Sempre Alerta Eletrônico - 11ª Edição - Dezembro de 2011
 
 
 
 
www.escoteiros.org.br

 


III Feira Nacional de Projetos Escoteiros - Inscrições abertas!
III Feira Nacional de Projetos Escoteiros
A III Feira Nacional de Projetos Escoteiros tem o objetivo de compartilhar experiências de sucesso entre os membros do Movimento Escoteiro, oportunizando o contato entre as iniciativas que colaboram para o fortalecimento da nossa instituição, o crescimento de seu efetivo e o reconhecimento junto à comunidade local.

Os projetos selecionados permanecerão expostos durante o XVIII Congresso Escoteiro Nacional, entre os dias 27 e 29 de abril, em São Luis - Maranhão.

Os trabalhos devem ser enviados para o Escritório Nacional da UEB até o dia 18 de março de 2012. A ficha de inscrição e maiores informações, você confere clicando aqui.


XVIII Congresso Escoteiro Nacional – Maranhão
XVIII CONGRESSO ESCOTEIRO NACIONAL
Encontram-se disponíveis os boletins 2 e 3 com informações do próximo Congresso Escoteiro Nacional que acontecerá em São Luis – Maranhão entre os dias 27 e 29 de abril de 2012. O boletim 2 contém informações sobre hospedagem durante evento. O boletim 3 trás informações sobre mudanças na opção de inscrição. Clique aqui e fique por dentro das novidades do evento.

Reunião Sub-Regional da Rede de Desenvolvimento Institucional
O Escritório Interamericano promoveu entre os dias 11 e 13 de novembro em Assunção, no Paraguai, a Reunião Sub-Regional da Rede de Desenvolvimento Institucional. A reunião contou com a presença de representantes das Associações do Brasil, do Paraguai, da Argentina e do Uruguai. O Brasil foi representado pelo 1º Vice-Presidente Marco Aurélio Romeu Fernandes e o Gerente de Projetos Manoel Augusto Correia Salles. Os principais assuntos abordados durante o encontro foram: A Organização Escoteira como Instituição, Governança na Organização Escoteira, Animação Territorial e Liderança centrada em princípios. Cada associação teve a oportunidade de apresentar a sua estrutura de funcionamento, gerando uma importante troca de experiências entre as associações participantes.

Os Escoteiros do Brasil também estão presentes nas Redes Sociais.
Com o objetivo de aproximar ainda mais a instituição dos seus associados, os Escoteiros do Brasil está também nas Redes Sociais. Você pode receber as principais novidades da instituição sendo um dos seguidores do twitter institucional (@escoteiros). Em http://www.escoteiros.org.br/redes_sociais/ você encontra também outros links do Movimento Escoteiro no Brasil.

Calendário de funcionamento do Escritório Nacional no período de final de ano

Em razão das festas de final de ano e das férias coletivas concedidas aos profissionais o funcionamento do Escritório Nacional obedecerá o seguinte cronograma:
  • Expediente normal até dia 21 de dezembro de 2011
  • Início das férias coletivas em 22 de dezembro de 2011
  • Retorno ao expediente normal em 9 de janeiro de 2012

Considerando este quadro, é importante destacar sobre o atendimento da LEN - Loja Escoteira Nacional:

  • Os pedidos colocados e, efetivamente, pagos até 16 de dezembro de 2011, serão despachados até o dia 20 de dezembro de 2011;
  • Os pedidos colocados e pagos após o dia 16 de dezembro de 2011, serão despachados somente após retorno das férias coleltivas, em 9 de janeiro de 2012.
 
5 de Dezembro - Dia do Voluntário
A União dos Escoteiros do Brasil cumprimenta os 17 mil voluntários que atuam semanalmente nos Níveis Local, Regional e Nacional do movimento escoteiro, em todos os estados do país, compartilhando a alegria de contribuir em prol da educação de mais de 48 mil jovens no Brasil.

Através da sua participação e dedicação voluntária tem sido possível realizar as atividades do Programa Escoteiro, e levando o Escotismo para um número maior de jovens todos os anos.

Parabéns e o nosso muito obrigado.

 
Nova Diretoria Executiva Nacional assume em abril de 2012.
O Conselho de Administração Nacional, de acordo com atribuição estatutária, finalizou o processo de escolha da nova Diretoria Executiva Nacional, definindo a seguinte composição:
Presidente: Marco Aurélio Romeu Fernandes
1º Vice-Presidente: Renato Bini
2º Vice-Presidente: Rafael Rocha de Macedo
A DEN é o órgão executivo nacional, que tem como competência executar, orientar e supervisionar a execução das atividades técnicas, administrativas e financeiras da UEB, coordenando o Escritório Nacional, conforme definido pelo Conselho de Administração Nacional.

À nova Diretoria Executiva Nacional, que tomará posse no Congresso Escoteiro Nacional, em abril de 2012, os votos de sucesso e felicidades nesta jornada.

 
Material de Abuso Sexual
A União dos Escoteiros do Brasil, com o objetivo de conscientizar os Pais, Escotistas e adultos em geral sobre como lidar com casos de abuso sexual (denunciar e prevenir), lança dois manuais. O primeiro é um material voltado para Escotistas e o segundo voltado para os Pais.

Este não é um Manual que pretende tratar deste assunto tão complexo de forma exaustiva, mas é um ponto de partida. Esperamos que sua leitura lhe seja útil e o ajude a mantê-lo “Sempre Alerta”, a fim de evitar que situações de abuso sexual ocorram na sua família ou no seu Grupo Escoteiro.

Os materiais encontram-se disponível para downloads no site da UEB através do link http://www.escoteiros.org.br/downloads/gestao_institucional.php.
 
Mutcom 2011
De Norte a Sul os Escoteiros do Brasil Alimentaram a Ação e, unidos em mutirão construiram a maior atividade nacional de serviço comunitário. Em 22 Regiões escoteiras mais de 150 Grupos se prepararam, estudaram o tema e desenvolveram atividades com benefício direto para as comunidades. MutCom 2011 - Alimente esta Ação
Foram oficinas de alimentação saudável, aproveitamento de alimentos, valorização de alimentos regionais, doação de alimentos, feira de produtos e até abaixo-assinados pela melhora da qualidade da água, além da construção de diversas hortas comunitárias.

“A adesão superou nossas expectativas. O empenho de cada escotista e cada dirigente foi fundamental e a garantia do sucesso do 13º MutCom”- afirma Altamiro Vilhena, coordenador Nacional. O MutCom proporcionou oportunidades de aprender fazendo, além de despertar no jovem a vontade de servir a comunidade. Sem dúvida alguma foram atingidos os objetivos para esta grande atividade.

 
CONJUVE e 2ª Conferência Nacional da Juventude
Nos últimos anos a União dos Escoteiros do Brasil tem estimulado a participação dos escoteiros nos conselhos de direitos e políticas públicas e diversos são os resultados positivos desta iniciativa, culminando com a participação da instituição como titular do Conselho Nacional de Juventude.

Mas o que são conselhos? Os Conselhos são órgãos colegiados, permanentes, paritários e deliberativos, com a incumbência de formulação, supervisão e avaliação das políticas públicas. Formados por representantes da sociedade civil e do poder público, os conselhos são espaços para que a população participe da gestão pública diretamente.

A participação dos Grupos Escoteiros neste trabalho é de suma importância. Afinal, como membros de um dos maiores movimentos de juventude do mundo, os Escoteiros do Brasil devem contribuindo ativamente em suas comunidades e a participação nos conselhos é uma das melhores ferramentas para isso. Os Escoteiros do Brasil tem cadeira no Conselho Nacional de Juventude - Conjuve - desde a primeira gestão como entidade de defesa do Meio Ambiente. Atualmente a instituição é representada pelo escotista Antonio Felipe Gonçalves (115º GEMar Macahé – RJ). A participação dos escoteiros no Conjuve possibilita atuar como sujeitos estratégicos do projeto de desenvolvimento nacional, deliberando, entre outras prioridades, a necessidade de avanços no Marco Legal da Juventude, com a aprovação do Plano Nacional de Juventude, em tramitação no Congresso Nacional.

Entre os dias 10 e 12 de dezembro vários escoteiros estarão em Brasília participando da II Conferência Nacional de Juventude. Eles foram estimulados a participar das Conferências locais, e conseguiram se eleger delegados. Durante o evento vão levar as propostas de seus estados e municípios, participando ativamente dessa construção.

Membros do Movimento Escoteiro que desejem trocar informações ou compreender como participar dos conselhos em sua cidade podem entrar em contato com o Antonio Gonçalves através do e-mail [email protected].

 
Escoteiros do Brasil presente na ONG Brasil 2011 - III Feira e Congresso de ONG’s Brasileira
ONG Brasil é um evento sem fins lucrativos, direcionado para o desenvolvimento e a capacitação das Organizações Não Governamentais (ONGs) Brasileiras e/ou com atuação no País, que vem sendo realizado anualmente desde 2009 . O evento possui dois formatos: a exposição e congressos (salas de palestras, debates e mini cursos). Na feira, as ONGs se distribuem em estandes para divulgar o trabalho que realizam e estabelecer parcerias para seu desenvolvimento. Já na área de conteúdo do evento, os principais temas relativos às áreas de responsabilidade socioambiental e terceiro setor são colocados em pauta, para a capacitação dos empreendedores participantes do evento.
Este ano a UEB estará presente no evento com um estande (B-21) e também como painelista na Conferência Internacional do Voluntariado, com a temática Voluntariado Jovem, no dia 16 de dezembro, tendo como representante a escotista Carla Neves. O evento acontecerá no Expo Center Norte, na cidade de São Paulo/SP, entre os dias 15 e 17 de dezembro. Mais informações através do site www.ongbrasil.com.br.
 
SIGUE Administrativo chega 170 mil acessos em 2011.
O SIGUE (Sistema de Informações e Gerenciamento de Unidades Escoteiras Locais) Administrativo chegou ao impressionante número de 167 mil acessos até o dia 30 de novembro de 2011. Somente no mês de novembro foram mais de 15 mil acessos. Sigue Administrativo
Além de fazer o Registro Escoteiro, no SIGUE Administrativo é possível gerenciar as atividades escoteiras, acesso on-line da Ficha individual (120), manter as informações das Seções sempre atualizadas e fazer inscrição em Eventos Nacionais e Internacionais.

Para 2012 será possível fazer inscrições em eventos regionais pelo SIGUE, diretamente do seu computador em sua casa. Aguardem as novidades!

 

Escotismo Internacional

2011 está acabando e é hora de pensarmos nos próximos eventos e oportunidades internacionais que estão por vir.

Em julho de 2012 teremos o Roverway na Finlândia, evento voltado para os seniores e pioneiros. A primeira oportunidade de inscrição já será agora entre os dias 12 e 13 de dezembro. Mais informações:
http://www.escoteiros.org.br/agenda/evento_detalhe.php?id=48

Quer fazer um intercâmbio mas não está interessado naqueles programas tradicionais? Que tal trabalhar em um dos acampamentos de verão da BSA (Boy Scouts of America)? Em breve divulgaremos como isto é possível.

E para ajudar no planejamento para os próximos anos, segue lista das atividades internacionais que já sabemos que irão acontecer:

  • 14º Jamboree Interamericano – Colômbia – Jan/2013
  • 1º Camporee Interamericano – Colômbia – Jan/2013
  • 14º Moot Mundial – Canadá – Ago/2013
  • 2º Moot Interamericano – Brasil – Jan/2014
  • 23º Jamboree Mundial – Japão – Jul/2015

Para não perder nenhuma oportunidade e ficar por dentro do que está acontecendo no Escotismo internacional, siga a CNRI no twitter e curta a fan page no facebook.

twitter.png @EscoteirosCNRI
facebook.png /EscoteirosCNRI

 
 
Quer receber o Sempre Alerta Eletrônico?
Preencha abaixo e faça parte ou indique um amigo!
Email:


Você está recebendo esta mensagem por fazer parte do cadastro da União dos Escoteiros do Brasil.

A União dos Escoteiros do Brasil não aprova o envio de e-mails indesejados. Para deixar de receber mensagens, responda a este email alterando o título para "RETIRAR DA LISTA", e incluindo o endereço que deve ser retirado.

 
Loja Escoteira Nacional