www.escoteiros.org.br

 


22º Jamboree Mundial - Inscrições abertas!!!

Entre os dias 27 de julho e 7 de agosto de 2011 acontecerá o 22º Jamboree Mundial. O Jamboree será em Kristianstad, Suécia, e pretende reunir 40 mil escoteiros de todo o mundo.

As inscrições já estão abertas e o pagamento da taxa deverá ser realizado entre os dias 13 e 15 de setembro. Mais informações sobre o Jamboree estão disponíveis em: www.escoteiros.org.br ou acesse o nosso blog: www.jamboree.org.br.


Novo Escritório Interamericano

Foi inaugurado, dentro da Cidade do Saber, o novo Escritório Interamericano do Movimento Escoteiro, que mudou-se do Chile para o Panamá. A abertura oficial do novo escritório da OSI contou com a participação do secretário geral da Organização Mundial do Movimento Escoteiro, Luc Panissod, membros do Comitê Mundial e Interamericano, entre outros. Cada associação foi convidado a levar uma pedra típica do seu país, para ser incorporada a uma flor de lis no piso do escritório, sendo colocada pela UEB uma ametista.


XXIV Conferência Escoteira Interamericana

Com o tema "Novo acordo para crescer", a XXIV Conferência Interamericana aconteceu entre os dias 14 e 19 de agosto de 2010, junto a Cidade do Saber, no Panamá. Incluindo como atividades as reuniões da 5ª reunião da Rede Interamericana de Jovens, 7ª reunião da Rede de Desenvolvimento Institucional, 2ª reunião da Rede de Programa de Jovens, 9ª reunião da Rede Recursos de Humanos e com a Seminário Regional da Conferência Internacional Católica do Escotismo.


Nova Comunicadora da Rede Interamericana é do Brasil

Na 5ª Reunião da Rede Interamericana de Jovens, que contou com a presença de quatro brasileiros, foram eleitas Beatrice Fernandes, de El Salvador, e Fernanda Vogt, do Brasil, para os cargos de coordenadora e comunicadora, respectivamente. A Rede também elaborou propostas de recomendações, levadas ao plenário da Conferência, inclusive sobre forma de trabalho e composição.


Últimos dias para inscrição do CF1 - Natal/RN

A Diretoria Nacional de Métodos Educativos através da Equipe Nacional de Gestão de Adultos com o apoio da Região Escoteira do Rio Grande do Norte, estão com as inscrições abertas para todos os membros da União dos Escoteiros do Brasil, devidamente qualificados a participar do Curso de Formadores – Nível 1.

O curso será realizado entre os dias 9 e 12 de outubro de 2010 em Natal/RN. O pagamento da taxa de inscrição e o envio da ficha de inscrição com o comprovante de pagamento devem ser enviados até o dia 24 de setembro no endereço [email protected] .

A ficha de inscrição e os requisitos de participação para o CF1 em Natal/RN encontram-se disponíveis no site da União dos Escoteiros do Brasil ou
clique aqui


8.ª AVENTURA SÊNIOR NACIONAL:

Este foi o principal desafio da Região do Paraná e também a principal atividade juvenil da União dos Escoteiros do Brasil para o ano de 2010.

O evento aconteceu na Associação Banestado, em Praia de Leste no litoral do Paraná, que colocou toda a sua estrutura à disposição do escotismo brasileiro. Teve o patrocínio da ITAIPU BINACIONAL e o apoio educacional do Exército Brasileiro –5ªRM, Prefeitura Municipal de Paranaguá, Nutrimental, Marinha do Brasil, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Prefeitura de Pontal do Paraná, Universidade Federal do Paraná, Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, IBAMA, Associação Banestado, Polícia Militar do Paraná, IAP – Instituto Ambiental do Paraná. de diversos outros órgãos municipais e estaduais.

Contou com a participação de 680 jovens, 106 escotistas, 74 integrantes da equipe de serviço, 33 integrantes da organização e muitos outros colaboradores da comunidade local e terceirizados, totalizando aproximadamente 1000 participantes, que vieram de 19 estados brasileiros e do Haiti.

Os objetivos gerais desta Aventura eram o de oferecer uma atividade aventureira, fortemente educativa com ênfase no sistema de patrulhas e com forte componente de educação ambiental. O programa educativo escoteiro e o sistema de patrulhas nortearam todo o desenvolvimento da atividade.


Seminário Nacional de Programa de Jovens em Goiás

A Diretoria Executiva Nacional, com o apoio da Região Escoteira de Goiás, promove o Seminário de Programa de Jovens em Goiânia.

O evento acontecerá das 14h às 18h no dia 25 de setembro, com a presença do diretor de Métodos Educativos Alessandro Vieira.

Interessados devem entrar em contato com a Região Escoteira de Goiás pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (62) 3092 - 3700.


Primeiros passos do Programa "Escoteiros do Mundo" no Brasil

A Diretoria Executiva Nacional convidou, com resposta positiva, o escotista Altair João Mossi, do Rio Grande do Sul, para assumir a coordenação do Comitê Nacional "Escoteiros do Mundo", e planejar para que sejam selecionadas as "Bases Escoteiros do Mundo" e, no ano de 2011, realizados os primeiros eventos de capacitação de jovens (Os "Descobrimentos").

Neste momento o coordenador Altair Mossi está trabalhando na montagem do Comitê Nacional, que será o responsável pelo gerenciamento do programa, ao mesmo tempo em que prepara a publicação de um documento de divulgação.


O SIGUE facilita a sua vida!

Você sabia que o SIGUE facilita controlar as atividades e a registrar a participar dos membros da Seção?

Quando o seu calendário estiver pronto cadastre todas as atividades no SIGUE. Este cadastro vai permitir que todos os membros juvenis consultem o calendário de atividades da seção, podendo imprimir a Autorização de Participação em Atividades diretamente de casa. Depois que a atividade acontecer, a Chefia da Seção pode retirar do cadastro da atividade aqueles membros juvenis que não participaram. Pronto, a atividade estará registrada em todas as Fichas Individuais (120) dos membros juvenis que participaram. Não precisa mais registrar as atividades em todas as Fichas Individuais. Você ainda tem dúvidas? então mande um e-mail para [email protected].

Confira na próxima edição mais facilidades do SIGUE.


Compras na Loja Escoteira Nacional

O site da LEN encontra-se em fase de atualização.

Para efetuar suas compras na LEN, envie seus pedidos para os endereços eletrônicos: [email protected] ou [email protected] .

Brasileiros participam do 15º Nippon Jamboree

O diretor presidente Rubem Tadeu e o Gerente de Métodos Educativos Luiz Cesar participaram do 15º Nippon Jamboree, realizado no Asagiri Plateau, na cidade de Fujinomiya, próximo ao Monte Fuji, no mesmo local em que foi realizado o Jamboree Mundial de 1971. Nos dois dias seguintes, em Narita, os dois representantes da UEB participaram do Fórum Internacional de Atividades ao Ar Livre.

Outras Associações Escoteiras também foram convidadas (França, Bélgica, Georgia, Índia, Bangladesh, Argélia, Palestina, Paquistão, Macau, Taiwan, Ilhas Fiji, Congo, Gana, Angola, Sudão, Papua Nova Guiné, entre outras). Algumas para enviar somente líderes adultos e outras para enviar jovens. A UEB e as Associações Escoteiras da Colômbia e do Panamá (representantes da Região Interamericana) foram convidadas na condição de enviar líderes adultos.

O principal objetivo dos convidados ao Jamboree e ao Fórum era observar as atividades oferecidas aos jovens para avaliar e contribuir com subsídios para o 23º Jamboree Mundial, que será realizado em 2015 no Japão. Além disso, a UEB montou um estande para divulgar a Conferência e o Fórum Mundial de Jovens no Brasil.

O Príncipe Herdeiro do Japão, Naruhito, participou do Jamboree durante dois dias com humildade e simplicidade impressionantes, e manteve contato com os dirigentes estrangeiros, cabendo ao diretor presidente Rubem Tadeu cumprimentá-lo em nome dos Escoteiros do Brasil, felicitando-o pelo belo país que é o Japão e pela forma acolhedora da recepção.

Acampar aos pés do Monte Fuji é um privilégio, mas também foi de extrema importância conhecer a organização, a educação, a disciplina, o senso de responsabilidade e a logística dos japoneses.

A UEB agradece à SAJ a oportunidade de participar do 15º Nippon Jamboree, esperando poder usar a experiência nas próximas atividades nacionais, firmando compromisso de trabalhar para ter uma boa delegação brasileira no Jamboree Mundial de 2015, pois valerá muito a pena para os jovens.

Discurso do Príncipe Herdeiro do Japão, Naruhito, por ocasião da abertura do 15º Nippon Jamboree.

Estou muito feliz de estar presente à cerimônia de abertura do 15º Nippon Jamboree junto com escoteiros de todo o Japão e de boa parte do mundo.

Tenho visitado os Jamborees Nacionais desde o 7º Nippon Jamboree. Toda vez fico impressionado em ver tantos jovens engajados em atividades úteis e importantes.

Eu soube que, neste Jamboree, há várias atividades para escoteiros que vieram de mais de 40 países do mundo. É extremamente significativo que vocês estejam participando dessas atividades nas redondezas naturais e gloriosas do Asagiri Plateau, de onde vocês podem desfrutar das magníficas vistas do Monte Fuji.

É uma oportunidade maravilhosa para vocês cultivarem mútua compreensão e cooperação através de intercâmbio com muitas pessoas, enriquecendo sua perspectiva mundial. Eu tenho boas lembranças do Asagiri Plateau. No 2º Nippon Venture, que ocorreu aqui em 1988, eu escalei o Monte Fuji com um grupo de escoteiros. Foi uma experiência maravilhosa.

O Movimento Escoteiro tem uma destacada história ao longo de mais de um século. Citando as palavras de Lord Baden-Powell, o Fundador do Movimento Escoteiro, que disse: "olhe amplo e, até quando você pensar que está olhando amplo, olhe mais amplo ainda". Como as palavras dele sugerem, eu gostaria de enfatizar a importância de ter uma perspectiva abrangente e elevadas aspirações. Este é o meu sincero desejo: que o desenvolvimento do Movimento Escoteiro contribua para o desenvolvimento dos jovens em todo o mundo.

 
Presidente Lula recebe CONJUVE

Em comemoração ao Dia Internacional da Juventude (12/8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto de convocação da segunda Conferência Nacional de Juventude, prevista para 2011.

A audiência de assinatura foi realizada no Centro Cultural Banco do Brasil, com a presença do ministro Luiz Dulci (Secretaria-Geral da Presidência da República); do secretário nacional de Juventude, Beto Cury; do presidente e vice-presidente do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), Danilo Moreira e João Vidal; membros do Conjuve; e dos conselhos estaduais e municipais de juventude.

A II Conferência vai garantir o caráter participativo dos jovens nas políticas públicas, além de possibilitar a avaliação dos avanços obtidos desde o primeiro encontro e os desafios que deverão integrar o novo debate. O ministro Luiz Dulci destacou a expressiva participação dos jovens na Conferência de 2008 com 4 mil pessoas e apostou que o próximo encontro deverá contar com o dobro de participantes. Ele ressaltou a importância do diálogo entre governo e sociedade, citou o Conjuve como exemplo e afirmou que esse diálogo tem trazido importantes contribuições para as políticas públicas.

Durante o encontro a representante da UEB no Conjuve, Letícia de Oliveira Brito, entregou ao presidente um Lenço Escoteiro, um Projeto Educativo do ME e uma placa comemorativa dos 100 anos de Escotismo.

 
MutCom - Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária

O XII Mutirão Nacional de Ação Comunitária tem como data de referência os dias 11 e 12 de setembro, mas as atividades poderão ser realizadas durante o período de um mês, ou seja, até o feriado de 12 de outubro.

O tema deste ano é "Limpo de Corpo, Alma e Drogas", escolhido em votação aberta na internet entre os cinco temas sugeridos pelos Jovens Líderes. Mais de 600 escoteiros de todo o Brasil votaram, optando por enfrentar o Desafio das Drogas lícitas e ilícitas em nossa sociedade.

A Comissão Organizadora do XII Mutirão Nacional de Ação Comunitária, composta por integrantes de diferentes regiões, elaborou um conjunto de 16 atividades que podem ser facilmente realizadas por todas as seções do seu Grupo Escoteiro isoladamente ou em conjunto. Também podem ser criadas novas atividades, solicitando-se que sejam envidas para o e?mail [email protected] .

Informações sobre relatório e aquisição de distintivos podem ser encontradas no site da UEB.

 
Moot Interamericano de 2014

Durante a Conferência Interamericana foi realizada a apresentação e escolha da sede do próximo Moot Scout Interamericano, atividade direcionada para jovens de 18 a 21 anos e que prevê uma participação de 2500 jovens de todos os países do continente americano.

O Brasil concorreu com o Equador, e foi escolhido pela maioria dos 28 países representados na Conferência Interamericana, após apresentar um projeto completo, aprovado pela Diretoria Executiva Nacional, prevendo que o evento acontecerá na Cidade de Tramandaí - RS, no Parque Histórico Marechal Manoel Luis Osório, que já foi palco de muitos eventos de grande porte, com destaque ao 8º Jamboree Scout Pan-americano, que contou com a participação de 8 mil pessoas em 1992.

 
Faltam menos de 130 dias para a Conferência Escoteira Mundial!

A UEB continua se preparando para os eventos mundiais que acontecerão em Curitiba e Blumenau em janeiro de 2011.

A divulgação desses eventos foi recentemente realizada no 13º Moot Mundial, no Quênia. A UEB foi representada por 26 jovens e escotistas.

Além disso, a Conferência Escoteira Mundial e o Fórum Mundial de Jovens também foram divulgados na Conferência Interamericana, no Panamá.

E você? Quer ajudar na execução da Conferência e do Fórum Mundial? Participe da equipe de serviço! As informações estão no link: http://www.ueb-pr.org.br/index.php?pag=noticia&id_noticia=817&id_menu=77
 
Brasileiros marcam presença no 13º Moot Escoteiro Mundial

De 27 de Julho a 8 de Agosto o Quênia recebeu cerca de 1500 participantes no 13º World Scout Moot (Moot Mundial), evento mundial que reúne os Escoteiros de 18 a 26 anos de idade. Foram dias de trabalho árduo nos campos escoteiros no interior e também no Campo Escoteiro de Rowallan em Nairobi. Pela primeira vez o continente africano sediou um evento escoteiro mundial para jovens.

Estiveram presentes 22 participantes do Brasil, das Regiões PR, SP, RS, SC, BA, DF, TO e RJ. Além do serviço comunitário os participantes conheceram o memorial de B-P, na cidade de Nyeri e também Paxtu, a casa onde B-P viveu seus últimos anos. Participar de um Moot é vivenciar plenamente o ambiente de camaradagem que o Escotismo pode proporcionar, foi assim nas equipes internacionais, nas atividades, nas festas e no dia-a-dia do Moot. Quem esteve no Quênia não esquecerá a hospitalidade, as novas amizades, o que viu, ouviu e sentiu.

Se você é dos Ramos Sênior ou Pioneiro já marque na agenda: o próximo Moot será no Canadá em 2013.

 
Fernando Brodeschi eleito vice-presidente do Comitê Escoteiro Interamericano

O brasileiro Fernando Brodeschi, membro do Comitê Escoteiro Interamericano (2007-2013) foi eleito, no Panamá, 1º Vice-Presidente do Comitê. A eleição contou com os 5 membros que foram eleitos em 2007 e com os 5 membros eleitos no Panamá. Além de Fernando, foram eleitos Michael Bradshaw (Trinidade & Tobago) como Presidente e Kent Clayburn (Estados Unidos da América) como 2º Vice-Presidente que, em conjunto com o Diretor Regional, Raúl Sanches Vaca, formam o Comitê Executivo para o triênio 2010-2013.

O Comitê Escoteiro Interamericano é composto por 12 membros, sendo 10 eleitos pela Conferência Interamericana para mandatos de 6 anos. Todos devem ser de Organizacoes Escoteiras Nacionais diferentes e não representam seus países e sim os interesses do Movimento Escoteiro em todo o Continente Americano. A cada Conferência são eleitos 5 novos membros, portanto, a cada 3 anos o Comitê passa por uma renovação de 50%. O Diretor Regional também faz parte deste Comitê, na função de Secretário Executivo, assim como o Tesoureiro Regional, voluntário nomeado pelo próprio Comitê. Suas reuniões ocorrem ordinariamente duas vezes ao ano.
 
Condecoração "Juventude das Américas"

A última sessão da Conferência Interamericana foi reservada, como de praxe, para a entrega da condecoração "Juventude das Américas", que é a única condecoração concedida pelo Comitê Interamericano de Escotismo, e é destinada a reconhecer destacados serviços internacionais em benefício da juventude, com impacto na obtenção de resultados para a Organização Mundial do Movimento Escoteiro, Região Interamericana.

Nesta oportunidade a condecoração foi concedida ao brasileiro Luiz Cesar de Simas Horn, gerente de Métodos Educativos da UEB, e que há muitos anos vem atuando em grupos de trabalho e eventos da Região Interamericana, e que atualmente coordena a Rede Interamericana de Programa de Jovens.

 
13º JAMBOREE PAN-AMERICANO

O evento realizado em julho no belíssimo Campo Escola Escoteiro de Meztitla recebeu delegações de diversos países da Região Interamericano e representantes da França. No local já foram realizadas grandes atividades escoteiras e sempre com sucesso.

A UEB participou com uma delegação chefiada por Jonathan Govier/SP que contou com 48 jovens e adultos que puderam desfrutar das diversas atividades oferecidas. Choveu, como em quase toda atividade escoteira, porém não foi motivo para atrapalhar nem as atividades e nem o bom humor e a disposição dos participantes.

Como pontos altos da atividade temos que desatacar as amizades feitas, a gentileza com que sempre fomos tratados pelos membros da Associação Mexicana e a presença da simpática esposa do Presidente da República Mexicana que apóia o Movimento Escoteiro em todas suas realizações.
 
X Ajuri Nacional dos Escoteiros do Mar.

Aconteceu entre os dias 27 de julho e 1º de agosto na Base da Esquadra Naval, Ilha Mocanguê, Niterói/RJ com a presença de cerca de 210 Escoteiros do Mar de 9 Regiões. Alojados em acomodações do Navio Garcia D'Ávila, os participantes do X Ajuri realizaram visitas a estabelecimentos técnicos da Marinha, Museus, realizaram competições na Escola Naval e fizeram uma atividade histórica na Ilha da Boa Viagem, Campo Escola Nacional dos Escoteiros do Mar desde 1937.

As fotos da atividade podem ser vistas no seguinte endereço: http://escoteirodomar.multiply.com/

 
Encontro Nacional de Comunicação

Em um ambiente fraterno de capacitação, debate e consulta, comunicadores escoteiros de todo o Brasil se reunirão para tomar parte em uma estratégia nacional de comunicação que visa o crescimento do Escotismo Nacional.

O evento que acontecerá na cidade de São Paulo/SP entre os dias 9 a 11 de Outubro contará com a participação de 60 pessoas. A preferência de participação é para 2 comunicadores indicados de cada Região Escoteira, sendo um deles membro do Núcleo Regional de Jovens Líderes.

Informações referentes às inscrições, taxas e hospedagem serão divulgadas em breve no site www.escoteiros.org.br

 
Quer receber o Sempre Alerta
Eletrônico? Preencha abaixo e faça parte ou indique um amigo!
Email:

   Você está recebendo esta mensagem por fazer parte do cadastro da União dos Escoteiros do Brasil.
A União dos Escoteiros do Brasil não aprova o envio de e-mails indesejados. Para deixar de receber mensagens, responda a este email alterando o título para "RETIRAR DA LISTA", e incluindo o endereço que deve ser retirado.