www.escoteiros.org.br


Novo Sistema de Gerenciamento da UEB encontra-se em fase final

O SIGUE - Sistema de Informações e Gerenciamento de Unidades Escoteiras encontra-se em fase de teste por 19 Grupos Escoteiros de todas as Regiões do Brasil. Algumas modificações serão efetuadas com o objetivo de atender melhor o dia a dia dos Grupos Escoteiros.

O lançamento da primeira versão do SIGUE é previsto para o primeiro trimestre de 2010 para todos os Grupos Escoteiros, permitindo a familiarização ao novo sistema de gerenciamento no início das atividades do ano.


52º Jamboree no Ar - 2009 - Classificação Nacional

A Organização Nacional do Jamboree no Ar e da Equipe Nacional de Radioescotismo, agradece a participação e o empenho de todos na realização do 52º Jamboree no Ar.  Você pode conferir o resultado 2009 com a classificação de Estações e Grupos Escoteiros no site http://www.jotabrasil.qsl.br/.



Mensagem Presidência

Como mensagem deste final de ano, gostaria de tomar emprestado o ensinamento de Baden-Powell (expresso na capa do livro “Caminho Para o Sucesso” com o desenho do jovem conduzindo com remo sua própria canoa), em que ele diz:

“Quando imagino você, penso vê-lo conduzindo com o remo a sua própria canoa, e não remando num barco como um da guarnição.

A diferença é que na canoa você olha para frente e vai se impulsionando todo o tempo; enquanto que no escaler você não olha para onde vai, pois confia na patronagem de outros, e, por consequência, pode até esbarrar num tronco submerso antes de saber onde está.

Muitas pessoas tentam remar assim, em guarnição, através da viagem da vida. Outras preferem velejar passivamente, levadas pelo vento da sorte ou pela correnteza da chance; é ainda mais fácil do que remar com a guarnição, mas igualmente fatal.

Prefiro o rapaz que olha para frente e ativamente conduz com o remo a sua canoa – isto é, escolhe a sua própria rota.

Conduz com o remo a própria canoa; não confie em outros para remar seu barco. Você está começando uma aventurosa viagem, do riacho da infância, pelos rios da adolescência, através do oceano da varonilidade, para o porto que você deseja alcançar.

Encontrará dificuldades e perigos, escolhos e tempestades pelo caminho. Mas, sem venturas, a vida seria terrivelmente monótona.

Com pilotagem cuidadosa, manejo calmo da embarcação e jovial persistência, não há razão pela qual a viagem não seja um completo sucesso, não importando quão pequeno tenha sido o riacho de onde você partiu.”

Que consigamos conduzir com remo nossa própria canoa em 2010, contornando as rochas que naturalmente vão aparecer, não nos deixando arrastar pelas dificuldades e navegando prudentemente para além delas, de forma que, ao final, tenhamos a sensação de que ajudamos a construir um mundo melhor.

Feliz Natal para todos e Ótimo Ano Novo!!

 
Vice Presidente da República recebe comitiva da União dos Escoteiros do Brasil

O Vice-Presidente da República, José de Alencar, foi homenageado pela União dos Escoteiros do Brasil, no último dia 16 de dezembro, em Brasília, quando recebeu uma comitiva de dirigentes nacionais. Na oportunidade lhe foi entregue uma placa contendo a Promessa e a Lei Escoteiras, como um reconhecimento pelas suas repetidas demonstrações de vivência dos valores e do ideal proposto pelo Movimento Escoteiro.

Durante o encontro o Vice-Presidente José de Alencar também foi agraciado com a Medalha de Gratidão, no grau Ouro, e recebeu a "carteira" de sócio honorário da União dos Escoteiros do Brasil. Emocionado o Vice-Presidente relembrou de muitas passagens da sua vida como escoteiro, inclusive o nome de seus chefes na época, e enfatizou o quanto é importante a Lei Escoteira em sua vida.

Além do presidente da UEB - Rubem Tadeu Perlingeiro, também estiveram presentes no encontro os membros da União Parlamentar Escoteira - Senador Flávio Arns e Deputado Gustavo Fruet, o Assessor do Senado Flário Arns - Aires Neves Junior, a Diretora Presidenta da Região do Distrito Federal - Carmen Barreira, o Diretor de Métodos Educativos - Alessandro Vieira, o Vice-Presente do CAN - Márcio Albuquerque, os Ex-Presidentes da UEB - Paulo Salamuni e Rubem Süffert, a escoteira Maria Eduarda e o lobinho Mateus, e o Executivo de Operações Luiz Debiazio.

 
UEB conquista cadeira no CONJUVE
No dia 15 de dezembro de 2009 aconteceu a eleição que definiu a composição do CONJUVE – Conselho Nacional da Juventude – para os próximos dois anos ( 2010 - 2011). A UEB concorreu  na categoria Movimentos Nacionais, cadeira de Meio Ambiente, sendo representado pelo jovem Mateus Braga Fernandes. Em acordo com a REJUMA - Rede de Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade, optou-se por realizar um rodizio de titularidade, de modo que ambas instituições façam parte do Conselho neste biênio.
No ano de 2010, a REJUMA participará como conselheiro e a UEB como suplente, e em 2011, a UEB assume a titularidade no Conselho e a REJUMA como suplente. Esse é o terceiro mandato consecutivo que a UEB conquista no CONJUVE.

O Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) é um órgão consultivo e um espaço de diálogo entre a sociedade civil, o governo e a juventude brasileira. É formado por 60 membros, sendo 20 integrantes de órgãos governamentais e 40 representantes de movimentos e organizações juvenis e pesquisadores sobre o tema. Seu objetivo é assessorar o governo federal na formulação de diretrizes da ação governamental; promover estudos e pesquisas acerca da realidade socioeconômica juvenil; e assegurar que a Política Nacional de Juventude do Governo Federal seja conduzida por meio do reconhecimento dos direitos e das capacidades dos jovens e da ampliação da participação cidadã.

A página oficial do conselho para saber das novidades:   www.juventude.gov.br. Acesse também os documentos, cartas assinadas pela UEB e relatórios das reuniões feitas pelos Escoteiros do Conjuve:   http://projects.tigweb.org/escotismoeconjuve

 
Senado recebe Escoteiros premiados com visita à Antártica
Os senadores da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) conheceram, no dia 3 de dezembro, a experiência de três escoteiros brasileiros que visitaram a Antártica, escolhidos entre 172 Grupos Escoteiros de 18 estados brasileiros que desenvolveram projetos de preservação ambiental em 2009. A viagem-prêmio foi oferecida a partir de parceria entre a União Parlamentar Escoteira do Brasil (Upeb), a Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (Cecirm) e a União dos Escoteiros do Brasil (UEB).Os projetos premiados estão ligados ao Mutirão Nacional de Ação Ecológica (MutEco), coordenado por Paulo Eugênio de Oliveira.

A visita à Antártica, informou o presidente da CE, senador Flávio Arns (PSDB-PR), foi realizada em agosto deste ano. A audiência, justificou o senador, teve a finalidade de divulgar o trabalho feito pelos escoteiros e, assim, incentivar a realização de projetos semelhantes por outros grupos de escoteiros, bem como pela sociedade. Ele ressaltou a importância do Escotismo para a formação da consciência ambiental do cidadão, incentivado a participação de ações ecológicas que se inserem em iniciativas mundiais.

Os 3 projetos premiados são do escoteiro de Americana (SP) Daniel Lucas Rodrigues, onde seu grupo distribuiu 100 mudas de árvores, recebidas da prefeitura da cidade, para que as pessoas plantassem em seus quintais. Os escoteiros, em pesquisa prévia, concluíram que os moradores não cultivam plantas por falta de informação e, assim, decidiram incentivar os moradores a plantar. Outro projeto premiado é do escoteiro de Florianópolis (SC) Gabriel Renaldo de Souza, que esclareceu aos membros do seu Grupo de Escoteiro e a sociedade quanto à importância da reciclagem de pilhas e baterias em função de elementos tóxicos que podem contaminar a cadeia alimentar, causando doenças graves ao ser humano, como o câncer. O terceiro projeto vencedor apresentado foi o da  escoteira de Sapucaia do Sul (RS) Pâmela Carvalho da Silva, que visou ao plantio de 40 mudas de plantas nativas da Mata Atlântica em área já degradada, bem como a recuperação da mata ciliar num curso d'água da cidade.

A audiência contou com a presença do presidente da UEB Rubem Tadeu Cordeiro Perlingeiro, senador Flávio Arns (PSDB-PR), senador Cristovam Buarque (PDT-DF), senador Oswaldo Sobrinho (PTB-MT), sub-secretário do ProAntar capitão-de-mar José Robson de Medeiros e os  jovens: Pâmela Carvalho da Silva (RS), Daniel Lucas Rodrigues(SP), Gabriel Renaldo de Souza (SC).

 

Escotismo presente na VII Conferencia Nacional de Assistência Social

O Dirigente do Grupo de Escoteiros Honório Lemes, de Alegrete/RS, Adão Roberto Rodrigues participou em Brasília – Distrito Federal - nos dias 30 de novembro à 04 de dezembro da VII Conferencia Nacional de Assistência Social. Adão Roberto havia sido eleito na Conferencia Estadual de Assistência Social para representar as Instituições Prestadoras de Serviços do Rio Grande do Sul.

O encontro em Brasília reuniu cerca de 1,5 mil pessoas oriundas de todos os estados brasileiros entre lideranças comunitárias, secretários municipais, conselheiros de assistências social, profissionais,  deputados, ministros e dirigentes de organizações não governamentais para discutir a qualidade dos serviços e as experiências bem sucedidas nos municípios e estados, além dos entraves que dificultam uma maior participação dos usuários na gestão do sistema único de assistência social.

 

UEB-RS recebe Prêmio de Responsabilidade Social

A Região do Rio Grande do Sul, foi agraciada com o Prêmio de Responsabilidade Social, edição 2009, outorgado pela Assembléia Legislativa do Estado/RS. A cerimônia de premiação ocorreu no dia 22 de dezembro, no Teatro Dante Barone da Assembléia Legislativa/RS.

A lista com todas as organizações certificadas no prêmio está disponível no site www.al.rs.gov.br, no setor destaques, ícone Responsabilidade Social.

 
Quer receber o Sempre Alerta
Eletrônico? Preencha abaixo e faça parte ou indique um amigo!
Email:

   Você está recebendo esta mensagem por fazer parte do cadastro da União dos Escoteiros do Brasil.
A União dos Escoteiros do Brasil não aprova o envio de e-mails indesejados. Para deixar de receber mensagens, responda a este email alterando o título para "RETIRAR DA LISTA", e incluindo o endereço que deve ser retirado.