Sempre Alerta Eletrônico - 10ª Edição - Novembro de 2011
 
 
 
 
www.escoteiros.org.br

 


UEB abre processo para contratação de Gerente Geral
UEB abre processo para contratação de Gerente Geral
A União dos Escoteiros do Brasil está contratando um Gerente Geral com forte afinidade com os princípios e valores do Movimento Escoteiro.
Requisitos necessários:
  • Formação Superior Completa. Desejável pós-graduação.
  • Inglês avançado e Espanhol intermediário.
  • Experiência com gestão estratégica de negócios- desejável o foco em Organizações do Terceiro Setor.
  • Gestão de equipes, parceiros intra e interinstitucionais- inclusive internacionais.
  • Ser membro/ apoiador do Movimento Escoteiro será considerado diferencial, bem como trabalho voluntário em ONGs voltado ao público jovem.
  • Disponibilidade para residir em Curitiba e realizar viagens constantes.

Atribuições:

  • Desenvolver e implantar novas estratégias de atuação na Gestão do Escritório Nacional dos Escoteiros do Brasil.
  • Suportar as unidades regionais na implantação de processos e projetos, visando o estabelecimento de uma cultura de serviço e inovação.
  • Supervisionar o correto emprego dos recursos humanos, físicos e financeiros.
  • Contribuir com iniciativas de captação de recursos, identificando novas oportunidades de parcerias e alianças.
  • Zelar pela eficácia da comunicação nos âmbitos internos e externos do Escritório Nacional.
  • Promover e resguardar os interesses do Movimento Escoteiro.
  • Representar os Escoteiros do Brasil em eventos determinados pela Diretoria.

Interessados devem encaminhar currículo até 18 de Novembro de 2011, com pretensão salarial, para: [email protected]


IV Concurso Nacional UEB de Fotografia – Inscrições Abertas até o dia 4 de novembro!
IV CONCURSO NACIONAL UEB DE FOTOGRAFIA
O IV Concurso Nacional UEB de Fotografia, é uma iniciativa da União dos Escoteiros do Brasil, aberto à participação de qualquer pessoa associada à União dos Escoteiros do Brasil, fotógrafo amador ou profissional. O objetivo deste concurso consiste em estimular, reconhecer e divulgar imagens criadas por fotógrafos que encontram no Movimento Escoteiro a inspiração de sua criatividade.

A participação no concurso é individual e podem participar todos os membros da União dos Escoteiros do Brasil, membro juvenil ou adulto, dentro das seguintes categorias: Lobinho, Escoteiro, Sênior, Pioneiro e Adulto. O prazo para o envio das inscrições vai até 4 de novembro. Mais informações, clique aqui!


XVIII CONGRESSO ESCOTEIRO NACIONAL
XVIII CONGRESSO ESCOTEIRO NACIONAL
O evento acontecerá entre os dias 27 e 29 de abril de 2012 em São Luís, Maranhão.

As inscrições poderão ser realizadas a partir do dia 9 de novembro pelo SIGUE JOVEM. Clique aqui e acesse as informações.


Escoteiros do Brasil têm mais vantagens no Walmart
Associados da UEB têm mais vantagens no Walmart
Escoteiros do Brasil se alia a maior rede varejista do mundo e um dos maiores e-commerces do Brasil para trazer vantagens aos seus associados. O desconto de 5%  é valido somente nas compras realizadas pelo site: www.walmart.com.br/escoteirosdobrasil.

Se você realizar um teste comparativo acessando primeiro o site www.walmart.com.br/escoteirosdobrasil e depois no www.walmart.com.br , pode ocorrer de você não conseguir visualizar a diferença nos valores. Isto ocorre devido as informações permanecerem gravadas em seu browser.  Para conseguir realizar este teste comparativo, acesse primeiro o site www.walmart.com.br e depois o www.walmart.com.br/escoteirosdobrasil.


Volvo Adventure 2012 Inscrições Abertas!
Volvo Adventure 2012 – Participe!
O Volvo Adventure é desenvolvido em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e tem como objetivo educacional premiar grupo de jovens que desenvolvam projetos na área de Meio Ambiente (em andamento ou iniciando) e que apresentem impacto positivo na comunidade.

A participação é aberta para jovens do mundo inteiro com idade entre 13 e 16 anos. As equipes devem ser compostas com no mínimo dois e no máximo cinco jovens com o apoio de um adulto.

O Brasil esteve entre os finalistas nas edições de 2008 e 2009 do Volvo Adventure obtendo o 4º lugar nas duas edições. Em 2008, o Grupo Escoteiro Tupinambás(44/RS) com o Projeto Crédito de Carbono, e em 2009, o Grupo Escoteiro Guairacá (33/PR) com o projeto Aquecedor Solar Ecológico.

A data limite para o envio da proposta é dia 31 de janeiro de 2012. Os melhores projetos ganharão uma viagem com todos os custos pagos para Gutemburgo, Suécia. A premiação para os primeiros colocados são: 1º lugar: U$ 10.000,00; 2º lugar: U$ 6.000,00 e o 3º lugar: U$ 4.000,00. A inscrição deve ser realizada através do site www.volvoadventure.org.

Obtenha mais informações sobre o Volvo Adventure acessando o link http://www.volvoadventure.org/
va_scoutentry.aspx
ou através do documento que contém as diretrizes do programa clicando aqui.

 
87 anos de UEB - Mensagem do Diretor Presidente
Já há alguns anos, comecei a me interessar pelo Leste Asiático e, consequentemente, por histórias, contos e parábolas da China, do Japão e da Coreia, pois trazem valiosas lições de vida, que procuro transmitir a meus filhos.

Neste mês (no dia 4.11), em que a UEB comemora 87 anos de existência, gostaria de compartilhar com vocês uma história chinesa que conheci recentemente:

87 anos de UEB - Mensagem do Diretor Presidente
Havia um senhor que tinha treze filhos; do mais velho ao mais novo, parecia uma escada. Sabendo que não teria muito mais tempo de vida junto aos filhos, o velho pai quis ensinar-lhes uma valiosa lição. Para isto, num agradável dia do outono, pediu-lhes que fossem ao bosque mais próximo de casa e que cada um recolhesse dois galhos do mesmo tamanho. O caçula trouxe dois galhinhos bem finos, o antecaçula veio com dois galhos um pouco mais grossos, e assim por diante, com o primogênito trazendo dois troncos debaixo do braço.

Vendo isso, o senhor disse orgulhosamente:

- Parabéns! Fico feliz em ver que criei treze filhos fieis e obedientes. Agora, quero que cada um de vocês me entregue um galho e guarde o outro para si.

E assim foi. Cada filho aproximou-se do pai, reverenciou-o e entregou-lhe um de seus galhos. E o velho pai pegou-os, juntou-os, e amarrou-os firmemente com uma tira de couro.

- Muito bem – disse o pai. – Quero ver se cada um de vocês tem força suficiente para quebrar o galho que guardou para si.

Ávidos para impressionar o pai, cada filho pegou seu respectivo galho e quebrou-o, até com certa facilidade, até mesmo o mais velho, que pegou seu grosso tronco e, com um preciso e rápido golpe de kung fu, partiu-o ao meio. O pai, vendo isso, exclamou:

- Que alegria! Vejo que criei treze homens fortes e sadios, capazes de enfrentar os desafios da vida!

Em seguida, ele emendou:

- Agora, quero ver qual de vocês tem força para quebrar o conjunto de galhos que amarrei nesse fardo!

O menor aproximou-se do maço de galho e tentou dar um golpe de caratê, mas quebrou a própria mão. O segundo tentou com o pé, mas nada aconteceu. E assim, sucessivamente, cada jovem tentou quebrar o fardo, porém, sem resultados aparentes. Após várias tentativas infrutíferas, o velho ordenou:

- Venham todos junto e tentem quebrar esse grupo de galhos.

Os irmãos agruparam-se e tentaram realizar a tarefa de várias maneiras, mas sem sucesso ...

Vendo a frustração, a exaustão e a irritação dos filhos, o pai pediu-lhes, então, que parassem e sentassem à sua volta.

Do alto da sua vasta experiência e profunda sabedoria, o velho pai proclamou:

- Meus filhos, eu já estou bem idoso e não terei muito mais tempo de convivência com vocês nesta passagem terrena. Antes de partir, porém, quero deixar-lhes uma valiosa lição: se vocês tentarem enfrentar o mundo sozinhos, serão facilmente quebrados como um galho solitário, mas se o fizerem junto, nada os derrotará.

Quando assumi a Presidência da UEB pela primeira vez, em 2001, recebi do nosso querido ex-Escoteiro-Chefe, Rubem Süffert, um punhado de varetas, fixado nas duas pontas por dois prendedores, que chamo de “troféu”, com os seguintes dizeres: “Somos diferentes; juntos e nos respeitando, seremos mais FORTES!”.

Se eu tirar um dos prendedores das pontas, posso tirar uma vareta e quebrá-la com facilidade. Mas reunidas, do jeito que estão, não consigo quebrá-las, tal como os irmãos da historinha chinesa não conseguiram quebrar o conjunto de galhos amarrados no fardo.

Tenho esse “troféu” no meu quarto num local visível, olho para ele todo dia e leio essa mensagem diariamente; o “troféu” me ajuda a lembrar da minha missão e do legado dos grandes Dirigentes que passaram pela UEB e souberam respeitar as diferenças dos seus associados para preservar a UNIÃO.

Parabéns a todos!! Há um pouco de cada um de nós nesses 87 anos de vida, não custando lembrar que: “Somos diferentes; juntos e nos respeitando, seremos mais FORTES!”.

Forte abraço,
Rubem Tadeu C. Perlingeiro
Diretor-Presidente da UEB

 
87º Aniversário da União dos Escoteiros do Brasil
A partir da ideia que os militares da Marinha do Brasil trouxeram da Inglaterra, um grupo de interessados reuniu-se no dia 14 de junho de 1910, no Rio de Janeiro, e fundou o Centro de Boys Scouts do Brasil, sendo esta iniciativa e esta data reconhecidas como início do Escotismo no país.

Ao se iniciar a década de vinte havia considerável número de instituições escoteiras no Brasil. O chefe Benjamim Sodré, o Velho Lobo, que mantinha uma seção sobre Escotismo na Revista infanto-juvenil "O TICO TICO", publicou na edição do dia 23 de janeiro de 1924 um artigo que refletia a conjuntura do Escotismo àquela época, como se vê a seguir:

Carta de reconhecimento da UEB
UM EXEMPLO A SEGUIR PELAS ASSOCIAÇÕES DE ESCOTISMO NO BRASIL

O Escotismo pode-se considerar definitivamente firmado entre nós. Já se passou aquele período de propaganda vivíssima, em que era quase um dever só entoar loas e esconder os defeitos.

Hoje pode-se, sem perigo, apontar os males. E esse é o dever. Entre nós, quatro grandes associações dirigem o movimento escoteiro nacional: a Associação Brasileira de Escoteiros, com sede em São Paulo, Associação de Escoteiros Catholicos do Brasil, a Comissão Central de Escotismo e a Confederação Brasileira de Escoteiros do Mar, com sede no Rio.

Refletindo o espírito de pouca harmonia dos brasileiros, que vivem a brigar, essas associações se correspondem, se entendem, mas não se ligam. Sofre com isso o Escotismo, que se desenvolve entre nós sem a precisa uniformidade, e sofre o nome do Brasil, que de outro modo poderia figurar entre as grandes potências escoteiras, cousa que não é de desprezar hoje, quando o escotismo tem por mais de uma vez ocupado a atenção e sugerido discussões na Liga das Nações.

Um país possuir cem, duzentos mil escoteiros deve ser, forçosamente, uma razão de consideração no conceito demais. Nós caminhamos para esses números, mas como nossos esforços são dispersos, aparecem sempre informações parciais. Tentativas têm sido feitas para reunir as Associações, mas todas vãs, porque ora a vaidade de domínio, ora pequeninas questões pessoais conservam afastadas forças preciosas que deveriam unir, valendo pelo dobro.

É um dever de todos, deste o mais pequenino escoteiro até ao mais importante Chefe, procurar criar uma atmosfera de harmonia entre todas as associações, para que elas se liguem constituindo uma confederação geral que possa representar o Escotismo do Brasil.

No dia 7 de setembro de 1924, o Padre Leovigildo França, vice-presidente da Associação de Escotismo Católico, proferiu palestra sobre o Jamboree Mundial realizado em Copenhague, Dinamarca, ao qual participou como chefe da delegação do Brasil. Sua conferência deu uma impressão muito nítida do que foi aquela grande concentração escoteira mundial. O Velho Lobo assistiu à apresentação e, comovido, afirmou: “Para o futuro, o Brasil se deve representar, em qualquer reunião internacional, não por uma delegação de uma de suas Associações, mas por uma Delegação de Escoteiros do Brasil”.

A seguir renovou o seu apelo feito em janeiro em “O TICO-TICO” e remeteu cartas ou fez contatos pessoais com os principais responsáveis pelas instituições escoteiras, convocando-os para se reunirem com o fim de criarem uma Associação Nacional do Escotismo Brasileiro.

Com exceção do representante da Associação Brasileira de Escoteiros, de São Paulo, todos os demais atenderam ao convite, e passaram a se reunir seguidamente. Em razão do grande interesse e a boa vontade de todos, a tarefa foi fácil e, em 4 de novembro de 1924, foi fundada a UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL.

Até 1928 a Associação Brasileira de Escoteiros, dirigida por Mário Cardim – um dos pioneiros do Escotismo no país – manteve-se afastada da UEB, mas atendendo a uma conclamação feita pelo próprio Fundador Baden-Powell, em carta escrita em 13 de junho de 1928, em que insistia para que todo o Escotismo Brasileiro se unisse à União dos Escoteiros do Brasil, reconhecida por B-P e pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro como a única organização escoteira do país, finalmente a ABE integrou-se como parte da UEB, que passou a reunir todos os que praticam escotismo em nosso país.

 
Presidentes e representantes das Regiões Escoteiras visitam sede do próximo Jamboree Nacional no Rio de Janeiro
V JAMBOREE NACIONAL ESCOTEIRO
Presidentes e representantes das Regiões Escoteiras estiveram na reunião do Conselho Consultivo, nos dias 8 e 9 de setembro. Durante o encontro foi realizado um visita para conhecer o local que será realizado o próximo Jamboree Nacional,em julho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. Com o tema "Muitas Origens, Um só País" o Jamboree Nacional acontecerá em área do Exército Brasileiro, onde está localizado o Centro Nacional de Tiro Esportivo, em Gericinó, Rio de Janeiro/RJ. As inscrições do evento já estão abertas! Mais informações, clique aqui.

A DEN estará recebendo inscrições para a Seleção da canção tema do Jamboree Nacional 2012 até o dia 29 de janeiro de 2012. Acesse o regulamento clicando aqui e fique por dentro de como você poderá participar!

 
15º JOTI
No ano de 2011 tivemos mais um excelente Jamboree na Internet (JOTI), com a participação de quase 10.500 escoteiros do Brasil oriundos de TODOS os estados do nosso país. Nesse ano o JOTI aconteceu nos dias 14, 15 e 16 de Outubro, e seguindo o sucesso das últimas edições da atividade tivemos a gincana do JOTIBrasil, que foi o combustível necessário para o sucesso da atividade. 15º JOTI
Esse grande encontro de amigos escoteiros na internet acontece todos os anos em parceria com a ScoutLink, responsável pela manuntenção de um servidor IRC escoteiro. E no Brasil temos também uma Rede Social Própria onde os participantes podem trocar mensagens, e participar da Gincana.

O tema proposto para 2011 foi “Paz, Meio Ambiente e Desastres Naturais”. A OMME preparou um material em que se pudessem embasar as discussões do fim de semana, disponível em http://scout.org/en/information_events/events/joti/2011. As tarefas da Gincana 2011 trabalharam o tema da Mundial associado ao tema “Cultura Nacional”. As mais de 6.000 respostas às tarefas mostram que os participantes se engajaram em discussões sobre os temas e produziram material virtual como vídeos e imagens que ajudam a divulgar o escotismo brasileiro.

54º JOTA

O 54º Jamboree no Ar foi uma atividade envolvente e empolgante, com significativo aumento na participação de Grupos Escoteiros e Radioamadores.

Uma série de modificações operacionais foram feitas no site www.jotabrasil.qsl.br e todos os participantes puderam fazer seu cadastramento e inscrição "online". Essas modificações foram implantadas para que houvesse maior transparência na participação e também para que se agilisasse os procedimentos de apuração da atividade.

O Brasil falou muito através das ondas de rádio, com muitos países em todo o mundo. Os jovens ganharam mais espaço para falar, enquanto os radioamadores tiveram sua participação simplificada, de modo a conseguir uma integração ainda maior entre Escoteiros e Radiomadores.

A programação da atividade, desenvolvida por uma equipe de escotistas voluntários coordenada pelo Chefe Eduardo Guttierrez, foi totalmente baseada no tema "Paz, Meio Ambiente e Desastres Naturais". Simulações de situações de emergência aconteceram durante o sábado, com participação significativa de brasileiros.

A União dos Escoteiros do Brasil parabeniza todos os participantes, que aproveitaram muito bem a atividade e demonstraram sua enorme capacidade em promover a Paz Mundial e de ajudar, com qualidade e eficiência, aqueles que passam por situações de calamidade ou emergência.

 
Encerram-se com sucesso as ações do 13° MutCom!
Durante o mês de novembro a organização do Mutcom trabalhará no recebimento dos relatórios, conhecimento das ações, atualização do site e das mídias sociais para que tudo fique que registrado e público. 13º MUTIRÃO NACIONAL ESCOTEIRO DE AÇÃO COMUNITARIA
Até o momento já foi computado o recebimento de mais de 100 relatórios com ações desenvolvidas em 20 estados. A estimativa da organização do mutirão é de que este ano supere os números de 2010. No ano passado houve a participação de 113 Grupos Escoteiros; envolvimento de 4458 membros da UEB; 56 mil pessoas beneficiadas diretamente e 168 mil pessoas beneficiadas indiretamente com as ações do MutCom.
 
Escoteiro é medalha de Ouro nos Jogos Panamericanos
No dia 25 de outubro Péricles Fouro da Silva ao lado do Diego Hipólito e de outros atletas, conquistou mais uma medalha de ouro para o Brasil nos Jogos Panamericanos de Guadalajara. Escoteiro é medalha de Ouro nos Jogos Panamericanos
Péricles foi Lobinho, Escoteiro e Sênior do Grupo Escoteiro Gilwell-Park - 22º PA e hoje é integrante da Seleção Olímpica Permanente de Ginástica Artística do Brasil. Péricles participou do Movimento Escoteiro até 2004 quando teve que se dedicar mais tempo para ginástica. Uma de suas primeiras especialidades conquistadas no Movimento Escoteiro foi a de Desportos ainda como Lobinho.
 
 
Quer receber o Sempre Alerta Eletrônico?
Preencha abaixo e faça parte ou indique um amigo!
Email:


Você está recebendo esta mensagem por fazer parte do cadastro da União dos Escoteiros do Brasil.

A União dos Escoteiros do Brasil não aprova o envio de e-mails indesejados. Para deixar de receber mensagens, responda a este email alterando o título para "RETIRAR DA LISTA", e incluindo o endereço que deve ser retirado.

 
Loja Escoteira Nacional