www.escoteiros.org.br


39º Conferência Escoteira Mundial

O mais importante evento da Organização Mundial do Movimento Escoteiro está chegando!!!

A Organização está preparando um evento sensacional para os nossos irmãos escoteiros de todo o mundo! Até a data de hoje temos quase 700 pessoas vindo de 67 países diferentes! Os participantes começam a chegar no Brasil no dia 2 de Janeiro para o 11º Fórum Mundial de Jovens, que tem início no dia 3 de Janeiro! A Conferência Mundial começa no dia 10 de Janeiro. É a primeira vez que esses eventos são sediados na America Latina e a UEB tem o orgulho de organizá-los!

Mais informações podem ser encontradas em: www.wsc2011.org


Participantes do Jamboree Mundial na Suécia

Você irá participar do próximo Jamboree Mundial que acontecerá na Suécia? Não se esqueça de que o último período para o pagamento da taxa de inscrição acorre entre os dias 19 e 21 de Janeiro de 2011.

Caso você deseje, a UEB poderá te enviar um e-mail lembrando-lhe sobre o prazo de pagamento. Para receber o e-mail lembrete preencha a sua inscrição on line no site da UEB. Mais informações, clique aqui.


Prêmio Aurélio Azevedo Marques 2010

No dia 17 de Dezembro encerram-se as inscrições para o Prêmio Aurélio Azevedo Marques 2010. O Prêmio Aurélio Azevedo Marques foi criado para estimular o crescimento dos efetivos registrados nas Unidades Escoteiras Locais, reconhecendo o trabalho realizado pelos Dirigentes, Escotistas e Jovens.

Para participar basta acessar o site www.escoteiros.org.br, clicar no link “Institucional” e depois no link “Prêmio Aurélio Azevedo Marques”. Leia atentamente o regulamento e verifique se a Unidade Escoteira Local está dentro dos critérios estabelecidos. Para fazer a inscrição preencha a “Ficha de Inscrição” e envie, por e-mail, até o dia 17/12/2010.

Podem participar todos os Grupos Escoteiros devidamente registrados na UEB. Grupos Escoteiros com ano de fundação posterior a 2007 (2008 e 2009), serão avaliados de acordo com critérios proporcionais aos anos de atividade. Grupos Escoteiros fundados em 2010 só poderão participar a partir de 2011.

O resultado será divulgação no dia 4 de Fevereiro de 2011, e a premiação será no 17º Congresso Nacional Escoteiro que será realizado na cidade de Brasília, nos dias 30 de Abril e 1 de Maio de 2011.

Prêmio Eduardo Henrique Weaver 2010

No dia 4 de Fevereiro de 2011 também será divulgado o resultado do Prêmio Eduardo Henrique Weaver. O Prêmio Eduardo Henrique Weaver foi criado para estimular o crescimento dos efetivos registrados nas Regiões Escoteiras, reconhecendo o trabalho realizado pelas Diretorias Regionais e seus Presidentes.

A premiação será no 17º Congresso Nacional Escoteiro que será realizado na cidade de Brasília, nos dias 30 de Abril e 1 de Maio de 2011.


III Concurso Nacional UEB de Fotografia

A 3ª Edição do Concurso Nacional UEB de Fotografia recebeu mais de 400 fotografias. A premiação do concurso ocorrerá durante o XVII Congresso Escoteiro Nacional em abril de 2011. A lista com os classificados de cada categoria você confere no site da UEB - www.escoteiros.org.br no próximo dia 17 de Dezembro.

Dia Internacional do Voluntário

Caros Escotistas e Dirigentes,

Dia 5 de Dezembro é Dia Internacional do Voluntário, dia de celebração pela contribuição que os milhares de voluntários espalhados pelos 5 continentes trazem para o desenvolvimento do mundo (em 2011, a ONU e outros organismos internacionais comemorarão o 10º aniversário do Ano Internacional do Voluntário - AIV 10 - visite o site www.worldvolunteerweb.org/intl-vol-day.html e venha fazer parte desta comemoração).

Certamente, seu trabalho voluntário na UEB em 2010, seja como Dirigente ou Escotista, contribuiu para que mais de 45 mil crianças e jovens brasileiros se tornassem cidadãos ainda melhores. A Direção Nacional da UEB reconhece e agradece o seu esforço, bem como a dedicação de tantos outros voluntários que, anonimamente, atuaram em benefício da juventude brasileira ao longo dos últimos 100 anos. Nosso muito obrigado!!

Forte abraço,

Rubem Tadeu C. Perlingeiro

Diretor Presidente da UEB

 

A 1ª Excursão Escoteira no Brasil

Quem nos conta é Floriano Reis, que participou da atividade: “O tempo andava ameaçador, chovia com pequenas intermitências de sol, mas isto não abrandava o entusiasmo dos oito elementos de nossa pequena tropa que desejava ainda uma vez demonstrar empenho em cumprir ordens para educação física, sob o tema – raid.

Com as tinturas de língua inglesa hauridas nas aulas do externato Aquino, discutimos sobre a impropriedade de dizer-se “Raid of Boys Scouts”, porque a cavalaria chamava a si a primazia e o privilégio do uso do termo, não admitindo que infantes fizessem um raid.

O fato é que nos reunimos à noitinha, defronte do Teatro Municipal, a despeito da umidade e da incerteza do tempo vindouro.

O nosso pequeno grupo fardado com o material inglês, chegado pelo destróier “Alagoas”, despertou a atenção dos circunstantes e transeuntes daquela época (1910); muita gente deve viver para recordar esse fato; a todos dizíamos de nosso objetivo: - marcha de treinamento até a estação de Rio das Pedras, onde pernoitaríamos.

Chefiava o grupo de boy-scouts o sargento-armeiro Amélio Azevedo Marques, que além de se encarregar do roteiro, etapas, rancho e o mais, ainda era o portador da pequena ambulância para socorros de urgência.

Como monitor contribuía Aurélio Azevedo Marques, o primeiro brasileiro que vestiu uma farda de escoteiro e que já participara de uma concentração na Inglaterra, na cidade de New-Castle-on-Tyne (hoje se escreve: Newcastle-on-Tyne, e lá foram construídos alguns dos navios comprados pela Armada Brasileira). Era o mais experiente, portanto. (Correção nos nomes e descrições feitas por Rubem Süffert)

Cantou-se, quando em forma o ‘Tipperary’, em suas palavras originais e em movimento, até que se passou a caminhar em passo de poupança, sem cadência.

Após os repousos essenciais, cerca de uma hora da madrugada chegamos à desejada meta, pouso final, uma chácara onde havia nutrido pomar.

Armou-se a barraca no alpendre devido ao tempo duvidoso e nos entregamos ao desejado sono apesar de cada hora, um de nós dar sentinela no campo.

Um belo cão fez-se nosso aliado, o que nos encorajava na ronda noturna.

Como experiência foi-nos muito proveitoso pois apesar de nossa pouca idade, respeitávamos com boa dose de probidade o pomar que nos acolhia e ao mesmo tempo nos provocava com seus ubérrimos frutos.

Foram feitas demonstrações de socorros a feridos, pensos e curativos simulados, adestramentos, tudo em homenagem ao anfitrião.

Antes que regressássemos pela via férrea, fomos ver o célebre pau-ferro de Maxambomba, símbolo inesquecível da majestade e fortaleza da selva.

Realizou-se, assim, no ano de 1910, o primeiro raid de escoteiros no Brasil.”

A divulgação dessa atividade, após 100 anos de sua realização, faz parte das homenagens ao Centenário do Escotismo Brasileiro, e essa foi uma excursão da qual nossos atuais Escotistas e escoteiros devem ter notícias.

Autor: Rubem Süffert

 

SIGUE/Registro 2011

A Diretoria Executiva Nacional e o Setor de Registros/EN trazem para o ano de 2011 algumas novidades que tendem a facilitar o procedimento do Registro Institucional das UELs e Regiões Escoteiras.

Com o SIGUE – Sistema de Informações e Gerenciamento de Unidades Escoteiras, os procedimentos anteriores, tais como: geração e compactação dos arquivos para envio por e-mail, aguardo da confirmação através de e-mail referente ao processamento dos registros, espera de um dia após esta confirmação para atualização da base de dados não serão mais necessários. Através do SIGUE a efetivação dos registros, bem como as demais informações pertinentes serão online, dessa forma, o sistema será mais eficiente quanto a agilidade e posição de cada registro efetuado dispensando-se todo o processo manual que era operacionalizado, até então, pelo “Programa Coleta de Dados”.

Para 2011 também temos como novidade o valor único para compra de cotas, ou seja, será R$ 29,30 (vinte e nove reais e trinta centavos) para todos os tipos de registros de inclusões, renovações, etc.

Informamos que já esta disponível em nosso site www.escoteiros.org.br/registro, no link REGISTRO, a Resolução 003/2010 que disciplina a prática do Escotismo no Brasil, a contribuição anual, os requisitos para reconhecimento das UEL – Unidades Escoteiras Locais e Regiões Escoteiras, o Manual de Registro/2011 e o Oficio 035/10 que formaliza a divulgação dos Registros para 2011.

IMPORTANTE: Quem vai definir o perfil do usuário no SIGUE, responsável pela efetivação dos registros institucionais da UEL será o Diretor Presidente da mesma, portanto, a partir de 30/11/2010 essa liberação não dependerá mais do Setor de Registro da Nacional.

Lembramos, somente o registro institucional em dia garante a prática do Escotismo legal e seguro, pois com ele o Associado estará coberto 24 horas pelo Seguro Escoteiro de Acidentes Pessoais.

Mais informações acesse www.escoteiros.org.br/registro.

 

Planejamento Estratégico da UEB

Diante da missão da UEB de “Contribuir para o desenvolvimento integral de crianças e jovens, por meio do Método Escoteiro, para a vivência da cidadania e construção de um mundo melhor” o CAN reuniu em Curitiba, no mês novembro, dirigentes nacionais e regionais, representando a diversidade existente no escotismo brasileiro, para elaboração do Plano Estratégico da UEB – 2011-2015 com o objetivo de responder a seguinte questão:

Qual é a UEB que queremos ser em 2015 e o que precisamos fazer para que a nossa visão se tornem realidade?



Foram três dias de muito trabalho que resultou na elaboração do plano nacional. Este tem como objetivo orientar as ações a serem desenvolvidas pelos dirigentes nacionais, regionais e das unidades locais. Esse conjunto de ações, a serem executadas até 2015, levará a nossa associação a “ser referência por seu método de desenvolvimento integral de crianças e jovens, que os leva a desempenhar papel relevante na construção de uma Sociedade justa, fraterna e solidária, orientados por adultos capacitados e comprometidos”.

O plano estratégico elaborado é somente o início do trabalho para a construção da UEB que sonhamos. Mas esse é um sonho que não depende da realização de poucos e sim do esforço coletivo de todos os voluntários e profissionais que constroem o escotismo brasileiro.

 

Processo seletivo para a concessão de bolsas parciais para a
Conferência Escoteira Mundial

“COMO MINHA PARTICIPAÇÃO NA CONFERÊNCIA ESCOTEIRA MUNDIAL PODERÁ CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESCOTISMO?”

A Conferência Escoteira Mundial (World Scout Conference) é o órgão máximo da Organização Mundial do Movimento Escoteiro e reúne-se a cada três anos, sempre em um país diferente. Em Janeiro de 2011 será a primeira vez, em 104 anos na história do Escotismo Mundial, que as principais lideranças do Escotismo Mundial se encontrarão no Brasil.

Para a União dos Escoteiros do Brasil, sediar a Conferência Escoteira Mundial, mais que uma honra, é uma oportunidade para promover e desenvolver o Escotismo nacional.

Neste intuito, a UEB lança o presente processo que busca selecionar 5 (cinco) adultos voluntários da nossa associação para participarem da Conferência em um regime especial, com a concessão de bolsas de 50% do valor das inscrições e atuação estratégica na instituição, assessorada pelo Conselho de Administração Nacional e pela Direção Executiva Nacional por meio da Comissão Nacional de Relações Internacionais.

Quem pode participar do processo seletivo?

Qualquer pessoa devidamente registrada na União dos Escoteiros do Brasil, com idade superior a 18 anos completos.

Quais os requisitos para participar do processo seletivo

Além da questão etária, o candidato deverá assinar o termo de compromisso e preencher o formulario-proposta de acordo com as informações indicadas.

Datas:

O formulário-proposta e o termo de compromisso, disponibilizados no site da UEB em www.escoteiros.org.br/agenda/evento_detalhe.php?id=10 deverão ser enviados devidamente preenchidos para [email protected] até o dia 05/12/2010. Os formulários-proposta serão analisados e avaliados por uma Comissão mista composta por: 2 integrantes do CAN, 1 integrante da DEN e por 2 integrantes da CNRI. As propostas melhor avaliadas serão classificadas em ordem e divulgadas no site da UEB no dia 13 de Dezembro de 2010.

Participe.
Nós queremos você na Conferência Escoteira Mundial!

 
Quer receber o Sempre Alerta
Eletrônico? Preencha abaixo e faça parte ou indique um amigo!
Email:

   Você está recebendo esta mensagem por fazer parte do cadastro da União dos Escoteiros do Brasil.
A União dos Escoteiros do Brasil não aprova o envio de e-mails indesejados. Para deixar de receber mensagens, responda a este email alterando o título para "RETIRAR DA LISTA", e incluindo o endereço que deve ser retirado.