Sempre Alerta Eletrônico - 2ª Edição - Fevereiro de 2012
 
 
 
 
www.escoteiros.org.br

 


Novidades do XVIII Congresso Escoteiro Nacional
Novidades do XVIII Congresso Escoteiro Nacional
A partir de amanhã (7/2), estarão disponíveis no site da UEB www.escoteiros.org.br a programação do congresso e o edital de convocação da Assembleia Nacional da União dos Escoteiros do Brasil.

Não deixe de acompanhar as novidades do evento também pelo blog oficial através do link congressoescoteiro2012.blogspot.com/ .


Um POR novinho está indo para o forno! Quer ajudar?
Um POR novinho está indo para o forno! Quer ajudar?
Após as recentes atualizações do nosso Programa Educativo, estava passando da hora de atualizarmos a receita do nosso POR! E, para acertarmos em cheio, contamos com seus palpites! Entre 01/02 e 01/04 o CAN receberá sugestões de qualquer associado pelo e-mail [email protected]

O que está sobrando? O que está faltando? O que precisa ser melhor explicado?

Nossos 'chefs' aguardam ansiosamente as suas opiniões! Com sua participação faremos um POR de dar água na boca! 

Ou, você pode ficar aí, só esperando... Só não vale reclamar se ficar "chupando dedo depois!"

Escoteiros do Brasil no facebook
Escoteiros do Brasil no facebook
Pessoal, vamos curtir a página oficial dos Escoteiros do Brasil no facebook. Em breve, muitas novidades e notícias. Não se esqueça de dar um curtir nesta página, é a oficial dos Escoteiros do Brasil.

Escotista aprovada com TCC sobre Escotismo e educação
Escotista aprovada com TCC sobre Escotismo e educação
A escotista Camila Moreno de Lima e Silva, do 344SP Grupo Escoteiro Ermance, elaborou, como TCC do seu curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, na USP - Universidade de São Paulo, o trabalho intitulado "A Contribuição do Movimento Escoteiro na Educação do Brasil", e com o qual aprovada com excelente média. Camila pretende dar continuidade aos seus estudos, em Curso de Mestrado, produzindo material acadêmico destacando a contribuição educacional do Escotismo. Clique aqui e acesse o Trabalho de Conclusão de Curso.

II Moot Scout Interamericano

Quer receber o Sempre Alerta
Eletrônico? Preencha abaixo e faça parte ou indique um amigo!


Email:




Você está recebendo esta mensagem por fazer parte do cadastro da União dos Escoteiros do Brasil.

A União dos Escoteiros do Brasil não aprova o envio de e-mails indesejados. Para deixar de receber mensagens, responda a este email alterando o título para "RETIRAR DA LISTA", e incluindo o endereço que deve ser retirado.

 
Nota de falecimento: Jarbas Pinto Ribeiro
Retornou ao Grande Acampamento na manhã deste dia 6 de fevereiro, Jarbas Pinto Ribeiro o mais antigo escoteiro em atividade do Brasil com 86 anos de Promessa e 96 de idade. Jarbas Pinto Ribeiro também era condecorado com a medalha Tapir de Prata. Conheça mais detalhes sobre a trajetória do Jarbas Pinto Ribeiro clicando aqui. Nota de falecimento: Jarbas Pinto Ribeiro
 
Notícias do V Jamboree Nacional
Solicitamos que todos os candidatos à Equipe de Serviço completem com urgência os dados no seu cadastro junto ao SIGUE, incluindo e-mail atualizado e telefone, para que possam ser contatados. Os membros da Equipe de Serviço que não consigam ser contatados saberão sua função somente na chegada do campo. V JAMBOREE NACIONAL ESCOTEIRO
Para os candidatos à Equipe de Serviço em “Aplicação do Programa”, deverão preencher um formulário específico no link http://idc.escoteiros.org.br:8080/jamboree/ a partir do dia 6 de fevereiro onde indicarão 3 funções por ordem de preferência, sem que isto represente garantia de sua alocação na função.

Encontra-se disponível no site Escoteiros do Brasil o boletim 3 do V Jamboree Nacional. O boletim contém informações sobre Equipe de Serviço, Programa e Translado do evento. Clique aqui e acesse o documento.

 
Jamboree do Centenário no Peru
Jamboree do Centenário no Peru
Os Escoteiros do Brasil participaram do Jamboree do Centenário em Lima, Peru, entre os dias 28 de Dezembro de 2011 e 4 de Janeiro de 2012.  O Jamboree reuniu 2.400 pessoas de todo o país e cerca de 160 escoteiros da Argentina, Bélgica, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Estados Unidos, França, Paraguai, Suíça e Venezuela.  Com 20 participantes das Regiões Escoteiras do Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, o Brasil participou com o segundo maior contingente estrangeiro, atrás apenas do Equador, que foi com 87 participantes.

O Jamboree teve atividades para todos os Ramos, até para os Lobinhos, que participaram de um dia inteiro de jogos e canções que contou até com uma base preparada pelos Chefes de Alcatéia do Brasil, à pedido da coordenação do evento!  Os Pioneiros viajaram oito horas de ônibus até Hancaya, a 3.500 metros de altitude, onde praticaram o seu Servir ajudando a reformar uma escola da comunidade. Na volta do Moot eles ainda tiveram tempo para fazer um rafting pelo caminho!  Os Ramos Escoteiro e Sênior fizeram diversos jogos e atividades na própria Universidad La Molina, local do Jamboree, e também visitaram o centro de Lima e as comunidades em volta do Jamboree.

Uma das coisas que mais nos marcou no Jamboree foi a hospitalidade e a amizade dos escoteiros peruanos, que não mediram esforços para nos receber bem, sempre ao som de Michel Teló!

 
Escoteiros do Brasil e ShelterBox levam apoio para MG e RJ
Escoteiros do Brasil e ShelterBox levam apoio para MG e RJ
Nos dias 21 e 22 de janeiro Escoteiros do Brasil e Shelterbox se uniram para prestar apoio às vitimas das chuvas nos municípios de Além Paraíba em Minas Gerais e Sapucaia no Rio de Janeiro. A ação de solidariedade envolveu 29 voluntários dos Escoteiros do Brasil. Os voluntários auxiliaram na montagem e distribuição das 69 barracas e kits da ShelterBox para mais de 300 pessoas desabrigadas pela chuva.

“Estamos muito tristes por ter perdido a nossa casa, especialmente por causa dos filhos”, disse Marciano. “Eu realmente gosto da nossa nova casa que a ShelterBox nos proporcionou, porque vai ser uma casa temporária e confortável. Sem a ajuda da ShelterBox teríamos que dormir na rua.”

“É uma honra para mim e para meus amigos estar aqui ajudando as pessoas a viver a nossa promessa escoteira”. Flavio Menzer (Região Escoteira de Minas Gerais).

“Esta é a primeira vez que tenho contato com pessoas diretamente afetadas por uma catástrofe, é uma lição para a vida.”  Lais Henriques de Mattos (Região Escoteira do Rio de Janeiro)

Encontra-se em fase de negociação a formalização da  parceria institucional entre Escoteiros do Brasil e Shelterbox Brasil. Um dos pontos que o acordo prevê será a elaboração de materiais educativos sobre atuação de escoteiros em casos de desastres naturais.

 
CNRI se reúne em São Paulo
A Comissão Nacional de Relações Internacionais se reuniu no dia 07 de janeiro, em São Paulo, para fazer uma avaliação do ano que passou e também para montar seu plano de ação para o biênio 2012-2013.
CNRI se reúne em São Paulo
O encontro foi no Grupo Escoteiro Falcão Peregrino (20/SP) e contou com a presença de 7 membros da Comissão e com o coordenador da Comissão Nacional de Imagem e Comunicação, onde foi possível alinhar o trabalho das duas equipes.

A reunião foi bem produtiva, os acertos e os erros das açõesde 2011 foram destacados e um plano para os próximos anos foi traçado, principalmente para as grandes atividades que estão por vir.

Fique por dentro das novidades acessando:

 @EscoteirosCNRI       /EscoteirosCNRI

 
Jamboree do Centenário na Argentina
Jamboree do Centenário na Argentina
Entre os dias 15 e 21 de janeiro, mais de 16 mil escoteiros argentinos, além de colombianos, uruguaios, chilenos, paraguaios, bolivianos, dinamarqueses e até uma escoteira suíça se reuniram em Mar delPlata para comemorar o Centenário do Escotismo na Argentina.

O Brasil não podia deixar de prestigiar os hermanos e mandou 28 participantes para o evento (5 staffs, 3 escotistas, 2 patrulhas sênior e 1 equipe pioneira). Os brasileiros foram coordenados pelo Comissário Internacional Ricardo Stuber.

O acampamento contou com atividades para todos os ramos, inclusive para o Ramo Lobinho.

Vale destacar a divulgação do projeto “Mensageiros da Paz”, a Feira de Projetos Pioneiros, onde o Brasil aproveitou para divulgar o II Moot Interamericano, e as cerimônias de abertura e encerramento.

O evento também serviu para fortalecer os laços entre as associações escoteiras do cone sul (Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai e Chile), uma vez que os Comissários Internacionais dessas associações aproveitaram a oportunidade para fazer diversas reuniões de trabalho.

E como não podia ser diferente, todos os brasileiros tiveram que aprender e ensinar a dançar “Ai se eu te pego”, música sensação do acampamento.

Acesse www.youtube.com/noisnojamboree e veja alguns vídeos produzidos durante o Jamboree.

 
 
Loja Escoteira Nacional