www.escoteiros.org.br


Programa de Gerenciamento de Grupos Escoteiros
Estamos na fase final para a implantação do Programa de Gerenciamento de Grupos. A partir do dia 15 de setembro a UEB vai disponibilizar o programa para testes, que serão realizados do dia 15/09 até o dia 30/10.
Foi solicitado a todas as Regiões Escoteiras a indicação de um Grupo Escoteiro para a realização deste teste, já temos confirmado a participação das Regiões Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Rio grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Não sendo detectado nenhum problema grave com o programa, estaremos disponibilizando para todos os Grupos Escoteiros a partir de novembro/2009.

PRÊMIO "CENTENÁRIO DO ESCOTISMO BRASILEIRO"

Atenção Unidades Escoteiras Locais (Grupos Escoteiros e Seções Escoteiras Autônomas), a UEB Nacional está preparando uma nova premiação a ser lançada nos próximos dias. Fique de olho no site da UEB.



PRÓXIMOS EVENTOS INTERNACIONAIS

Jamboree Nacional BSA
Fort A.P. Hill, Virginia, EUA
26/07 a 04/08/09


13º Moot Mundial
Nairobi, Quênia
27/07 a 07/08/09

24ª Conferência Interamericana
Cidade do Saber,
Panamá
14 a 18/08/09


53º JOTA / 13º JOTI
15 a 17/10/09

13º Jamboree Panamericano
Toluca, México

26/12/08 a 03/01/09


11º Fórum Mundial de Jovens
Blumenau, Brasil
03 a 06/01/11
39ª Conferência Mundial
Curitiba, Brasil
10 a 14/01/11


22º Jamboree Mundial
Rinkaby Fields, Suécia
27/07 a 07/08/11

Prepare-se para o JOTA E JOTI!

Em outubro, entre os dias 16 e 18, acontecerá mais uma edição do JOTA - Jamboree no Ar - e JOTI - Jamboree na Internet. Esta é uma excelente oportunidade para que os jovens se comuniquem com irmãos escoteiros de todo o mundo, fortalecendo a fraternidade, desenvolvendo habilidades e aumentando conhecimentos.

A Organização Nacional do Jamboree no Ar já está apresentando o novo site do JOTA BRASIL, com endereço próprio, que também poderá ser acessado através do site do Radioescotismo e do site da União dos Escoteiros do Brasil. O novo site - www.jotabrasil.qsl.br - visa concentrar todo o material e a história do JOTA. Alguns links ainda não estão operacionais, mas em curto espaço de tempo, tudo estará ali, à sua disposição, com acesso fácil e bastante intuitivo.

O JOTI será realizado, mais uma vez, em parceria com a Comunidade Escoteiro Lusófona, aperfeiçoando uma experiência que deu certo e a cada ano está melhorando. Dentro de alguns dias as informações passarão a ser divulgadas no site - http://www.jotibrasil.org/ - possibilitando que os Grupos se organizem para participação.

Contatos com o Organizador Nacional do JOTA - Ronan Augusto Reginatto PY2RAR - podem ser feitos pelo e-mail [email protected] , e os contatos com o Organizador Nacional do JOTI - Mauro Lages - podem ser feitos pelo e-mail [email protected]

 
11º MUTCOM - Veja Como Participar!

 A proposta do 11º Mutirão Nacional de Ação Comunitária é de oferecer ao jovem a oportunidade de compreender que todas as pessoas são diferentes nesse mundo, e que a riqueza dessas relações é que contribui para o desenvolvimento e crescimento pessoal e social.



Por outro lado a Unidade Escoteira deverá desenvolver atividades acerca do Tema da Pessoa com Deficiência, e proporcionar que o jovem atue na criação de diversas perspectivas de soluções e alternativas para caminhar, cada vez mais, rumo a uma sociedade inclusiva.

Acesse o documento com textos informativos e sugestões de atividades, e incentive seu Grupo Escoteiro a participar!

 
Os Pioneiros que Estiveram no Frio

Daniel, Gabriel e Pâmela foram os três jovens pioneiros que tiveram seus projetos do Mutirão Escoteiro Ecológico selecionados vencedores, que teve como tema a preservação da natureza e a busca por soluções para o aquecimento global.

Daniel Lucas, do  Grupo Escoteiro Wellington A. Medeiros, de Americana - SP, realizou projeto de arborização da comunidade, com pesquisa de opinião e conscientização, o que resultou no plantio de 100 mudas de árvores nativas, conseguidas na prefeitura, que serão cuidadas pelas famílias locais. Gabriel Renaldo, do Grupo Escoteiro Continente, de Florianópolis - SC, realizou projeto de reciclagem e descarte ambientalmente correto de pilhas e baterias. E Pâmela Carvalho, do Grupo Escoteiro Peregrino, de Sapucaia do Sul - RS, realizou projeto de plantio e monitoramento de mudas nativas da Mata Atlântica, visando ao combate às mudanças climáticas e à preservação do bioma característico da região, com estudo da biodiversidade vegetal.

O Senador Flário Arns, presidente da União Parlamentar Escoteira e através do qual se concretizou esta parceria entre PROANTAR e a UEB, manifestou-se dizendo que "Nenhuma iniciativa do movimento escoteiro é individual, uma vez que atuar em grupo está na essência do escotismo. Como líderes dos projetos, Daniel, Gabriel e Pâmela atuaram com os escoteiros menores e com a comunidade. Foram articuladores de soluções. É merecido o reconhecimento aos excelentes projetos desenvolvidos, que os tornaram embaixadores da juventude brasileira na Antártica".

 
Associados da UEB tem descontos na Wizard e Microlins!
Agora ficou mais fácil se preparar para o mercado de trabalho! A UEB acaba de estabelecer parceria com as redes: Microlins e Escola de Idiomas Wizard.

A Microlins é uma rede de escolas profissionalizantes atuante em todo o Brasil, com mais de 730 unidades. Suas unidades oferecem mais de 40 opções de cursos profissionalizantes nas áreas de rotinas administrativas, informática, atendimento, vendas, turismo e idiomas.

O associado da UEB receberá descontos de até 15%, sendo acumulativo com o desconto praticado pelas franquias de pontualidade de pagamento (10%). Desta forma, o associado da UEB tem a possibilidade de receber até 25% de desconto nas mensalidades dos cursos regulares oferecido pela empresa.
A Wizard é uma Escola de idiomas com quase 20 anos de atuação no mercado e conta com mais de 1.220 unidades oferecendo cursos de inglês, espanhol, italiano, alemão, francês e é a única escola de idiomas do Brasil que dispõe do ensino de inglês em Braille. O associado da UEB tem direito a um desconto de 20%(vinte por cento) nas mensalidades dos cursos regulares.
A parceria é válida a partir do mês de setembro. Para receber o desconto, basta apresentar a carteira de associado da UEB com data de validade em vígor, junto com a carteira de identidade no ato da matrícula.
 

Campanha Nacional - Respeite esta Vaga

Para comemorar o Dia da Luta Nacional das Pessoas com Deficiência (21 de setembro), e tendo adotado como tema para o ano de 2009 – “Escotismo e Inclusão” – a União dos Escoteiros do Brasil convida todas as Unidades Escoteiras associadas para participar da Campanha Nacional - Respeite esta Vaga. Essa Campanha é uma mobilização nacional da UEB para chamar a atenção daqueles que usam indevidamente, nos estacionamentos, as vagas destinadas às Pessoas com Deficiência. A Campanha acontecerá de 12 a 26 de setembro de 2009. Reúna os membros da sua Unidade Escoteira e participe dessa ação!

Será fornecido certificado de participação para as Unidades Escoteiras que aderirem à campanha, mediante envio do Relatório de Atividades e registro fotográfico ao Escritório Nacional da UEB. Os blocos de Multa Social podem ser utilizados durante a Campanha, ou ser disponibilizado aos membros da Unidade para que seja usado em casos de desrespeito às vagas destinado para Pessoas com Deficiência. Maiores informações sobre a adesão à Campanha, você encontra no site da UEB.

 
Quer receber o Sempre Alerta
Eletrônico? Preencha abaixo e faça parte ou indique um amigo!
Email:

   Você está recebendo esta mensagem por fazer parte do cadastro da União dos Escoteiros do Brasil.
A União dos Escoteiros do Brasil não aprova o envio de e-mails indesejados. Para deixar de receber mensagens, responda a este email alterando o título para "RETIRAR DA LISTA", e incluindo o endereço que deve ser retirado.