Sempre Alerta Eletrônico - 7ª Edição - Julho de 2012
 
 
 
 
www.escoteiros.org.br

Agora falta pouco...o V Jamboree Nacional no Rio de Janeiro já vai começar!!!!!
Agora falta pouco...o V Jamboree Nacional no Rio de Janeiro já vai começar!!!!!
Mochila pronta??? Checklist conferido??? O Rio de Janeiro aguarda ansioso pela chegada dos participantes ao V Jamboree Nacional. Não perca as últimas notícias sobre o evento!

Os Escotistas e membros da Equipe de Serviço do V Jamboree Nacional deverão entregar preenchido e assinado o ACORDO DE TRABALHO VOLUNTÁRIO no momento da retirada do enxoval em suas respectivas secretarias. O Acordo de Trabalho Voluntário do V Jamboree Nacional encontra-se disponível no site Escoteiros do Brasil por meio do link:
http://www.escoteiros.org.br/
arquivos/agenda/2012_jamboree_
nacional/acordo_trabalho_voluntario.doc
. A participação do voluntário no evento estará condicionada a entrega deste documento.

Será divulgado até o dia 9/7 o boletim 7 com informações sobre credenciamento que acontecerá em um local diferente ao local do evento. Esta informação é importante principalmente para as pessoas que não solicitaram translado do aeroporto ou rodoviária. No mesmo boletim será divulgado informações sobre a retirada do enxoval e um formulário para os participantes que chegarão ao evento com ônibus fretado. O preenchimento com a relação dos passageiros por ônibus e o envio antecipado deste formulário agilizará o credenciamento.

A lista dos membros da Equipe de Serviço e suas respectivas funções encontram-se disponíveis no site Escoteiros do Brasil e podem ser conferidos por meio do link:
http://www.escoteiros.org.br/noticias/
noticia_detalhe.php?id=337
.

Alimentação dos dias 14/7 (almoço e/ou jantar) e 15/7 (Café da Manhã), não estão cobertas na inscrição, deverão ser eventualmente solicitadas à empresa oficial de alimentação (Prestivel Comercio e Serviços Ltda). Acesse o link:
http://www.escoteiros.org.br/
arquivos/agenda/2012_jamboree_
nacional/2012_jn_alimentacao_dia_14_
e_15.pdf
 
para conferir documento para solicitação deste serviço.

A solicitação de kit lanche para dia 21/7 - deverá ser feito na Secretaria do evento até as 18 horas do dia 16/7.

Todos os participantes do evento deverão levar talheres para alimentação.

A visitação no campo acontecerá nos dias: 17, 18 e 19 de julho das 09h às 17h.


Escoteiros do Brasil na Youth Blast
Escoteiros do Brasil na Youth Blast
No mesmo âmbito da Rio+20, os Escoteiros do Brasil também participaram da Youth Blast, evento preparatório da ONU voltado para a juventude mundial.

Dos dias 7 a 12 de junho, foi discutido como a juventude deve ser protagonista para o desenvolvimento sustentável, tanto nas ações quanto nas negociações. O evento foi organizado por órgãos do Governo Federal ligados à temática de juventude (Secretaria-Geral da Presidência da República, Secretaria Nacional de Juventude e Conselho Nacional de Juventude) juntamente com o Grupo de Interesse de Crianças e Jovens da ONU.

Ao todo, cerca de 300 participantes debateram e participaram de atividades propostas por ONG's, entre essas, o Jogo do Comércio Mundial. Essa atividade desenvolvida pela delegação dos escoteiros na Rio+20, através do método escoteiro, oportunizou aos jovens presentes uma dinâmica positiva, inclusive despertando o interessante de alguns pelo Movimento Escoteiro.


Quer receber o Sempre Alerta Eletrônico?
Preencha abaixo e faça parte ou indique um amigo!
Email:

 | 

Você está recebendo esta mensagem por fazer parte do cadastro da União dos Escoteiros do Brasil.

A União dos Escoteiros do Brasil não aprova o envio de e-mails indesejados. Para deixar de receber mensagens, responda a este email alterando o título para "RETIRAR DA LISTA", e incluindo o endereço que deve ser retirado.

 
13 de Julho - Aniversário de Caio Vianna Martins
Caio Vianna Martins nasceu em Matosinho, Minas Gerais em 13 de julho de 1923. Estudou no colégio Afonso Arinos, de Belo Horizonte, onde entrou para o Escotismo, em 10 de setembro de 1937.

Na noite de 19 de dezembro de 1938, Caio Vianna Martins, aos 15 anos de idade, estava com seu destino traçado, semelhante aos grandes heróis da história. O Grupo Escoteiro Afonso Arinos organizou uma excursão a São Paulo. A delegação era formada por 25 membros, que ocupavam um vagão no meio do trem noturno. Às 2h05 da madrugada do dia 19 de dezembro, entre as pequenas estações de Sítio e João Aires, aconteceu terrível desastre, quando se chocaram o trem noturno que descia, com o trem cargueiro que subia.

13 de Julho – Aniversário de Caio Vianna Martins
Muitos vagões descarrilaram, outros engavetaram e alguns se levantaram. O vagão da frente ao ocupado pelos escoteiros saltou dos trilhos, atravessando para a direita, engavetando-se, partindo-se e tombando sobre o barranco, comprimido para a frente pela pressão dos carro restaurante e leito. Os escoteiros que resistiram ao impacto das composições reuniram-se em um ponto à direita da estrada, dentre eles Caio Vianna Marins, monitor da patrulha Lobo, que recebeu forte pancada na região lombar, sendo sentida a falta do Escoteiro Gerson Issa Satuf e do Lobinho Hélio Marcos. Na procura, ambos foram encontrados mortos.

Os escoteiros dedicaram-se a prestar os primeiros socorros a todos os feridos e fazendo uma grande fogueira para auxiliar as buscas e o trabalho de salvamento. Para isso, utilizaram todo material que tinham disponível, os colchões, cobertores e lençóis dos vagões-leito, confeccionando macas e abrigo para as pessoas mais feridas.

O socorro só chegou às 7 horas da manhã do dia 19. A equipe de socorro transportou os passageiros feridos, inclusive alguns escoteiros, para um hospital em Barbacena. Caio Martins, em consequência do traumatismo, sofria de hemorragia interna. Retirado do vagão pelos companheiros e recolhido ao vagão leito, parecia dar sinais de estar melhor. Pouco depois quando seria levado para Barbacena e notando que um enfermeiro se aproximava com a maca, ele olhou ao redor e viu que havia outros feridos mais necessitados. Encarando o enfermeiro disse: "Não. Há muitos feridos aí. Deixe-me que irei só. Um Escoteiro caminha com as próprias pernas".

Acompanhado dos amigos, seguiu andando, para a cidade. O esforço que fez, porém, foi muito grande. Ao chegar ao hotel deu alguns passos e caiu, expelindo muito sangue pela boca. Levado para a Santa Casa faleceu às duas horas do dia 20, na presença de seus pais.

Foi sepultado no cemitério de Bonfim, em Belo Horizonte, junto do Escoteiro Gerson e do Lobinho Hélio Marcos.

Pela sua coragem, Caio Vianna Martins foi reconhecido como um exemplo a ser seguido, sendo posteriormente homenageado de diversas formas:

  • Recebeu o título de “Escoteiro Símbolo do Brasil”;
  • O estádio de futebol de Niterói foi chamado Estádio Caio Martins em homenagem ao jovem escoteiro.
  • Em Juiz de Fora - MG, foi-lhe erguido um monumento no parque central da cidade (Parque Halfeld). A estátua foi doada pelo Grupo Escoteiro Caiuás com o apoio do Instituto Granbery.
  • Vários grupos escoteiros em todo o país receberam seu nome.
 
Movimento Escoteiro presente na Rio+20
Movimento Escoteiro presente na Rio+20
O Movimento Escoteiro foi representado na Rio +20, Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (20-22 de Junho de 2012) no Rio de Janeiro, por 18 membros, sendo 12 deles, jovens delegados (com menos de 26 anos). A delegação contou com representantes da Argentina, Brasil, Canadá, Costa Rica, França, México e Estados Unidos da América. A participação do Movimento Escoteiro foi baseada na resolução 10/2011 da 39ª Conferência Escoteira Mundial que recomenda a participação de jovens representando o Movimento Escoteiro.

O desenvolvimento sustentável tem uma definição muito mais ampla do que apenas a óbvia ênfase em meio ambiente. Além disso, outras áreas também são envolvidas e tem grande importância para o Escotismo, como a inclusão social (Reaching Out), educação para a paz, prevenção de desastres, redução da pobreza, etc. O (agora) famoso "Relatório Brundtland" (1987) definiu desenvolvimento sustentável como "desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem suas próprias necessidades".

Além da participação em eventos paralelos oferecidos pela ONU e por outras organizações não governamentais, a delegação da WOSM também organizou um evento para falar das ações que já são desenvolvidas em diversos países para um desenvolvimento sustentável. O painel tinha como objetivo apresentar uma perspectiva jovem sobre o que pode ser feito para o desenvolvimento sustentável. Os delegados jovens apresentaram as ações das suas Organizações Nacionais e debateram com os participantes (outros escoteiros e participantes da delegação das bandeirantes) formas de participação e ações desenvolvidas nos diferentes países.

A participação da delegação escoteira foi organizada pelo Escritório da WOSM em Genebra em coordenação com o Secretariado das Nações Unidas para a Rio +20 e trabalhou em estreita colaboração com a nossa Organização Escoteira Nacional no Brasil - União dos escoteiros do Brasil - para garantir uma presença forte dos escoteiros na Rio +20.

 
XXI MutEco – Boas Práticas de Norte à sul do Brasil
O Mutirão de Ação Ecológica aconteceu nos dia 9 e 10 de junho com o tema ESCOTEIROS NA RIO + 20. Em várias partes do Brasil aconteceram: passeios ciclísticos, recolhimento de lixo, plantio de mudas, ações de conscientização sobre preservação e reciclagem, oficinas de separação do lixo, horta caseira com garrafas PET entre outras ações. Algumas das ações podem ser consultadas no site Escoteiros do Brasil em notícias.

É de extrema importância que todos os Grupos Escoteiros encaminhem seus relatórios. Desta forma conheceremos o real alcance e o impacto do MutEco na sociedade. Somente as Unidades Escoteiras Locais que encaminharem relatórios poderão adquirir os distintivos do XXI MutEco. A versão física e a versão on-line do formulário de relatório encontram-se disponíveis no site Escoteiros do Brasil. O prazo de envio do relatório é 3 de setembro.

XXI MutEco – Boas Práticas de Norte à sul do Brasil


 
Escoteiros de Minas Gerais iniciam parceria com o Governo do Estado
A Região Escoteira de Minas Gerais e a FUCAM - Fundação Caio Martins, órgão governamental do Estado, lançam projeto para crescimento do Escotismo. O projeto, que recebe o nome de "Projeto Caio Martins - Integração, Escotismo e Cidadania" visa a implantação de Grupos Escoteiros nos 6 Centros Educacionais da FUCAM nas cidades do interior de Minas Gerais (Esmeraldas, Buritizeiro, Juvenília, Januária, Riachinho e São Francisco) e promover o espaço dos Centros Educacionais para a prática de eventos escoteiros, cursos de formação e demais iniciativas.
A previsão é que o projeto contemple cerca de 1300 novos associados em seis novos Grupos Escoteiros e proporcionar o Escotismo a estes adolescentes e jovens assistidos pelos Centros Educacionais da FUCAM. O projeto contará com a colaboração de voluntários, orientação e acompanhamento da Região Escoteira de Minas Gerais. Confira mais detalhes sobre este assunto clicando aqui.
 
 
Loja Escoteira Nacional - Produtos V Jamboree nacional Escoteiro