www.escoteiros.org.br


SOS Região Serrana do Rio de Janeiro

Sensibilizados com o desastre ocorrido com a grande intensidade das chuvas, escoteiros do Rio de Janeiro e das demais Regiões somam esforços para prestar solidariedade à população da região serrana do Rio de Janeiro.

Várias ações vêm sendo desenvolvidas de forma individual, pelos Grupos Escoteiros e Regiões Escoteiras desde o início da mobilização. Podemos citar ações como: Coletas  a domicílio pelos membros juvenis, com concentração no Grupo Escoteiro, separação dos itens, embalagem e encaminhamento às entidades receptoras; Atuação em postos da Cruz  vermelha  e outras entidades receptoras, na  classificação, embalagem, arrumação e entrega dos diferentes itens aos necessitados; Doação de sangue nos  locais  credenciados; Prestação de Primeiros socorros  por adultos que atuam profissionalmente na área de saúde; Recreação de crianças e jovens nos abrigos; Coleta e distribuição de ração e água  nos abrigos organizados para socorro aos animais abandonados; Doação em dinheiro; entre outras.

A Região Escoteira do Rio de Janeiro (http://www.escoteirosrj.org.br) está acompanhando todo o trabalho local do Escotismo.

Parabéns aos voluntários que se somam nesta ação solidária! O trabalho dos irmãos escoteiros ameniza o sofrimento das vítimas desta calamidade.

Acesse aqui e descubra como você pode ajudar também!


PRÊMIO AURÉLIO AZEVEDO MARQUES 2010

Já está disponível no site da União dos Escoteiros do Brasil o resultado do Prêmio Aurélio Azevedo Marques 2010. Este ano tivemos a participação de 53 Unidades Escoteiras Locais, um aumento de 61% em relação ao número de participantes de 2010.

O Troféu Destaque Prêmio Aurélio Azevedo Marques foi conferido às seguintes Unidades Escoteiras Locais:

  • Categoria A: 17/PB (Ouro), 301/RN (Prata) e 14/PE (Bronze);
  • Categoria B: 07/RN (Ouro), 17/RJ (Prata) e 22/PA (Bronze);
  • Categoria C: 186/SP (Ouro) e 305/SP (Prata).

 

O Troféu Aurélio Azevedo Marques de participação foi conferido às seguintes Unidades Escoteiras Locais: 338/SP, 64/RN, 52/RN, 36/RS, 16/SP e 01/MA.

A Direção Nacional parabeniza as unidades escoteiras locais premiadas e agradece a participação de todos.


Quer receber o Sempre Alerta Eletrônico?
Preencha abaixo e faça parte ou indique um amigo!

Email:






Você está recebendo esta mensagem por fazer parte do cadastro da União dos Escoteiros do Brasil.
A União dos Escoteiros do Brasil não aprova o envio de e-mails indesejados. Para deixar de receber mensagens, responda a este email alterando o título para "RETIRAR DA LISTA", e incluindo o endereço que deve ser retirado.

Mensagem da DEN

A UEB teve um início de ano bastante agitado e animado, pois organizou o 11º Fórum Mundial de Jovens e 39ª Conferência Escoteira Mundial. Ambos os eventos foram muito bem sucedidos (segundo avaliação dos próprios participantes) e, cumprida a missão, agradecemos, de coração, a todos aqueles que contribuíram para o êxito dos dois eventos (foram muitos os voluntários e profissionais que se dedicaram de corpo e alma para que a UEB cumprisse essa tarefa num alto padrão de qualidade). Grato, grato, gratíssimo!!

Creio que tanto o Fórum quanto a Conferência consolidaram o “Espírito de Unidade” da UEB. “Espírito de Unidade” em japonês é denominado “WA” (este, por sinal, será o tema do Jamboree Mundial de 2015, no Japão). Foi muito bonito ver a dedicação de tantas pessoas para que os dois eventos fossem um sucesso. O “Espírito de Unidade” foi vivenciado e posto em prática de uma forma bem natural e tranquila. Que este “WA” permaneça entre nós.

E, por falar em Jamboree, a UEB não pára: agora, nos preparamos para enviar a segunda maior delegação brasileira para um Jamboree Mundial (mais de 800 integrantes – a maior delegação foi para o Jamboree do Chile, com cerca de 3000 participantes). O tema deste Jamboree na Suécia é “Simplesmente Escotismo” e, por isso, este foi o tema escolhido para nortear as ações da UEB em 2011.

Participar de um Jamboree é um momento inesquecível na vida de um escoteiro.

Segundo as palavras de Baden-Powell, os que participam de um Jamboree não deveriam se contentar com o simples fato de acampar com aqueles de outras nações, mas deveriam construir amizades com seus irmãos e irmãs escoteiros, futuros companheiros no mundo.

B-P esperava que cada um dos participantes de um Jamboree continuasse o caminho depois do evento com uma nova responsabilidade, como um embaixador da Paz e da Boa Vontade.

De acordo com B-P, os Jamborees demonstram o laço poderoso que representa a Lei Escoteira entre os jovens de diferentes nações. Podemos acampar juntos, excursionar juntos, desfrutar de todas as delícias da vida ao ar livre e, assim, contribuir para forjar uma cadeia de amizade.

Se somos amigos, não vamos querer brigar e, cultivando essas amizades que têm nascido nos grandes Jamborees, estamos preparando o caminho para a solução de problemas internacionais por meio da discussão pacífica.

Isso terá um efeito vital e de longo alcance pelo mundo afora a favor da causa da paz. Assim, empenhemos nossas palavras numa promessa de fazer o máximo possível a fim de estabelecer amizade entre os Escoteiros de todas as nações e ajudar o progresso da paz e da amizade no mundo e da boa vontade entre os homens.

Forte abraço,

Rubem Tadeu C. Perlingeiro
Presidente da Diretoria Executiva Nacional da UEB

 

11° Fórum Mundial Escoteiro de Jovens e 39ª Conferência Escoteira Mundial

Dois dos mais importantes eventos do Escotismo Mundial foram realizados no Brasil em Janeiro de 2011. A União dos Escoteiros do Brasil desempenhou com louvor o papel de sediar tais eventos, combinando a excelência dos serviços prestados com a simpatia e o carisma típicos do povo Brasileiro.

O Fórum, realizado em Blumenau, teve como tema “Reme sua Própria Canoa”. Os participantes foram desafiados a repensar e debater diversas questões tais como participação juvenil, governança e revitalização do programa de jovens.

Durante o evento o brasileiro Felipe de Paulo, 22 anos, membro do Grupo Escoteiro 41/RJ, foi eleito com o maior número de votos para compor o Conselho Juvenil do Comitê Escoteiro Mundial. O conselho tem mandato de três anos e tem atribuições como: levar as recomendações  do Fórum de Jovens Líderes para o Comitê Mundial; planejar o próximo Fórum que acontecerá na Eslovênia; e participar nos subcomitês do Comitê Mundial.  





Além do Felipe de Paulo (Brasil) foram eleitos para o Conselho Juvenil do Comitê Escoteiro Mundial os escoteiros: Vemund Ovesen (Noruega) ,  Muath Zmaili (Jordania), Doina Postica (República da Moldóvia), Sarah Rita Kattan (Líbano), Esben Holager (Dinamarca).

A Conferência, cujo tema foi “Lideres da Inovação”, trouxe ao Escotismo Mundial questões de extrema relevância a serem debatidas e votadas. A Conferência também elegeu seis novos membros do Comitê Mundial, incluindo, de forma inédita, a eleição de um membro com menos de 30 anos de idade. Ainda, foi anunciado o novo presidente do Comitê Mundial, o Sr. Simon Ree ( Coréia ), e os dois vice-presidentes, o Sr. John May (Inglaterra) e o Sr. Wahid Labibi (Tunísia). A Conferência no Brasil também sempre será lembrada como a Conferência que decidiu, apos muitos anos, a causa do Escotismo, que é Educação para a vida.

Ambos eventos contaram com transmissão ao vivo pela internet, possibilitando que pessoas do mundo inteiro pudessem acompanhar os acontecimentos em tempo real. Foi a primeira vez na história do Escotismo que isso foi realizado.

O Fórum contou com um total de 244 pessoas e a Conferência um total de 952 pessoas, incluindo todas as categorias de participantes. São pessoas vindas de 119 países, de todas as 6 Regiões Escoteiras Mundiais. A delegação do Brasil foi composta por 37 pessoas. Mais de 500 brasileiros trabalharam na equipe de serviço, uma equipe constantemente elogiada por sua competência alegria no serviço ao Fórum e à Conferencia.

A União dos Escoteiros do Brasil agradece a todos aqueles que, de alguma forma, contribuíram para o sucesso destes eventos, fazendo com que mais uma vez o Brasil de destacasse no cenário do Escotismo Mundial.

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A presente nota tem como objetivo esclarecer algumas dúvidas que têm surgido em relação ao período de realização das Assembleias Ordinárias de Grupo, tendo em vista a mudança ocorrida no último Estatuto da UEB, que passou a prever, no inciso I do art. 34, que a Assembleia de Grupo se reúne ordinariamente, em qualquer mês de cada ano, com mais de 30 (trinta) dias de antecedência em relação à Assembleia Regional.

Em razão dessa mudança, algumas pessoas têm entendido que as Assembleias Ordinárias de Grupo devem ser, obrigatoriamente, realizadas no mês de janeiro de cada ano (ou fevereiro, conforme o caso), uma vez que, com o novo Estatuto, as Assembleias Ordinárias Regionais passaram a ser realizadas nos meses de fevereiro ou março de cada ano (art. 26, I).

Informamos que não há nenhuma obrigatoriedade de a Assembleia Ordinária de Grupo ser realizada em janeiro (ou fevereiro). O importante é que ela seja realizada com mais de 30 (trinta) dias de antecedência em relação à Assembleia Regional, para que, assim, haja tempo hábil de tanto as Regiões quanto os representantes dos Grupos se prepararem para a Assembleias Regionais. Esse prazo nada tem a ver com o envio de informações financeiras ou contábeis dos Grupos para as Regiões, considerando que as Regiões não precisam consolidar tais informações em suas demonstrações contábeis.

Ou seja, um Grupo pode ter realizado sua Assembleia Ordinária de Grupo em julho de 2010 e esta Assembleia será válida para respaldar seus representantes junto à Assembleia Regional de março de 2011, já que realizada com mais de 30 (trinta) dias de antecedência em relação a esta Assembleia Regional. Não há necessidade de realizar uma Assembleia de Grupo, às pressas, agora em janeiro ou fevereiro.

Por fim, cabe informar que, para efeito de contagem dos representantes do Grupo na Assembleia Regional, será considerado o efetivo registrado em 2010, em levantamento efetuado até a data da Assembleia Regional, e não o efetivo registrado em 2011.

Curitiba, 21 de janeiro de 2011

Marco Aurelio de M. Castrianni                                 Rubem Tadeu C. Perlingeiro
Presidente do Cons. de Adm. Nacional                    Presidente da Dir. Ex. Nacional