de Janeiro. Estas recordações ficarão guardadas com gostinho de saudades nas nossas lembranças.

A Organização do evento agradece a participação dos jovens e, em especial, a todos voluntários que se dedicaram para fazer acontecer um evento desta magnitude, em prol da nossa juventude brasileira.

Agradecemos também o apoio de importantes parceiros no desenvolvimento de algumas bases do evento, como a ShelterBox, Play the Call, Fiocruz, Desbravadores, General Abreu e LABRE. Contamos com a visita das instituições ACM – Associação Cristã de Moços, REJUMA e Limpa Brasil no campo durante o evento.

Aproveite para relembrar momentos do evento conferindo as matérias e imagens postadas acessando o link http://www.escoteiros.org.br/
noticias/noticia_detalhe.php?id=356
.


O Jamboree que você não viu...
ONG Limpa Brasil
Enquanto mais de cinco mil escoteiros de todo o Brasil se divertiam nos módulos externos e nas atividades espalhadas pelo campo do V Jamboree Nacional Escoteiro, outras coisas importantes também aconteciam nos bastidores. Recebemos a visita de ONG's interessadas em firmar parcerias com os Escoteiros do Brasil, canais de imprensa, autoridades e até escoteiros de outros países.

Entre as organizações que compareceram ao Jamboree, tivemos a ONG Limpa Brasil, que educa e faz ações para a conscientização ambiental de jovens e adultos. A Limpa Brasil já realizou mutirões com escoteiros paulistas e mineiros e está em preparação de atividade com os gaúchos e paraibanos.

REJUMA
A Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade (REJUMA) também esteve no acampamento. Mostramos para o representante da rede o nosso trabalho na prática e conversamos sobre projetos em conjunto que podem ser realizados.
ACM
Representantes da Associação Cristã de Moços (ACM), entidade mundial de educação ecumênica, foram ao Jamboree para trocar experiências e prestigiar o evento.

Na Aldeia Brasil de Desenvolvimento, tivemos, dentre outras organizações, a ONG Play the Call, nossa parceira no game Kudu - Escoteiros fazendo Eco e também a ShelterBox, que tem um trabalho mundialmente reconhecido no auxílio emergencial de populações atingidas por catástrofes. Recentemente os Escoteiros do Brasil e a ShelterBox trabalharam juntos no auxílio aos desabrigados pelas chuvas nas cidades de Além Paraíba (MG) e (RJ).

O grande objetivo desses encontros é estabelecer parcerias com organizações sérias e que também estejam buscando a construção de um mundo melhor como os escoteiros, pois juntos somos mais fortes.


2º ENCONTRO NACIONAL DE COMUNICAÇÃO ESCOTEIRA
O Encontro tem como objetivo reunir comunicadores escoteiros de todo o Brasil para que em um ambiente fraterno, ocorram capacitações, debates e consultas. Todos os participantes compreenderão seu papel como parte da estratégia nacional de comunicação que visa o crescimento do Escotismo nacional.

O evento acontecerá entre os dias 28 e 30 de setembro, em Brasília-DF. A Data Limite para inscrições é 31 de agosto de 2012. Confira detalhes para participação no link http://www.escoteiros.org.br/
agenda/evento_detalhe.php?id=60


 
1º de Agosto - 105 anos do Acampamento do Brownsea e início do Movimento Escoteiro
"Durante a defesa de Mafeking, Lord Edward Cecil, chefe do meu estado-maior, teve a ideia de empregar os meninos da cidade como mensageiros e ajudantes e assim liberar os soldados disponíveis para guarnecer as trincheiras. Foto do Acampamento da Ilha de Brownsea - 1907
Os rapazes foram agrupados num corpo especial sob o comando de um deles, o cabo Goodyear, e cumpriram seus deveres satisfatoriamente, com grande coragem, mesmo sob o fogo inimigo.

Seu trabalho consciencioso abriu meus olhos para o fato de que, dando-se responsabilidade a meninos e confiando-se neles é possível contar com eles como se fossem homens.

Essa foi uma importante lição para mim.

Em 1904, como resultado desses indícios, fiz um plano para formação de rapazes, que seguia de perto o programa dos exploradores militares.

Em 1905 fui convidado por Sir William Smith para inspecionar a Brigada de Meninos em Glascow, no seu vigésimo primeiro aniversário de fundação.

Quando vi aquela esplêndida reunião de seis mil rapazes e me contaram a enorme penetração da organização, meus olhos se abriram para ainda outra característica dos rapazes. Em outras palavras, que se seu interesse for captado eles virão aos milhares, entusiástica e voluntariamente, receber formação.

Percebi também que centenas de adultos estavam prontos a sacrificar tempo e energia para auxiliar e formar esses rapazes.

Era um fato que nenhuma teoria poderia prever.

Quando Sir William me disse que tinha nem mais nem menos do que cinquenta e quatro mil rapazes na Brigada, felicitei-o pelo magnífico resultado de seu trabalho; mas pensando bem, não pude me furtar a tentação de lhe dizer que, considerando-se o número de rapazes existentes na Inglaterra, em vinte anos deveria haver dez vezes mais nas fileiras, se o programa fosse variado e atraente.

Perguntou-me ele como seria possível tornar o programa mais atraente, e contei-lhe então a popularidade do programa escoteiro entre a rapaziada da Cavalaria, e que alguma coisa semelhante poderia ter igualmente atrativo para esses meninos mais moços, enquanto a finalidade do movimento poderia muito bem ser deslocada da guerra para a paz.

O desenvolvimento do caráter, da saúde e da energia eram a base do seu programa e essas qualidades são tão necessárias ao soldado, quanto ao cidadão.

Concordou Sir William cordialmente com a minha ideia, e sugeriu que eu escrevesse um livro para rapazes semelhante ao “Auxílio ao Escotismo”(Aids to Scouting).

De forma que, nas poucas horas vagas que me deixava meu cargo de Inspetor Geral de Cavalaria, comecei a formular minha ideia, pois ali estava um trabalho a minha espera, no qual aquela absurda e detestável notoriedade que eu adquirira em Mafeking poderia dar algum fruto.

Por esse tempo, a sorte, ou o destino se preferem — levaram-me até a casa de Sir Arthur Pearson, e lá tive a oportunidade de descobrir sua modesta bondade e simpatia pela infância e juventude, às quais se juntavam um ardente patriotismo.

Era justo o homem de que eu precisava e confiei-lhe minhas ideias sobre a formação dos rapazes. Ele encorajou-me muito e ofereceu-me a ajuda de seus auxiliares. Entre esses encontrei Sir Percy Everett, que desde então vem sendo meu braço direito.

Antes de publicar o livro projetado resolvi organizar um acampamento onde pudesse constatar a validade das ideias.

A Sra. Van Realte colocou à minha disposição sua Ilha de Brownsea, na Baia de Poole, pois eu estava à cata de um lugar isolado para realizar a atividade longe do público e de jornalistas. Contava assim realizar a experiência sem interrupções.

Reuni rapazes de todas as classes e origens. Minhas previsões se realizaram e achei que podia, então, publicar o “Escotismo para Rapazes”.

Robert Baden-Powell, em "Lições da Escola da Vida"

 
6 de Agosto - Dia Interamericano do Escotista
PROCLAMAÇÃO DE BADEN-POWELL COMO CHEFE ESCOTEIRO MUNDIAL
No dia 6 de agosto de 1920, ao final do I Jamboree Mundial, em Olympia, Baden-Powell foi aclamado, por uma manifestação espontânea de milhares de jovens de dezenas de países, como Chefe Escoteiro do Mundo.

Ele aceitou um título que nenhum Rei ou Governo podia conferir, e de todas as honras que lhe eram destinadas, este era para ele o mais apreciado. Na ocasião, disse: “Que esta seja a vontade de vocês. Antes de partir estamos dispostos a desenvolver entre nós mesmos e nossos jovens esta amizade, através do espírito mundial da Fraternidade Escoteira, a fim de que possamos ajudar a levar a paz, o bom humor no mundo, e a boa vontade entre os homens”.

Muitos anos depois, na Região Interamericana, em uma reunião de Escoteiros-Chefes do Cone Sul, por uma proposta do Paraguai, acordou-se promover o dia 6 de agosto como o Dia Interamericano do Escotista, precisamente em comemoração a data em que o Fundador Robert Baden-Powell foi proclamado Chefe Escoteiro Mundial.

Dia 6 de agosto é, portanto, um dia de comemoração e reflexão, no qual devemos lembrar que, há mais de noventa anos, num momento em que o mundo vivia em grande ebulição, uma grande manifestação de vozes jovens, de muitos países, concluiu o primeiro dos Jamborees Mundiais, e sobre o qual, Baden-Powell refletiu e escreveu: “Não pode haver se encontrado ninguém entre nós, sob aquela grande barraca, que não concordaria que aqui, nestes tempos de ansiedade e dúvida, se lançou um projeto cheio de promessas e de esperanças, onde homens e futuros homens de todas as nações se reunirão como irmãos, em mútua e feliz camaradagem, sob um ideal comum para o bem-estar do mundo”.

DESPEDIDA DE BADEN-POWELL, NO I JAMBOREE MUNDIAL
SER ESCOTISTA
(Marlene Carvalho)

Ser escotista é ser artista, malabarista, passista, equilibrista, pintor, escultor, doutor, é ser professor.
É ser mãe, pai, irmão, avô, avó...
Só?
É ser palhaço, estilhaço, espantalho. bagaço...
Psicólogo, musicólogo...
É ser ciências, é ser ação...
Para uns é Cristo,
para outros demônio,
para este, malquisto,
para aquele, um sonho...
É ser bússula, é ser farol,
é ser luz, é ser sol.
Impele para o bem, impede para o mal.
Incompreendido??? E muito.
Defendido???.. Nunca. Seu filho acertou???.. Claro, é um Gênio!
Seu filho errou???... O Chefe não ensinou.
Para ser Escotista?
É vício ou vocação?
É uma coisa e outra.
É ter nas mãos o mundo de amanhà.
É ter nas mãos o mundo, e não ter nada.
Amanhã os meninos saem do grupo ou trocam de ramo...
E ele, o chefe, de mãos vazias, tendo partido o coração, olhos voltados para sua estrela-guia, esperando novas vidas.
Para transformá-los em homens, homens que cumprirão com seus deveres, deveres para com Deus, com sua Pátria, seu próximo e consigo mesmo.
De repente surgem, novos olhinhos ávidos de conhecimento...
E ele, o chefe, o líder, vai despejando com ternura, o saber, a orientação, nas cabecinhas novas, que luzirão no firmamento da Pátria.
Fica a saudade... A amizade...
E a satisfação de um pedaço da missão cumprida.
O pagamento real? Só na eternidade!!!

 
55º JOTA e 16º JOTI - presentes no V Jamboree Nacional Escoteiro.
O JOTA e JOTI estiveram presentes no Módulo da Aldeia Brasil de Desenvolvimento no V Jamboree Nacional Escoteiro. Os jovens que passaram na base do JOTI conheceram os procedimentos e atividades propostas para 2012. Na base do Radioescotismo, que desenvolve o JOTA, os jovens participaram de oficinas de rádio, telegrafia, echolink e modos digitais.
JOTA e JOTI acontecerão entre os dias 19 e 21 de outubro. As bases de JOTA e JOTI podem ser realizadas juntas ou com montagem e aplicação de tarefas em separado. O objetivo de ambas as atividades é que os participantes possam entrar em contato com escoteiros de qualquer parte do mundo, conversar e fazer novas amizades, seja através do rádio ou da internet. Fotos e informações sobre estes eventos nos respectivos sites. JOTI: www.jotajoti.org.br JOTA: www.jotabrasil.qsl.br
 
JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE
A próxima edição do maior encontro de jovens do mundo será realizado no Rio de Janeiro, entre os dias 23 a 28 de julho de 2013. A JMJ é promovida pela Igreja Católica, a nível Diocesano, e conta desde sua primeira edição com expressivas participações do Movimento Escoteiro. Na última edição estiveram presentes mais de 10.000 escoteiros. JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE
Os Escoteiros do Brasil estão colaborando com a organização da JMJ-2013 dirigindo um dos módulos oficiais do evento: Escoteiros guias nas trilhas pela cidade do Rio de Janeiro e outras vizinhas como a Baixada Fluminense e Niterói. Além do módulo acontecerão outros eventos para os escoteiros como uma Missa coletiva, catequese, show musical nos Arcos da Lapa e, possivelmente, um acampamento reunindo Escoteiros.

As inscrições de participação dos Grupos Escoteiros deverão ser feitas pelo site da JMJ-2013. Em breve teremos um Website com informações disponíveis a todos sobre este grande evento.

 
Programe-se! O Encontrão 2012 vem aí!
A Rede Nacional de Jovens convida todos os associados dos Escoteiros do Brasil, com idade entre 18 e 26 anos, para participar do 2º Encontro Nacional de Jovens. O evento acontecerá entre os dias 12 e 14 de outubro, em Natal/RN. Com o tema "Planejando o Futuro", o evento será composto de oficinas e debates sobre o Planejamento Estratégico da UEB. O objetivo do evento será de proporcionar aos jovens o conhecimento e a reflexão sobre o atual planejamento da UEB e a elaboração do planejamento da Rede Nacional de Jovens em um ambiente de aprendizado e troca. Não haverá custo com hospedagem e alimentação aos participantes do encontro.
 
 
Quer receber o Sempre Alerta
Eletrônico? Preencha abaixo e faça parte ou indique um amigo!


Email:



Você está recebendo esta mensagem por fazer parte do cadastro da União dos Escoteiros do Brasil.

A União dos Escoteiros do Brasil não aprova o envio de e-mails indesejados. Para deixar de receber mensagens, responda a este email alterando o título para "RETIRAR DA LISTA", e incluindo o endereço que deve ser retirado.