Sempre Alerta Eletrônico - 3ª Edição - Março de 2012
 
 
 
 
www.escoteiros.org.br

 


III Feira Nacional de Projetos Escoteiros - Inscrições até 25 de março!

III Feira Nacional de Projetos Escoteiros
A III Feira Nacional de Projetos Escoteiros tem o objetivo de compartilhar experiências de sucesso entre os membros do Movimento Escoteiro, oportunizando o contato entre as iniciativas que colaboram para o fortalecimento da nossa instituição, o crescimento de seu efetivo e o reconhecimento junto à comunidade local.

Compartilhe uma boa experiência desenvolvido no seu Grupo Escoteiro, no seu Distrito ou na sua Região Escoteira com toda a comunidade escoteira.

As inscrições devem ser encaminhadas até o dia 25 de março para o e-mail [email protected]. Clique aqui e confira o regulamento e acesse a ficha de inscrição.


GRUPO PADRÃO 2011/212

GRUPO PADRÃO
Apesar da mudança da data de entrega dos processos do Grupo Padrão 2011/2012 tivemos um aumento de 30% no número de Unidades Escoteiras Locais participantes.

Das 161 Unidades Escoteiras Locais premiadas, 74 alcançaram o Padrão Ouro, 55 o Padrão Prata e 32 o Padrão Bronze.

A mudança da data de entrega, devido à alteração estatutária, e a inclusão das atividades do “Indicador 6 – Avaliação de Atividades” diretamente no SIGUE, foram as grandes mudanças do Grupo Padrão desde ano.

Parabenizamos o esforço das Unidades Escoteiras locais para adaptarem-se as mudanças e conseguir cumprir todos os prazos.

As Regiões Escoteiras que tiveram Unidades Escoteiras locais premiadas foram: Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Bronze – aumento de 60% do número de premiados
Prata - aumento de 15% do número de premiados
Ouro - aumento de 41% do número de premiados


Abertas inscrições para o 6º Congresso Mundial de Juventude
Abertas inscrições para o 6º Congresso Mundial de Juventude
Estão abertas, até dia 31 de março, as inscrições para seleção de delegados ao 6º Congresso Mundial de Juventude, que acontecerá na Cidade do Rio de Janeiro de 4 a 12 de junho de 2012. As inscrições podem ser feitas pelo site - www.wycrio2012.org - onde se encontra um espaço específico para os brasileiros.

Esta edição do congresso trabalhará a temática do Desenvolvimento Sustentável, e a programação está prevendo a realização de plenárias, workshops, mesas redondas, debates, eventos artísticos e projetos de ação, com a oportunidade de vivenciar a realidade de diversas comunidades do Rio de Janeiro. O congresso também terá a responsabilidade de rever as Metas do Milênio e traçar novas perspectivas pós 2015.

O Congresso será livre para todos os candidatos selecionados, mas organização disponibilizará uma Plataforma do Congresso Virtual, possibilitando a muitos jovens participar assistindo as plenárias e mesas redondas, levantando questões com os facilitadores dos workshops, aproveitando os eventos culturais, participando dos debates e tornando-se parte ativa do processo editorial que levará a Declaração Final do Congresso.

 
V Jamboree Nacional Escoteiro.
O evento já é um grande sucesso! Com pouco mais de 2 meses para encerramento das inscrições, estamos chegando no limite de vagas! Mas você ainda pode participar. Não perca tempo e efetue sua inscrição.

Números até o momento: 3619 INSCRITOS, sendo:

V JAMBOREE NACIONAL ESCOTEIRO
2466 Jovens, 404 Escotistas, 749 para Equipe de Serviço. Acompanhe pelo site os boletins do evento que contém todas as informações e a relação dos coordenadores regionais.

Boletim 1 – Informações Gerais
Boletim 2 – Limite de inscrições e composição de patrulhas
Boletim 3 – Equipe de serviço, programa e translado
Relação dos coordenadores regionais

 
Conheça a Canção do V Jamboree Nacional 2012.
No dia 28 de fevereiro foi divulgado no site da UEB o resultado do Concurso Canção Tema para o 5º Jamboree Nacional. Ao todo foram recebidas 11 inscrições de várias partes do Brasil. O Comitê avaliador formado po um representante da DEN (que presidiu o comitê), um representante do CAN, um representante da Comissão Nacional de Imagem e Comunicação, um representante da Rede Nacional dos Jovens Líderes, 2 representantes das Áreas Geográficas do País. V JAMBOREE NACIONAL ESCOTEIRO
Cada avaliador indicou duas canções, sendo que as três mais votadas foram submetidas à segunda etapa do concurso, através do voto popular. A votação ocorreu via SIGUE, onde cada associado pode votar uma vez em uma das três canções finalistas.

As três canções finalistas foram: Jamboree no Rio (Autoria: César Wild – 4/SC), Canção do V Jamboree Nacional (Autoria: Vitor Tadeu de Oliveira – 139/MG), Jamboree, do Oiapoque ao Chuí (Autoria: Thales Eduardo Muller – 181/RS). A canção vencedora foi Jamboree no Rio, com 47% dos votos recebidos. Clique aqui e confira a canção vencerdora.

A Diretoria Executiva Nacional agradece a participação de todos no Concurso Canção Tema para o 5º Jamboree Nacional 2012.

 
Ajude a atualizar o POR.
Um POR novinho está indo para o forno! Quer ajudar?
Com as mudanças ocorridas nos últimos anos dentro da União dos Escoteiros do Brasil é necessário atualizar o POR. Contamos com a sua ajuda para esta tarefa. Envie as suas contribuições ao CAN – Conselho de Administração Nacional até o dia 1/4 através do e-mail [email protected].
 
Congresso Escoteiro Nacional - SÃO LUÍS / MA - 27 a 29 Abril.
Até 29 de fevereiro foram recebidas 187 inscrições, das quais 42 inscrições para Fórum de Jovens Líderes.

Mantenha-se atualizado sobre as informações do Congresso através dos Boletins disponíveis no site da UEB:
Boletim 1 – Informações Gerais
Boletim 2 – Informações sobre hospedagem
Boletim 3 – Mudança nas opções de inscrições
Boletim 4 – Informações sobre pacotes turísticos e obtenção de descontos nas passagens aéreas.

XVIII CONGRESSO ESCOTEIRO NACIONAL
 
Servir no Samba!
Servir no Samba!
Repletos de alegria e altruísmo, dezenas de Pioneiros (jovens escoteiros de 18 a 21 anos), Mestres, Escotistas e Dirigentes colocaram em prática o lema "Servir" na noite do sábado, 25 de fevereiro, na Marquês de Sapucaí.

Os Escoteiros do Brasil auxiliaram os jovens e adultos com deficiência que fazem parte da Escola de Samba "Embaixadores da Alegria", na abertura do Desfile das Campeãs do Carnaval do Rio de Janeiro de 2012, no Sambódromo. Os escoteiros acompanharam às alas da escola, levaram algumas pessoas em cadeiras de rodas, prestaram suporte e socorreram quem necessitava de ajuda especial.

Formada por pessoas dotadas de habilidades excepcionais, a Escola de Samba "Embaixadores da Alegria" é a primeira do mundo voltada para pessoas com deficiência, e há 5 anos abre o Desfile das Campeãs do Carnaval do Rio. Este ano, o enredo da escola foi "Olê, lê! Olá, lá! As Paraolimpíadas vem aí e a alegria vai pegar".

Esta foi uma excelente oportunidade para os escoteiros colocarem em prática o serviço ao próximo de uma maneira diferente e muito agradável.

Parabéns aos pioneiros do Clã Tom Jobim pelo protagonismo e à Comissão Interclãs Do Rio pela divulgação. Fomentaram uma chance singular de servir e representar os Escoteiros do Brasil.

 
Cimeira Escoteira Interamericana.
Cimeira Escoteira Interamericana
Aconteceu na Cidade do Panamá, entre os dias 24 a 26 de fevereiro de 2012, a Cimeira Escoteira Interamericana (Cumbre Scout Interamericana), o principal evento entre Conferências Regionais, e que contou com a participação de 83 participantes de 19 Organizações Escoteiras Nacionais e de organizações parceiras do Movimento Escoteiro.

Durante o final de semana, foi apresentada a nova equipe profissional do Escritório Escoteiro Mundial – Região Interamericana. Além disso, ocorreram apresentações sobre o Plano Estratégico da Região Interamericana e suas áreas (Programa Educativo, Adultos no Escotismo, Desenvolvimento Institucional e Comunicação).

A agenda do evento incluiu o avanço das Resoluções da última Conferência Interamericana e atual status financeiro da Região, o Programa Mensageiros da Paz e a parceria institucional do Movimento Escoteiro com a Shelterbox também foram temas da reunião.

Os Escoteiros do Brasil tiveram uma participação muito ativa, antes e durante a Cimeira, assumindo uma posição de liderança na nossa Região. Representaram os Escoteiros do Brasil o Comissário Internacional Ricardo Stuber, os Vice-Presidentes da Diretoria Executiva Nacional Marco Aurélio Romeu Fernandes e Renato Bini, o Vice Presidente do Conselho de Administração Nacional Rafael Macedo e os membros do Conselho de Administração Nacional, Marcio Albuquerque e Paulo Henrique Barbosa.

 
     
 
Quer receber o Sempre Alerta
Eletrônico? Preencha abaixo e faça parte ou indique um amigo!


Email:



Você está recebendo esta mensagem por fazer parte do cadastro da União dos Escoteiros do Brasil.

A União dos Escoteiros do Brasil não aprova o envio de e-mails indesejados. Para deixar de receber mensagens, responda a este email alterando o título para "RETIRAR DA LISTA", e incluindo o endereço que deve ser retirado.

 
 
Loja Escoteira Nacional