Sempre Alerta Eletrônico - 4ª Edição - Abril de 2012
 
 
 
 
www.escoteiros.org.br

Manual sobre regime Disciplinar
UEB Disponibiliza Manual sobre regime Disciplinar
Conheça o Manual Prático de Atuação no Regime Disciplinar da União dos Escoteiros do Brasil. O manual foi lançado na segunda quinzena de março e orienta os associados da União dos Escoteiros do Brasil a como conduzir o procedimento disciplinar de forma adequada, a fim de evitar que sejam cometidos erros que possam vir a prejudicar as partes envolvidas e, em última análise, a própria UEB.

O manual encontra disponível para downloads no site da instituição. Clique aqui e confira o documento.


14º Jamboree e 1º Camporee Interamericano (JamCam) na Colômbia
14º Jamboree e 1º Camporee Interamericano (JamCam) na Colômbia
Atividade interamericana voltada para os jovens a partir de 12 anos (nascidos antes de 03/01/2001) que irá acontecer entre os dias 04 e 11 de janeiro de 2013 em Bogotá.

@noisnojamboree
/BrasilnoJamCam

As inscrições já estão abertas e as taxas podem ser divididas em até 7 vezes.

Em breve lançamento do concurso relacionado ao JAmCam.

Clique Aqui e confira o evento.


14º Moot Mundial no Canadá
14th World Scout Moot - Canadá 2013
Principal evento para Pioneiros e Jovens Líderes. Será realizado em Quebec entre os dias 8 e 18 de agosto de 2013. Podem participar todos aqueles que na época do evento tiverem pelo menos 18 anos.

As inscrições já estão abertas e as taxas podem ser divididas em até 12 vezes, uma novidade em relação ao pagamento das taxas de eventos internacionais.

Clique aqui e confira o evento.


Reunião dos Comissários Internacionais do Cone Sul
Aconteceu em Buenos Aires, Argentina, nos dias 17 e 18 de março de 2012, mais uma Reunião dos Comissários Internacionais do Cone Sul, que contou com a participação dos Comissários Internacionais das Organizações Escoteiras Nacionais da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, além do apoio do Escritório Escoteiro Mundial – Região Interamericana.

Durante o final de semana, o Comissário Internacional, Ricardo Stuber, pode compartilhar com as outras associações a experiência do Brasil na organização de Contingentes e Delegações para Jamborees, Moots e Conferências regionais e mundiais.

A agenda do evento incluiu, ainda, diversas propostas de integração e cooperação internacional entre as associações, que resultarão em breve em mais oportunidades de aprendizado e vivência para os nossos jovens e adultos. Além disso, foram discutidos os resultados da última Cimeira Escoteira Interamericana, bem como propostas para o desenvolvimento da Região Escoteira Interamericana.

 
PASSAGEM PARA A VIDA.
Há cerca de um ano, assisti a um filme que me marcou bastante. Chama-se “Homens e Deuses” e é baseado numa história real passada nos anos 90. Uma comunidade de monges cistercienses vive no Norte da África, na Argélia, num período de muita atividade terrorista. Como ramo “pobre” dos beneditinos, os monges levam a vida mais austera que se possa imaginar, prestando serviços à comunidade (muçulmana) que os cerca.

Há uma tensão permanente no ar, “temperada” pela beleza das imagens, e de uma prática monástica intensa, onde o canto está sempre presente.

Os monges, franceses, não deixam de lembrar aos argelinos o desastre que foi o período colonial. Seria até o caso de perguntar por que eles estão ali. Mas a independência da Argélia não rompeu os laços culturais e históricos. E os monges estão ali para prestar serviço, numa doação total de suas vidas.

A tensão também vem do conflito das religiões. Nesse sentido, os monges estão ali quase que como num holocausto – é evidente que eles vão ser mortos no final, em consequência de um atrito como tantos outros. E este é o fio condutor do filme. Piorando o clima político, autoridades argelinas (quase tão violentas quanto os terroristas) sugerem aos monges que se afastem, que se retirem para um lugar mais seguro.

É a discussão que os monges vão pôr na mesa. Diante da ameaça concreta, não seria o caso de aceitar as advertências das autoridades e passar um tempo em outros lugares?

Tocamos, então, paisagens profundas da alma. Nos monges reunidos em torno de seu superior, percebemos que cada ser humano é um abismo, com seus condicionamentos, seu posicionamento diante da vida e diante da morte. E mergulhamos no mistério da fé. Aquelas dúvidas, aquele questionamento, têm sentido por serem eles seguidores de alguém que deu a vida porque quis fazer isso; que se deu inteiramente aos outros e marchou conscientemente para a morte.

É o dilema em que se encontra a comunidade de monges, naquele recanto da África. Ir ou não ir embora? E, a esse dilema, cada um responde de maneira pessoal. Há encontros e conversas ao redor da mesa – como que lembrando a Última Ceia.
Mas se o filme é triste, ele transmite a nota mais bela, que é o segredo da Páscoa: não há nada mais bonito neste mundo do que uma doação completa, em que você quebra o círculo de ferro do egoísmo. O amor é mais forte do que a morte. E a Páscoa é passagem para a vida.

Feliz Páscoa a todos!

Rubem Tadeu C. Perlingeiro
Presidente da Diretoria Executiva Nacional da UEB
(Adaptado do artigo do jornalista Luiz Paulo Horta, publicado no jornal “O Globo” de 24.04.2011)

 
V Jamboree Nacional Escoteiro.
O evento é um grande sucesso e estamos próximos de alcançar o limite de vagas suportado pelo local.

Consulte no site o Croqui do Campo, a Relação de Coordenadores Regionais atualizada e um resumo de Informações sobre o evento.

V JAMBOREE NACIONAL ESCOTEIRO
Solicitamos que os inscritos acessem o sistema SIGUE  e verifiquem a situação de seus pagamentos.

Aos membros inscritos como Equipe de Serviço, não esqueçam de assinalar a função que desejam atuar e de preencher os contatos (telefone, e-mail) no SIGUE. Estas serão as principais formas de contato da organização do evento com os  membros inscritos.

Em caso de divergência, favor enviar e-mail para [email protected] anexando cópia do boleto e do comprovante de pagamento.

 
XXVIII Congresso Escoteiro Nacional - SÃO LUÍS/MA.
São Luís/Maranhão sediará o maior Congresso Nacional Escoteiro em número de participantes realizado na Região Nordeste.

A organização do evento informa que as inscrições foram prorrogadas até 10 de abril. O valor da taxa para as novas inscrições será o mesmo do último prazo (31 de março). A data limite para o pagamento dos boletos bancários para as novas inscrições será 13 de abril.

XVIII CONGRESSO ESCOTEIRO NACIONAL
As inscrições devem ser solicitadas através do e-mail [email protected] informando o nome, categoria de inscrição desejada e endereço completo para que seja emitido o boleto bancário.

Os irmãos escoteiros do Maranhão estão preparando um congresso escoteiro para deixar boas recordações aos participantes. Um evento que proporcione bons momentos na companhia de outros irmãos escoteiros, discussões construtivas acerca do Escotismo brasileiro, e apreciação da beleza dos Lençóis Maranhenses.

Preparem as malas porque São Luís do Maranhão te espera de braços abertos!

Continue acompanhando as novidades do evento por meio do blog congressoescoteiro2012.blogspot.com/

 
Os Escoteiros do Brasil atendem ao chamado.
No último sábado, após a Hora do Planeta, o chifre do Kudu mais uma vez chamou os escoteiros. Foi lançado um novo desafio para os Escoteiros do Brasil. Por meio de tarefas dentro de um jogo virtual, os jogadores vão ajudar a construir uma sociedade melhor. O objetivo é aderir as boas práticas sustentáveis na vida cotidiana e na comunidade em que vivem. Desta forma fazendo eco pelo país e participando da Rio +20 - Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável que acontece em junho na cidade do Rio de Janeiro/RJ.

A interação ultrapassa a tela do computador. A intenção é mobilizar a família, patrulha, amigos e todos para fazer a diferença nas ações do cotidiano.

KUDU - Escoteiros Fazendo Eco



Rio+20
 
Acesse o site www.kudu.escoteiros.org.br, cadastre-se e comece a jogar. A primeira tarefa já foi distribuída, mas ainda dá tempo de participar. 

A construção de um mundo melhor começa com o você. Faça sua parte!

 
III Feira Nacional de Projetos Escoteiros.
Encontra-se disponível no site a lista dos projetos aprovados para a III Feira Nacional de Projetos Escoteiros. Os projetos aprovados permanecerão expostos durante o XVIII Congresso Escoteiro Nacional, entre os dias 27 e 29 de abril 2012, em São Luis – MA. III Feira Nacional de Projetos Escoteiros - Resultado
Os projetos aprovados deverão ser apresentados em formato de pôster/banner, conforme especificações contidas no regulamento. Os pôsteres/banners permanecerão fixados nos locais indicados pela comissão organizadora desde o primeiro dia do evento e deverão ser retirados ao final do evento pelos seus respectivos responsáveis.

Clique aqui e confira a lista dos projetos aprovados.

 
Participe da Elaboração do novo POR.
Um POR novinho está indo para o forno! Quer ajudar?
Após as recentes atualizações do nosso Programa Educativo, é necessário atualizarmos o nosso POR! A UEB convoca todos os seus associados a ajudar na atualização do documento. Envie suas contribuições através do e-mail [email protected].
 
     
 
Quer receber o Sempre Alerta
Eletrônico? Preencha abaixo e faça parte ou indique um amigo!


Email:



Você está recebendo esta mensagem por fazer parte do cadastro da União dos Escoteiros do Brasil.

A União dos Escoteiros do Brasil não aprova o envio de e-mails indesejados. Para deixar de receber mensagens, responda a este email alterando o título para "RETIRAR DA LISTA", e incluindo o endereço que deve ser retirado.

 
 
 
Distintivo das Novas Especialidades
 

DISTINTIVOS DE ESPECIALIDADES NÍVEL 1DISTINTIVOS DE ESPECIALIDADES NÍVEL 2DISTINTIVOS DE ESPECIALIDADES NÍVEL 3Distintivos das Novas Especialidades