Sempre Alerta Eletrônico - 5ª Edição - Maio de 2012
 
 
 
 
www.escoteiros.org.br

XXI MutEco – Conheça o Programa!
Em junho acontecerá o XXI MutEco com o tema "Escoteiros na Rio + 20 !", quando cada Grupo Escoteiro poderá realizar a sua própria atividade, enviando seu recado para a Conferência das Nações Unidas, a Rio + 20. O Programa do mutirão, disponível no site da UEB Nacional, contém sugestões de atividades simples que podem ser desenvolvidas em qualquer número e grau de dificuldade. Acesse o programa do evento clicando aqui.

Você já acessou as novidades do SIGUE?
Já está disponível para todas as Regiões Escoteiras as seguintes funções do SIGUE Regional:
  • Visualização das informações das Unidades Escoteiras Locais da Região;
  • Separação das Unidades Escoteiras Locais por Distrito, com cadastro do Distrital;
  • Disponibilização de senhas de acesso aos distritais, possibilitando visualizar as informações das UEL’s do seu distrito;

Outras  atualizações do SIGUE:

  • As novas especialidades já estão disponíveis para cadastro;
  • As novas Etapas do Programa do Ramo Pioneiro já podem ser cadastradas;

Participe da criação da logomarca do JamCam
14º Jamboree e 1º Camporee Interamericano (JamCam) na Colômbia
A Comissão Organizadora do Contingente Brasileiro promove o concurso para criação da logomarca que representará os brasileiros no JamCam. O tema do JamCam é “Redescobrimento da América”  e os desenhos gráficos deverão preencher essencialmente os critérios estabelecidos no edital do concurso. Podem participar do concurso, de forma gratuita, todos os membros juvenis dos Escoteiros do Brasil. As inscrições devem ser enviadas até o dia 11 de maio no e-mail [email protected]. Clique aqui e confira o edital do concurso.

Ajude a atualizar o POR
AJUDE A ATUALIZAR O POR: PONHA A MÃO NA MASSA!

Após as recentes atualizações do Programa Educativo, é necessário atualizar o documento POR. O CAN receberá até 30 de junho sugestões de qualquer associado pelo e-mail [email protected].


Mutirão de Cursos Avançados
Entre os dias 7 e 10 de junho acontecerá o Mutirão de Cursos Avançados. O evento contará com a participação de 5 Regiões Escoteiras e 6 cidades: Campo Grande, Feira de Santana, Curitiba, Belo Horizonte, Recife e Juiz de Fora. Os cursos acontecerão simultaneamente e o objetivo é capacitar o maior número de escotistas e dirigentes no Brasil, utilizando tecnologias como a vídeo conferência, uma pitada de ação coletiva, conversa ao pé do fogo e trocas por meio de blog de formação. Se você pertence a uma destas Regiões onde acontecerá os cursos e, já concluiu o seu Nível Básico, procure a sua Região Escoteira para fazer a sua inscrição.
 
Mensagem do Diretor Presidente da UEB
A ESCOLHA É NOSSA

"Procuro semear otimismo e plantar sementes de paz e justiça. Digo o que penso, com esperança. Penso no que faço, com fé. Faço o que devo fazer, com amor. Eu me esforço para ser cada dia melhor, pois bondade também se aprende. Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar; porque descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante é o decidir." Cora Coralina

Neste momento no qual assumimos a Presidência dos Escoteiros do Brasil nada melhor do que nos inspirarmos nas belas palavras de Cora Coralina.

Nossa instituição vive um momento de crescimento, estabilidade e envolvimento.

Temos a oportunidade de dar continuidade ao excelente trabalho coordenado por nosso presidente Rubem Tadeu que, com tranquilidade, sabedoria e seu jeito típico de ser conduziu os Escoteiros do Brasil nestes últimos três anos.

Agora, juntamente com meus companheiros de Diretoria, Renato Bini e Rafael Macedo, buscaremos fazer nosso melhor possível para que este crescimento institucional se consolide.

Porém, certo é a necessidade de um envolvimento de toda a instituição, nos seus diversos níveis, para que juntos possamos alcançar a sinergia desejada.

Devemos perceber que cada um de nós tem um papel inalienável na construção de uma UEB que sonhamos forte, atuante e atingindo cada vez mais jovens de nosso país.

Esta pequena mensagem serve como uma convocação a todos os Grupos Escoteiros, a todas às Regiões Escoteiras e, especialmente, a cada um dos quase 70.000 associados da UEB que venham, junto conosco, ajudar a construir um mundo melhor.

Cabe a nós decidirmos, parafrasenado a poetisa, se queremos fazer, ou não, a diferença.

A escolha é nossa!

Sempre Alerta!

Marco Romeu Fernandes

Presidente da União dos Escoteiros do Brasil

 
Novo Secretário Geral assumiu função no Escritório Nacional
Concluindo o processo de contratação definido pelo CAN e desenvolvido pela DEN, o novo Secretário Geral - David Ortolan - assumiu sua função no Escritório Nacional, passando a coordenar a equipe de profissionais que trabalham na Direção Nacional da União dos Escoteiros do Brasil.

David Ortolan, que foi escoteiro em sua juventude, é formado em Psicologia, com pós-graduação em Gestão de Pessoas. Tem experiência em posições como gestor em áreas da administração e responsabilidade social em instituições e grupos empresariais.

Desde 2001 ocupa cargos gerenciais exclusivamente no terceiro setor, com desenvolvimento de áreas de planejamento estratégico, relacionamento corporativo, gerenciamento de projetos, mobilização de recursos e incidência política.

Ao novo Secretário Geral as boas vindas e votos de sucesso!

 
Jamboree Nacional está chegando!!!!
Dia 10 de maio é a última data para pagamento de todos os boletos para quem deseja participar do V Jamboree Nacional Escoteiro. Confira o boletim 4 onde você encontra informações detalhadas sobre este assunto clicando aqui.

A organização do evento prevê divulgar ainda este mês a lista dos membros da Equipe de Serviço e as respectivas áreas de atuação durante o jamboree. Acompanhe a divulgação da lista no site da UEB Nacional.

V JAMBOREE NACIONAL ESCOTEIRO
Não deixe de atualizar os seus dados cadastrais no SIGUE Jovem. O e-mail será o principal canal de comunicação entre a organização do evento e os participantes. Caso nunca tenha acessado o SIGUE Jovem, acesse o site www.escoteiros.org.br e clique o link existente no canto superior direito da tela inserindo o registro escoteiro sem dígito verificador e a sua data de nascimento como senha. Dúvidas devem ser encaminhadas para [email protected] .
 
XVIII Congresso Escoteiro Nacional
O evento contou com o apoio da Região Escoteira do Maranhão e reuniu 269 congressistas na cidade de São Luís. Os participantes do evento puderam conferir a Feira Nacional de Projetos Escoteiros e a Mostra Nacional de Fotografias Escoteiras, participar de várias reuniões, oficinas e seminários ofertados na programação. Dentro da programação, merece destaque o lançamento dos materiais do Programa Educativo – Ramo Pioneiro e Ramo Lobinho.

Durante a assembleia, realizada na manhã do dia 29 de abril, aconteceu a aprovação das contas da instituição e do Relatório Anual 2011, posse da nova Diretoria Executiva Nacional, encaminhamentos dos Grupos de Trabalho e entrega de premiações do Concurso Nacional UEB de Fotografias e do Prêmio Aurélio Azevedo Marques, entrega de condecorações, e outros informes.

XVIII CONGRESSO ESCOTEIRO NACIONAL

XVIII CONGRESSO ESCOTEIRO NACIONAL
 
XVII Fórum Nacional de Jovens Líderes
O XVII Fórum Nacional de Jovens Líderes aconteceu no dia 27 de abril de 2012, em São Luís/MA. Contou com a participação de 58 jovens de 12 regiões escoteiras.

Cada Núcleo Regional apresentou ao Fórum as atividades referentes ao seu estado, proporcionando um espaço de debates e estimulando a troca de experiências entre seus participantes.

XVIII CONGRESSO ESCOTEIRO NACIONAL
Destacaram-se neste Fórum duas recomendações aprovadas: o Troféu Rede Padrão, como ferramenta de avaliação das Redes e Núcleos Regionais, e a supressão da palavra “Líderes” das marcas da Rede, para fins de comunicação externa, em consonância a nova marca dos Escoteiros do Brasil a política mundial de envolvimento juvenil.

Foram eleitos para o Núcleo Nacional os jovens Lucas Machado, de Minas Gerais, como coordenador, e Tiago Carvalho, de Santa Catarina, para a função de comunicador.

Tivemos também a apresentação do Relatório Anual do Núcleo e da Rede Nacional http://issuu.com/rededejovens/docs/relatorio_2011 assim como dos grupos de trabalho: Kalabanga, Acampamento Sustentável e Conselhos.

O próximo Encontro Nacional de Jovens por deliberação do Fórum acontecerá nos dias 12,13 e 14 de outubro, em Natal - RN.

O NN agradece a todos os participantes deste Fórum, que foi um dos maiores já realizados nos 10 anos de história da rede.

 
Lançamento do Relatório Anual 2011
Durante o último Congresso Escoteiro Nacional, realizado no Maranhão, a Diretoria Executiva Nacional divulgou o Relatório de Atividades 2011. A publicação contém as principais ações desenvolvidas durante o ano e apresenta os resultados obtidos pela instituição. O material pode ser conferido na versão impressa, que será enviado para as Unidades Escoteiras Locais, e na versão eletrônica, que encontra-se disponível no site da UEB Nacional para downloads através do link http://www.escoteiros.org.br/downloads/
relatorios_anuais.php
. Confira também o vídeo do relatório anual disponível através do mesmo link.
 

Quer receber o Sempre Alerta
Eletrônico? Preencha abaixo e faça parte ou indique um amigo!
Email:

Você está recebendo esta mensagem por fazer parte do cadastro da União dos Escoteiros do Brasil.

A União dos Escoteiros do Brasil não aprova o envio de e-mails indesejados. Para deixar de receber mensagens, responda a este email alterando o título para "RETIRAR DA LISTA", e incluindo o endereço que deve ser retirado.