www.escoteiros.org.br

 


Vídeos "Scouts in Action" - Escoteiros em Ação

Durante a 39ª Conferência Mundial, realizada em janeiro em Curitiba, foi exibida a série de vídeos "Scouts in Action" (Escoteiros em Ação). Os vídeos mostram alguns trabalhos que foram ou estão sendo desenvolvidos pelo mundo com o intuito de disseminar a paz. Após o evento uma equipe de voluntários traduziu e legendou os vídeos para o português.

Os vídeos encontram-se disponíveis no canal da WOSM no link:
www.youtube.com/user/WorldScouting
#grid/user/8142196EE18D6D72
.
Para ativar a legenda, basta clicar no botão CC no player do youtube e, em seguida, com o mouse escolher o idioma desejado (português).
Agradecimentos aos escotistas Argus Rosenhaim, Lia Kaori e Louise Vendramini pelo trabalho desenvolvido em parceria com o Escritório Mundial do Movimento Escoteiro.


Apresentação do Planejamento Estratégico

Um dos momentos de maior atenção e importância durante o Congresso, foi a apresentação do Planejamento Estratégico da UEB para os anos 2011 a 2015, pelos Conselheiros Nacionais Ivan Alves do Nascimento e Marcelo Xaud, fruto de um trabalho coletivo que começou em novembro do ano passado, em reunião para a qual foram convidados representantes de todas as Regiões Escoteiras.

O Planejamento Estratégico tem como objetivo orientar ações a serem desenvolvidas pelos dirigentes nacionais, regionais e das unidades locais, até 2015, com objetivo de levar a União dos Escoteiros do Brasil a ser referência por seu Método de desenvolvimento integral de crianças e jovens, que os leva a desempenhar papel relevante na construção de uma socidade justa, fraterna e solidária, orientados por adultos capacitados e comprometidos.


XVI Fórum Nacional de Jovens Líderes

No dia 29 de abril realizou-se, no Campo Escola da UEB-DF, o XVI Fórum Nacional de Jovens Líderes, que contou com a presença de 46 jovens de 12 Regiões Escoteiras. Durante o Fórum, os jovens apresentaram os progressos e os projetos de seus Núcleos Regionais. Receberam destaque as Redes de Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo com o Troféu Joinha.

Em comemoração aos 10 anos de regularização da Rede de Jovens, o Fórum realizou um pequeno "túnel do tempo", um momento de troca de experiências e idéias entre os participantes do Fórum com alguns dos ex-integrantes do Núcleo Nacional.

Durante o encontro foram apresentados o novo site da Rede de Jovens, a mudança da logomarca (conforme recomendação da Comissão Nacional de Comunicação), os resultados dos Grupos de Trabalho feitos ao longo do ano e o agendamento do próximo Encontro Nacional de Jovens que acontecerá na cidade de São Paulo/SP previsto para o final do segundo semestre.


Lançado V Jamboree Nacional Escoteiro

O evento foi apresentado através de um vídeo para promover a atividade que acontecerá no Rio de Janeiro em 2012.

O vídeo pode ser visto no canal escoteiro no youtube através do link:
www.youtube.com/watch?v=apt_DH
_whiI.


Vale a pena conferir, Rio 2012 - Muitas origens, um só país.



Quer receber o Sempre Alerta
Eletrônico? Preencha abaixo e faça parte ou indique um amigo!
Email:




   Você está recebendo esta mensagem por fazer parte do cadastro da União dos Escoteiros do Brasil.
A União dos Escoteiros do Brasil não aprova o envio de e-mails indesejados. Para deixar de receber mensagens, responda a este email alterando o título para "RETIRAR DA LISTA", e incluindo o endereço que deve ser retirado.
 

XVII Congresso Escoteiro Nacional

Entre os dias 29 de abril e 1º de maio Brasilia foi sede do XVII Congresso Escoteiro Nacional. O evento que congrega a Assembléia Nacional da União dos Escoteiros do Brasil, Fórum Nacional de Jovens Líderes, Seminários e Reuniões Nacionais, reuniu representantes 318 participantes de Regiões Escoteiras e contou com a colaboração de mais de 30 pessoas na organização.
Durante a Assembléia Nacional, para compor os órgãos nacionais com os dirigentes que continuam em mandato, foram eleitos os novos membros conforme segue:

Para o CAN - Conselho Nacional de Administração Nacional, como titulares: Altamiro Vianna e Vilhena de Carvalho, Marcio Andrade Cavalcanti de Albuquerque, Bráulio André Dantas da Silva, Rogério de Lima Assunção, Aleksandro Lincoln Cardoso Lessa, Sonia Maria Gonçalves Jorge e Cristine Bohrer Ritt. Como suplentes Marcelo Margraf de Oliveira e André Carreira.

Para a Comissão Fiscal Nacional foi eleito como titular, para mandato de quatro anos, Mariovani Carsten Cervi, e como suplente, com mandato de dois anos, Antonio Luis Malafaia Santos.

Para a Comissão de Ética e Disciplina foi eleito como titular, para mandato de quatro anos, Raphael Tostes Salin e Souza, e como suplente, com mandato de dois anos, Marcos Magno Gomide Viera.

O Congresso Escoteiro Nacional foi uma oportunidade única de discutir sobre os projetos e caminhos para a União dos Escoteiros do Brasil, e a Região Escoteira do Distrito Federal merece felicitações pela forma fraterna e prestativa como que recebeu os irmãos escoteiros de todo o Brasil.

 

Lançamento de nova literatura do Ramo Sênior

Durante o Congresso Escoteiro Nacional foi realizado um Seminário sobre o Programa Educativo da UEB, coordenado pelo Diretor Nacional de Métodos Educativos Alessandro Vieira, que apresentou ao grande número de presentes a estrutura completa do Programa Educativo da UEB, com o sistema de progressão do Ramo Lobinho ao Ramo Pioneiro.

Um dos pontos altos foi a apresentação e lançamento de toda a literatura de apoio ao Programa do Ramo Sênior, constituído por um Manual do Escotista Ramo Sênior, o Guia do Desafio Sênior, e os livros de bolso Ramo Sênior em Ação e Escotistas em Ação, para jovens e escotistas, respectivamente, e que foram disponibilizados para download no site da UEB.

Posteriormente o coordenador do Grupo de Trabalho do Ramo Sênior, João Rodrigo França, fez nova apresentação, entrando nos diversos detalhes da elaboração e da aplicação dos novos livros.

A Loja Nacional já dispõe da lilteratura para abastecer os escotistas do Ramo.

xxx
 

UEB FAZ ENTREGA DE CONDECORAÇÕES

A União dos Escoteiros do Brasil, que faz questão de reconhecer os méritos daqueles que contribuem decisivamente com o Movimento Escoteiro, aproveitou a realização da Sessão Solene do Congresso Escoteiro Nacional, em Brasília, para fazer a entrega das suas mais altas condecorações, concedidas por decisão do Conselho de Administração Nacional. Jota Joti
MEDALHA VELHO LOBO: Para Antonio César Oliveira – GO;
A medalha Velho Lobo será concedida ao sócio da UEB que houver completado 50 anos de atividade escoteira comprovada e, que seja possuidor da medalha de Bons Serviços no Grau Ouro.

MEDALHA TIRADENTES: Para Roberto Ricardo Pereira de Souza – CCME, Luiz Salgado Klaes – SC, Ricardo Birkholz Duarte Stuber – SP, Márcio Andrade Cavalcanti de Albuquerque – DF, José Mário Moraes e Silva – PR, Sandra Valda Nogueira dos Santos – CE, Celso João Perotto – DF, Zenilda Pereira Perotto – DF, Bráulio André Dantas da Silva – RN, e Zilmar Cavalcante Marcelino – RN;
A Medalha Tiradentes, instituída em homenagem ao mártir da independência, é concedida a sócios do Movimento Escoteiro por atos que demonstrem ações de caráter excepcional e devotamento ao dever, nobreza de caráter e de sentimentos, elevado espírito escoteiro ou relevantes serviços à causa escoteira.

TAPIR DE PRATA: Para Marco Aurelio de Mello Castrianni – SP, Maria Terezinha Koneski Weiss – SC, Renato Bini – SC, Marcos Carvalho – SC, e Iracema Bezerra Oliveira – Post Mortem – GO;
O "Tapir de Prata" é a recompensa honorífica de mais alto mérito escoteiro, e só poderá ser concedida a sócios da UEB a quem já tenha sido conferida, há pelo menos cinco anos, a Medalha Tiradentes, e que tenham prestado novos e relevantes serviços ao Movimento Escoteiro. Excepcionalmente, poderá ser concedida a grandes personalidades escoteiras mundiais.

 

Realizada Reunião de Gilwell em Brasília.

Na noite do dia 30, após um dia de muitos seminários, os portadores da Insígnia de Madeira reuniram-se durante o Congresso Escoteiro Nacional, no auditório principal, para a tradicional Reunião de Gilwell. José Alencar
O encontro foi coordenado pelo ex-Escoteiro Chefe da UEB, Rubem Suffert, e contou com a participação de quase 100 escotistas e dirigentes, que compartilharam a alegria de servir à sociedade, a satisfação de contribuir com a formação dos jovens e de fazer parte da Grande Fraternidade Escoteira Mundial.
 

Seminário de Gestão de Adultos

Também durante o XVII Congresso Nacional Escoteiro foi realizado o Seminário Nacional de Gestão de Adultos, que contou com a participação de mais de 100 pessoas, quando se apresentou todo o material produzido e lançado durante o ano de 2010, bem como os materiais que encontram-se em fase de elaboração e com previsão de lançamento em 2011. O encontro foi coordenado por Alessandro Vieira, diretor de Métodos Educativos, e pelo coordenador da Equipe Nacional de Gestão de Adultos, Antonio César de Oliveira.
 

Lançada nova Insígnia Mundial do Meio Ambiente

Acompanhando a mudança realizada pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro, a UEB acaba de lançar a nova Insígnia Mundial do Meio Ambiente, que veio para substituir a Insígnia Mundial de Conservacionismo. Para implementar esta nova Insígnia foi lançado durante o Congresso Escoteiro nacional o novo Guia da IMMA, que já está disponível na Loja Escoteira Nacional. Capa do Guia da Insignía Mundial de Meio Ambiente
Este foi um trabalho da coordenação de Sustentabilidade que faz parte da Equipe Nacional de Atividades, com uma expressiva contribuição de muitos escotistas e dirigentes, através da Rede Ambiental, a quem a UEB agradece.

As regras para concessão do distintivo e Informações complementares estão disponíveis no site da UEB.

Clique aqui e obtenha mais informações.

 

Apresentado Relatório Anual da UEB

Durante o Congresso Escoteiro Nacional foi apresentado pela Diretoria Executiva Nacional o Relatório Anual de 2010, que foi aprovado pela Assembléia Nacional por unanimidade.

O Relatório é um resumo das atividades realizadas de impacto nacional, e está dividido pelos mais relevantes setores de atuação.

Também faz parte do Relatório um cartaz com a linha do tempo dos 100 anos de existência do Movimento Escoteiro no Brasil.

Jota Joti
Você pode conferir os materiais no site da União dos Escoteiros do Brasil no link:
www.escoteiros.org.br/noticias/noticia_detalhe.php?id=163
 

Reunião de Rádio Escotismo

Em Brasília/DF, no último dia 30 de abril, durante o XVII Congresso Escoteiro Nacional foi realizado um encontro com representantes de várias Regiões Escoteiras para a definição da pauta do Seminário Nacional de Rádio Escotismo e a compor a nova estruturação da Equipe Nacional e do site do Rádio Escotismo: Jota Joti
  • Coordenador Nacional - Ronan Augusto Reginatto – PY2RAR
  • Coordenador Nacional Adjunto – Plácido Marcondes PP5PME
  • Diretor Técnico – Claudio Chicon Pereira da Silva – PY3NZ
  • Manager da Equipe – Guelfo Jorge Poltronieri – PR7JP
  • Coordenadora de Inscrições – Viviane O. Alves Reginatto – PU2VAR
  • Coordenador da Expedição de Insígnias junto ao Escritório Nacional – Marcelo Margraf de Oliveira – PY5ZC
  • Diretor Nacional de Rádio Escotismo da LABRE Nacional: Orlando Perez Fillho – PT2OP
  • Coordenador Nacional de Programas para Ramos no JOTA: Eduardo Gutierrez – PU2KIS
  • Coordenadora Nacional do JOTA LOBO: Luciana Villani das Neves – PU2XIL