Sempre Alerta Eletrônico - 6ª Edição - Junho de 2012
 
 
 
 
www.escoteiros.org.br

Delegação da OMME se prepara para a Rio+20
A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, também chamada de Rio+20, vai reunir entre os dias 13 e 22 de junho no Rio de Janeiro os principais líderes de governo de todo o mundo para tratarem do futuro do Planeta. Diversas atividades vão preparar o cenário para esse que pode ser um marco na história da humanidade, pela magnitude das decisões que lá serão tomadas.

A Organização Mundial do Movimento Escoteiro tem status consultivo no Conselho Econômico e Social da ONU, e por isso vai participar do evento como representante da sociedade civil. A delegação, de cerca de 25 pessoas, é integrada por cinco jovens brasileiros que foram escolhidos por um processo seletivo dentre os Escoteiros do Brasil. Os jovens são Christie Sototuka (SP), Diogo Laux (RS), Fernanda Vogt (RJ), Henrique Messias (SP) e Tiago Carvalho (SC), que neste momento estão nos preparativos para a Rio+20.

Você está convidade a acompanhar a jornada desses jovens através do blog: Escoteiros na Rio+20: http://escoteirosnariomaisvinte.
wordpress.com/


XXI MutEco está no ar!
Nos dias 9 e 10 de junho acontecerá o XXI Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica. Este ano, com o tema Escoteiros na RIO+20, pretendemos mostrar, através do exemplo, como solucionar os graves problemas ambientais que serão discutidos no RIO+20, mas também queremos expressar a nossa opinião sobre como podemos melhorar o nosso mundo. O formulário do relatório simplificado encontra-se disponível no site Escoteiros do Brasil e também no site da Rede Ambiental Escoteira.

UEB Abre Processo para Contratação de Analista de Captação de Recursos
A União dos Escoteiros do Brasil busca profissional para atuar como Analista de Captação / Mobilização de Recursos, no Escritório Nacional, em Curitiba. Informações sobre o processo de seleção no link: analista_captacao_recurso.pdf

Quer receber o Sempre Alerta Eletrônico?
Preencha abaixo e faça parte ou indique um amigo!
Email:

 | 

Você está recebendo esta mensagem por fazer parte do cadastro da União dos Escoteiros do Brasil.

A União dos Escoteiros do Brasil não aprova o envio de e-mails indesejados. Para deixar de receber mensagens, responda a este email alterando o título para "RETIRAR DA LISTA", e incluindo o endereço que deve ser retirado.

 
Vamos celebrar os 102 anos de Escotismo no Brasil
Vamos celebrar juntos mais um ano de atividade em prol da juventude brasileira! Parabéns pelos 102 anos do Escotismo no Brasil!

Oficiais e Praças da Marinha que retornavam da Inglaterra ao Brasil em abril de 1910, principal-

101 Anos do Escotismo no Brasil - Navio Minas Gerais
mente aqueles embarcados no encouraçado "Minas Gerais", trouxeram consigo uniformes escoteiros ingleses e a ideia de implantar no Brasil o Movimento Escoteiro.

Em 14 de junho de 1910 houve um encontro que reuniu todas as pessoas interessadas pelo Escotismo, e foi fundado oficialmente o "Centro de Boys Scouts do Brasil", gerando a primeira semente do Movimento Escoteiro no país. Hoje o Escotismo encontra-se presente em todos os estados do Brasil e conta com a participação de mais de 70 mil membros, superando 1.125 Grupos Escoteiros, e cresce em ritmo superior a 7% ao ano.

 
Loja Escoteira Nacional - Aviso Importante
A LEN - Loja Escoteira Nacional estará presente, com toda a sua estrutura de vendas, durante a realização do V Jamboree Nacional Escoteiro no Rio de Janeiro. Por esse motivo, comunicamos que a loja nacional estará suspendendo o faturamento/entrega dos materiais, pelo escritório nacional, entre os dias 4 e 25 julho de 2012.

Abaixo informamos o cronograma de atendimento dos pedidos para os próximos dias:

1. Pedidos colocados pelo site da UEB e, efetivamente, com seus respectivos pagamentos efetuados até 30 de junho – serão atendidos até 3 de julho (emissão de nota fiscal/despacho);

2. Durante o período de 4 até 24 de julho não haverá faturamento/despacho de materiais;

3. Retorno ao expediente normal da LEN – dia 25 de julho.

Desde já contamos com a compreensão de todos, ao mesmo tempo em que sugerimos a antecipação das compras, a fim de que seja evitado o período de suspensão do faturamento/entrega dos materiais pela LEN.

Sempre Alerta para Servir!

DEN – Diretoria Executiva Nacional

 
O V Jamboree Nacional Escoteiro encerrou inscrições com 5.000 Participantes!!!
Para as pessoas que chegam de avião: a data limite para solicitação de translado Aeroporto/Campo/Aeroporto vai até 30/6. Para estas pessoas haverá receptivo nos aeroportos para encaminhamento aos ônibus. Ao solicitar o transporte deverá ser informado Grupo Escoteiro, Região, quantidade de pessoas, data, horário e aeroporto de chegada e saída. V JAMBOREE NACIONAL ESCOTEIRO
Para as pessoas que chegam com ônibus fretado: será encaminhado uma planilha aos Coordenadores Regionais para que os Grupos Escoteiros relacionem os passageiros para agilizar o credenciamento.

A solicitação de kit lanche para dia 21/7 - deverá ser feito na Secretaria do evento até as 18 horas do dia 16/7.

Alimentação dias 14/7 (almoço e/ou jantar) e 15/7 (Café da Manhã), por não estarem cobertas na inscrição, deverão ser eventualmente solicitadas à empresa oficial de alimentação (Prestivel Comercio e Serviços Ltda). Clique aqui para conferir documento de solicitação.

Todos os participantes do evento deverão levar talheres para alimentação.

A visitação no campo acontecerá nos dias: 17, 18 e 19 de julho das 09h às 17h.

Para acesso ao campo do evento será disponibilizado no site Escoteiros do Brasil um mapa de orientação para chegada ao local de credenciamento.

A relação dos membros da Equipe de Serviço e a respectiva função que será desempenhado durante o evento será disponibilizado no site Escoteiros do Brasil, na primeira quinzena de junho.

Nos próximos dias será divulgado o Boletim 5, com mais informações sobre o evento.

 
De norte à sul, já são mais de 700 participantes no Kudu Escoteiros fazendo Eco
O primeiro chamado aconteceu logo depois da hora do Planeta e hoje mais de 700 escoteiros responderam ao chamado e estão participando do Kudu – Escoteiros fazendo Eco, um jogo online e off line que promete agitar a turma e fazer a diferença para mudar o mundo. Kudu - Escoteiros fazendo ECO
A jogadora Otília Chaves de Barros, de Fortaleza - CE , do 6º Grupo Escoteiro Santos Dumont, já sentiu diferença desde que entrou para a turma que está jogando o Kudu. “A minha percepção de mudar o mundo mudou. Hoje sei que para atingir esse objetivo não precisa ser nada gigantesco, mas pode iniciar com um pouco de boa vontade, alguns amigos que sonhem o mesmo que você e muita ação”, diz.

Os participantes do Kudu já estão chegando no 4º chamado. A medida que vão progredindo, eles vão postando seus resultados no blog do jogo e também nas redes sociais. Assim, também ajudam a encorajar outros escoteiros e amigos da escola ou do bairro a se mobilizarem para alcançarem um objetivo comum. O Luis Gustavo Ferreira, de Valparaíso de Goiás - GO, do Grupo Escoteiro 25º Luz e Trabalho, chamou a galera do grupo para participar com ele, “insisto com o pessoal para jogarem mais, e falo para eles que o Kudu é um ótimo auxílio para a conquista da Insígnia Mundial de Meio Ambiente (IMMA)”, diz. Gustavo até criou um blog para dar apoio em suas tarefas, conheça um pouco mais no endereço http://gustavokudu.blogspot.com.

Junior Klaus, de Caçador - SC, do 11º GE Pindorama também está gostando muito do Kudu. “Desde que comecei a jogar, sinto-me mais engajado em causas ambientais”, conta o sênior. Quanto mais escoteiros participando do Kudu, veremos mais mudanças nos bairros, nas cidades, no país e no Planeta.

 
Conferência Livre de Juventude – Rede de Jovens
A representação da UEB no CONJUVE, em conjunto com a Rede de Jovens, promoveu entre os dias 25 e 26 de maio a 1ª Conferência Livre dos Escoteiros do Brasil, cuja proposta era incentivar os jovens a debaterem temas relevantes da atualidade a serem levados para os delegados brasileiros na Rio+20, Conferência da ONU sobre sustentabilidade que acontecerá em junho, no Rio de Janeiro. xxxx
A iniciativa de incentivar as Conferências Livres sobre a Rio+20 partiu da Secretaria Nacional de Juventude, órgão consultivo da Presidência da República. A Conferência Escoteira foi realizada pelo site da Rede de Jovens e reuniu mais de 300 visitantes com idade entre 18 e 26 anos, demonstrando a amplitude do alcance e o desejo dos jovens em participarem de espaços que lhes empodere e onde possam ser ouvidos e, ao mesmo tempo, ouvir seus pares, dialogar, aprender. O relatório gerado foi enviado à Secretaria, que reunirá todas essas contribuições e analisará propostas comuns, que servirão de subsídio para a delegação oficial do Brasil na Conferência.