www.escoteiros.org.br


Movimento Escoteiro participa da Casa Cor.
A 17º edição da Casa Cor de Curitiba traz o tema “Morar Verde: Sustentável Maneira de Viver”. O evento acontece entre os dias 21 de maio a 29 de junho na Casa de Retiros Mossunguê, um bosque natural, resquício original da Mata Atlântica. Entre os ambientes em exposição, destaca-se o Sitio Gralha Azul, o qual conta com a participação do Grupo Escoteiro Nossa Senhora Medianeira 49/PR, em parceria com dois arquitetos e o Colégio Medianeira. O ambiente criado é um local de lazer engajado na sustentabilidade com: trilha ecológica e acampamento aéreo com ponte suspensa. Este evento registra uma forma alternativa de divulgar o Movimento Escoteiro apresentando técnicas de pioneiria desenvolvidas pelos escoteiros para a sociedade.

Realização do 1º Curso de Formação de Formadores
Entre os dias 3 e 6 de junho, educadores de várias Regiões Escoteiras do país estiveram reunidos em Brasília para o Curso de Formação Nível 1. O curso teve a direção do diretor de Métodos Educativos, Alessandro Vieira; e do Coordenador da Equipe Nacional de Gestão de Adultos, Antônio César de Oliveira. Para o ano de 2010 a Diretoria de Métodos Educativos prevê ainda a realização de um CF1 em Natal/RN entre os dias 9 a 12 de outubro, e um na cidade de Porto Alegre/RS entre os dias 30 de outubro a 2 de novembro.

Materiais de Gestão de Adultos
Foram lançados durante o Congresso Escoteiro Nacional, a apostila do Curso´Dirigente de Grupo Escoteiro e a apostila do Curso Preliminar. os dois materiais encontram-se  na versão digital disponível para download no site da UEB. Clique aqui.

Ajude a escolher o Tema do XII Mutirão Escoteiro Nacional de Ação Comunitária

A Equipe Nacional de Atividades conta mais uma vez com a colaboração da Rede Nacional de Jovens Líderes na promoção do XII Mutirão Escoteiro Nacional de Ação Comunitária.
O evento acontecerá no mês de setembro e convida todos(as) os(as) associados(as) da UEB a ajudar a escolher o tema para o ano de 2010.

Entre no blog http://mutcomescoteiro.wordpress.com/  e vote entre os 5 temas finalistas. As votações vão até o dia 9 de junho!

UEB na Onda Verde

A Onda Verde é uma campanha que acontece no mundo inteiro. A participação de cada um vai transformá-la no maior movimento a favor da vida no planeta. Desde o dia 21 de maio, vários setores da sociedade vem participando com várias iniciativas em prol do planeta.
 
O seu apoio e lealdade, como escoteiro, é muito importante para o movimento. Afinal, o trabalho em equipe e o respeito pela biodiversidade são a chave para o desenvolvimento dos jovens e do nosso planeta.

Ainda dá tempo!!! Participe e divulgue o movimento para seus colegas e amigos. Mais informações no blog ondaverdefundacao.wordpress.com

Relatório Anual 2009 da UEB

Lançado no último Congresso Escoteiro Nacional, a versão digital do Relatório Anual 2009 da União dos Escoteiros do Brasil encontra-se disponível para download no site da instituição. Para conferir as principais ações desenvolvidas pela UEB durante o ano de 2009, clique aqui para conferir!


Você já acessou seu SIGUE Jovem hoje?

Você sabe quais são as vantagens de se manter atualizado no SIGUE? Você fica por dentro de tudo que está acontecendo na sua Seção e na sua Matilha/Patrulha; acesso ao telefone do seu Chefe ou Monitor; lista de e-mail de todos os membros da sua Matilha/Patrulha; informações detalhadas de todas as atividades externas da sua Seção; e consegue imprimir da sua casa, Autorizações de Participação das Atividades.

A Direção Nacional prevê ainda disponibilizar um sistema que permite enviar mensagens para todos os jovens da sua Seção ao mesmo tempo ou apenas para um deles. As respostas poderão ser enviadas pelo próprio SIGUE. Em alguns meses a tela inicial do SIGUE vai mostrar os lançamentos dos produtos da Loja Escoteira Nacional; divulgação dos Eventos Nacionais, Regionais e do seu Grupo Escoteiro.

Então, o que você está esperando? Comece a acessar o SIGUE agora. Para acessar entre no site da UEB e clique em SIGUE Jovem.
Se você não conseguir acessar, fale com o Chefe da sua Seção.

Celebrando o Centenário no dia 12 de Junho!

Em abril de 1910, os Oficiais e Praças da Marinha que retornavam da Inglaterra ao Brasil, principalmente aqueles embarcados no encouraçado “Minas Gerais”, trouxeram consigo uniformes escoteiros ingleses e a idéia de implantar aqui o novo Movimento.
No dia 14 de junho do mesmo ano reuniram-se todos os interessados pelo escotismo, e foi oficialmente fundado o "Centro de Boys Scouts do Brasil", plantando assim a primeira semente do Movimento Escoteiro em nosso país, que cresceu e frutificou.
No momento em que alcançamos 100 anos de existência, convidamos todos os membros da UEB a participar do evento de Celebração do Centenário, tal como explicamos a seguir.

O QUE SERÁ?

  • Em uma mesma noite os Escoteiros de todo o Brasil estarão reunidos em Fogos de Conselho, celebrando o Centenário do Escotismo em nosso país.

QUANDO SERÁ?

  • Na noite do dia 12 de junho, às 20 horas (hora de Brasília).

POR QUE NESSE DIA?

  • É o sábado que antecede a data que marca o centenário da fundação do primeiro órgão de escotismo no Brasil, no dia 14 de junho de 1910, no Rio de Janeiro.

COMO SE ORGANIZAR?

  • Os Grupos Escoteiros podem se programar para realizar os Fogos de Conselho sozinhos, com outros Grupos, Distritos ou Setores.

QUEM PARTICIPA?

  • Todos os membros do Grupo Escoteiro de todos os Ramos, dirigentes, além de pais, antigos escoteiros, autoridades e convidados.

O QUE DEVE ACONTECER?

  • Um programa típico de um Fogo de Conselho, com abertura, canções e danças, peças e aplausos, minuto do chefe e encerramento.

COMO AS REGIÕES PARTICIPAM?

  • As Direções Regionais devem incentivar a participação dos Grupos, e os diretores presidentes podem preparar uma mensagem para a Abertura do Fogo de Conselho.

E A DIREÇÃO NACIONAL?

  • A Diretoria Executiva Nacional colocou à disposição, para baixar do site:
    • Sugestão para organizar o Fogo de Conselho;
    • Canções tradicionais – em mp3, com as respectivas letras;
    • Um conjunto de peças tradicionais;
    • Mensagem da DEN para ser lida no “Minuto do Chefe”

O GRUPO PODE FAZER ALGO MAIS?

  • Sim, se quiser o Grupo Escoteiro pode fazer um acampamento neste fim de semana, promover e comemorar o Centenário de diferentes formas.

E DEPOIS?

  • Os Grupos são convidados a mandar fotos do evento para o e-mail –[email protected] – para montagem de um relatório nacional.
 
Neste fim de semana participe do XIX MutEco
As árvores absorvem dióxido de carbono e são vitais para deter o aquecimento global. Reduzir o desmatamento e reflorestar, portanto, são formas altamente eficazes de reduzir suas graves conseqüências. Por isso, o tema do XIX Mutirão Nacional de Ação Ecológica é “plante uma árvore e respire melhor!”
Data: nos dias 5 ou 6/06/2008, ou conforme as conveniências locais.
Local: descentralizado, por distrito ou por grupo escoteiro.
Público Alvo: Ramos lobinho, escoteiro, sênior e pioneiro.
Desenvolvimento:  No dia proposto, os grupos plantarão, por tropa ou por patrulha, qualquer número de mudas de árvores, observando as recomendações que constam no programa, disponível no site da UEB.
 
Novas literaturas do Ramo Escoteiro recebidas com entusiasmo
A Direção Nacional tem recebido manifestações de todas as partes do país, cumprimentando pelo novo sistema de progressão do Ramo Escoteiro, bem como pela qualidade da literatura recém lançada. No total foram publicados quatro livros:
Tropa Escoteira em Ação: é um livreto de bolso onde o jovem que ingressa na Tropa encontra informações para sua vida escoteira, os itens que deve realizar no Período Introdutório para conquistar o seu distintivo de progressão, e todos os conjuntos de atividades que deve realizar para conquistar os distintivos subseqüentes.
Guia da Aventura Escoteira – Pistas e Trilha: Contém todos os conjuntos de atividades que os jovens devem realizar para progredir da Etapa de Pistas para a Etapa de Trilha, e da Etapa de Trilha para a Etapa de Rumo, bem como todo o conteúdo técnico e orientações que lhes ajudarão a realizar as atividades previstas.
Guia da Aventura Escoteira – Rumo e Travessia: Contém todos os conjuntos de atividades que os jovens devem realizar para progredir da Etapa de Rumo para a Etapa de Travessia, e da Etapa de Travessia para o Distintivo de Escoteiro Lis de Ouro, bem como todo o conteúdo técnico e orientações que lhes ajudarão a realizar as atividades previstas.
Escotistas em Ação: é um livreto de bolso onde os Chefes Escoteiros encontrarão informações e orientações que facilitarão o trabalho, incluindo a prática do novo sistema de progressão, as atividades e planejamento, e as Competências (conhecimentos + habilidades + atitudes) previstas para as Etapas de Progressão, acompanhadas dos respectivos conjuntos de atividades que são oferecidos aos jovens e avaliam a progressão.

Todos os novos livros podem ser adquiridos diretamente da Loja Escoteira Nacional, e os dois livretos de bolso estão disponíveis, também, no site da UEB para download.

 
22º Jamboree Escoteiro Mundial – Suécia 2011
Entre os dias 27 de julho e 07 de agosto de 2011 acontecerá o 22º Jamboree Escoteiro Mundial em Kristianstad, Suécia.
Cerca de 40 mil escoteiros de todo o mundo irão se reunir para vivenciar o “Simplesmente Escotismo!”.
Escoteiros nascidos a partir de 27 de Julho de 1997 e Seniores nascidos até 25 de julho de 1993 podem participar na categoria "JOVEM". Para participar na categoria "ESCOTISTA" é necessário ter idade igual ou superior a 21 anos e o Nível Básico Escotista concluído.
E para pessoas nascidas antes de 25 de julho de 1993 há a possibilidade de participar na categoria "EQUIPE INTERNACIONAL DE SERVIÇO".
 
União dos Escoteiros do Brasil no III Fórum da Aliança das Civilizações

Entre os dias 27 e 29 de maio a UEB participou do III Fórum da Aliança das Civilizações. O encontro reuniu representantes políticos, líderes de corporações, representantes da sociedade civil organizada, jovens, jornalistas e líderes religiosos de diversos países na cidade do Rio de Janeiro para discutir e promover ações conjuntas para melhorar as relações entre diferentes culturas e ações que colabora para a paz entre elas.

Aliança de Civilizações é uma iniciativa, no âmbito das Nações Unidas, que busca mobilizar a opinião pública em todo o mundo para superar preconceitos e percepções equivocadas que, muitas vezes, levam a conflitos entre Estados e comunidades heterogêneas. Objetiva, ademais, contribuir para o estreitamento das relações entre sociedades e comunidades de extração cultural e religiosa diversas, assim como enquadrar a luta contra o extremismo na perspectiva da prevenção. A iniciativa atua em quatro áreas prioritárias: educação, juventude, meios de comunicação e migrações.

A iniciativa surgiu após o atentado terrorista de Madri em 2004 e hoje, após a sua formalização pela ONU, é formado por mais de 100 países e entidades mundiais. A UEB foi selecionada entre as instituições que fazem parte do CONJUVE (conselho Nacional de Juventude) para fazer parte desta edição do evento promovida pelo Itamaraty.
Mais informações podem ser encontradas nos sites: http://www.aliancadecivilizacoes.mre.gov.br/pt-br

 
 
Quer receber o Sempre Alerta
Eletrônico? Preencha abaixo e faça parte ou indique um amigo!
Email:

   Você está recebendo esta mensagem por fazer parte do cadastro da União dos Escoteiros do Brasil.
A União dos Escoteiros do Brasil não aprova o envio de e-mails indesejados. Para deixar de receber mensagens, responda a este email alterando o título para "RETIRAR DA LISTA", e incluindo o endereço que deve ser retirado.
 
 
Clique aqui e acesse o site da União dos Esoteiros do Brasil