Sempre Alerta Eletrônico - 8ª Edição - Setembro de 2011
 
 
 
 
www.escoteiros.org.br

 


XXIV ELO Nacional
Elo Nacional Escoteiro

A segunda data para o XXIV ELO Nacional acontecerá entre os dias 12 e 15 de novembro. A primeira data do XXIV ELO Nacional foi marcada pelo sucesso das atividades desenvolvidas em várias partes do país. O programa sugerido para o XXIV ELO Nacional baseia-se no tema do 22º Jamboree Mundial da Suécia de 2011 - Simplesmente Escotismo. Confira o programa do evento disponível no site da UEB Nacional www.escoteiros.org.br.


Impressões de um jovem sobre o 22º Jamboree Mundial
Impressões de um jovem sobre o 22º Jamboree Mundial

Depois de um Jamboree, vem a nostalgia... Mas também, como não ter? Após ter vivenciado por quase duas semanas um evento mundial, com 146 países, quase 40 mil pessoas e por uma só causa: Escotismo... Não tem como não sentir saudades, não é?

O 22º Jamboree Mundial foi, para mim e para muitos, o primeiro acampamento internacional; e também, não será o último. Porque só quem esteve sabe como é ter a sensação de ter viajado e conhecido a cultura de centenas de países de uma vez só e em um só lugar! Os campos de Rinkaby, na Suécia, deixarão saudades para todos que participaram desse super evento, que tiveram atividades muito bem planejadas, com uma infra-estrutura muito boa e um sentimento de alegria que só no movimento escoteiro é possível ter.

Tenho orgulho de ter sido um dos mais de 800 brasileiros que foram ao Jamboree, que também mostraram para o mundo a animação que só o povo do Brasil tem, que foi fator necessário para os 12 dias de atividades no Jamboree. Ou seja, faça sol, faça chuva (e fez!), estávamos todos sempre sorrindo.

Tenho certeza que muitos mal podem esperar para uma próxima oportunidade de vivenciar tudo isso de novo, porque é uma experiência única. Tanto é que se eu tivesse que descrever o Jamboree em uma só palavra, seria "indescritível". Até o Japão em 2015!

Texto: Matheus Miranda - Jovem Correspondente do Brasil no 22º Jamboree Mundial.


IV Concurso Nacional UEB de Fotografia
IV CONCURSO NACIONAL UEB DE FOTOGRAFIA

Estão abertas até o dia 4 de novembro as inscrições da quarta edição do Concurso Nacional UEB de Fotografia que tem como tema: “ Simplesmente Escotismo”. A participação no concurso é individual e podem participar todos os membros da União dos Escoteiros do Brasil, membro juvenil ou adulto, dentro das seguintes CATEGORIAS:

1. Categoria Lobinho, para crianças registradas na UEB como Lobinhos ou Lobinhas;
2. Categoria Escoteiro, para jovens registrados na UEB como Escoteiros ou Escoteiras;
3. Categoria Sênior, para jovens registrados na UEB como Seniores ou Guias;
4. Categoria Pioneiro, para jovens registrados na UEB como Pioneiros ou Pioneiras; e
5. Categoria Adulto, para adultos registrados na UEB como Escotistas ou Dirigentes.

Participe e incentive os jovens do seu Grupo Escoteiro a participar também!

O Edital completo você confere no site da UEB ou clicando aqui.


Quer receber o Sempre Alerta Eletrônico?
Preencha abaixo e faça parte ou indique um amigo!
Email:


Você está recebendo esta mensagem por fazer parte do cadastro da União dos Escoteiros do Brasil.

A União dos Escoteiros do Brasil não aprova o envio de e-mails indesejados. Para deixar de receber mensagens, responda a este email alterando o título para "RETIRAR DA LISTA", e incluindo o endereço que deve ser retirado.

 
5º Jamboree Nacional Escoteiro – Inscrições abertas!
A cidade do Rio de Janeiro aguarda você de braços abertos!

Entre os dias 15 e 21 de julho de 2012 a União dos Escoteiros do Brasil realizará o 5° Jamboree Nacional na cidade do Rio de Janeiro com o tema: MUITAS ORIGENS, UM SÓ PAÍS (referindo-se à diversidade de origens que formam nosso povo e nosso país).

V JAMBOREE NACIONAL ESCOTEIRO
O evento acontecerá em uma região rica em cultura, hospitaleira e com belezas naturais. A organização do evento está elaborando um programa especial que ficara registrado na memória dos seus participantes. Acesse o site www.escoteiros.org.br, consulte as regras de participação e faça a sua inscrição!
 
MutCom 2011 – Contagem regressiva!
Alimentação e Nutrição são os temas do Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária 2011. Estes temas são de grande importância, pois além de visibilidade e espaço na mídia, oferecem oportunidade de desenvolvermos nos jovens o espírito de serviço através de atividades de grande relevância e valor social. 13º MUTIRÃO NACIONAL ESCOTEIRO DE AÇÃO COMUNITÁRIA
Diversas ações já estão acontecendo simultaneamente em todo o Brasil. Acesse o site do MutCom http://mutcomescoteiro.com/ e confira as belas iniciativas desenvolvidas pelos escoteiros. Não fique de fora!
 
Sucesso do MutEco – Edição 2011
Foi divulgado o relatório final do XX Mutirão Nacional de Ação Ecológica que neste ano teve como tema - “Parques Praças e Áreas Verdes: Abrace esse espaço!” criado pela Rede Ambiental Escoteira (RAE).

Milhares de jovens saíram às ruas dando exemplo de civismo e fazer a diferença em suas comunidades.

XX Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica
Centenas de praças, parques e áreas verdes receberam jovens e adultos para revitalização das áreas com: plantios de mudas, pintura de bancos, conserto de brinquedos ou recebendo jovens das comunidades para atividades ao ar livre.

A edição de 2011 contou com a participação de 280 Grupos Escoteiros, mais de 10.000 participantes e quase 700 mil pessoas beneficiadas diretamente. Nas próximas semanas os certificados dos Grupos Escoteiros e de participação individual serão inseridos no site da UEB para downloads com possibilidade para impressão.

 
Simplificação no Processo Grupo Padrão 2011/212
Para o Grupo Padrão 2011/2012 os documentos deverão ser entregues até o dia 31 de janeiro de 2012. A mudança no limite de entrega da documentação é devido a alteração estatutária. Desde de 2011 as Assembleias Regionais ocorrem nos meses de fevereiro ou março. Para que a premiação continue ocorrendo aos Grupos Escoteiros durante as assembleias, foi necessário antecipar a data limite. Simplificação no Processo Grupo Padrão2011/212
Com o objetivo de simplificar cada vez mais o processo de participação no Grupo Padrão, a edição 2011/212 conta com mudanças como: a extinção da apresentação do Balanço Patrimonial com o parecer da comissão fiscal, preenchimento da pesquisa anual e o "Indicador 6 – Avaliação de Atividades". Todas as atividades selecionadas para pontuação no Grupo Padrão deverão ser cadastradas no SIGUE.

No formato antigo, os Grupos enviavam ao Escritório Nacional o "Relatório Padrão", mas pelo novo processo, o Grupo Escoteiro deverá somente informar na planilha de informações a data e o nome da atividade para localização no SIGUE. O cadastro das atividades devem ser feitas normalmente, sem nenhuma identificação especial para o Grupo Padrão. A foto da atividade deve ser anexada diretamente no SIGUE ao cadastrar a atividade (este item encontra-se abaixo da lista de participantes). O comitê avaliador avaliará para o Grupo Padrão apenas as atividades identificadas na planilha de informações enviadas ao Escritório Nacional da UEB.

No site da UEB você encontra o Regulamento do Grupo Padrão 2011/212 e a Planilha para o envio das informações. Clique aqui!

 
II Conferência Nacional de Políticas para a Juventude. Participe!
Entre os dias 9 e 12 de dezembro de 2011, acontecerá em Brasília-DF, a II Conferência Nacional de Juventude sob o Lema: "Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos". O Lema será norteado por três temas principais: II Conferência Nacional de Políticas para a Juventude
Participe!
Juventude - Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional; Plano Nacional de Juventude: prioridades 2011-2015; e Articulação e Integração das Políticas Públicas de Juventude. A Conferência consiste num espaço voltado à participação da sociedade civil - especialmente dos(as) jovens - no processo de afirmação, promoção e consolidação das políticas públicas, reunindo movimentos e organizações juvenis, redes e fóruns, entidades de apoio e conselhos de juventude. A juventude precisa afirmar ainda mais o seu direito de participar como sujeito estratégico do projeto de desenvolvimento nacional, deliberando, entre outras prioridades, a necessidade de avanços no Marco Legal da Juventude, com a aprovação do Plano Nacional de Juventude, em tramitação no Congresso Nacional.

A participação dos Grupos Escoteiros neste trabalho é de suma importância! Somente propostas oriundas das conferências podem ser incorporadas do planejamento de ações para a juventude nas esferas: municipal, estadual e nacional. A partir das Conferências Municipais da Juventude sairão as propostas para a Conferências Estaduais da Juventude. Confira o calendário das Conferências Estaduais no site http://conferencia.juventude.gov.br/calendarios-das-etapas.

O primeiro passo é obter informações junto à prefeitura municipal da sua cidade, sobre quando irá acontecer e como participar. Além de representar o Movimento Escoteiro nestas instâncias, é uma atividade interessante para adultos (Escotistas e Dirigentes) com até 29 anos e membros do Ramo: Sênior e Pioneiro. Membros do Movimento Escoteiro que forem eleitos delegados, favor informar a UEB através do companheiro Antonio Gonçalves (representante da UEB no conjuve), no e-mail [email protected] para troca de informações em prol de uma representação fortalecida da UEB durante a Conferência Nacional.

Mais informações sobre o assunto, podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou no site http://conferencia.juventude.gov.br/

 

O 54º JOTA e o 15º JOTI vem aí... Preparem-se!

Anualmente cerca de 500 mil escoteiros em todo o mundo participam do Jamboree no Ar e do Jamboree na Internet. Trata-se de um final de semana para reunirmos a grande família escoteira mundial, através de estações de Radioamador e também pela grande rede mundial de computadores.

Jota e Joti

54º JOTA - uma grande atividade através das ondas de rádio 14, 15 e 16 de outubro de 2011

O JOTA – Jamboree On The Air – é desenvolvido com essas duas tecnologias (rádio e internet), juntas ou separadas. São muitas as opções de participação, já que a internet nasceu dos experimentos dos radioamadores.

Todo ano um tema é proposto pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro, e neste ano o tema é: "PAZ, MEIO AMBIENTE e DESASTRES NATURAIS". Este ano o JOTA acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de outubro.

A partir do dia 11 de setembro, você poderá acessar o site www.radioescotismo.com.br e encontrar informações sobre: inscrições, dicas para participar da atividade, programações específicas de cada Ramo. A programação do JOTA Lobo já está disponível no site www.jotalobo.com.br.

A UEBtv (www.radioescotismo.com.br) transmitirá ao vivo o lançamento da atividade no dia 11 de setembro às 11h. Caso não consiga acompanhar a programação no momento do lançamento, você poderá assistir o vídeo que estará disponível no site do Radio Escotismo.

A organização do evento conta com a participação de: Escoteiros, Radioamadores e Bandeirantes, para que o 54º JOTA seja O MELHOR DE TODOS!

15º JOTI - uma grande atividade através das redes da internet 15 e 16 de outubro de 2011

O Jamboree na Internet (JOTI) é o evento que possibilita os escoteiros de várias partes do mundo a se conhecerem por meio da internet.

A organização nacional da atividade publica várias tarefas antes do fim de semana do JOTI, que fazem parte da Gincana Virtual, onde todos os escoteiros dos países Lusófonos (que falam a língua portuguesa) participam. Paralelo à Gincana Virtual, os escoteiros se comunicam através da Scoutlink, uma rede mundial onde os jovens se comunicam em salas de bate papo de acordo com a língua que escolherem. É uma excelente oportunidade de conhecer escoteiros de outros países, outras culturas e trocarem experiências.

Monte a sua base reunindo sua patrulha/tropa/alcateia/clã. Escolha um lugar onde seja possível realizar a atividade (lembre que ela acontece até durante a madrugada, sem parar). Solicite a ajuda ao seu chefe para que a atividade ocorra sem imprevistos e seja muito proveitosa.

Depois de todos reunidos, acessem o site do JOTI (www.jotibrasil.org.br). Para quem participa pela primeira vez é necessário fazer o cadastro na atividade. Para as pessoas que já participaram em edições anteriores, basta reativar o seu cadastro.

Este ano o JOTI acontecerá nos dias 15 e 16 de outubro. Tudo o que você precisa saber do JOTI está no site: http://www.jotibrasil.org.br

 
Reunião do Conselho Consultivo
Os Diretores Presidentes das Regiões Escoteiras se encontrarão nos dias 8 e 9 de outubro, no Rio de Janeiro, para a II Reunião do Conselho Consultivo de 2011. Um dos assuntos que será abordado durante o encontro será sobre o Planejamento Estratégico 2011/2015.
 
 
Loja Escoteira Nacional