Sempre Alerta Eletrônico - 8ª Edição - Outubro de 2011
 
 
 
 
www.escoteiros.org.br

Encontro Nacional de Jovens Líderes em São Paulo
Rede Nacional de Jovens Líderes
A Rede Nacional de Jovens Líderes promoverá o Encontro Nacional de Jovens Líderes - "10 anos conectando o Brasil", entre os dias 12 e 15 de novembro de 2011, em São Paulo. A atividade celebra os 10 anos da criação da Rede Nacional, legitimação da política mundial de empoderamento juvenil no Brasil e, além de muito trabalho, debates e seminários, contará com um encontro entre escoteiros de diferentes gerações e que marcaram esses últimos 10 anos de atuação. As inscrições são limitadas a 4 jovens de cada uma das 15 Regiões que tem hoje um Núcleo Regional de Jovens Líderes formado e atuante. Para maiores informações, acesse o site www.rededejovens.org.br.

UEB participa de Encontro de Métodos Educativos no Uruguai

O Escritório Mundial de Escotismo, Região Interamericana (OSI), organizou um Encontro Sub-Regional de Métodos Educativos, dias 23 a 25 de setembro, em Montevideo - Uruguai, com a participação das associações escoteiras da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, e com a presença do Diretor Regional da OSI Raul Sanches Vaca e do Diretor de Progama da OSI Hector Carrer.

O evento contou com reunião entre os responsáveis nacionais pelas áreas de Programa Educativo e Gestão de Adultos, sendo a UEB representada pelo Diretor de Métodos Educativos, Alessandro Vieira, acompanhado de Theodomiro Rodrigues, Antonio Cesar Oliveira, Carmen Barreira, Megumi Tokudome e Luiz Cesar Horn.

Durante o encontro Alessandro Vieira fez entrega aos países irmãos de todo o material produzido nas duas áreas, nestes últimos anos, e que poderão ajudar na elaboração de material das demais associações.

Seminários realizados no Mato Grosso do Sul

No dia 30 de setembro, em Campo Grande - MS, no Pavilhão Albano Franco, a Direção Regional da Região do Mato Grosso do Sul ofereceu aos escotistas e dirigentes duas palestras, com a participação de mais 130 pessoas, representando 10 Grupos Escoteiros, e coordenação e presença da diretoria regional presidida por Irineu Milanesi.

O Gerente de Métodos Educativos da UEB, Luiz Cesar Horn, apresentou as atualizações do Programa Educativo da UEB, enfatizando os aspectos educativos do movimento e a aplicação das atividades através do Método Escoteiro. Em seguida o Gerente de Projetos, Manoel Salles, fez uma apresentação didática sobre o uso do SIGUE - Sistema de Gerenciamento de Unidade Escoteira, indicando passo a passo como aproveitar todas as facilidades e recursos do sistema.

Reunião do Conselho Consultivo
Nos dias 8 e 9 de outubro acontecerá a reunião do Conselho Consultivo no Rio de Janeiro-RJ. O encontro acontecerá na sede do CCMM – Centro Cultural do Movimento Escoteiro e reunirá representantes das diretorias regionais da UEB para discutir diversos assuntos como: SIGUE, Métodos Educativos, 5º Jamboree Nacional, Plano Estratégico Nacional, entre outros.

Quer receber o Sempre Alerta Eletrônico?
Preencha abaixo e faça parte ou indique um amigo!
Email:


Você está recebendo esta mensagem por fazer parte do cadastro da União dos Escoteiros do Brasil.

A União dos Escoteiros do Brasil não aprova o envio de e-mails indesejados. Para deixar de receber mensagens, responda a este email alterando o título para "RETIRAR DA LISTA", e incluindo o endereço que deve ser retirado.

 
4 de Outubro – Dia do Lobinho
Dia 4 de outubro foi definido como o Dia do Lobinho em homenagem ao patrono do Ramo, Francisco de Assis, um personagem que representa valores e condutas que servem de exemplo.

A juventude de Francisco de Assis, apesar de haver transcorrido por volta do ano 1200, bem que podia se comparar com a vida de certos jovens de hoje em dia: filho de uma família rica, não havia festa de que ele não participasse; nos torneios entre os nobres, se destacava por sua galhardia e elegância; por toda a parte, esbanjava dinheiro, entusiasmo e amor pela aventura.

Entre os 20 e 22 anos se produziu em sua vida um processo de reflexão e uma busca de Deus não isenta de tropeços, já que na mesma época teve que empunhar armas em defesa de sua cidade natal, atravessar a dura prova de um ano de prisão e enfrentar uma séria doença.

Depois desse período, sua vida passou por uma mudança profunda, que o converteu em uma pessoa muito diferente: renunciou à vida mundana, à sua herança, aos torneios e às festas; deu aos outros tudo o que tinha; dedicou muitas horas à oração e à vida apostólica e escolheu viver com simplicidade e humildade, inteiramente dedicado ao serviço aos mais pobres e ao anúncio do Evangelho.

Foi tão grande a força de sua mensagem e o testemunho de seus atos que outros jovens se uniram prontamente a sua obra e, antes que Francisco completasse 40 anos, eram mais de 5.000 os religiosos da Ordem Franciscana, que haviam aprendido de seus lábios e pelo seu exemplo que “a perfeita alegria consiste em aceitar com ânimo, por amor de Cristo, toda a sorte de tristezas e de dores".

A caridade de Francisco se expressa em um apostolado tão aberto e universal que sua figura transcende o mundo católico e se converte, hoje, em exemplo para todos. Para ele, nunca existiu um homem que fosse estranho a seu coração: os leprosos, os marginais, os nobres e os plebeus, cristãos e muçulmanos, todos foram seus irmãos.

Mais, ainda: ninguém como Francisco confraternizou com o universo inteiro - foi irmão do sol, da água, das estrelas, das aves e das feras.

Francisco, testemunho de humildade, amante da natureza, amigo dos animais e, sobretudo, servo de Deus, é o companheiro ideal para ajudar lobinhos e lobinhas em seu desenvolvimento espiritual.

O Ramo Lobinho:

Na edição original do livro "Escotismo para Rapazes", Baden-Powell não fixou um limite de idade mínima, nem máxima para o ingresso do menino no Movimento Escoteiro. Como conseqüência disso as tropas tinham meninos cujas idades variavam entre 9 e 18 anos. 

Os meninos pequenos também queriam entrar na brincadeira, mas os mais velhos não desejavam misturar-se com os pequenos e estes não conseguiam acompanhar as vigorosas atividades feitas pelos escoteiros.  Então, B-P começou a pensar em oferecer as atividades que fossem adequadas para os pequenos. Ele queria que o programa para eles tivesse suas próprias características, não que fosse uma versão simplificada do programa dedicado aos escoteiros.

Com o trabalho de organização da enfermeira Vera Barclay, sua colaboradora entusiasta, Baden Powell preparou um livro para o novo Ramo, intitulado “The Wolf Cub’s Handbook” (traduzido no Brasil como Manual do Lobinho), publicado em 2 de dezembro de 1916, data considerada como de fundação do Ramo Lobinho.

Textos adaptados do Manual do Escotista Ramo Lobinho e do Escotistas em Ação Ramo Lobinho

 
Seja o autor da próxima canção do Jamboree Nacional
A Diretoria Executiva Nacional – DEN - da União dos Escoteiros do Brasil receberá do dia 30 de setembro de 2011 a 29 de janeiro de 2012 inscrições do Concurso Canção Tema para o 5º Jamboree Nacional 2012. O tema para a canção do Concurso é: Jamboree Nacional- Muitas Origens, Um Só País” (canção deverá fazer referência ao tema, além de outros aspectos de um Jamboree Nacional). CONCURSO CANÇÃO TEMA PARA O 5º JAMBOREE NACIONAL 2012
Os requisitos para participar são:
  • Registro Anual da UEB em vigor;
  • Ter no mínimo 11 anos de idade;
  • Envio do material de candidatura dentro do prazo estabelecido (incluindo gravação da música).

As inscrições serão formalizadas através do envio dos seguintes documentos:

  1. Ficha de inscrição;
  2. Termo de autorização da gravação, utilização, regravação, montagem e divulgação da canção;
  3. Declaração de autoria/ineditismo da canção;
  4. Letra da canção (na íntegra) digitada em fonte 12;
  5. Cópia da cifra ou partitura da música;
  6. Gravação da canção em formato mp3 (voz e melodia).

Apesar da inscrição do trabalho ser individual, a interpretação pode ser realizada por mais de uma voz e acompanhada de um instrumento ou mais. Clique aqui e confira na íntegra o regulamento do concurso.

 
O 54º JOTA e o 15º JOTI estão chegando!
Dias 15 e 16 de outubro serão muito especiais. Escoteiros do mundo todo poderão conversar entre si a partir de uma estação de radioamador ou pela internet. O tema do evento deste ano será: Paz, Meio Ambiente e Desastres Naturais. Algumas atividades foram elaboradas com o objetivo de ajudar os participantes a pensar, discutir e agir sobre essas questões. Além de ter a oportunidade de experimentar novos projetos e novos programas, poderá se comunicar com novos parceiros e fazer novos amigos no mundo todo. JOTA e JOTI
54º JOTA

Uma das novidades para este ano será o fato do participante poder registrar as imagens pela webcam do seu Grupo Escoteiro na TV JOTA JOTI e transmiti-las para o mundo todo a partir de sua estação. No mesmo local, os participantes visualizarão um mosaico com 25 imagens aleatórias de webcams de outras estações. Seu Grupo, Estação ou Base, ao VIVO na Internet! Acesse o site www.radioescotismo.com.br e veja como participar!

15º JOTI

O JOTI - Jamboree na Internet é o maior encontro virtual de escoteiros. Milhares de jovens, espalhados pelo mundo todo, se reúnem para comemorar a Fraternidade Escoteiro Mundial.

Não deixe de participar! Entenda como funciona a atividade e incentive a sua turma (Grupo, matilha, patrulha ou clã) a participar também! Acesse o site www.jotibrasil.org.br para obter mais informações.

 
13º Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária
O Mutirão está com força total de norte a sul do país! São destaques deste ano a criatividade e a variedade das atividades desenvolvidas pelos Grupos Escoteiros. Se o seu Grupo Escoteiro não fez a atividades, ainda dá tempo! As atividades podem ser desenvolvidas até o dia 9 de outubro. Então, fale com o seu chefe, convide seus amigos e mãos à obra!
Clique aqui e acompanhe o mutirão.
13º Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária – Alimente esta ação!

13º Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária – Alimente esta ação!
 
ENED realizado com sucesso
Organizado pela Região Escoteira do Piauí, o ENED - Encontro Nordeste de Escotistas e Dirigentes - foi realizado de 16 a 18 de setembro, em Terezinha.

Durante o Encontro foram abordados vários temas, destacando-se o crescimento do Movimento Escoteiro na Região Nordeste e o Planejamento Estratégico da UEB, com oficinas dirigidas pelo Conselheiro Nacional Bráulio André e pelo presidente do CAN Ivan Nascimento. Também foi realizada palestra sobre atualização do Programa Educativo, apresentada pelo Diretor de Métodos Educativos da UEB, Alessandro Vieira.

 
 
Promoção materia Jamboree Nacional 2011