Pular para o conteúdo | Acessibilidade | Redes Sociais | Meu SIGUE (SIGUE Jovem) | SIGUE Administrativo | Webmail | Contato |  

Você está em: Página InicialAções Institucionais › Escotismo pode virar disciplina curricular nas escolas  

26/02/2013 09:01:32

Escotismo pode virar disciplina curricular nas escolas

Escotismo pode virar disciplina curricular nas escolas

A honra, o trabalho em equipe e a vida ao ar livre – bases do Movimento Escoteiro – podem virar disciplina optativa nas escolas de todo o Brasil. A proposta foi levada ao Ministério da Educação (MEC) pelo deputado Rogério Peninha Mendonça (PMDB/SC), nesta quinta-feira, dia 21. Participaram da audiência, o Secretário Geral da União dos Escoteiros do Brasil, David Ortolan, e o Diretor de Comunicação, Márcio Albuquerque. O encontro, que durou cerca de uma hora, foi com o assessor do Ministro, Leandro Cerqueira.



Peninha solicitou que o MEC reconheça o Escotismo como “Educação Complementar” e o coloque no hall de exercícios contemplados pelo Programa Mais Educação. Através dele, atividades como artes marciais, bandas escolares e aulas de artesanato são oferecidas no contraturno do aluno. “O estudante passa sete horas na escola, recebe alimentação e desenvolve aptidões que fogem do que habitualmente é exigido nos colégios”, explicou Peninha.


O Programa Mais Educação existe desde 2008 e tem a participação de mais de 15 mil escolas, ultrapassando os 3 milhões de alunos beneficiados. Para aderir, alguns critérios de seleção foram estipulados pelo governo:

a) escolas estaduais ou municipais;

b) IDEB baixo;

c) locais de vulnerabilidade social;

d) população superior a 18.844 habitantes.


Para o mês de março, uma audiência está prevista com o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante. A ideia é tratar de questões técnicas, que viabilizem o projeto. “A intenção é muito boa, estou convicto que o MEC vai abraçar a causa”, concluiu o assessor do Ministro, Leandro Cerqueira.


Leia a matéria na íntegra

http://www.adjorisc.com.br/jornais/emfoco



Sempre Alerta Eletrônico

RECEBA O SEMPRE ALERTA!

Quer receber o Sempre Alerta Eletrônico?
Preencha abaixo e faça parte ou indique um amigo!

E-mail:
   
 
  

Abra um Grupo Escoteiro

Que tal abrir um Grupo Escoteiro no seu bairro e oferecer as crianças e jovens dos arredores uma alternativa saudável e educativa para os seus finais de semana?

Saiba o que você deve fazer para abrir um Grupo Escoteiro.

  

Escoteiros perto de você

Atualmente existem Grupos Escoteiros espalhados pelos quatro cantos do Brasil e você pode encontrá-los com a ajuda deste site.

Selecione o seu estado e encontre o Grupo Escoteiro mais próximo da sua casa.

Se desejar, clique aqui e navegue através de um mapa do Brasil.


UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL
Rua Coronel Dulcídio, 2107 - Bairro Água Verde
CEP 80250-100 - Curitiba - Paraná - Brasil
Tel.:(41) 3353-4732 • Fax: (41) 3090-7928
           Escoteiros do Brasil está no Facebook.      Escoteiros do Brasil - @Escoteiros      Escoteiros do Brasil
Organização Mundial do Movimento Escoteiro