www.escoteiros.org.br


XXIII ELO NACIONAL

NOVAS REGRAS PARA CERTIFICAÇÃO 2009/2010

Para o próximo ano o Grupo Padrão vai mudar. O objetivo é avançar nas formas de avaliação do seu Grupo Escoteiro, buscando novas metas nas áreas Administrativa, Formação de Adultos, Aplicação do Método Escoteiro, Participação na Comunidade e Divulgação do Movimento Escoteiro.


Saiu o Boletim 2 do Mutirão Pioneiro Nacional!


CRESCIMENTO


Conheça a Nova Sede da UEB!


Recrutador e Semeador


Aguarde!

Dentro de alguns dias a Loja Escoteira Virtual estará atendendo aos membros da UEB.

Mensagem da Presidência

Ano passado, como mensagem de final de ano, enviei para alguns amigos um e-mail intitulado UBUNTU.

UBUNTU é uma palavra sul-africana (de origem zulu), que, na falta de uma tradução mais exata, significa humanismo solidário. UBUNTU é a idéia de que somos responsáveis pelo mundo à nossa volta porque tudo está interligado. É sobre o respeito que devemos às outras pessoas e à sociedade. Eu existo porque você existe.

A palavra UBUNTU provém do ditado popular Umuntu ngumuntu nagabuntu, que, do zulu, traduz-se como: “Uma pessoa é uma pessoa por causa de outras pessoas”.

Durante os últimos anos na África do Sul, muitas empresas começaram a empregar gerentes que foram criados em regiões tribais. A ética UBUNTU muitas vezes se choca sutilmente com a cultura dessas empresas. Num escritório, por exemplo, é perfeitamente normal passar por alguém no saguão e, estando distraído, não cumprimentá-lo. Sob a ética UBUNTU, isso é pior do que um sinal de desrespeito; indica que você acha que essa pessoa não existe.

De fato, temos que prestar mais atenção às pessoas à nossa volta. Não é só amando a humanidade que se ama o ser humano; porém, reciprocamente, é amando o ser humano que se ama a humanidade.

Até porque é muito fácil e mais cômodo dizer que se ama o sujeito universal, que é a humanidade inteira. Da mesma forma, falar em Fraternidade Escoteira e pensar no escoteiro japonês ou no lobinho australiano, que estão do outro lado mundo, é conveniente. Tão espacialmente distante quanto fisionomicamente indefinido. É que podemos chamar de Fraternidade sem Risco.

Difícil, ou melhor, desafiador, é amar o sujeito individual, que é cada um de nós, visível a olho nu, ao alcance da nossa mão estendida ou do nosso ombro solidário. É ser irmão do companheiro do nosso grupo escoteiro e do grupo escoteiro vizinho.

Vocês podem estar se perguntando o que isso tem a ver com a Presidência da UEB? Por que o novo Presidente está se referindo a UBUNTU, quando deveria estar falando da UEB e do seu plano de ação para o próximo biênio?

Estou falando sobre UBUNTU porque, ao assumir a Presidência, aspiro, em primeiro lugar, ao respeito mútuo, ao espírito de solidariedade e tolerância, e a que todos tenham noção de que (todos) nós somos responsáveis pela UEB, porque tudo está interligado, tal como Baden-Powell bem resumiu:

“Devemos, cada um de nós, tomar o lugar que nos coube neste mundo e aproveitá-lo da melhor forma possível, fazendo força junto com os outros que nos cercam.

Somos como os tijolos numa parede, cada um com seu lugar, embora este lugar possa parecer pequeno para uma parede tão grande. Mas se um tijolo quebra ou sai de seu lugar, cada um dos outros suportará indevidamente um esforço maior, aparecerão rachas e a parede fica abalada.”

Um forte aperto de mão esquerda,

Rubem Tadeu Cordeiro Perlingeiro

 
Concurso Nacional de Fotografias UEB

Estão abertas as inscriões para a 2ª Edição do Concurso Nacional UEB de Fotografias. A participação no concurso é individual e podem participar todos os membros da UEB, membro juvenil ou adulto, dentro das categorias: Lobinho, Escoteiro, Sênior, Pioneiro, Adulto.



O tema da edição desse ano é Escotismo e Meio Ambiente. O prazo para as inscrições vão até o dia 31 de outubro de 2009. Mais informações no site da UEB ou pelo telefone (41) 3353-4732.

 
Jogos e Dinâmicas de Grupo - Pessoas com Deficiência

O Escritório Nacional da UEB lança este mês a Cartilha de Jogos e Dinâmicas de Grupo - Pessoas com Deficiência. O material reúne uma série de atividades novas e adaptadas com foco na temática da Pessoa com Deficiência. A proposta deste material é auxiliar chefes e Dirigentes a desenvolverem atividades na sua Unidade Escoteira, oportunizando aos seus membros adultos e jovens a vivência e reflexão sobre a deficiência.

Além de Jogos e Dinâmicas, o material sugere uma lista de filmes, desenhos animado, livros e vídeos envolvendo o tema. A cartilha será enviada na versão digital a todas as Unidades Escoteiras.
 
Campanha Nacional Respeite Esta Vaga

Em comemoração ao Dia da Luta Nacional das Pessoas com Deficiências, 21 de setembro, instituído em 1982, e tendo adotado como tema para o ano de 2009 - "Escotismo é Inclusão" – a União dos Escoteiros do Brasil em parceria com a UNILEHU - Universidade Livre para a Eficiência Humana, lança um convite as Unidades Escoteiras associadas para participar da Campanha Nacional - Respeite esta Vaga.

A Campanha visa chamar a atenção daqueles que usam, indevidamente, as vagas destinadas às Pessoas com Deficiências em estacionamentos. A programação da campanha, envolve 3 encontros, nos 2 primeiros serão abordados temas como: conceito e leis sobre a Inclusão da Pessoa com Deficiência, planejamento da campanha, elaboração e confecção de materiais. O último encontro será a Ação Nacional que acontecerá de 12 a 26 de setembro nos locais a serem definidos pelas Unidades. Os membros das Unidades Escoteiras realizarão abordagens nos estacionamentos, conscientizando a sociedade sobre as vagas destinadas às Pessoas com Deficiências com a Multa Social. O Escritório Nacional da UEB enviará as Unidades Escoteiras proposta da Campanha Nacional - Respeite esta Vaga e arte da Multa Social (com espaço para  inserir o nome da Unidade Escoteira e de um possível apoiador local para a reprodução do material). A UEB fornecerá Certificado de Participação às Unidades Escoteiras que aderirem a Campanha Nacional - Respeite esta vaga. Saiba mais como participar acessando o site da UEB.
 
Quer receber o Sempre Alerta
Eletrônico? Preencha abaixo e faça parte ou indique um amigo!
Email:

   Você está recebendo esta mensagem por fazer parte do cadastro da União dos Escoteiros do Brasil.
A União dos Escoteiros do Brasil não aprova o envio de e-mails indesejados. Para deixar de receber mensagens, responda a este email alterando o título para "RETIRAR DA LISTA", e incluindo o endereço que deve ser retirado.