www.escoteiros.org.br


 
O Congresso Escoteiro Nacional já ultrapassou o número de 200 participantes, mas ainda há tempo de inscrever.
Para quem efetuar a inscrição e pagamentos até a data 31 de março, a taxa é de R$290,00. Entre 01 e 15 de abril, data limite de inscrição, o valor da taxa é R$300,00.
E você não querer ficar de fora dessa, vai? Venha celebrar o centenário do Escotismo Brasileiro na cidade maravilhosa!

Caixa Econômica Federal homenageia os 100 anos de Escotismo no Brasil

A Caixa Econômica Federal lançará o bilhete da Loteria Federal em homenagem aos 100 anos de Escotismo no Brasil. Os bilhetes estarão disponíveis a partir da Páscoa nas casas lotéricas de todo o Brasil e o prêmio corre no dia 17 de abril de 2010.


FAB - Força Aérea Brasileira homenageia Dirigente Escoteiro

O Diretor Presidente do Grupo Escoteiro do Ar S.O. Palmeira 101-SP, Oton José Batista da Silva, recebeu o título de Membro Honorário da FAB - Força Aérea Brasileira no dia 25 de março de 2010.

A indicação para o Título de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira se deve em reconhecimento a sua atuação destacada no Escotismo e vontade de servir ao semelhante, proporcionar a diversos integrantes da comunidade da Escola de Especialistas de Aeronáutica significativas orientações da vida profissional, que hoje podem ser comprovadas pelo sucesso de diversos graduados e oficiais da Aeronáutica e do Exército da região, e também pelo trabalho desenvoldio na área de cidadania, auxiliando na condução da juventude na comunidade.


A Hora do Planeta

A Hora do Planeta em 2010 foi um sucesso em todo o mundo. A adesão foi total e estima-se ter alcançado mais de 1 bilhão de pessoas segundo o site oficial do evento.
A Hora do Planeta é uma apelo mundial  contra a destruição de nosso planeta.  Precisamos mudar nossas atitudes, ter consciência que toda nossa vida interfere de algum modo em nosso meio ambiente e que somos co-responsáveis por tudo o que ocorre hoje.
Confira fotos e outras informações sobre a participação de várias localidades do mundo na Hora de Planeta - http://www.horadoplaneta.com.br/


Atualização de Resoluções

Já se encontram disponíveis no site da União dos Escoteiros do Brasil – www.escoteiros.org.br a Resolução Nº 01/2010 que altera a redação do art. 15 da Resolução nº 8/2009; e a Resolução Nº 02/2010 que altera a regra n. 13 do POR.


23 de Abril - Dia do Escoteiro

Dia 23 de abril é o dia de são Jorge, patrono dos escoteiros por escolha do próprio Fundador do Movimento, Robert Baden-Powell. Esta data passou a ser reconhecida, em todo o mundo, como o Dia do Escoteiro. Efetivamente Jorge foi um capitão romano, que gozava de grande prestígio junto ao Imperador Diocleciano, mas que em um momento de sua vida distribuiu sua riqueza aos pobres e, logo depois, se manifestou contra os planos de Diocleciano de matar os cristãos, e por isso foi torturado e morto.

Formou-se uma lenda em torno de são Jorge, em que, geralmente ele é apresentado como um cavaleiro, montado e de armadura, atacando com uma lança um dragão que queria devorar uma donzela. É apenas uma imagem simbólica, em que o dragão representa o mal e os erros, e a donzela é o pensamento puro que deve ser defendido.

O Fundador Baden-Powell convidou os escoteiros a seguir o exemplo de são Jorge, fazendo parte de uma juventude forte, valente e leal, pronta a assumir seu ideal, lutando contra o que está errado e contribuindo para construir um mundo melhor.
 
UEL's acessam informações pelo SIGUE
A partir de março, as Unidades Escoteiras Locais das Regiões do Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul, puderam iniciar seus acessos o Sistema de Informações e Gerenciamento de Unidades Escoteiras – SIGUE. A previsão da Diretoria Executiva Nacional é de que até o dia 7 de abril todas as Unidades Escoteiras Locais possam usufruir do SIGUE, um sistema on-line, de acesso via internet, que vai marcar uma nova fase na administração de informações na UEB.





Para as pessoas que encontram dificuldades no acesso ao SIGUE, o Escritório Nacional da UEB disponibiliza um suporte específico para esclarecimentos. As dúvidas podem ser enviadas pelo kype, msn ou e-mail [email protected] aos cuidados do Henrique Reinhardt.
Jovem, você já acessou o SIGUE Jovem hoje?

Uma das grandes novidades do Sistema de Informações e Gerenciamento de Unidades Escoteiras – SIGUE, é o fato de permitir que o sistema seja acessado também pelos jovens. As vantagens de ter acesso ao SIGUE Jovem são de poder consultar as suas informações cadastrais, o calendário de atividades da sua seção, informações da sua chefia, dados dos membros da sua Matilha/Patrulha e imprimir de qualquer lugar a autorização de participação de uma atividade externa.



Se você é Lobinho, Escoteiro, Sênior ou Pioneiro, acompanhe as datas de liberação de acesso disponível no site da UEB - www.escoteiros.org.br no link SIGUE Jovem. Caso tenha alguma dificuldade de acesso, solicite ajuda para a sua chefia. O importante é não ficar de fora das informações da sua seção e da sua equipe.

 
Rei Carl XVI, da Suécia recebe representantes da UEB
No dia 24 de março um grupo de 6 dirigentes e 15 escoteiros da União dos Escoteiros do Brasil teve um compromisso com Sua Majestade o Rei Carl XVI, Rei da Suécia, em Brasília.

Durante essa reunião, o Rei Carl Gustav e a Rainha Silvia foram convidados a vir ao Brasil para a 39ª Conferência Escoteira Mundial, em janeiro próximo, na cidade de Curitiba. A importância dessa visita para o evento e para os escoteiros brasileiros foi enfatizada.

O Rei fez perguntas aos Escoteiros sobre suas aventuras e suas vidas no Escotismo, sobre o Escotismo no Brasil e comentou sobre algumas de suas atividades na Fundação Escoteira Mundial.

A cobertura da reunião foi feita pela imprensa Sueca e uma foto do Rei com os Escoteiros foi publicada ilustrando as notas sobre a visita do Rei a Brasília.

 
Representação da UEB no CONJUVE - Processo Seletivo

Entre os dias 26 de março a 8 de abril de 2010, a UEB receberá inscrições de candidatos ao processo seletivo para escolha do(a) representante da União dos Escoteiros do Brasil no Conselho Nacional da Juventude – CONJUVE – no atual mandato. Para se candidatar é necessário: 

Registro Anual da UEB em vigor; Disponibilidade de participar das reuniões do CONJUVE em horário comercial  no período de maio de 2010 a dezembro de 2011;  Disponibilidade de assumir como representante da UEB na condição de suplente no ano de 2010 e como titular em 2011;  Disponibilidade de viagens;  Ter no mínimo 18 anos;   Ter no máximo 35 anos (até o dia 31 de dezembro de 2011); Ensino Médio Completo; Carta de recomendação da Diretoria Regional; Envio de uma carta de intenção descrevendo a importância da sua participação no CONJUVE; e Envio do currículo de candidatura dentro do prazo estabelecido (incluindo dados da vida escoteira). Após a candidatura, o processo de seleção do(a) representante da União dos Escoteiros do Brasil no CONJUVE – Conselho Nacional da Juventude acontecerá em 2 etapas: 1ª etapa é composta de análise do candidato pelo Comitê Avaliador formado por: 1 representante da DEN (que presidirá o comitê), 1 representante do CAN (presidente ou indicado pelo presidente), 1 representante da Rede Nacional dos Jovens Líderes, 5 representantes das Áreas Geográficos do País (Norte, Nordeste, centro-oeste, Sudeste e Sul) e a atual representante da UEB no CONJUVE. Na 2ª etapa o presidente do Comitê fará contato, pessoalmente ou por telefone, entrevistando os dois candidatos indicados. Com base nas entrevistas realizadas fará a indicação de um nome para a DEN. Confira o regulamento na íntegra no site www.escoteiros.org.br.
 
Seleção de Textos para Revista Agenda 21 & Juventude

A Revista Agenda 21 & Juventude busca estimular reflexões e diálogos entre a juventude dos diversos processos de Agenda 21 espalhados pelos vários estados e municípios brasileiros. O diferencial dessa proposta é que os textos são elaborados pelos próprios jovens que estão desenvolvendo ações no âmbito da Agenda 21.

Jovens de todo o Brasil, de 15 a 29 anos, que atuam na área socioambiental, estão convidados a escrever até 19 de abril, textos relatando suas experiências em até 3 páginas sobre os temas:

  • Agenda 21 (Brasileira e Local) e Experiências de produção e consumo sustentáveis; 
  • Experiências de empregos verdes, trabalhos sustentáveis e geração de trabalho e renda por meio de tecnologias socioambientais e suas interfaces com a agenda 21(Brasileira e Local)
Você pode conferir maiores informações sobre normas de participação, endereço de postagem e edições anteriores da Revista no site www.mma.gov.br/agenda21 ou pelo telefone (61) 2028-1462 e (61) 2028-1372.
 
Rede de Conselhos de Juventude

ocê sabia que o debate sobre Políticas Públicas de Juventude acontece no CONJUVE - Conselho Nacional de Juventude e em muitos outros locais? Vários estados e municípios possuem seus Conselhos Locais de Juventude que auxiliam o governo a realizar estudos, elaborar e fiscalizar as Políticas Públicas destinadas aos jovens.

Porém, não existe uma forma única de trabalho. Na maior parte das vezes a constituição e a existência desses conselhos dependem do apoio governamental, por isso, no I Encontro de Conselhos foi detectada a demanda pelo compartilhamento de informações entre eles e de um contato mais direto com o CONJUVE como uma forma de ajuda mútua.

O II Encontro de Conselhos de Juventude, que aconteceu em março de 2010, em Brasília - DF, teve como objetivo a criação da Rede de Conselhos de Juventude. Esta Rede é uma articulação criada com intuito de fortalecer os conselhos e os/as conselheiros/as de juventude. Um espaço de troca de experiências, informações, textos, fotos, notícias para fazer dessa ferramenta um espaço de aprendizagem e fortalecimento de participação. A Rede já conta com uma série de documentos como o relato do II Encontro e o Mapa de Conselhos, que indica o perfil de cada um deles.
 
O acesso a Rede de Conselhos pode ser feita através do site do CONJUVE www.juventude.gov.br ou diretamente pelo endereço http://conselhosdejuventude.ning.com/.

É importante que o jovem associado da União dos Escoteiros do Brasil busque participar dessas discussões em suas cidades e estados. Participar ativamente das discussões referente a juventude brasileira, é uma das formas do jovem colaborar com a transformação social, auxiliando na construção de um mundo melhor.
 

Escoteira Adriana Birolli é atriz revelação no Prêmio Melhores do Ano 2009!

A Escoteira ADRIANA BIROLLI, saiu diretamente 21.º Jamboree Mundial do centenário, realizado em julho /agosto de 2007 na Inglaterra, diretamente, para os testes finais na Rede Globo de Televisão.

Dia 28 de março de 2010, tornou-se a atriz revelação do Brasil no Prêmio Melhores do Ano-2009 oferecido pela Rede Globo de Televisão, por votação expressiva, de todos que acompanham a sua embrionária carreira.

Parabéns à família, especialmente à Adriana que faz questão de sempre citar sua vida escoteira, ao seu Grupo Escoteiro, o Santa Mônica 72/PR, e a União dos Escoteiros do Brasil, pois a vitória, o sucesso e o talento de um de nós é uma vitória coletiva da UEB.

Parabéns Adriana!
Parabéns Irmãos Escoteiros!

 
Quer receber o Sempre Alerta
Eletrônico? Preencha abaixo e faça parte ou indique um amigo!
Email:

   Você está recebendo esta mensagem por fazer parte do cadastro da União dos Escoteiros do Brasil.
A União dos Escoteiros do Brasil não aprova o envio de e-mails indesejados. Para deixar de receber mensagens, responda a este email alterando o título para "RETIRAR DA LISTA", e incluindo o endereço que deve ser retirado.