Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens

2º EducAÇÃO ESCOTEIRA


Onde: em todo o Brasil

Quando: 19 de maio

Inscrições:

Desde o ano passado os Escoteiros do Brasil realizam anualmente o EducAÇÃO ESCOTEIRA, um evento pensado para acontecer dentro das instituições de ensino, de forma a promover aos estudantes uma oportunidade de vivência de atividades educativas, junto aos membros do Movimento Escoteiro. Como estratégia, num mesmo dia, Unidades Escoteiras Locais de todo o país oferecerão atividades escoteiras nas escolas. A segunda edição do programa, que ocorre no dia 19 de maio, e tem potencial de alcance de mais de 1.200 estabelecimentos.

O evento tem grande impacto social, beneficiando tanto os associados e especialmente os estudantes em todo o país. A ideia é contar com a experiência sólida dos Escoteiros, apresentando atividades que que serelacionem com o tema do ano – “Educação para a vida” – e conteúdo da Base Nacional Comum Curricular, de forma divertida e atraente.

A presença dos Escoteiros nas escolas atende aos interesses das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, que propõe tornar interessantes os conteúdos escolares (conforme pág. 117, DCNEB, 2013), daí que deve ser planejado e desenvolvido de modo que o público alvo – crianças e adolescentes – possam sentir prazer nas atividades. O Movimento Escoteiro possui uma história centenária em proporcionar experiências educativas de forma divertida e interessante às crianças, adolescentes e jovens.

Aos escoteiros, promover o EducAÇÃO ESCOTEIRA faz parte do comprometimento com a educação para a vida, que deve refletir-se em todas as dimensões dos jovens, ajudando-os a evoluir e crescer como pessoas. Para que o evento aconteça, a iniciativa deve partir das Unidades Escoteiras Locais (Grupos Escoteiros ou Seções Escoteiras Autônomas), mantendo contato o mais cedo possível com Unidades Educacionais próximas, públicas ou privadas, propondo parceria para a realização do evento. As Unidades Escoteiras Locais (Grupos Escoteiros ou Seções Escoteiras Autônomas) devem fazer uma proposta por escrito à escola onde pretendem realizar a atividade, preferencialmente ainda no mês de fevereiro, para incluir o 2º EducAÇÃO ESCOTEIRA no calendário da instituição de ensino.

Todos estão convocados para colaborar e promover esta grande atividade, possibilitando a educação de milhares de crianças, adolescentes e jovens de todo o país, e promovendo também o crescimento e desenvolvimento dos Escoteiros do Brasil. Todas as UELs que participarem do EducAÇÃO ESCOTEIRA e postarem as informações no PAXTÚ receberão pontuação no Prêmio Grupo Padrão. É importante que cada UEL realize contato com a mídia local para que haja cobertura de imprensa no dia da atividade.

Participe e não fique de fora desse grande evento que trará inúmeros benefícios para a educação de milhares de crianças, adolescentes e jovens, bem como para o crescimento e desenvolvimento dos Escoteiros do Brasil!

Boletim 1

Sugestões de Atividades – Volume 1

Cartaz – 2º EducAÇÃO Escoteira

Sugestões de Atividades – Volume 2

Sobre a data para realização do 2º EducAÇÃO ESCOTEIRA

Passo-a-passo EducAÇÃO Escoteira

Perguntas EducAÇÃO Escoteira

Release EducAÇÃO Escoteira

Certificado 2º Educação Escoteira – Aluno

Certificado 2º Educação Escoteira – Escola

Tutorial para a compra de distintivos de atividades estratégicas/especiais.

Fale

Conosco

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens